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#DicaLinx Big - Silo Digital


A partir da versão 2.4.6.5 - 08/11/2016 foram disponibilizadas as configurações iniciais para o Silo Digital.


Com o objetivo de tornar a rotina do empresário mais dinâmica, segura e eficaz a Linx lança ao mercado o produto SILO DIGITAL.

A solução é responsável por armazenar documentos eletrônicos, como as NF-e recebidas; NF-e emitidas, NFC-e emitidas em nuvem, "cloud-computing", o que dispensa a gravação de informações em servidores, pen drives ou HD s externos.

Com isso estima-se a redução de custo de armazenamento, maior organização na gestão de documentos eletrônicos, mais segurança com ambiente Cloud Computing, automatização e economia de tempo.


Dúvidas sobre o Silo Digital ?  Verifique o artigo Perguntas frequentes do Silo Digital - Dúvidas Internas.


Para configurar vá até o menu Configurações > Filiais > Integrações > Silo digital.


Figura 01 - Configurações Filiais - Silo Digital - Geral


A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi adicionado a Importação Automática de NF-e/XML de Entrada para os documentos digitais.


Essa ferramenta está disponível a partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023.

Para utilizá-la é necessário ter o serviço (Silo Digital ou Dome) contratados, se ainda não tem esse serviço contratado entre com nosso departamento comercial ou o ECS responsável pela conta comercial.

A partir dessa versão o Linx Big Farma passa a contar com a opção de realizar a importação automática de XML de entrada para as integrações com o Silo Digital e Dome, bem como uma nova tela de alerta de inconsistências.

Para realizar essa configuração de importação automática basta seguir as orientações abaixo.

Ao acessar o menu Operacional > Manutenção será visualizado uma mensagem direcionando para essa nova configuração, se assim for o desejado.

Figura 01 - Mensagem de Configuração

Configuração

Para ter acesso a importação automática existem 2 formas, a primeira clicando no botão na Figura 01 acima ou então através do menu Configurações > Filiais > Integrações > Docs Digitais.

As alterações foram realizadas tanto para o Silo Digital, quanto para o Dome e abaixo será visualizado na Figura 02 essas informações ilustradas em números, ou seja, os números correspondem à alteração realizada para o Silo e para o Dome.

Dentre essas alterações estão:

(seleção) Novo parâmetro de importação automática ;

Silo Digital: Nome do campo Automático;

Dome: Nome do campo Realizar importação automática de NF-e/XML de entrada;


(seleção) Local para importação ((esse será o local onde a importação será realizada Escritório ou Loja) ;

Silo Digital: Nome do campo Local de Importação;

Dome: Nome do campo Realizar importação de NF-e/XML de entrada no LinxBig;


(seleção) Tempo de consulta automática ;

Silo Digital: Nome do campo Consultar documentos a cada...minutos;

Dome: Nome do campo Consultar documentos a cada...minutos;


(seleção) Liberar comunicação automaticamente .

Silo Digital: Nome do campo Liberar comunicação de NF-e/XML de entrada automaticamente;

Dome: Nome do campo Liberar comunicação de NF-e/XML de entrada automaticamente;


Figura 02 - Configuração Filiais - Documentos Digitais 


É necessário realizar esta configuração para cada filial/loja.

Na filial escritório esta configuração (importação automática) fica desabilitada, porém pode ser configurada para a filial desejada selecionando a filial e realizando essa configuração.

Por Exemplo:

Para habilitar a importação automática de XML do Dome nas filiais 2, 3 e 4 deverá seguir os seguintes passos:

Passo 01

Acesse o Linx Big Farma (loja ou escritório) e vá até o menu Configurações > Filiais;

Passo 02

Pesquise as filiais na aba grade para serem exibidas todas as filiais e selecione a filial desejada (por exemplo filial 2);


Figura 03 - Seleção de Filiais

Passo 03

Acesse a aba Integrações > Docs Digitais > Dome;

Passo 04

Marque a opção Realizar importação automática de NF-e/XML de entrada (destaque da Figura 02 );

Passo 05

Repita os passos acima para todas as filiais desejadas (como sugerido no exemplo, filiais 3 e 4)

Após realizar as configurações mencionadas acima o Linx Big Farma fará a instalação automática do serviço responsável por efetuar o download automático dos documentos.

Este serviço será instalado no local indicado na configuração (Figura 02 no destaque - Escritório ou Loja).

