Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 11 Próxima »



ASSUNTO

Este módulo mostrará como funcionará o fluxo de integração do LinxDMS x INGA/SGI para o grupo de clientes INGA.

Produto

LinxDMS

Menu

Configurações → Cadastros → Empresas e Revendas

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de apresentar a ativação da integração entre o produto LinxDMS x INGA/SGI.

ABRANGÊNCIA

Destina-se aos clientes do produto LinxDMS que pertencem ao grupo INGA.

APLICAÇÃO

Restrições:

    • Não será gerado nenhum relatório para grãos pelo LinxDMS (ficará por conta do próprio sistema do SGI);
    • O padrão dos arquivos XMLs gerados pela INGA, será no padrão da SEFAZ, ou seja, em cima dos XSD da SEFAZ (atualmente layout 4.00) para o XSD do modelo NF (55) e modelo 57 (CT-e);
    • Não será feito o controle de estoque para grãos no LinxDMS (responsabilidade da INGA);
    • Não serão emitidas notas ou documentos/eventos pelo LinxDMS, que sejam vinculadas as notas de grão pelo LinxDMS;
    • As notas de grãos só serão emitidas no sistema da INGA;
    • As notas de modelos 57, 96, A1, 01, 1A, recibos, faturas e outros documentos sem modelos, mas todos vínculados ao processo de grãos, todos deverão ser gerado um XML pela SGI no modelo 55 (NF-e) e 57 (CT-e) da SEFAZ;
    • O cancelamento/inutilização de notas emitidas pela INGA será realizado somente no próprio sistema da INGA (para mais detalhes, vá até o item 3.0 desta página).
    • As notas de grãos emitidas pela INGA só permitirá apenas um único item por nota;
    • Todos os XML's deverão possuir as tags complementares, passando dados como condição de pagamento, usuário (CPF), tipo transação e entre outras (serão citadas mais abaixo), para que possamos importamos as notas nossa base de dados (LinxDMS);
    • O cliente INGA usará apenas uma forma de pagamento em notas de grãos emitidas pela sistema INGA;
      OBS: Não será uma única condição de pagamento para todas as notas. Cada nota poderá ter apenas uma condição de pagamento (código interno do sistema da SGI)
      Exemplo: Código interno da SGI (10), o código 10 é uma venda de três parcelas, 30 dias, 60 e 90 dias.
      Exemplo 2: Código interno (100), o código 100 é dinheiro à vista;
    • Notas de serviço devem possuir o grupo ISSQN no XML, e obrigatoriamente deve possuir a tag <cServico> com conteúdo;
    • Para Serviços, está fixo para tratar sempre CST como  90;

Premissas:

    • O serviços de importação de notas é executado a cada 1 minuto no ambiente do cliente (não é possível de se alterar isso no momento);
    • Após inutilizar/cancelar uma NF no sistema do SGI, será disponibilizarão um novo XML para que possamos atualizarmos o produto LinxDMS (importaremos esses XML's);
    • Na contabilização das notas importadas do SGI, os títulos/faturas no LinxDMS serão o mesmo do XML nas tags <fat>, ou seja, é o próprio numero da nota fiscal emitida pelo SGI;
    • As notas emitidas pelo próprio LinxDMS (peças/veículos/serviços) existem parâmetros no LinxDMS para que a fatura também seja o próprio número da NF (isso deve ser definido junto a equipe de implantação);
    • O registro M do SPED Contribuições será preenchido automaticamente pelo LinxDMS (ainda será desenvolvido);
    • O registro 1100 e 1005 do SPED Fiscal será preenchido automaticamente pelo LinxDMS (ainda será desenvolvido);
    • Deve ser criado no LinxDMS um departamento como GRAO, para facilitar consulta de notas (opcional esse item);
    • Deve ser criar uma categoria específica para os itens do tipo cereais, para fácil identificação no sistema (opcional esse item);
    • Criar um diretório no "C:\" do servidor da INGA chamado "INGA".
      • Dentro de "INGA" criar os subdiretórios: SPED, EXP, PROC, ERRO e BACKUP;
      • O diretório raiz e os subdiretórios, todos devem possuir permissão de leitura/escrita.
        OBS: As premissas dos diretórios são sugestivas, qualquer diretório definido e com permissão, será acessível pelo serviço e pelo SGI.

