Sumário

1 Conceito

O módulo Troca de Óleo permite efetuar o registro das trocas de óleo e venda de outros produtos previamente configurados. Possui integração com o módulo Caixa e após o fechamento das pré-vendas, será disponibilizado no Ponto de Venda para emissão do cupom fiscal.

Também permite consultar o histórico de todas as trocas de óleo realizadas em um veículo e disponibiliza para todos os postos de uma rede.

Este módulo possibilita o controle e a facilidade nos processos de venda e troca de óleo e mantém as informações registradas para futuras consultas.


2 Requisitos

Para utilizar o módulo Troca de Óleo é necessário possuir liberação do módulo em seu CNPJ junto ao AutoSystem. Para conseguir a liberação, entre em contato com o setor comercial da Linx Postos.


3 Configurações

As configurações para o funcionamento do módulo Troca de Óleo devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas a seguir.


3.1 Permissões

Acessar o menu Configurações > Usuários > Grupo de Usuários > aba Configurações > Troca de Óleo. As permissões disponíveis podem ser acessadas conforme abaixo:

  • Relatórios > Relatório de pré-vendas da troca de óleo;
  • Troca de Óleo > Cadastro de cliente sem CPF/CNPJ na Troca de Óleo;
  • Troca de Óleo > Conceder desconto na venda de produtos;
  • Troca de Óleo > Realizar a pré-venda sem consultar o estoque;
  • Troca de Óleo > Permite alterar a forma de pagamento da pré-venda;
  • Troca de Óleo > Permite abrir turnos de outros usuários;
  • Troca de Óleo > Permite abrir turnos já fechados;
  • Troca de Óleo > Permite imprimir pré-venda;
  • Troca de Óleo > Permite excluir pré-venda;
  • Troca de Óleo > Permite fechar turno com pré-venda pendente;
  • Troca de Óleo > Permite alterar o valor unitário da troca de óleo.



3.2 Configurações Gerais

Para as configurações do módulo Troca de Óleo, acessar o módulo Gerencial, em Configurações > Módulos > Troca de Óleo. Será exibida a tela conforme imagem abaixo:



A tela Principal possui a opção:

  • Depósito padrão: informar o depósito que será utilizado como padrão para a movimentação.

A aba Grupos de Produto permite configurar os produtos que poderão ser vendidos no módulo Troca de Óleo, selecionando um ou mais grupos disponíveis.


Importante

Caso nenhum grupo de produtos seja selecionado, o sistema não exibirá produtos para utilização dentro do módulo Troca de Óleo.


A aba Opções possui os seguintes grupos:

  • Campos obrigatórios: é possível selecionar os campos que deverão ser preenchidos obrigatoriamente no pré-fechamento da venda.
  • Geral: será possível habilitar a opção Emitir relatório ao confirmar a pré-venda, que permite a emissão de um relatório de orçamento ao confirmar a pré-venda. Também é possível emitir relatório de conferência na impressora não fiscal local.



A aba Turno possui as opções conforme abaixo:


O módulo de Troca de Óleo conta também com configurações por turno, sendo possível utilizar o módulo com a configuração de turnos ou não. Para habilitar a utilização de turnos, basta marcar a opção Utilizar sistema de turnos.

Com a opção marcada, será possível realizar a configuração de turno através da guia Configuração. São dois modos de turnos:

  • Sequencial: ao selecionar esta opção, o campo Nr. De turnos será habilitado, sendo necessário informar quantos turnos deverão ser abertos ao longo do dia.
    Exemplo: inserida a quantidade de turnos três, será necessário realizar a abertura de 3 turnos mesmo que em algum deles não sejam realizadas movimentações. Vale lembrar que no turno sequencial não é permitido alterar a data e o turno.


Se marcado a opção Bloquear abertura do troca de óleo após turno do dia ter sido fechado, não será possível realizar abertura de mais turnos além dos sequenciais informados, sendo permitido apenas reabrir um turno já fechado se a permissão de usuário assim permitir. Se não estiver marcada, poderá ser aberto turnos referentes ao próximo dia fiscal, o que exigirá atenção junto a operação.