Alerta Importação Automática

Agora também existe uma tela espicífica para visualizar alertas das importações dos XML´s, condicionado a permissão no grupo de usuários.

Vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários filtre o grupo desejado e vá até a aba Módulos e localize a categoria Gerencial.


Figura 04 - Cadastro de Grupo de Usuários


Troque o "N" pelo "S" na permissão em destaque e seta para cima ou para baixo teclado para registrar a alteração.

Para acessar a tela de alertas vá até o menu Gerencial > Entradas/Compras > Alertas de importação NF-e/XML de entrada.


Figura 05 - Alerta de Importação


Nessa tela será possível visualizar os alertas referentes às importações automáticas, caso essas existam.

Manutenção de NF-e/XML de Entrada

Foi incluído também na tela de manutenção de NF-e / XML (menu Operacional > Manutenção de NF-e/XML de entrada) a opção de realizar o download manual através do botão .


Figura 06 - Manutenção NF-e/XML


Esse botão poderá ser utilizado se por algum motivo específico o XML não for baixado automaticamente, nesse caso o sistema disponibiliza o recurso de realizar a busca através desse botão.


Para saber mais sobre as tecnologias de armazenamento de documentos digitais acesse os links abaixo:

Dome


Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.5.0 - 13/08/2021.

Este é um serviço contratado, para saber mais entre em contato com a nossa equipe do comercial através do telefone 3003-3276.


O Linx Big Farma possui uma ferramenta que permite armazenar documentos de entrada e de saída, consultar notas de entrada e que também pode realizar a manifestação de notas e em breve poderá fazer a geração dos arquivos das obrigações fiscais das lojas.

Essa ferramenta é o Linx Dome, para utilizá-la é preciso ter o serviço contratado do módulo, e realizar algumas configurações.

Configurações

Para configurar o Linx Dome acesse o retaguarda do Linx Big Farma, informando o usuário e senha e clique em .


Figura 01 - Login


Logo após vá até o menu Configurações > Filiais, ou  clique no menu e em seguida , abrirá a tela de Cadastro e Configurações de Filiais.

Clique no menu Integrações, em seguida em Docs.Digitais, e depois na aba Dome.


No campo "Realizar a importação das notas de entrada no LinxBig", será apresentado por padrão a opção todos, uma vez que mudado para loja ou escritório e salvar a alteração, a opção todos irá desaparecer.



Figura 02 - Configurações Filiais


A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi adicionado a Importação Automática de NF-e/XML de Entrada para os documentos digitais.

Unable to render {include} Already included page 'Importação Automática de NF-e/XML de Entrada (Dome e Silo Digital)', stopping.



Habilite a funcionalidade clicando em .

Em seaguida defina se a importação das notas de entrada será realizada no Escritório ou Loja.

Defina também o intervalo de envio de documentos em minutos, por padrão será preenchido com 5 minutos.

Na seção Dome API, será necessário informar:

  • Usuário:  big-farma
  • Senha:  120ac6a5-8358-4a00-91fe-31a61c516fef


Na seção Data Publish, será necessário informar:

  • Usuário:  big-farma
  • Senha:  120ac6a5-8358-4a00-91fe-31a61c516fef

Após realizar essas configurações a ferramenta estará liberada e poderá ser acessada pelo menu Utilitários > Integrações > Integração Dome, para acompanhamento do processo.

A ferramenta Dome roda o serviço automaticamente em background.


Utilização

Para acessar a ferramenta Dome, clique no menu Utilitários > Integrações em seguida em Integração Dome, na janela que irá se abrir informe o código de usuário e senha e clique em .

Figura 03 - Menu Utilitários


Para essa opção do Integrações Dome ser exibida, o serviço do módulo deverá estar liberado.

O Dome é um módulo adicional.


A tela da ferramenta Dome será exibida.

Figura 04 - Integração Linx Dome


Em Detalhes do envio de classificação será exibido tudo o que for relacionado a entradas.

Em Detalhes de emissões próprias serão todos os documentos emitidos digitalmente ( SAT, NFC-e, todos os tipos de notas fiscais NF-e).

Nesses painéis é possível visualizar a quantidade de notas pendentes e as notas com erros.

Clicando em qualquer painel será exibida a tela de detalhes dos registros


Figura 05 - Detalhes dos Registros


Essa ferramenta não precisa ficar aberta, pois ela executará o serviço automaticamente, fazendo uma checagem de acordo com o tempo configurado no Cadastro e Configurações de Filiais, conforme Figura 02 acima.