Pré-requisitos:

    • Como o LinxDMS é executado pelo IIS do Windows, é necessário que os diretórios definidos no item "1.2" estejam com permissão de leitura/escrita ou permissão total do Windows. Além disso, como configuração adicional, inclua os seguintes usuários nos diretórios definidos:
    • Se for um diretório compartilhado em rede, deve ser configurado para ser acessível para todos, e que tenha permissão de leitura/escrita.
      OBS 1: O IIS não é de responsabilidade da Linx, ele é desenvolvido e mantido pela Microsoft, e sua instalação/configuração é de responsabilidade da T.I da empresa do cliente.
      OBS 2: Após atualizar o LinxDMS para conter essas implementações desta documentação, aconselhamos PARAR o IIS do sistema operacional e depois INICIAR o mesmo novamente.
      OBS 3: Dependendo da build ou versão do Windows, alguns desses usuários dos print's acima não existam, ou sejam diferentes.

1.0 - Parametrização

1.1 - Para a ativação de integração entre o LinxDMS com o SGI, deverá ser feito via comando SQL pela equipe de implantação ou suporte. Favor, registrar atendimento junto aos mesmos.

1.2 - Acesse o Apollo, e vá até os menus “Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas”. Será aberta uma nova janela, então navegue pelos novos menus “NF-e -> Integração INGA”.


  1. Preencha todos os campos de diretórios (obrigatório). Os diretórios devem existir fisicamente;
  2. Informe o formulário para a NF-e de grãos (obrigatório);

OBS: Esse formulário pode ser o mesmo para peças, veículos ou qualquer outro formulário do sistema. Os dados dos formulários devem existir previamente em "Configuração → Cadastros → Layout e Formulários".

1.3 Este item é fundamental para o processo, pois sem ele estar parametrizado, todo o fluxo de importação de nota não ocorrerá. A implantação deverá mapear as seguintes informações que o cliente utilizará para notas de grãos no LinxDMS, são elas:

  • Departamento (se for o caso, criar um departamento exclusivo para grãos);
  • Condição de pagamento: Forma de pagamento do LinxDMS para realizar os lançamentos financeiros e contábeis;
  • Banco: banco utilizado para pagamento/recebimento no processo financeiro do LinxDMS;
  • Marca: Criar uma marca genérica ou GRÃO(s) ou OUTROS, para ser utilizado especificamente nesse processo de importação de XML's do SGI;
  • Grupo: Criar uma grupo genérico como GRÃO(s) ou OUTROS, para ser utilizado especificamente nesse processo de importação de XML's do SGI;
  • Grupo de Desconto: Criar um grupo de desconto específico para esse processo, ou usar grupos existentes (fica a critério da definição da implantação com o cliente);
  • Categoria: (se for o caso, criar uma categoria exclusiva para grãos);
  • Tipo Transação: Selecionar/Criar um tipo de transação para esse processo de importação de XML's do SGI.
  • Origem Pagamento: Criar origens de pagamentos para serem utilizados para as notas de despesas/serviços durante a importação;

Uma vez mapeados e parametrizados, essas informações devem ser enviados no XML pelo sistema do SGI, para que assim as notas possam ser importadas dentro do LinxDMS.

O conteúdo das tags complementares devem obedecer a capacidade total dos campos de cada criado e parametrizado, por exemplo, no cadastro de DEPARTAMENTO, o mesmo é um campo número de até 3 dígitos. Então a tag complementar de departamento deve obedecer esse tipo.
OBS: Foi definido junto com a INGA/SGI que os parâmetros de tags complementares serão os nossos próprios códigos cadastrados no Apollo/LinxDMS nas telas de manutenções.


