Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »



ASSUNTO

Pré reserva e Reserva de motos/veículos

Produto

Linx DMS

Menu

veículos> atendimento> pré reserva de veículos

Data

 

Autor

Monica de Oliveira Lamari

Área

P&D Automotivo


FINALIDADE

Criar uma fila de pré reserva e reserva de motos/veículos

ABRANGÊNCIA

Na pré-reserva de motos/veículos é solicitado o nome do Cliente, Ano Modelo, Modelo/Versão da Moto, Cor e Condição de Pagamento, quando é feita a entrada de uma nf uma moto/veículo com as informações da pré-reserva o sistema gerencia uma fila de pré-reservas que automaticamente reserva

Também é possível fazer uma fila de reserva de uma moto/veículo em estoque

APLICAÇÃO

Para funcionamento correto do processo é necessário:


1- Executar os scripts na base que será efetuado os procedimentos,


2- Marcar os parâmetros

Veículos - Parâmetros - Aba Veículo

Ativar o novo parâmetro Utiliza Pré-Reserva

Utilizar Horas Úteis para Prazo de Reserva , onde a Jornada Normal é de segunda a sexta e a jornada Manhã é Sábado

e o campo Reserva, definir o tempo em horas para cada reserva

O usuário que vai fazer a pré-reserva ou reserva tem que estar cadastrado como Vendedor.

Observação : quando é marcado o Utiliza pré reserva , no menu veículos - cadastros - aba reserva, é possível apenas consultar a reserva

obrigando o usuário a utilizar a fila de reserva


Figura 1 : Parametros de Veículos


3 - Instalação do serviço ProcessoApollo.exe.


Copie o executável "ProcessoApollo.exe" para a pasta do servidor onde está instalado o Apollo.
Em seguida, abra o prompt de comando como administrador
C:\Windows\system32\cmd.exe e execute o seguinte comando:
"<Caminho do Executável>"/install
Deverá ficar conforme mostra a figura 2

Figura 2 : Comando instação ProcessoApollo.exe


- Gerenciador de serviços do Windows
Em seguida abra a lista de serviços do Windows e verifique se o serviço "Linx - Serviço de processos Linx DMS Apollo/BRAVOS" está instalado e inicie o serviço.

Figura 3 : Gerenciador de Serviços do Windows


Observação: para desisntalar execute o comando no prompt do DOS como administrador :
Sc delete SrvProcessoApollo


Funções

Função 908: Função criada para dar permissão de alterar o vendedor da reserva/pre-reserva, por padrão o sistema carrega o vendedor atual.
Função 912: Função criada para possibilitar a reordenação das pré-reservas que estão na situação "Aguardando", o usuário consegue reordenar arrastando e soltando na posição da fila que desejar.
Função 378: Função criada para dar permissão de alterar o campo "Data Fim Reserva", o campo é preenchido automaticamente pelo sistema com base no agendamento e parâmetros de jornada informados na tela "Manutenção dos Parâmetros de Veículos", menu "Veículos > Parâmetros" aba "Veículo".

Aplicação

1 – Pré-Reserva


Para cadastrar uma pré-reserva devemos acessar a tela Reserva e Pré-Reserva de Veículos, informamos o Modelo, Cor, Combustível, Ano de Fabricação e Ano do Modelo do veículo que desejamos reservar, quando for dada a entrada em um veículo com as mesmas características o sistema irá transformar essa pré-reserva em reserva. Existem campos obrigatórios identificados por um (estrela) na sua descrição, a tela não deixará gravar se os campos estiverem em branco ou se existir alguma irregularidade.

Caso o modelo selecionado possua um veículo não reservado com a situação "Em Estoque" ou "Trânsito Montadora" o processo será interrompido informando a mensagem "Situação do Modelo/Cor não pode estar em ES(Estoque) ou TM(Transito Montadora) para veículos sem reserva.".


