- Criado por Fernando Simoes, última alteração em out 11, 2023
Para maiores informações acesse o link abaixo:
Configurações
No Linx Farma Cloud - Retaguarda são realizadas as configurações abaixo:
Acesse o menu Configuração > Parâmetro Empresa/Filial e no campo Empresa selecionar a opção Filial, em Filial selecionar a loja desejada, e em tipo de sistema escolher a opção Farmacloud, na sequência pesquisar pelo parâmetro PBM_FARMACIA_POPULAR e configurar como true.
Cadastro de Usuário
Para informar se o farmacêutico é autorizado a utilizar o Farmácia Popular, acesse Cadastro > Usuário, e em Informações principais do usuário informe o usuário e senha fornecido pelo PBM.
Figura 01 - Cadastro de Funcionário
Cadastro de Filial
Em Cadastro > Filial, deverá informar se a loja selecionada é autorizada a vender produtos através do PBM, informando o CNPJ, usuário, e senha em Informações Diversas:
Figura 02 - Cadastro de Filial
Vincular Produtos ao Farmácia Popular
Na tela Vínculo Farmácia Popular, localizada no menu Cadastro, clique em , informe o produto desejado, selecione a UF da filial, na sequência informe o valor de referência e a quantidade de apresentação, o valor de referência da caixa será calculado automaticamente, no entanto poderá ser alterado, para efetuar o vínculo clique em .
Figura 03 - Vinculando produtos
No Linx Farma Cloud - PDV são realizadas as configurações abaixo.
Acesse o arquivo config.json localizado na pasta de instalação do Linx Farma Cloud (C:\Linx Sistemas\FarmaCloud), e configure o parâmetro "farmaciaPopularEnable" = true.
Liberação de Terminal no Farmácia Popular
Para que o terminal PDV possa autorizar vendas PBM é necessário efetuar liberação do mesmo através do site da Farmácia Popular, em:
- Cadastro de computadores > Cadastro manual
Deve ser informado:
- O nome do computador que pode ser obtido utilizando as teclas (windows + pause/break)
- E o código da estação que pode ser obtido através do executável que está disponível no diretório do Linx Farma Cloud, disponível em:
- .\PDV Farma Cloud\bin\fp\win\Identificacao_Terminal.exe
Esse processo de liberação é realizado por terminal, caso a máquina passe por alguma manutenção (formatação) esse processo deve ser realizado novamente.
Vendas Farmácia Popular
Vendas
Para efetuar vendas Farmácia Popular deve informar o Operador de Caixa, inserir os produtos a serem dispensados na fita detalhe.
Na sequencia acesse a tela de autorização Farmácia Popular, localizada no menu PBMs Disponíveis, informe o CPF do paciente, dados do profissional responsável pela prescrição da receita (Inscrição CR e UF), data da receita e a quantidade diária do produto.
Figura 04 - Autorização Farmácia Popular
Após inserir as informações necessárias, clique em .
Será aberta a tela com a opção para inserir os dados do endereço do cliente a ser exibido no comprovante da venda do Farmácia Popular, conforme a imagem abaixo:
Figura 05 - Endereço
O PBM retornará os descontos concedidos e a venda será finalizada imprimindo o DANFE da nota, e 2 (duas) vias do comprovante do Farmácia Popular, com relação dos medicamentos vendidos e a data da próxima compra.
Cancelamento de Vendas
O cancelamento de vendas com produtos PBM, ocorre através do programa Monitor de Notas Fiscais (Outras Opções > Monitor Notas Fiscais), e após cancelar uma venda com produtos PBM Farmácia Popular o sistema enviará automaticamente o comunicado de cancelamento para o PBM.
Mais informações sobre cancelamento de vendas, clique aqui.
Rejeição de notas
Quando uma venda com produtos PBM for rejeitada pela SEFAZ, o sistema enviará um comunicado de cancelamento para a Farmácia Popular.
Notas Deletadas
Se durante o processo de vendas, e após a comunicação com o PBM Farmácia Popular, o usuário cancelar a operação (venda abandonada) o sistema enviará ao PBM um comunicado de cancelamento da transação. Também será enviado este comunicado quando uma pré-venda com produtos Farmácia Popular for excluída.
Desta forma, o sistema garante que as transações já autorizadas pelo PBM não ficarão pendentes em caso de desistência da venda/pré-venda.
Observamos, que após recuperar a pré-venda, cancelar a operação a autorização continuará pendente, então a mesma deve ser excluída através da tela Listagem de pré-venda (Outras Opções).