As tags complementares, se alguma não estiver preenchida, o serviço não irá importar o XML e irá gravar mensagem de erro na tela de logs em “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro INGA”:
OBS: Não são todos os erros que serão apresentados nessa tela, então é necessário que acesse o menu “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS” para visualizar outros motivos de erros.


Uma vez atendido todos os passos acima, o serviço então funcionará de forma automática, entrando nos diretórios, carregando os arquivos XML’s, fazendo a consistências se os dados necessários foram preenchidos. Se sim, começa o cadastramento da pessoa (cep e cliente), grava a nota, grava o item e grava o XML para depois movê-los para o diretório de “BACKUP”. 

Se houver algum erro, os XML's sempre serão movidos para o diretório de “ERRO”. Então deverá acessar primeiro, sempre o log do menu “Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro INGA”. Se não tiver o erro ou o erro não estiver atualizado, consulte o log do menu “Configuração -> MONITORAMENTO SERVICOS”. Essa é a ordem.


Para saber se as notas foram importadas com sucesso, acesse o menu “Faturamento → Consultas / Relatórios → Notas Fiscais” e filtre pela numeração da NF-e.


2.0 Integração Financeiro e Contábil automática

Para saber se as notas foram contabilizadas, acesse o menu “Faturamento → Consultas / Relatórios → Operações Fiscais” e filtre pelas notas.
OBS 1: O financeiro e o contábil serão executados automaticamente na importação da nota.
OBS 2: Caso haja algum erro na contabilização, o usuário poderá manualmente gerar os lançamentos financeiros e contábeis, caso queira pelo menu citado acima.


Não existirá grandes variações dos XML’s, por exemplo, como pré-requisito as notas de grãos emitidas no sistema da INGA só permitirão um único item por nota e haverá uma única condição de pagamento por nota. As notas são COMPRA, VENDA, REMESSA, REMESSA SIMBÓLICA, RETORNO REMESSA, SAÍDA ALFANDEGADA e VENDA EXPORTAÇÃO (esses foram os exemplos enviados pela própria INGA).

Existem outros XML's de documentos internos do sistema do SGI, como o modelo 96 (serviço), 01 e A1 ou 1A, que são recibos/fatura e outros tipos de documentos, são todos documentos registrados manualmente dentro do sistema do SGI, e que serão gerados arquivos XML no modelo 55 de NF-e da SEFAZ

Existe também o Conhecimento de Transporte, que este será um XML gerado pelo SGI seguindo o padrão do XSD da SEFAZ para CT-e (modelo 57).

ATENÇÃO:

As notas importadas não devem ser canceladas pelo LinxDMS (a ideia é que o usuário da INGA cancele pelo sistema da INGA). A partir do cancelamento do sistema da INGA, será disponibilizado um novo XML para ajustar o status da nota no LinxDMS e com os dados do estoque atualizados.


3.0 - Consumo dos arquivos xml's do SGI

O processo é automático, basta seguir as parametrizações acima, que todo o resto do consumo dos XML's gerados pela INGA será automático. Mas será explicado mais abaixo o fluxo do processo. Uma vez definido o diretório, e parametrizado devidamente a integração com a INGA, o serviço avaliará o conteúdo do XML e fará as seguintes ações:

    • O(s) arquivo(s) que vierem do diretório "EXP", serão considerados XML's de terceiros/fornecedores, ou seja, o EMITENTE da NF é um fornecedor. Então o serviço pegará o emitente da NF e verificará se o mesmo existe na base de dados. Se não, cadastrará o CEP no sistema e no menu de cadastro de clientes, preenchendo os campos que são obrigatórios e que estejam no XML ou que sejam passíveis de tomar decisão baseadas em outras tag's, como por exemplo, IE (inscrição estadual). Se a mesma estiver com conteúdo, entende-se que é um contribuinte e podemos informar na tabela;
    • Os campos que não existirem nos XML's ou não forem possíveis de se tomar decisão, assumiremos valor um default para que seja possível cadastrar o cliente ou solicitaremos informações complementares para a EL nos enviar no XML.
    • O(s) arquivo(s) que vierem do diretório "PROC", entende-se que é uma NF emitida pela empresa e revenda. Os passos serão exatamente do citado acima, porém sempre considerando os parâmetros como cliente.
    • A primeiro momento os itens das NF's serão considerados como DESCRIÇÃO LIVRE no Apollo, e NÃO movimentara estoque no LinxDMS. A INGA/SGI ficará por conta do controle de estoque. Isso foi acordo entre os mesmos em reuniões de definição deste projeto.
    • Para definir se o XML será importado como Despesa ou Descrição livre, verificamos no cadastro de TIPO TRANSAÇÃO o campo UTILIZAÇÃO- DESPESA da 
      transação enviada na TAG complementar. Caso esteja selecionado DESPESA - importado como despesa , caso contrário será importado como descrição livre, independente das opções marcadas.
    • Ao final do cadastramento do cliente/fornecedor e do item, o serviço irá realizar a gravação da NF-e no sistema como FATURADAS.
      OBS 1: As informações complementares que serão disponibilizados pela INGA, faremos uma busca no nosso banco de dados para carregar as informações "DE-PARA", onde confrontaremos do que veio no XML com os dados próprios do LinxDMS. Assim conseguiremos concluir a gravação dos itens, clientes/fornecedores e a nota no sistema. Por isso o item "1.3" é fundamental.
      OBS 2: Caso a importação de uma NF tenha algum problema, o usuário poderá consultar pela NF e ver o motivo da mesma não ter sido importada, por exemplo, o CFO informado não existe na base de dados do LinxDMS. O XML será movido para uma pasta de "ERRO", conforme parametrizado no item "1.2".
      OBS 3: A integração contábil e financeira serão realizadas após gravação da NF de forma automática.
    • Ao término da gravação dos XML's, o serviço irá mover os XML's para um diretório denominado "backup" parametrizado no LinxDMS, conforme parametrizado no item "1.2".


Atenção

Uma vez ajustado o erro apresentado para determinado XML, atualmente o usuário deverá mover manualmente o XML do diretório de ERRO para um dos diretórios "EXP", "PROC" ou "SPED", conforme explicado mais abaixo.


A INGA criará um diretório raiz em uma máquina server (definida entre a própria INGA e a SGI). Uma vez definido esse diretório raiz a estrutura será da seguinte forma:

  • Recebidas → Notas importadas e exportadas pelo sistema INGA, que são os documentos XML's de terceiros (normal e alterado). Seguem as nomenclaturas dos arquivos definidos pela INGA:

Exportado (alterado): XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-imp.xml (esse xml é o arquivo gerado pela EL após importar o arquivo original em seu sistema, mas com os dados alterados, por exemplo, CFOP).

Exportado (CTe - alterado): XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-cte.xml (esse XML não será o original do fornecedor da INGA, e sim, ele modificado pela INGA e enviado posteriormente para a Linx importá-lo dentro do LinxDMS).

Exportado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-imp-can.xml (xml de cancelamento da nota de terceiro);

  • Emitidas → Notas emitidas pelo sistema EL, que são os documentos XML da própria nota emitida e autorizada, além dos eventos vinculados a NF, como inutilização, denegação e cancelamento. Seguem as nomenclaturas dos arquivos definidos pela EL:

Autorizado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-nfe.xml

Cancelado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-can.xml

Inutilizado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-inut.xml

Denegado: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX-den.xml

OBS: XXXX... Significa a chave eletrônica do documento fiscal.


Os arquivos XML que ficarão dentro dos diretórios parametrizados, eles precisam ter os seguintes finais:

-nfe.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (não será importado, apenas movido para o diretório de BACKUP);

-imp.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (XML de terceiro/fornecedor. Será importado);

-imp-can.xml: Ficará no diretório “EXP” (XML de cancelamento de terceiro/fornecedor);

-den.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML denegado, será importado);

-inut.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML de inutilização, será importado);

-sped.xml: Ficará sempre no diretório “SPED” (XML de exportação do SPED, será importado);

-can.xml: Ficará sempre no diretório “PROC” (XML de cancelamento de notas emitidas pela próprio empresa e revenda);

-cte.xml: Ficará sempre no diretório “EXP” (XML de Conhecimento de Transporte Eletrônico (modelo 57));

OBS: Os XML’s só serão gerados pelo SGI nos diretórios do item “3º”, mas apenas se existirem e se tiverem a devida permissão de leitura/escrita no servidor.