  • Turno livre: é possível realizar a abertura de quantos turnos for necessário, e o campo Fechamento dia será habilitado para que informe o horário em que o sistema inicia um novo dia, possibilitando assim a abertura de novos turnos a quais já existiram.
    Exemplo: ao informar 00:00 horas como início de um novo dia e ter utilizado quatro turnos do um ao quatro em sequência, ao passar do horário informado, poderá ser aberto novamente turnos do um ao quatro reconhecendo ser de um novo dia.


A opção Obrigar fechamento de turno ao ultrapassar horário de fechamento do dia não permite que o turno que esteja trabalhando durante o horário informado como fechamento do dia continue em funcionamento, sendo necessário realizar o fechamento do turno e realizar a abertura do próximo em um novo dia fiscal.



Se utilizada a opção Emitir aviso ao ultrapassar o horário de fechamento o sistema emitirá uma mensagem de orientação para o usuário realizar o fechamento, mas não o obrigará a fechá-lo, sendo possível continuar a utilizar o turno.



Também é possível selecionar sessões que serão impressas no relatório de fechamento:


 


Após o fechamento de um turno, é possível abri-lo novamente clicando no botão Reabrir que será exibido no momento da abertura de novo turno. Conforme imagem abaixo:



A aba Info Adic. permite adicionar informações relevantes à configuração.



3.3 Impressora Não Fiscal

Quando o módulo Caixa for PAF-ECF devido à legislação vigente, será necessário configurar uma impressora não fiscal para impressão dos códigos de barras gerados após o fechamento da pré-venda. Estes códigos serão utilizados no módulo Caixa para identificar a pré-venda.
Será possível realizar a configuração de Impressora não fiscal acessando Configurar Estação > Impressora não fiscal, selecionando a marca, modelo e informando a porta de comunicação direta ou endereço de IP e porta para conexão:



Se não possuir configuração em Impressora não fiscal, o sistema irá realizar a busca de uma impressora em Configurar Estação > Impressoras.


Para que a impressora apareça em sua lista, basta realizar a configuração com seu sistema operacional e posteriormente executar o módulo Configurar Estação.
Para configurar, preencha os campos:

  • Modo: selecionar a opção Genérico / Somente Texto;
  • Padrão para: selecionar a opção Comprovante Não-Fiscal.

Conforme imagem acima.


4 Funcionalidades

O módulo Troca de Óleo permite efetuar registro das trocas de óleo realizadas no posto e lançar uma pré-venda no módulo Caixa.

Após realizar as configurações no módulo Gerencial, é apresentado a tela de login de usuário e posteriormente informado o usuário e turno em que será utilizado o módulo de Troca de Óleo, conforme imagem:




Após realizar o login, serão apresentadas informações referentes ao turno que será utilizado:



Se a configuração de turnos for Livre, poderá editar a data e número do turno a ser utilizado.

Após login, será apresentada a tela de operações do módulo Troca de Óleo:



4.1 Pré-vendas

Ao clicar no botão Pré-venda, será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os seguintes botões:

  • Nova: permite lançar pré-vendas;
  • Editar: permite editar uma pré-venda;
  • Excluir: permite excluir uma pré-venda. Cabe ressaltar que, para que o botão "Excluir" seja habilitado na tela, este deverá ser configurado no em Configurações > Usuários > Grupo de Usuários > Troca de Óleo conforme citado no item 3.1.;
  • Imprimir: permite imprimir a pré-venda selecionada;
  • Fechar: permite fechar a tela de pré-vendas.

Ao clicar no botão Nova será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os campos:

  • Identificação: informar a identificação do cliente;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Placa: informar a placa do veículo. Caso a placa informada seja diferente da placa cadastrada no módulo Gerencial > Cadastros > Clientes, aba Frota, o sistema exibirá uma mensagem conforme imagem abaixo:



  • KM: informar a quilometragem;
  • Veículo: informar o veículo;
  • Motorista: informar o motorista;
  • Atendente: informar o atendente;
  • Forma pagto.: informar a forma de pagamento.

