Aqui você vai encontrar:

O que é a ferramenta? 

Esse relatório tem o objetivo de gerar informações detalhadas e resumidas sobre as ocorrências registradas em um sistema. As ocorrências podem ser ações ou eventos específicos que ocorreram em algumas telas do sistema, e o relatório permite que você audite essas ocorrências para entender o que aconteceu e quem foi responsável por elas.

Manual de uso da ferramenta

Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta

Como configurar as permissões de acesso

Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso.

Excluir: Permite excluir uma ocorrência do cadastro do cliente.
Relatórios: Acesso aos relatórios de ocorrência.
Obs: Todos os botões Ocorrências nos cadastros do SETA são bloqueados pela permissão Histórico financeiro do cliente.

Funcionalidade 

Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos. Lembrando que os relatórios que iniciam com NUMERAÇÃO – Ex.: 1  Análise das Quantidades dos Pedidos Compradas são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com LETRAS customizados, ou seja, desenvolvidos de acordo com a necessidade da empresa e disponibilizados na base da empresa.  

Siga os passos:

Acesse o Retaguarda > Relatórios > Ocorrências

Na tela Relatório de Auditoria das Ocorrências, os seguintes relatórios estarão disponíveis:

A funcionalidade do relatório é o seguinte:

  • 1 - Listagem das Ocorrências: Gera um relatório que permite a auditoria das ocorrências realizadas em algumas telas do sistema. No relatório mostra a data, hora, qual usuário do sistema realizou o procedimento, qual cliente fez parte da procedimento, o tipo da Ocorrência e o Histórico e por fim há um totalizador por Grupo e o Geral.

  • 2 - Listagem do Desempenho de Telemarketing: Gera um relatório que permite a auditoria das ocorrências realizadas na tela do Motor de Relacionamento. É possível visualizar o cliente, operação (operação usada na tela do motor de relacionamento), data da venda, empresa (código da empresa), documento, Vendedor, Condição, Itens, Total. No final de cada agrupamento há um totalizador de contatos, faturados, retorno (em reais), Qtde, Total (em reais)

  • 3 - Listagem dos títulos baixados da Cobrança: Gera um relatório que permite a auditoria das ocorrências realizadas na tela de Cobrança visualizando um detalhamento das informações. É possível visualizar as informações do cliente, Documento, Parcela, Data do Vencimento, Data do Pagamento, Valor, Operação, Cobrança, Funcionário. E é possível visualizar o total de registros encontrados assim como o total do valor por agrupamento

  • 4 - Resumo dos Títulos Baixados da Cobrança: Gera um relatório que permite a auditoria das ocorrências realizadas na tela de Cobrança visualizando um resumo do que foi feito. É possível visualizar as informações do cliente e o valor do que foi baixado. 

Os Menus Laterais:

  • 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
    • 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
    • 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
    • 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
    • 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
    • 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
    • 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão; 
  • Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.

  • Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
  • Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
  • Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
  • Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
  • Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
  • Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.

  • Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.

  • Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.

2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.  

3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.

4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.

5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.  

6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.  

-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.

E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.  

A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.  

0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório. 

Totalizadores

Os checkboxs do lado, são os totalizadores e só poderá ser escolhido um, pois a variável escolhida que totalizará o relatório. 

Clicando com o botão esquerdo do mouse no checkbox o relatório será agrupado de acordo com a variável escolhida e com o botão direito a variável selecionada ficará sublinhada e o relatório será ordenado por ela. 

E do lado direito podem ser escolhidos quantos forem necessários para tornar a busca mais assertiva, clicando na lupa para buscar ou digitando o filtro desejado nas barras que permitirem esta ação. 

Os relatórios de auditoria das ocorrências, poderão ser agrupados:

  • Data da Ocorrência: Todos os relatórios fixos mencionados podem ser agrupados por Data da Ocorrência, basta selecionar o período e clicar em Visualizar. É possível escolher o período inicial e final. 

  • Data Venda: O relatório  fixo - 2 pode ser agrupado pela data da venda. Basta selecionar o período e clicar visualizar.

  • Data Pagamento: Os relatórios fixos 3 e 4 podem ser agrupados pela Data Pagamento. Basta selecionar o período e clicar em Visualizar. 

  • Cliente: Todos os relatórios fixos podem ser agrupados por Cliente. Basta selecionar um cliente em específico ou deixar em branco (ele irá trazer todos os clientes) e clicar em Visualizar.

  • Funcionário: Todos os relatórios fixos podem ser agrupados por Funcionário. Basta selecionar um funcionário em específico ou deixar em branco (ele irá trazer todos os funcionários) e clicar em Visualizar

  • Empresa: Todos os relatórios fixos podem ser agrupados por Empresa. Basta selecionar uma empresa em específico ou deixar em branco (ele irá trazer todos as empresas) e clicar em Visualizar

  • Ocorrência: Apenas o relatório 1 pode ser agrupado pela ocorrência. Basta selecionar uma ocorrência em específico ou deixar em branco (ele irá trazer todos as ocorrências) e clicar em Visualizar.
  • Operação: Todos os relatórios fixos podem ser agrupados por Operação. Basta selecionar uma operação em específico ou deixar em branco (ele irá trazer todas as operações) e clicar em Visualizar.