Visando a melhoria contínua da operação de nossos clientes, o Instore apresenta uma nova solução dentro da aplicação que busca evitar problemas operacionais no momento da preparação do envio dos pedidos shipment. Essa melhoria visa verificar e garantir que transportadoras que possuem o código de rastreio (trackingNumber) atualizado via integradores, constem no sistema antes da etiqueta de despacho ser gerada pelo usuário.
1.1 - Explicação sobre códigos de rastreios atualizados por integradores:
Clientes que possuem transportadoras que trabalham com códigos de rastreios próprios como por exemplo os CORREIOS, demandam para seu pleno funcionamento junto do OMS, integradores como o NIFI para realização de todo o trâmite de criação e integração do código de rastreio. Importante destacar que o código de rastreio nesses casos é de extrema importância para a geração da etiqueta de despacho no momento do manuseio do pedido, pois é o mesmo código disponibilizado para o cliente final rastrear sua entrega.
1.2 – O que acontece atualmente?
Existe um tempo de processamento entre o faturamento do pedido e o fluxo do integrador (NIFI) acontecer, onde é feita a captura do tracking number na API do transportador e finalizado com a inserção do código de rastreio dentro do volume do fulfillment/pedido. Ao mesmo tempo em que isso acontece, pode ocorrer de o operador se deparar com o pedido já faturado no sistema e realizar a preparação da entrega através da impressão da etiqueta de despacho disponível, onde constará um código de rastreio que ainda não foi atualizado via fluxo do NIFI, ocasionando assim a geração da etiqueta com a informação incorreta que, por padrão do OMS, assume o valor do “orderId + fulfillmentId” ocasionando posteriormente problemas no despacho do volume com o transportador e acompanhamento do pedido pelo cliente final.
1.3 Solução apresentada:
Visando sanar os problemas de geração de etiquetas incorretamente, foi adicionada uma trava dentro do Instore que irá impedir a preparação do envio para transportadoras que demandam do código de rastreio gerado via integrador enquanto o trackingNumber não estiver de acordo com o padrão esperado. Uma vez que ele for atualizado, o Instore permitirá seguir com o processo.
Essa trava será configurada pelo nosso time de relacionamento com o cliente para as transportadoras que passam pelo processo de geração de tracking por integradores.
1.3.1 Quais transportadoras irão receber a trava?
Qualquer transportadora será apta para receber as validações da melhoria, para isso devemos informar as transportadoras ao time da Linx.
Observação: Apenas os carriersId informados para o nosso time serão afetados pela configuração e a trava só irá acontecer mediante do parâmetro.
1.4 Funcionamento na prática:
A partir da habilitação do parâmetro para uma determinada transportadora, serão feitas as seguintes validações:
- Se trackingNumber não existir ou for nulo dentro do volume do pedido = PREPARAÇÃO DO ENVIO BARRADA.
- Se trackingNumber for igual a: “orderId + fulfillmentId” padrão OMS = PREPARAÇÃO DO ENVIO BARRADA.
- Se trackingNumber existir e ser diferente de “orderId + fulfillmentId” e atender aos padrões do transportador = PREPARAÇÃO DO ENVIO LIBERADA.
Cenário de exemplo:
- Pedido - 477416931773105-F1 - Filial L11
- carrierId – 250
- Quando trackingNumber for inexistente
Figura 1: Exemplo de pedido sem o trackingNumber
Conforme apresentado acima, o pedido não possui um trackingNumber, e nas configurações do cliente ativamos a solução e inserimos a transportadora 250 utilizada no pedido.
Apresentaremos a contenção do pedido dentro do Instore, que acontecerá em 2 telas:
1° Detalhe da entrega – botão “Preparar para envio” fica inacessível e um popup é apresentado informando que o trackingNumber do pedido ainda não foi gerado:
Figura 2: Detalhes da entrega - exemplo de pedido contido por não ter o trackingNumber gerado
2° Lista de preparação de entrega – Na seleção de 1 ou mais pedidos, caso algum dos pedidos seja de um transportador citado na configuração do cliente e ele atenda as regras de contenção, um popup será apresentado em tela informando que o trackingNumber do pedido ainda não foi gerado. Sendo assim o agrupamento de pedidos para preparação de entrega não poderá possuir nenhum pedido com erro.
Figura 3: Lista de preparação da entrega - exemplo de pedido contido por não ter o trackingNumber gerado
Caso o pedido tenha seu trackingNumber atualizado corretamente pelo integrador, o mesmo deverá ser liberado imediatamente para prosseguir normalmente com preparação do envio.
Exempo de pedido já com o trackingNumber correto:
Figura 4: Exemplo de pedido com o trackingNumber correto
Validando a liberação do pedido:
Figura 5- Detalhes da entrega - botão preparar para envio disponível
Lista de preparação de entrega:
Figura 6- Detalhes da entrega - seleção de pedido sem presença de erros.
Caso precise dessa melhoria em sua operação, entre em contato com o nosso time de relacionamento com o cliente que estará disposto a apoiar nas configurações necessárias.