.

Silo Digital


Assista ao vídeo DicaLinx para saber mais sobre o Silo Digital


#DicaLinx Big - Silo Digital


A partir da versão 2.4.6.5 - 08/11/2016 foram disponibilizadas as configurações iniciais para o Silo Digital.


Com o objetivo de tornar a rotina do empresário mais dinâmica, segura e eficaz a Linx lança ao mercado o produto SILO DIGITAL.

A solução é responsável por armazenar documentos eletrônicos, como as NF-e recebidas; NF-e emitidas, NFC-e emitidas em nuvem, "cloud-computing", o que dispensa a gravação de informações em servidores, pen drives ou HD s externos.

Com isso estima-se a redução de custo de armazenamento, maior organização na gestão de documentos eletrônicos, mais segurança com ambiente Cloud Computing, automatização e economia de tempo.


Dúvidas sobre o Silo Digital ?  Verifique o artigo Perguntas frequentes do Silo Digital - Dúvidas Internas.


Para configurar vá até o menu Configurações > Filiais > Integrações > Silo digital.


Figura 01 - Configurações Filiais - Silo Digital - Geral


O Silo Digital é um serviço liberado mediante contratação, entre em contato com nosso departamento comercial ou com o ECS responsável pela conta comercial.



A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi adicionado a Importação Automática de NF-e/XML de Entrada para os documentos digitais.

Unable to render {include} Already included page 'Importação Automática de NF-e/XML de Entrada (Dome e Silo Digital)', stopping.



Na aba Geral  clique no botão  para que o serviço seja liberado, e assim as outras informações possam ser configuradas.

Defina o intervalo de envio de documentos em minutos.

Em seguida vá para a aba Receitas e configure-a.


Figura 02 - Configurações Filiais - Silo Digital - Receitas


 - Método de Digitalização

Se a opção escolhida for a Manual via Silo Digital nenhuma das outras opções serão visualizadas, pois todo o envio dos documentos serão realizados diretamente no silo digital.

Existem outras 2 opções que ao serem selecionadas habilitarão todas as outras configurações:

    • Somente no Balcão - Nessa opção somente será visualizado as opções de digitalização dos documentos e receitas no balcão;
    • No balcão e perguntar no caixa - A digitalização é feita no balcão, porém nos casos onde serão necessários a digitalização após a finalização da cesta, por exemplo, nas vendas com PBM´s, é feita a pergunta no caixa para as digitalizações faltantes;


 - Conferência de documentos digitalizados

Ao marcar essa opção, será solicitado que os documentos digitalizados sejam conferidos, ou seja, analisado se a qualidade da digitalização e as informações capturadas estão legíveis e nitidas.

 Clicando no botão  poderá ser selecionado quais usuários realizarão essa conferência de documentos.



Figura 03 - Seleção de Usuários


 - Digitalizar documentos ao

Nesta seção define-se o momento onde será possível realizar a digitalização dos documentos, ou seja, o momento onde o sistema dará a opção de digitalizar os documentos. As opções são:

    • Incluir dados da receita (CTRL +F1)

    • Vender produtos controlados (psicotrópicos e antimicrobianos)
    • Vender produtos que solicitam dados da receita

    • Entregar e no retorno de uma busca de receita


Ainda na seção Digitalizar documentos ao existe a opção  - Vender utilizando PBM´s que pode ser usado marcando os PBM´s que deverão solicitar a digitalização dos documentos, um a um ou marcando a opção Todos PBM´s.


 - Reaproveitamento de documentos

Os documentos digitalizados serão CPF, RGCNH e poderão ser reaproveitados, ou seja, reutilizados, sem que haja a necessidade de digitalizá-los toda vez que o comprador efetuar uma compra, para isso poderá ser marcada a opção Permitir reaproveitamento de documentos.

Da mesma forma as receitas digitalizadas poderão ser reaproveitadas, desde que respeitem os prazos de validade das mesmas, marcando a opção Permitir reaproveitamento de receitas.

Também será possível excluir os registros digitalizados, porém será necessário dar permissão para o usuário através do botão , direcionando para uma tela semelhante a Figura 03 acima.