No campo Relação de produtos serão exibidos os produtos adicionados na pré-venda. Esta tela possui os botões:

  • Produto: informar o código ou código de barras de um produto;
  • Adicionar: permite adicionar produtos à pré-venda caso não tenha o código ou código de barras para utilizar;
  • Editar: permite editar o produto selecionado;
  • Excluir: permite excluir o produto selecionado;
  • Imprimir: permite imprimir a pré-venda. Cabe ressaltar que, para que o botão "Imprimir" seja habilitado na tela, este deverá ser configurado no caminho Configurações > Usuários > Grupo de Usuários > Troca de Óleo conforme citado no item 3.1.

Ao clicar no botão Adicionar será exibida uma tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os campos:

  • Produto: informar o produto;
  • Quantidade: informar a quantidade;
  • Preço unit.: exibe o valor unitário;
  • Valor: exibe o valor;
  • Desconto: informar o valor percentual de desconto, ou o valor em reais;
  • Total: exibe o valor total do produto;
  • Vendedor: informar o vendedor.

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.

Caso tenha sido configurado para emitir relatório de pré-venda, na configuração do módulo de Troca de Óleo, ao confirmar uma pré-venda ele será emitido conforme imagem:




Importante

Conforme configuração de impressão realizada na configuração do módulo Troca de Óleo, poderá será apresentado na tela o relatório de impressão de pré-venda confirmada. Caso possua alguma impressora informada no Configurar Estação, este relatório será enviado diretamente para ela.


4.2 Clientes

Ao clicar no botão Clientes será exibida a tela conforme imagem abaixo:


Esta tela possui os campos:

  • Identificação: informar a identificação do cliente;
  • Nome: informar o nome do ciente.

Esta tela possui os botões:

  • Realizar pré-venda: permite iniciar uma pré-venda para o cliente selecionado;
  • Novo cliente: permite registrar um novo cliente no sistema;
  • Visualizar dados: permite visualizar os dados do cliente selecionado;
  • Cancelar: permite retornar à tela inicial.

Ao clicar no botão Novo Cliente será exibida a tela conforme imagem a seguir:


Esta tela possui os campos:

  • Placa: informar a placa do veículo;
  • CPF/CNPJ: informar o CNPJ ou CPF;
  • Código: exibe o código do cliente;
  • Nome: informar o nome;
  • Sexo: selecionar o sexo;
  • Logradouro: informar o endereço;
  • Número: informar número do logradouro;
  • Inscr. est.: informar inscrição estadual;
  • Data nasc: informar data de nascimento;
  • Bairro: informar o bairro;
  • Município: informar o município;
  • UF: informar o estado;
  • País: informar o país;
  • CEP: informar o CEP;
  • Telefone: informar o número de telefone;
  • FAX: informar o número do FAX;
  • Celular: informar o número de celular;
  • E-mail: informar o e-mail.

O painel Dados do veículo possui os campos:

  • Descrição: informar a descrição do veículo;
  • Frota: informar o número da frota;
  • Motorista: informar o motorista.

Após preencher os campos, clicar no botão Salvar para registrar as alterações, será exibida a tela de Nova pré-venda.


4.3 Produtos

Ao clicar no botão Produtos será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os campos:

  • Código: informar o código do produto;
  • Nome: informar o nome;
  • Aplicação: informar a aplicação do produto.

O painel Informações sobre o produto selecionado possui os campos:

  • Trocar após KM: exibe a quilometragem máxima para troca do produto;
  • Aplicação: exibirá a aplicação do produto, cadastrada no módulo Gerencial > Cadastros > Produtos, na aba Informações.

Esta tela possui os botões:

  • Adicionar à pré-venda: permite adicionar o produto selecionado à uma pré-venda;
  • Fechar: permite fechar esta tela.


