ASSUNTO

Integração com o sistema Renault Opt InOut

Produto

Linx DMS

Menu

Fabrica

Data

Autor

P&D

Área

Automotivo


  
FINALIDADE

Promover a integração com o sistema Opt In Out da montadora.

ABRANGÊNCIA

Este documento destina-se a todas as concessionárias da marca RENAULT que devem efetuar a integração com o sistema Opt In Out da montadora.

APLICAÇÃO

1 - Sobre o processo


O processo de atualização cadastral é realizado através do integrador LDIRenIntegradorOPTIn_Out, ele é responsável por realizar o envio das alterações dos cadastros de clientes e receber as atualizações dos dados.

As alterações que são feitas no cadastro do cliente são enviadas para o servidor da Renault onde la são manipuladas e distribuída para as outras concessionárias do mesmo grupo.


2 - Configuração

Menu → Fábrica → Renault → Parâmetros → Aba "Atualização Cadastral Opt IN/OUT"

Figura 1: Tela de configuração da integração Opt IN/OUT aba "Autenticação Linx"


Deve ser marcado a opção "Utiliza Opt In/Out" e os campos necessários (autenticações e endereço das filas de entrada e saída)


Parâmetros aba Autenticação Linx


  • Filas
    • Entrada (URL de entrada)Disponibilizada pela montadora
    • Saída (URL de saída): Disponibilizada pela montadora


Figura 2: Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, aba "Autenticação AWS"


Parâmetros aba Autenticação AWS

  • Access Key (Chave de acesso): Disponibilizada pela montadora
  • Secret Key (Chave Secreta): Disponibilizado pela montadora
  • Região AWS: Disponibilizado pela montadora


Configuração do Linx DMS Integrador

    • Acessar o diretório onde foi instalado o Linx DMS Integrador.
    • Executar o programa LDIConfig.exe.
    • Ir no menu "Configuração > Renault Opt In/Out
    • Na tela de configuração do banco de dados, deve ser preenchida as informações para acesso ao banco de dados.

Campos:

  • Tipo de banco de dados: Informe qual banco de dados é utilizado pela Revenda.
  • Host: Informe o IP onde se encontra o banco de dados.
  • Database: Informe o nome da base de dados.
  • Usuário: Informe o usuário do banco de dados.
  • Senha: Informe a senha do usuário do banco de dados.
  • Após informar todos os dados, clique no botão Testar conexão para verificar se o sistema irá conseguir se conectar com o bando de dados.


                                             

Figura 3: Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, acesso ao banco de dados


Após a apresentação da mensagem “Conexão com o Banco de Dados realizada com sucesso”, clique em Next. Caso seja informado erro ao tentar conectar com o banco de dados, verifique os dados informados e teste novamente.


  • Na tela Renault Opt IN/Out deve ser preenchido a configuração da tarefa de integração e o tempo do ciclo da integração.


Figura 4: Tela de configuração da integração Opt IN/OUT, nome descrição



Após realizar a configuração, o serviço do Linx DMS Integrador pode ser reiniciado.


Reinicie o serviço do integrador

  • Localize o gerenciador de serviços do Windows;
  • Clique sobre o serviço "Linx DMS Integrador";
  • Clique em "Reiniciar o serviço";
  • Após este procedimento, o status do serviço deve continuar como "Em Execução".


Figura 5 : Gerenciador de Serviços do Windows


3 - Cadastro de Cliente


Menu → Linx DMS → Faturamento → Manutenção de Clientes → Cadastro de Clientes → Aba "Manutenção" → Sub Aba "Comunicação"

Deve ser informado no cadastro dos clientes as informações de como este cliente deseja ser contatado, deverão ser marcadas as opções.


Figura 6: Tela de comunicação do cadastro de cliente


Após as configurações forem realizadas, o sistema realizará automaticamente a integração com o Op IN/Out.

Envio de Clientes

Serão enviados a Renault os dados de cadastrais de clientes novos e que sofreram algum tipo de alteração.

Acompanhamento status do processo de integração OPT IN/OUT.

Abra o programa LDIConfig.exe que fica em "c:\LinxDMSIntegrador";
Acesse o menu "Configuração > Monitor do Log de Execução";

                                                               

No programa "Monitor Log de Execução", clique no botão Configurar Conexão para abrir a janela "Configuração de Conexão";
Preencha os campos com os dados de acesso da base que deseja monitorar;
Clique em "Testar Conexão" para verificar se a comunicação com a base de dados está ok.

                                                               


Na opção Módulo selecionar o processo OPTIn_out onde poderá vizualizar o andamento do processo.


                                                               


4 - Aceite dos dados para contato

Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out)

Quando o parâmetro "Aceita dados aut. da montadora"  estiver marcado, o sistema ira aceitar automaticamente os dados de alteração de cadastro referente a contatos.

Caso o parâmetro não esteja marcado, os dados de contatos (email, telefone e celular) devem ser aprovados manualmente no Menu → Fábrica → Renault → Processos → Aceite de Dados de Clientes (Opt In/Out) para que possam ser inseridos no sistema.

Aba Aceite de Dados:

Apresenta os registros pendentes de aprovação.

Opção Atualizar Dados: Atualiza as informações apresentadas do grid.

Opção Aprovar Dados Selecionados: Aprova os registros pendentes de aceite.

                                   

     Tela de aprovação (aceite) dos dados para contato do cliente

Aba Listagem de Aprovação:

O resultado são os registros aprovados de acordo com o período informado.

                                           

     Tela da Listagem de Aprovações.

Visualização dos Logs:

LDIConfig → Configuração → Monitor Log de Execução

Tela de exibição de Logs.

Ao entrar na tela de visualização de Logs, é necessário realizar a configuração da base de dados clicando no botão "Configurar Conexão".

Tela de exibição de Logs.

Após a configuração da base de dados, devemos selecionar o Módulo -dll "eLDIRenIntegradorOPTIn_Out" e o processo "LDIRenIntegradorOPTIn" para realizarmos a visualização dos logs.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.