Veículos->Atendimento->Pré-Reserva de Veículos
Fazendo uma pré-reserva, quando o veiculo não existe no estoque

Figura 4 : atendimento - Pré reserva

Figura 5 :Manutenção da pré-reserva


Para criar a nota fiscal acessamos a tela de Recebimento de Veículos, preenchemos a nota fiscal, selecionamos o veículo e concluímos a nota fiscal de veículo.
Menu: Veículos->Transações->Entradas->Recebimento de Veículos

Figura 6 : entrada da nota fiscal




Figura 7 : Finalização entrada da nota


Quando concluímos uma nota fiscal de veículo o sistema verifica se existe uma pré-reserva com as mesmas características do veículo informado, caso exista, essa pré-reserva acaba se tornando uma reserva associada ao veículo que está na nota fiscal.
Podemos criar a reserva para um cliente através da tela Recepção Veículos criando uma proposta no Atendimento.
Veículos->Atendimento->Atendimento Veículos

Figura 8 : Recepção de Veículos


Código do veículo que foi feita a entrada da nota

Figura 9 : Recepção Veículos - Filtro



Figura 10 : Recepção de Veículos


Ao clicar em OK será criada a proposta, devemos verificar se está com as informações completas como forma de pagamento, com as informações preenchidas clicamos em Gravar Proposta.

Figura 11 : Proposta de compra Veículo


Ao concluir esse processo, será gerada uma reserva do veículo selecionado.


Figura 12 : Pré-reserva e Reserva de Veículo

Importação de Notas

Ao realizar importações de notas fiscais através do sistema "Fábrica" utilizando a tela "Importação de Notas Fiscais de Motos" no menu "Fábrica > Honda > Motos > Motos Faturadas pela Fábrica" o sistema irá verificar se existe pré-reservas cadastradas para os veículos informados e irá transformar essas pré-reservas em reservas. 


2 – Reserva


Veículos > Atendimento > Pré-Reserva de Veículos
Fazendo uma reserva, quando o veículo existe no estoque e vários clientes interessados no mesmo veículo, a fila é organizada por Empresa e Veículo seguindo o padrão do sistema atual.
Selecione o tipo de Reserva = reserva
 

 Figura 13 : Reserva de Veículo


Para incluir uma nova reserva
Na tela de resultado é possível clicar com o botão do lado direito, e cancelar ou incluir

Figura 14 : Incluindo uma reserva


No campo Código do Veículo, podemos informar ou selecionar um veículo disponível para venda da empresa atual, no cadastro de tipo de situação tem que estar disponível para venda e não ter proposta aprovada.


Figura 15 : Reserva - seleção do veículo


Preencher os campos para fazer a reserva
 
Figura 16 : Reserva de veículos

Fica gravado no Veículos – cadastro – veículos – aba Reserva

Figura 17: Mautenção de Veículos - Reserva


Segunda reserva para o mesmo veículo.
 
Figura 18: Segunda reserva - Manutenção de Veículos - Reserva

A primeira reserva fica como confirmado e grava no cadastro de veículos, aba reserva.
Após o término do horário final da primeira reserva, é feito o cancelamento da primeira reserva.
A primeira reserva fica como cancelada na lista de reserva e cancela do cadastro do veículo, aba reserva.
A segunda reserva fica como aguardando na lista de reserva e inclui no cadastro de veículo aba reserva.
Após o término do horário final da segunda reserva, é feito o cancelamento da segunda reserva.
A segunda reserva fica como cancelada na lista de reserva e cancela do cadastro do veículo, aba reserva.


Figura 19 : Lista de reservas


Proposta de Veículos com fila de reserva

Reserva 1 como confirmada para o cliente 1 e fica como reservado no cadastro de veículo, aba reserva

Reserva 2 como aguardado para o cliente 2

Ao fazer uma proposta nova para o cliente 3, sem passar para a fila o sistema não permite, para poder respeitar o processo da pré-reserva/reserva..

Se for fazer uma proposta para o cliente 1 da reserva 1 , seguimos com o processo e mandamos para a aprovação gerencial.

observação: só será possível fazer a proposta para o veículo que estiver na fila como confirmada


Reserva estendida

É possível fazer uma reserva estendida

Pode ser usada quando é necessário estender o tempo de reserva para um período maior , como por exemplo : tempo de receber o financiamento, veiculo em transito, esperando chegar fisicamente

Ao fazer a fila de reserva faz o calculo contando o tempo dos parametros

se o usuário tem a função 378 e o veículo esta como confirmado é possível estender ,

e como essa alteração envolve a reserva , no cadastro de veiculo aba reserva, fica registrado essa alteraração


Figura 20 : Fila de reservas com a reserva estendida

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.


  • Sem rótulos