Ainda nessa seção a opção  - Atualizar documentos vinculados ao CPF do cliente, será possível atualizar os documentos digitalizados que foram vinculados ao CPF do cliente anteriormente na venda, ou seja, todos os documentos e receitas digitalizados serão atrelados ao CPF do cliente e quando necessário ou desejado poderá ser feito uma atualização desses documentos através dessa opção. 

Escolhendo a opção SIM ou  Somente Supervisor, será possível descartar documentos digitalizados de baixa qualidade ou definição ruim, e substituí-los por nova digitalização.

Ao escolher a opção Somente Supervisor será solicitado a senha de supervisor para atualização dos documentos e será gravado registros para o relatório "Supervisor - Bom dia".


Nesta seção também será possível informar a quantidade de dias em que esses documentos ficarão armazenados localmente.


Dúvidas sobre o Silo Digital - Módulo Receitas ?  Verifique o artigo Silo Digital - Digitalização de Receita.



Na aba Geral  clique no botão  para que o serviço seja liberado, e assim as outras informações possam ser configuradas.

Defina o intervalo de envio de documentos em minutos.

Em seguida vá para a aba Receitas e configure-a.



Figura 02 - Configurações Filiais - Silo Digital - Receitas


 - Método de Digitalização

Se a opção escolhida for a Manual via Silo Digital nenhuma das outras opções serão visualizadas, pois todo o envio dos documentos serão realizados diretamente no silo digital.

Existem outras 2 opções que ao serem selecionadas habilitarão todas as outras configurações:

    • Somente no Balcão - Nessa opção somente será visualizado as opções de digitalização dos documentos e receitas no balcão;
    • No balcão e perguntar no caixa - A digitalização é feita no balcão, porém nos casos onde serão necessários a digitalização após a finalização da cesta, por exemplo, nas vendas com PBM´s, é feita a pergunta no caixa para as digitalizações faltantes;


 - Conferência de documentos digitalizados

Ao marcar essa opção, será solicitado que os documentos digitalizados sejam conferidos, ou seja, analisado se a qualidade da digitalização e as informações capturadas estão legíveis e nitidas.

 Clicando no botão  poderá ser selecionado quais usuários realizarão essa conferência de documentos.



Figura 03 - Seleção de Usuários


 - Digitalizar documentos ao

Nesta seção define-se o momento onde será possível realizar a digitalização dos documentos, ou seja, o momento onde o sistema dará a opção de digitalizar os documentos. As opções são:

    • Incluir dados da receita (CTRL +F1)

    • Vender produtos controlados (psicotrópicos e antimicrobianos)
    • Vender produtos que solicitam dados da receita

    • Entregar e no retorno de uma busca de receita


Ainda na seção Digitalizar documentos ao existe a opção  - Vender utilizando PBM´s que pode ser usado marcando os PBM´s que deverão solicitar a digitalização dos documentos, um a um ou marcando a opção Todos PBM´s.


 - Reaproveitamento de documentos

Os documentos digitalizados serão CPF, RGCNH e poderão ser reaproveitados, ou seja, reutilizados, sem que haja a necessidade de digitalizá-los toda vez que o comprador efetuar uma compra, para isso poderá ser marcada a opção Permitir reaproveitamento de documentos.

Da mesma forma as receitas digitalizadas poderão ser reaproveitadas, desde que respeitem os prazos de validade das mesmas, marcando a opção Permitir reaproveitamento de receitas.

Também será possível excluir os registros digitalizados, porém será necessário dar permissão para o usuário através do botão , direcionando para uma tela semelhante a Figura 03 acima.


Ainda nessa seção a opção  - Atualizar documentos vinculados ao CPF do cliente, será possível atualizar os documentos digitalizados que foram vinculados ao CPF do cliente anteriormente na venda, ou seja, todos os documentos e receitas digitalizados serão atrelados ao CPF do cliente e quando necessário ou desejado poderá ser feito uma atualização desses documentos através dessa opção. 

Escolhendo a opção SIM ou  Somente Supervisor, será possível descartar documentos digitalizados de baixa qualidade ou definição ruim, e substituí-los por nova digitalização.

Ao escolher a opção Somente Supervisor será solicitado a senha de supervisor para atualização dos documentos e será gravado registros para o relatório "Supervisor - Bom dia".


Nesta seção também será possível informar a quantidade de dias em que esses documentos ficarão armazenados localmente.


Dúvidas sobre o Silo Digital - Módulo Receitas ?  Verifique o artigo Silo Digital - Digitalização de Receita.

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