4.4 Históricos

Ao clicar no botão Histórico será exibida a tela conforme imagem abaixo:


Esta tela possui os filtros:

  • Identificação: informar a identificação do cliente;
  • Cliente: informar o cliente;
  • Funcionário: informar o funcionário que realizou a pré-venda;
  • Placa: informar a placa do veículo;
  • Período: informar o período.
  • Turno: informar um turno para consultar o histórico da troca de óleo.

Após preencher os filtros, clicar no botão Visualizar. Será exibido um relatório com as informações das pré-vendas realizadas, conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os botões:

  • Imprimir: permite imprimir o relatório de pré-venda;
  • Fechar: permite fechar a tela de histórico.


4.5 Fechar Turnos

Ao selecionar o fechamento de turno, será apresentada a mensagem para que o usuário confirme o fechamento, conforme imagem:



Ao fechar um turno, o sistema pode permitir ou não o seu fechamento com venda pendente, sendo necessário configurar as permissões no caminho Configurações > Usuários > Grupo de Usuários > Troca de óleo > Permite fechar turno com pré-venda pendente.
Caso tenha sido configurado a não permissão de fechamento de turno com pré-venda pendente, e no momento do fechamento houver a pendência, será apresentada a seguinte mensagem:




Com o fechamento realizado, poderá ser impresso o relatório de fechamento de turno, caso tenha sido realizada a configuração para emissão das informações dentro do módulo Troca de Óleo, conforme imagem:



Ao confirmar, será impresso um relatório com as informações configuradas no módulo:




Importante

O relatório será emitido na impressora configurada na tela de Configurar Estação.


4.6 Baixar Pré-vendas

Para realizar o fechamento da pré-venda, acessar o módulo Caixa. Será exibido um ícone de pré-venda na tela, conforme imagem abaixo:



A versão Não PAF do módulo Caixa, exibirá algumas diferenças em relação à versão PAF-ECF, que serão descritas a seguir.


4.6.1 Versão Não PAF

Ao clicar no ícone Pré-venda, será exibida uma tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os botões:




  • Exibir: permite filtrar as pré-vendas emitidas por módulos;
  • Nova – F8: permite incluir pré-vendas;
  • Editar – F6: permite editar a pré-venda selecionada;
  • Mesclar – F9: permite mesclar duas ou mais pré-vendas;
  • Baixar – F5: permite realizar a baixa das pré-vendas;
  • Imprimir – F3: permite imprimir um relatório da pré-venda;
  • Cancelar – F7: permite cancelar pré-vendas;
  • Fechar – ESC: permite fechar a tela.

Ao clicar no botão Nova F8 será exibida a tela conforme imagem a seguir:



Esta tela possui os campos:

  • Identificação: informar a identificação do cliente;
  • Cliente: informar o cliente.

A aba Produtos possui os botões:

  •  Adicionar: permite adicionar produtos;
  • Editar: permite editar produtos;
  • Excluir: permite excluir produtos.

Na aba Observação será possível adicionar uma observação referente à pré-venda.

Após finalizar as configurações, clicar no botão Salvar F5 para registrar a pré-venda.

Ao clicar no botão Baixar F5 o cupom fiscal será gerado na tela e poderá ser dado continuidade na venda.


4.6.2 Versão PAF

Ao clicar no ícone Pré-venda, será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os botões:

  • Editar – F6: permite editar a pré-venda selecionada;
  • Mesclar – F9: permite mesclar duas ou mais pré-vendas;
  • Baixar – F5: permite realizar a baixa da pré-venda;
  • Cancelar – F7: permite cancelar a pré-venda selecionada;
  • Fechar – ESC: permite fechar a tela.

Ao clicar no botão Baixar F5 o cupom fiscal será gerado na tela e poderá ser dado continuidade na venda.
 

Importante

Quando o módulo Caixa for PAF-ECF devido à legislação vigente, a opção de Editar pré-venda não estará habilitada. Também será necessário possuir leitor de código de barras para a leitura dos códigos das pré-vendas.



  • Sem rótulos