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ASSUNTO

Este módulo mostrará como funcionará o fluxo de integração do LinxDMS x EL Sistemas para o grupo de clientes INGA.

Produto

LinxDMS

Menu

Configurações → Cadastros → Empresas e Revendas

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de apresentar a ativação da integração entre o produto LinxDMS x EL Sistemas.

ABRANGÊNCIA

Destina-se aos clientes do produto LinxDMS que pertencem ao grupo INGA.

APLICAÇÃO

Restrições:

    • Não será gerado nenhum relatório para grãos pelo LinxDMS (ficará por conta da EL);
    • O padrão dos arquivos XMLs gerados pela EL Sistemas, será no padrão da SEFAZ, ou seja, em cima dos XSD da SEFAZ (atualmente layout 4.00);
    • Não será feito o controle de estoque para grãos no LinxDMS (responsabilidade da EL);
    • Não serão emitidas notas ou documentos/eventos pelo LinxDMS/Apollo, que sejam vinculadas as notas de grão pelo LinxDMS;
    • As notas de grãos só serão emitidas no sistema da EL;
    • Não serão importadas notas de serviços (NFS-e) da EL Sistemas (não foi especificado ou solicitado pela INGA);
    • O cancelamento / inutilização de notas emitidas pela EL será realizado somente no próprio sistema da EL (para mais detalhes, vá até o item 3.0 desta página).
    • As notas de grãos emitidas pela EL Sistemas só permitirá apenas um único item por nota;
    • Todos os XMLs terão tags complementares, passando dados como condição de pagamento, usuário, tipo transação, estoque atual, valor do estoque e custo médio, para que possamos atualizarmos nossa base de dados (LinxDMS);
    • O cliente INGA usará apenas uma forma de pagamento em notas de grãos emitidas pela sistema EL (isso foi definido pela EL Sistemas);

Premissas:

    • O serviços de importação de notas é executado a cada 5 minutos no ambiente do cliente (não é possível de se alterar isso no momento);
    • Após inutilizar / cancelar uma NF no sistema da EL, será disponibilizarão um novo XML para que possamos atualizarmos o produto LinxDMS (importaremos esses XML's);
    • Na contabilização das notas importadas da EL, os títulos/faturas no LinxDMS serão o mesmo do XML nas tags <fat>, ou seja, é o próprio numero da nota fiscal emitida pela EL;
    • As notas emitidas pelo próprio LinxDMS (peças/veículos/serviços) existem parâmetros no LinxDMS para que a fatura também seja o próprio número da NF (isso deve ser definido junto a equipe de implantação);
    • A contabilização dessas notas importadas pelo LinxDMS será feita automaticamente, mas para isto, é necessário instalar e configurar o robô em Delphi. Vá até o item "2.0 Integração Financeiro e Contábil automática" desta página;
    • O registro M do SPED Contribuições será preenchido automaticamente pelo LinxDMS (ainda será desenvolvido);
    • O registro 1100 e 1005 do SPED Fiscal será preenchido automaticamente pelo LinxDMS (ainda será desenvolvido);
    • Deve ser criado no LinxDMS um departamento como GRAO, para facilitar consulta de notas, relatórios e outros no LinxDMS (opcional esse item);
    • Deve ser criar uma categoria específica para os itens do tipo cereais, para fácil identificação no sistema (opcional esse item);
    • Criar um diretório no "C:\" do servidor da INGA chamado "EL Sistemas".
      • Dentro de "EL Sistemas" criar os subdiretórios: SPED, EXP, PROC, ERRO e BACKUP;
      • O diretório raiz e os subdiretórios, todos devem possuir permissão de leitura/escrita.
        OBS: As premissas dos diretórios são sugestivas, qualquer diretório definido e com permissão, será acessível pelo serviço e pela EL Sistemas (desde que a EL seja informada dos diretórios criados).

Pré-requisitos:

    • Como o LinxDMS é executado pelo IIS do Windows, é necessário que os diretórios definidos no item "1.2" estejam com permissão de leitura/escrita ou permissão total do Windows. Além disso, como configuração adicional, inclua os seguintes usuários nos diretórios definidos:
    • Se for um diretório compartilhado em rede, deve ser configurado para ser acessível para todos, e que tenha permissão de leitura/escrita.

