• Como cadastrar captação de recursos?
  • Lançamento de recursos.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS 

É o registro da alavancagem financeira realizada pela empresa, no intuito de financiar seu processo operacional ou registrar os valores de débitos assumidos, com ou sem pagamento de juros. Registra também os vales haver emitidos em lugar do troco nas vendas.

Antes de fazer a movimentação do recurso, é necessário cadastrar os tipos de captação de recursos.

Para isso, acesse o EMSys3.

No menu superior acesse: Financeiro > Captação de recursos > Tipo de captação. 

Com a tela aberta, faça o cadastro conforme o tipo de captação, selecione o tipo de operação e clique no  para incluir.

Nota

Caso não tenha o tipo de operação cadastrado, faça o cadastro em: Financeiro > Tipo de operação. Digite a descrição e clique no "+" para incluir.


Agora vamos fazer a movimentação/cadastro da captação de recurso. 

Acesse: Financeiro > Captação de recursos > Captação de recursos.


Com a tela de cadastro aberta, siga o passo a passo para cadastramento.

  1. Coloque a data, que está solicitando a captação;
  2. Coloque o número do documento. (Ex. Número do contrato bancário);
  3. Insira o valor total do recurso;
  4. Selecione o sacado (Banco ou Pessoa física com quem está buscando o recurso);
  5. Selecione o tipo de captação previamente cadastrado;
  6. Observação: Alguma observação que identifique o recurso. Ex. Folha pgto.
  7. Digite o valor total da captação;
  8. Vencimento da parcela.
  9. Clique para incluir. 
  10. Selecione o tipo de cobrança;
  11. Aba Caixa/banco: Informe onde seu recurso será disponibilizado. Se vai entrar espécie no seu caixa, ou no banco.
  12. Selecione o banco, onde entrou este valor;
  13. clique em "..." para buscar o valor automático
  14. Digite o número do documento
  15. Clique no para incluir.

Atenção

Se seu recurso, foi um valor maior e o mesmo foi dividido em várias parcelas, você poderá também, dividir as parcelas, no sistema.


No campo "Geração automática de parcela", digite as opções.

  1. Valor total a parcelar;
  2. Número de parcelas;
  3. Vencimento da 1ª parcela;
  4. Intervalo entre uma parcela e outra - (Ex. 15 dias, 30 dias)
  5. Marque a opção conforme contrato; (dia fixo ou ultimo dia útil)
  6. Gerar parcelas;
  7. Tipo de cobrança.

    Siga os passos de 11 a 15.

    Clique no para incluir.



Reflexos da captação de recursos: 

Será gerado os títulos a pagar, que poderá ser pesquisado, pelo número do documento, vencimento etc.

Reflexo no extrato bancário:

Reflexo na posição de liquidez. Entrará em obrigações, captação de recursos.


Dica

Você poderá entender melhor a posição de liquidez acessando o link:

Relatório Posição de liquidez - PL


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