  • Para saber se o serviço está ativo, acesse o LinxDMSPrincipal (LinxDMS WEB), navegue pelo menu "Configuração → MONITORAMENTO SERVIÇOS", e veja se o serviço constará como ativo, conforme a imagem abaixo:
  • OBS: Essa tela também poderá ser utilizada para visualizar erros durante a importação, pois nem todo o erro a tela "Faturamento -> Consultas / Relatórios -> Notas Importadas Com Erro INGA" exibirá o erro, pois o erro aconteceu muito antes da leitura ou durante a leitura do arquivo XML pelo serviço.


4.0 - Instrução sobre emissão de notas de grãos, cancelamento, devolução e geração do SPED pelo LinxDMS/Apollo.

Adicionadas travas para Cancelar, Devolver notas que a origem foi do parceiro SGI e a Emissão de nota usando o departamento/transação cadastrado para 'Grãos' assim não impacta o estoque da INGA.

    • Cancelamento 

Menu: "Faturamento - Consulta> Relatórios > Operações" fiscais se selecionar uma nota de GRÃOS (FAT_MOVIMENTO_CAPA campo NF_INTEGRACAO_EL = S) o sistema não permite continuar e informa que deve ser cancelada pelo parceiro EL.

    • Devolução 

Em "Faturamento - Nota Fiscal - Nota Fiscal Descrição livre". Quando informado uma transação de devolução habilita uma aba NF Complementar, caso seja informado uma nota fiscal de grãos (FAT_MOVIMENTO_CAPA campo NF_INTEGRACAO_EL = S) e clicar em procurar o sistema irá apresentar a mensagem "Nota de Grãos: Devolução deve ser feita pelo parceiro INGA" e após OK irá limpar os campos e o foco voltará para o campo Número.


    • Emissão de nota 

Em "Faturamento - Nota Fiscal - Nota Fiscal Descrição livre". Ao passar pelo campo departamento o sistema irá verificar se o departamento e a transação foram parametrizados para GRÃOS em 'LinxDms > Configuração > Cadastro > Parâmetro de Integração INGA' e não permite continuar.

    • SPED (registros 1100 e 1105)
    No caso de não haver exportação dos dados da SISCOMEX pelo sistema do SGI (que poderá ser feito automaticamente para cada NF-e de grão emitida e autorizada, ou manualmente pelo usuário no sistema do SGI), ao tentar gerar o sped fiscal pelo Apollo/LinxDMS, será exibido uma mensagem ao usuário que não há registros de declaração de exportação da SISCOMEX geradas pelo parceiro SGI, e que isso poderá ocasionar em erros no validador da SEFAZ, caso venha a ter notas com CFOP's de exportação importadas no sistema pelo serviço do LinxDMS.

  • Não optaremos por barra a geração do SPED, pois existe a possibilidade de no mês vigente, de fato a INGA não ter tido emissão de notas para o exterior.


5.0 - tela de visualização de erros ao importar NF-e.

Para visualizar as notas que tiverem erro durante a importação, basta acessar os menus do LinxDMSPrincipal (LinxDMS Web): "Faturamento → Consultas / Relatórios → Notas Importadas com erro INGA".

Ao visualizar o motivo do erro, deve-se realizar o ajuste no Apollo/LinxDMS, depois mover o arquivo do erro que está no diretório de "erro" para o diretório de origem do mesmo (PROC ou EXP). Depois aguarde o serviço consumir o arquivo XML novamente.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o suporte Automotivo de POA (LinxDMS).


  • Sem rótulos