      OBS 1: O IIS não é de responsabilidade da Linx, ele é desenvolvido e mantido pela Microsoft, e sua instalação/configuração é de responsabilidade da T.I da empresa do cliente.
      OBS 2: Após atualizar o LinxDMS para conter essas implementações desta documentação, aconselhamos PARAR o IIS do sistema operacional e depois INICIAR o mesmo novamente.
      OBS 3: Dependendo da build ou versão do Windows, alguns desses usuários dos print's acima não existam, ou sejam diferentes.

1.0 - Parametrização

1.1 - Para a ativação de integração entre o LinxDMS com a EL Sistemas, deverá ser feito via comando SQL pela equipe de implantação ou suporte. Favor, registrar atendimento junto aos mesmos.

1.2 - Acesse o Apollo, e vá até os menus “Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas”. Será aberta uma nova janela, então navegue pelos novos menus “NF-e -> Integração EL”.


  1. Preencha todos os campos de diretórios (obrigatório). Os diretórios devem existir fisicamente;
  2. Informe o formulário para a NF-e de grãos (obrigatório);

OBS: Esse formulário pode ser o mesmo para peças, veículos ou qualquer outro formulário do sistema. Os dados dos formulários devem existir previamente em "Configuração → Cadastros → Layout e Formulários".

1.3 Este item é fundamental para o processo, pois sem ele estar parametrizado, todo o fluxo de importação de nota não ocorrerá. A implantação deverá mapear as seguintes informações que o cliente utilizará para notas de grãos no LinxDMS, são elas:

  • Departamento (se for o caso, criar um departamento exclusivo para grãos);
  • Condição de pagamento: Forma de pagamento do LinxDMS para realizar os lançamentos financeiros e contábeis;
  • Banco: banco utilizado para pagamento/recebimento no processo financeiro do LinxDMS;
  • Marca: Criar uma marca genérica ou GRÃO(s) ou OUTROS, para ser utilizado especificamente nesse processo de importação de XML's da EL Sistemas;
  • Grupo: Criar uma grupo genérico como GRÃO(s) ou OUTROS, para ser utilizado especificamente nesse processo de importação de XML's da EL Sistemas;
  • Grupo de Desconto: Criar um grupo de desconto específico para esse processo, ou usar grupos existentes (fica a critério da definição da implantação com o cliente);
  • Categoria: (se for o caso, criar uma categoria exclusiva para grãos); e
  • Tipo Transação: Selecionar/Criar um tipo de transação para esse processo de importação de XML's da EL Sistemas.

Uma vez mapeados, devem ser inseridos através da tela "Configuração → Cadastros → Parâmetros de Integração EL Sistemas" através do LinxDMS Web. Exemplo da tela abaixo:

Essa tabela é muito importante estar parametrizada, pois os XML’s só serão importados automaticamente pelo LinxDMS (sem intervenção nenhuma do usuário) se existirem valores cadastros na mesma. Do contrário os XML’s não serão consumidos, pois o serviço não saberá qual departamento, banco, marca, usuário e entre outras informações que ele precisa para alimentar as tabelas de notas e de itens.


Os campos que tiverem a sigla "EL" são os dados que devem ser os mesmos do sistema da EL (que vão estar no XML nas tags complementares dentro de <infAdic>), não são dados próprios do LinxDMS, por exemplo, suponhamos que no sistema EL a condição de pagamento seja o código "01". Então no campo "Condição de pagamento EL" deverá informar "01" e assim para os demais campos com a sigla "EL".

OBS 2: Foi definido junto com a EL que os parâmetros de tags complementares serão códigos internos do sistema da EL e apenas números do tipo inteiro com no máximo 3 dígitos.


As tags complementares, se alguma não estiver preenchida, o serviço não irá importar o XML e irá gravar mensagem de erro na tela de logs em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”:

OBS: Não são todos os erros que serão apresentados nessa tela, então é necessário que acesse o menu “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS” para visualizar outros motivos de erros.


