Aqui você vai encontrar:
O que é a ferramenta?
Descrever aqui o que é a ferramenta, para que ela serve e suas vantagens para a loja.
Manual de uso da ferramenta
Abaixo você terá todas as instruções de uso da ferramenta
Como configurar as permissões de acesso
Para configurar as permissões de acesso a essa ferramenta, acesso o módulo Retaguarda > Menu Configurações > Permissões de acesso > encontre o módulo Caixa e Bancos e deixe marcado a caixa de seleção Relatórios
Acessar: Acesso a tela de caixas e bancos, inclusão de um título e realização de transferencia entre contas.
Modificar: Permite alterar um registro existente.
Excluir: Permite a exclusão de um registro existente.
Relatórios: Libera acesso aos relatórios de caixas e bancos.
Funcionalidade
Assim como nos demais relatórios são apresentadas opções de relatórios completos e resumidos.
Lembrando que os relatórios que iniciam com numeração, ex: 1-Listagem dos Títulos a Receber são padrões (fixos) no sistema e os relatórios que iniciam com letras, ex: A-Relatório Financeiro Loja X, são customizados, ou seja, desenvolvidos e disponibilizados na base da empresa.
Para isso, siga os passos abaixo.
Acesse o módulo retaguarda > relatórios > Caixas e Bancos
Na tela Relatório de caixas e bancos, os seguintes relatórios estarão disponíveis:
A funcionalidade de cada um deles é a seguinte:
- Listagem Analítica: Gera um relatório simples, com a coluna Data (Dia que foi realizado a movimentação), Item (item do plano de contas, por exemplo, Vendas a Prazo, Vale Presente, Transferências...), Nome, Documento, Op.(refere-se a operação de R- Recebimento ou S-Saída) e por fim, a coluna Valor (caso tenha um valor negativo, refere-se a movimentações como Devoluções/Trocas
- Movimento Diário: Gera um relatório simples, com a coluna do Item (plano de contas), Nome (nome da empresa), Descrição ( por exemplo, Fechamento do Caixa, Venda de Produtos, Acréscimo...), Documento, Empresa (código da empresa), Op. (operação E-Entrada, R-Recebimento, S-Saída), Valor. Há um agrupamento por dia, por exemplo, na movimentação do dia 01/09/23 há várias movimentações abaixo da data como Transferências, Receitas Financeiras, Vendas a Prazo, Vendas a Vista e no canto inferior direito há o saldo anterior, total das entradas do dia, total das saídas e o saldo atual.
- Listagem Sintética por Data: Gera um relatório que permite visualizar as colunas de Data, Saldo Anterior, Entradas, Saídas e Saldo Anterior e no final há um totalizador na coluna Entradas e Saídas.
- Listagem Sintética por item: Gera um relatório que permite visualizar as colunas de Item (plano de contas), Entradas, Saídas, Saldo do Item. Na parte inferior direita temos o Saldo Anterior e no final um totalizador na coluna de Entradas, Saídas e Saldo do Item e no final um Saldo Atual.
Os menus laterais:
Do lado esquerdo da tela temos as opções dos relatórios, podendo ser:
- 1-Visualizar ou ALT + 1: possibilitará a visualização do relatório em tela, na parte superior terão algumas ferramentas que poderão ser utilizadas:
- 1 e 2: caso o relatório possua mais de uma página as setas poderão ser utilizadas para ir para a próxima página e voltar para página anterior;
- 3 e 4: essas setas irão ir para a última página e voltarão para a primeira;
- 5: permitirá escolher o número da página que deseja visualizar;
- 6: nesta opção poderá aumentar ou diminuir o zoom;
- 7: para sair do relatório bastará pressionar a tecla Esc no teclado ou clicar neste botão;
- 8: o relatório poderá ser impresso clicando neste botão;
- Ao clicar em Visualizar será aberto uma nova tela que possibilita você ter visões personalizadas do Relatório.
- Caso queira manter o relatório padrão, clique novamente no botão Visualizar;
- Caso queira visualizar no seu navegador, clique em Visualizar Web;
- Caso queira realizar a Impressão, clique em 3-Imprimir;
- Caso queira tornar esse relatório muito importante clique em 5-Definir como Favorito;
- Caso queira personalizar o relatório como por exemplo, escolher coluna, definir agrupamentos (soma, média, maior ou menor valor) clique em 6-Personalizar;
- Caso queira sair dessa tela, clique em 7-Fechar.
Há também uma caixa de seleção que ao ser marcada pode desabilitar alternância de cores nas linhas do relatório na visualização web.
Na tela de visões personalizadas do Relatório clique em Visualizar para ver o relatório padrão.
2 – IMPRIMIR ou ALT + 2: abrirá a tela para seleção da impressora desejada, e caso tenha impressora PDF instalada no computador o arquivo poderá ser salvo em PDF.
3 - IMPRESSORA: Permite definir uma impressora instalado no computador como padrão.
4 – ETIQUETAS: esta opção fica habilitada em relatórios relacionados a clientes e produtos, para que seja geradas as etiquetas de endereços ou de produtos.
5 – E-MAIL ou ALT + 4: caso tenha envio de e-mail cadastrado no sistema, o relatório poderá ser enviado para o e-mail desejado.
6 – EXCEL: gerará um arquivo em Excel que poderá ser salvo na pasta escolhida.
7 - Exportar.CSV: gerará um arquivo em csv que poderá ser salvo na pasta escolhida.
-L - Desfazer Filtros: Caso tenha um ou mais filtros selecionados no check-box dentro da seção Totalizar Por ou Informações sobre os Produtos e clicar nesse botão, será desfeito todos os filtros e mantido apenas o tipo da operação - VENDA DE MERCADORIAS e Data da Venda a partir do dia 1º de cada mês até a data do acesso.
E – EDITAR ou ALT + 7: é utilizado pela equipe Seta para realizar customizações de relatórios.
A – AJUDA ou ALT + 8: é uma ferramenta muita importante que auxilia futuras consultas, pois é um campo livre, no qual o usuário pode inserir anotações que considera importantes, como por exemplo, qual filtro normalmente utiliza, para que utiliza o relatório e assim todos os usuários que tem acesso ao relatório podem consultar estas anotações.
0 – FECHAR, ALT + 0 ou ESC: será utilizado para fechar a tela de consulta de relatório.
Campos de Filtros
Os campos de filtro abaixo são usados para determinar as informações que serão visualizar depois que o relatório será gerado. Os campos são: Conta, Data, Empresa, Operação, Tipo de Documentação, Item do Plano de Contas, Pessoa, Descrição.
O passo a passo descreve como acessar e utilizar a funcionalidade de relatórios em um sistema, com opções de relatórios detalhados e resumidos. Os relatórios podem ser personalizados ou padrão, apresentando informações como datas, descrições de operações, valores e saldos. Os usuários podem visualizar, imprimir, exportar e personalizar os relatórios, além de adicionar notas úteis para futuras consultas. Há também opções de filtragem para personalizar as informações exibidas nos relatórios, tornando-o uma ferramenta versátil para análise de movimentações financeiras e contábeis.