1 Conceito
O AutoSystem permitirá a partir da versão 3.3.1.92 a configuração do faturamento automático via um serviço, sendo possível ser feita sua configuração por cliente ou grupo de pessoas, e rodando de hora em hora.
2 Requisitos
Para o correto funcionamento dessa função é necessário:
- Possuir sistema AutoSystem instalado, com a versão mínima 3.3.1.92
- Possuir faturamento automático instalado, atualizado e funcionando corretamente.
3 Configurações Gerais
Para que a execução do faturamento automático seja realizada com sucesso, é necessário realizar algumas configurações, que serão descritas abaixo.
3.1 Instalação do Faturamento Automático
Acessar o Gerenciador, na guia Serviços, no ícone Faturamento, com as opções a serem escolhidas.
Nesta tela temos os botões:
- Parar Serviço: Para parar o serviço;
- Atualizar Serviço: Para atualização do serviço;
- Desinstalar Serviço: Para desinstalação do serviço;
- Iniciar Serviço: Para inicialização do serviço;
- Instalar Serviço: Para instalação do serviço;
- Reiniciar Serviço: Para reinicialização do serviço.
3.2 Configuração Faturamento Automático por Cliente.
No Gerencial > Cadastros > Clientes, na guia "Política Comercial > Contas" acessar uma conta que possua notas a prazo configurada e cliente no ícone para Editar.
Na guia “Faturamento Automático”, selecionar a opção “Ativar faturamento automático” e as opções conforme a necessidade:
Na guia faturamento e sub-guias principal e opções, marcar os parâmetros conforme necessidade do cadastro:
Na guia de Faturamento - Opções é possível ainda selecionar o modo de documento para envio, conforme imagem:
- Individual: ao habilitar, os documentos serão encaminhado separadamente;
- Agrupado: ao habilitar, o sistema realizará o envio de detalhamento de fatura, boleto e nota fiscal em um único documento disponibilizado em formato PDF;
- Selecionar formato de documento individual: Configuração Geral, TXT ou PDF.
3.3 Configuração Faturamento Automático por Grupo de Pessoas
No Gerencial > Cadastros > Grupo de Pessoas é necessário acessar a guia de vencimentos, clicar no ícone para editar e inserir uma conta de "Notas a Prazo".
Na guia “Faturamento Automático”, selecionar a opção “Ativar faturamento automático” e as opções conforme a necessidade:
Na guia faturamento e sub-guias principal e opções, marcar os parâmetros conforme necessidade do cadastro:
Na guia de Faturamento - Opções é possível ainda selecionar o modo de documento para envio, conforme imagem:
- Individual: ao habilitar, os documentos serão encaminhado separadamente;
- Agrupado: ao habilitar, o sistema realizará o envio de detalhamento de fatura, boleto e nota fiscal em um único documento disponibilizado em formato PDF;
- Selecionar formato de documento individual: Configuração Geral, TXT ou PDF.
3.4 Configuração Envio de E-mail
Na rotina Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresa > Guia "Configurações", selecionar a opção "Enviar e-mail notificando faturamento automático", caso desejar receber o detalhamento do serviço que estará sendo executado.
Será necessário a escolha de um e-mail no qual seja de fácil acesso para recebimento de validações, estes serão descritos detalhadamente no tópico 3.6
Em Gerencial > Configurações > Gerais na guia Financeiro é possível selecionar as opções:
- Perguntar se deve ser enviado o e-mail ao gerar gerar a fatura (que por padrão estará desmarcada, caso desejar esta opção, será necessário realizar a seleção);
- Perguntar se deseja imprimir as etiquetas (mala direta) ao gerar a fatura;
- Perguntar se deseja imprimir as duplicas ao gerar a fatura;
- Formato para envio do detalhamento de fatura por e-mail (neste sendo possível escolher entre TXT ou PDF).
É possível também realizar a configuração para que o envio de e-mail de faturamento seja enviado em cópia oculta para o e-mail de origem, através do Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresa - guia Configurações, conforme imagem:
3.5 Monitoramento do Faturamento Automático pelo Serviço Windows.
No Gerenciador de Tarefas do Windows, na guia Serviços, localizar por "AutoSystem Faturamento" nessa tela é possível realizar os comandos de Parar, Iniciar e Reiniciar o faturamento automático, porém esse comando só estará disponível após a instalação do gerenciador.exe.
Para mais informações sobre a instalação do gerenciador.exe, entrar em contato com suporte técnico.
Informações
O sistema realiza a verificação de títulos para faturamento a cada 1 hora.
3.5 Validação Envio de E-mail
Realizando a inicialização do faturamento automático será gerado uma validação das contas vencidas, destes então serão feitos os faturamentos, este processo é encaminhado ao cliente por e-mail, com todas as informações solicitadas, além disso neste mesmo e-mail constará anexado um documento em formato PDF para melhor visualização.
Após finalizado, será enviado um e-mail para a empresa, informando o status do faturamento.
No e-mail, também será enviado as informações referentes a erros que impediram algum passo configurado do faturamento.
O e-mail citado para a empresa será este que foi configurado conforme instruções do tópico 3.4