Uma vez atendido todos os passos acima, o serviço então funcionará de forma automática, entrando nos diretórios, carregando os arquivos XML’s, fazendo a consistências se os dados necessários foram preenchidos. Se sim, começa o cadastramento da pessoa (cep e cliente), grava a nota, grava o item e grava o XML para depois movê-los para o diretório de “BACKUP”. 

Se houver algum erro, os XML's sempre serão movidos para o diretório de “ERRO”. Então deverá acessar primeiro, sempre o log do menu “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS”. Se não tiver o erro ou o erro não estiver atualizado, consulte o log do menu “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”. Essa é a ordem.

OBS: Não é sempre que será possível gravar apenas os motivos dos erros em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”, pois nem sempre o XML terá as informações corretas, ou poderá ocorrer erros de tempo de execução, como por exemplo, algum erro de lógica do processo, ou algum erro inesperado no servidor do cliente ou mesmo a inexistência dos diretórios ou a falta de permissão. Por isso deve-se obedecer a lógica de olhar os motivos dos erros sempre primeiro em “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS” e depois em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas”.


Para saber se as notas foram importadas com sucesso, acesse o menu “Faturamento → Consultas / Relatórios → Notas Fiscais” e filtre pela numeração da NF-e. 


2.0 Integração Financeiro e Contábil automática

Para saber se as notas foram contabilizadas, acesse o menu “Faturamento → Consultas / Relatórios → Operações Fiscais” e filtre pelas notas.
OBS 1: O financeiro e o contábil serão executados automaticamente pelo novo robô criado.
OBS 2: Nada impede se o usuário quiser contabilizar manualmente, pois o Apollo não será modificado nesse quesito. O robô é executado a cada X tempo, de acordo com o tempo configurado durante a instalação do mesmo.


Manual de instalação e configuração do robô: Robo_Integracoes_El.pdf

Link para download do executável: https://distribuicao.blob.core.windows.net/dms/Pontuais/IntegracaoEL.zip


Não existirá grandes variações dos XML’s, por exemplo, como pré-requisito as notas de grãos emitidas no sistema da EL só permitirão um único item por nota e haverá uma única condição de pagamento por nota. As notas são COMPRA, VENDA, REMESSA, REMESSA SIMBÓLICA, RETORNO REMESSA, SAÍDA ALFANDEGADA e VENDA EXPORTAÇÃO (esses foram os exemplos enviados pela própria INGA).


ATENÇÃO:

As notas importadas não devem ser canceladas pelo LinxDMS (a ideia é que o usuário da INGA cancele pelo sistema da EL). A partir do cancelamento do sistema da EL, será disponibilizado um novo XML para ajustar o status da nota no LinxDMS e com os dados do estoque atualizados.


3.0 - Consumo dos arquivos xml's da EL Sistemas

O processo é automático, basta seguir as parametrizações acima, que todo o resto do consumo dos XML's gerados pela EL Sistemas será automático. Mas será explicado mais abaixo o fluxo do processo. Uma vez definido o diretório, e parametrizado devidamente a integração com a EL, o serviço avaliará o conteúdo do XML e fará as seguintes ações:

    • O(s) arquivo(s) que vierem do diretório "EXP", serão considerados XML's de terceiros/fornecedores, ou seja, o EMITENTE da NF é um fornecedor. Então o serviço pegará o emitente da NF e verificará se o mesmo existe na base de dados. Se não, cadastrará o CEP no sistema e no menu de cadastro de clientes, preenchendo os campos que são obrigatórios e que estejam no XML ou que sejam passíveis de tomar decisão baseadas em outras tag's, como por exemplo, IE (inscrição estadual). Se a mesma estiver com conteúdo, entende-se que é um contribuinte e podemos informar na tabela;
    • Os campos que não existirem nos XML's ou não forem possíveis de se tomar decisão, assumiremos valor um default para que seja possível cadastrar o cliente ou solicitaremos informações complementares para a EL nos enviar no XML.
    • O(s) arquivo(s) que vierem do diretório "PROC", entende-se que é uma NF emitida pela Empresa.Revenda. Os passos serão exatamente do citado acima, porém sempre considerando os parâmetros como cliente.
    • A primeiro momento os itens das NF's serão considerados como DESCRIÇÃO LIVRE no Apollo, mas terão suas informações gravadas no menu de itens de estoque e de revenda.
    • Ao final do cadastramento do cliente/fornecedor e do item, o serviço irá realizar a gravação da NF-e no sistema como FATURADAS.
      OBS 1: As informações complementares que serão disponibilizados pela EL, faremos uma busca no nosso banco de dados para carregar as informações "DE-PARA", onde confrontaremos do que veio no XML com os dados próprios do LinxDMS. Assim conseguiremos concluir a gravação dos itens, clientes/fornecedores e a nota no sistema. Por isso o item "1.3" é fundamental.
      OBS 2: Caso a importação de uma NF tenha algum problema, o usuário poderá consultar pela NF e ver o motivo da mesma não ter sido importada, por exemplo, o CFO informado não existe na base de dados do LinxDMS. O XML será movido para uma pasta de "ERRO", conforme parametrizado no item "1.2".
      OBS 3: A integração contábil e financeira serão realizadas após gravação da NF de forma automática.
    • Ao término da gravação dos XML's, o serviço irá mover os XML's para um diretório denominado "backup" parametrizado no LinxDMS, conforme parametrizado no item "1.2".


Atenção

Uma vez ajustado o erro apresentado para determinado XML, atualmente o usuário deverá mover manualmente o XML do diretório de ERRO para um dos diretórios "EXP", "PROC" ou "SPED", conforme explicado mais abaixo.


A EL Sistemas criará um diretório raiz em uma máquina server (definida entre a própria EL Sistemas e a T.I da INGA). Uma vez definido esse diretório raiz a estrutura será da seguinte forma:

  • Recebidas → Notas importadas e exportadas pelo sistema EL, que são os documentos XML's de terceiros (normal e alterado). Seguem as nomenclaturas dos arquivos definidos pela EL:

Importado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-nfe.xml (esse xml é o arquivo original emitido pelo fornecedor. A EL irá disponibilizar para nós, mas não iremos importá-los).

Exportado (alterado): XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-imp.xml (esse xml é o arquivo gerado pela EL após importar o arquivo original em seu sistema, mas com os dados alterados, por exemplo, CFOP).

Exportado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-imp-can.xml (xml de cancelamento da nota de terceiro);

  • Emitidas → Notas emitidas pelo sistema EL, que são os documentos XML da própria nota emitida e autorizada, além dos eventos vinculados a NF, como inutilização, denegação e cancelamento. Seguem as nomenclaturas dos arquivos definidos pela EL:

Autorizado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-nfe.xml

Cancelado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-can.xml

Inutilizado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-inut.xml

Denegado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-den.xml

OBS: XXXX... Significa a chave eletrônica do documento fiscal.


Os arquivos XML que ficarão dentro dos diretórios parametrizados, eles precisam ter os seguintes finais:

-nfe.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (não será importado, apenas movido para o diretório de BACKUP);

-imp.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (XML de terceiro/fornecedor. Será importado);

-imp-can.xml: Ficará no diretório “EXP” (XML de cancelamento de terceiro/fornecedor);

-den.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML denegado, será importado);

-inut.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML de inutilização, será importado);

-sped.xml: Ficará sempre no diretório “SPED” (XML de exportação do SPED, será importado);

-can.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (XML de cancelamento de notas emitidas pela próprio Empresa.Revenda);

OBS: Os XML’s só serão gerados pela EL Sistemas nos diretórios do item “3º”, mas apenas se existirem e se tiverem a devida permissão de leitura/escrita no servidor.


  • Para saber se o serviço está ativo, acesse o LinxDMSPrincipal (LinxDMS WEB), navegue pelo menu "Configuração → MONITORAMENTO SERVIÇOS", e veja se o serviço constará como ativo, conforme a imagem abaixo:
  • OBS: Essa tela também poderá ser utilizada para visualizar erros durante a importação, pois nem sempre a tela "Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro EL Sistemas" exibirá o erro, pois o erro aconteceu muito antes da leitura ou durante a leitura do arquivo XML pelo serviço.


4.0 - Instrução sobre emissão de notas de grãos, cancelamento, devolução e geração do SPED pelo LinxDMS/Apollo.

Adicionadas travas para Cancelar, Devolver notas que a origem foi do parceiro EL e a Emissão de nota usando o departamento/transação cadastrado para 'Grãos' assim não impacta o estoque da EL.


    • Cancelamento 

Menu: "Faturamento - Consulta> Relatórios > Operações" fiscais se selecionar uma nota de GRÃOS (FAT_MOVIMENTO_CAPA campo NF_INTEGRACAO_EL = S) o sistema não permite continuar e informa que deve ser cancelada pelo parceiro EL.


    • Devolução 

Em "Faturamento - Nota Fiscal - Nota Fiscal Descrição livre". Quando informado uma transação de devolução habilita uma aba NF Complementar, caso seja informado uma nota fiscal de grãos (FAT_MOVIMENTO_CAPA campo NF_INTEGRACAO_EL = S) e clicar em procurar o sistema irá apresentar a mensagem "Nota de Grãos: Devolução deve ser feita pelo parceiro EL" e após OK irá limpar os campos e o foco voltará para o campo Número.


    • Emissão de nota 

Em "Faturamento - Nota Fiscal - Nota Fiscal Descrição livre". Ao passar pelo campo departamento o sistema irá verificar se o departamento e a transação foram parametrizados para GRÃOS em 'LinxDms > Configuração > Cadastro > Parâmetro de Integração EL' e não permite continuar.


    • SPED (registros 1100 e 1105)
    No caso de não haver exportação dos dados da SISCOMEX pelo sistema da EL (que poderá ser feito automaticamente para cada NF-e de grão emitida e autorizada, ou manualmente pelo usuário no sistema da EL Sistemas), ao tentar gerar o sped fiscal pelo Apollo/LinxDMS, será exibido uma mensagem ao usuário que não há registros de declaração de exportação da SISCOMEX geradas pelo parceiro EL Sistemas, e que isso poderá ocasionar em erros no validador da SEFAZ, caso venha a ter notas com CFOP's de exportação importadas no sistema pelo serviço do LinxDMS.

  • Não optaremos por barra a geração do SPED, pois existe a possibilidade de no mês vigente, de fato a INGA não ter tido emissão de notas para o exterior.


5.0 - tela de visualização de erros ao importar NF-e.

Para visualizar as notas que tiverem erro durante a importação, basta acessar os menus do LinxDMSPrincipal (LinxDMS Web): "Faturamento → Consultas / Relatórios → Notas Importadas com erro EL Sistemas".

Ao visualizar o motivo do erro, deve-se realizar o ajuste no Apollo/LinxDMS, depois mover o arquivo do erro que está no diretório de "erro" para o diretório de origem do mesmo (PROC ou EXP). Depois aguarde o serviço consumir o arquivo XML novamente.

6.0 - retornar próximo numerador de documento fiscal a ser emitido pela EL Sistemas

A EL Sistemas irá chamar um endpoint que será hospedado pelo lado do LinxDMS do ambiente do cliente. Esse endpoint permitirá que a EL o consuma através de uma requisição HTTP (método GET), passando três parâmetros na URL do endpoint (CNPJ, SÉRIE e MODELO). O objetivo é retornar o próximo número do documento fiscal a ser emitido pela empresa EL Sistemas para notas de grãos.

Neste ponto o cliente (usuário do LinxDMS / Apollo) não precisará realizar nenhuma operação. Esse é um processo que será executado de forma automática também, quando a EL Sistemas acionar o endpoint. Uma vez disponibilizado o numero do documento, esse mesmo número não será utilizado mais pelo LinxDMS, pois entende-se que a EL já fará uso do mesmo.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o suporte Automotivo de POA (LinxDMS).


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