ASSUNTO

Implementação do projeto Service Online Booking (SOB) VW

PRODUTOLinx DMS Bravos
MENU(FabricaVW.exe) → Fabrica VW > Parâmetros
DATA

 

AUTORAutomotivo
AREAMontadora - Fábrica
FINALIDADE

Configuração e realização do processo do Service Online Booking (SOB) VW

ABRANGÊNCIA

Este programa destina-se a todas as concessionárias da marca Volkswagem

APLICAÇÃO

Este processo efetua a integração dos agendamentos da oficina, realizando o envio dos agendamentos feitos no BRAVOS e recebendo os agendamentos realizados no site da montadora.

A comunicação ocorre de forma on-line, enviando os dados dos agendamentos desde a sua criação, posteriores alterações e até a finalização destes com o fechamento da Ordem de Serviço, ou seu cancelamento.

Importante

Sempre que ocorrer algum tipo de inconsistência no envio, o registro em questão será marcado como pendente para ser enviado posteriormente à montadora de forma automática, não sendo necessário, nesse caso, nenhuma ação manual para reenviá-lo, mas é necessário corrigir a situação apresentada para que o reenvio ocorra com sucesso.

Esse processo de reenvio será executado pelo Linx DMS Integrador, portanto, executar os passos descritos no manual "Linx DMS Integrador - Service Online Booking".

Por definição da montadora caso exista algum consultor sem CPF preenchido no cadastro de vendedores do BRAVOS, os dados de agendamentos deste consultor não serão integrados com o site, uma vez que o CPF do consultor é campo chave para a comunicação dos agendamentos.

Os agendamentos de oficina realizados através do Linx DMS Mobile (Check-in Oficina) também serão integrados com o site do Service Online Booking.

A seguir são descritos os procedimentos para configuração e utilização do BRAVOS, para o envio e recebimento dos agendamentos realizados.

Processos

  • Envio dos agendamentos realizados no BRAVOS.
  • Consulta e integração dos agendamentos realizados no site da montadora.

Configuração do BRAVOS

Para configurar a integração é necessário preencher previamente os dados de acesso no BRAVOS, conforme as instruções a seguir:

  • Abra o programa "FabricaVW.exe", acesse o menu: "Fabrica VW > Parâmetros" e entre na aba "SOB"

 

Figura 1: Aba SOB nos parâmetros do Fabrica VW
  • Marque a opção "Utiliza SOB" e preencha os campos que serão habilitados conforme a instrução a seguir:
Figura 2: Aba SOB com os campos habilitados
  • Usuários para notificação: Usuários que receberão o email de notificação em caso de inconsistências no processamento
  • Usuario: Informe o usuário com acesso ao serviço
  • Senha: Informe a senha do usuário com acesso ao serviço
  • Consumer Key: Informe o "Consumer Key" de acesso ao serviço
  • Consumer Secret: Informe o "Consumer Secret" de acesso ao serviço

IMPORTANTE: Todos os dados de acesso que devem ser preenchidos nessa aba são fornecidos pela montadora

  • Após preencher os campos, clique no botão "Aplicar" e feche o programa

Carga Inicial

Ao iniciar a utilização do processo SOB a montadora solicita que seja enviada uma carga inicial de agendamentos ao seu portal. Para isso, existe uma opção nos parâmetros do programa "FabricaVW.exe" A seguir estão as instruções para enviar a carga inicial.

  • Abra o programa "FabricaVW.exe", acesse o menu: "Fabrica VW > Parâmetros" e entre na aba "SOB"
Figura 3: Parâmetros do Fabrica VW
  • Coms os parâmetros devidamente preenchidos, clique no botão "Carga Inicial" e aguarde a mensagem de sucesso
Figura 4: Botão Carga Inicial
  • Caso ocorra algum erro na transmissão da carga inicial, será exibida, na tela, uma mensagem informando que não foi transmitido com sucesso e uma mensagem explicando o motivo da não transmissão e este motivo deverá ser tratado e corrigido pela concessionária. É importante que a carga seja realizada, portanto, esse processo deverá ser realizado até que a mensagem de envio com sucesso seja apresentada.
Figura 5: Erro ao transmitir a carga inicial

Envio dos agendamentos realizados no BRAVOS

Com a integração ativa, todo agendamento realizado no BRAVOS será integrado com o site, portanto na sua criação, será consultado o site da montadora para identificar se o horário selecionado está disponível e caso negativo, será disparada uma mensagem em tela, informando que o horário não está mais disponível e o usuário deverá selecionar um outro horário na agenda.

Figura 6: Aviso de agendamento já existente no site

As comunicações ocorrem de forma online, então, a cada atualização da agenda ou na inclusão de um novo agendamento, haverá a atualização da agenda, integrando os agendamentos realizados no site. No caso de duplicidade de horário na agenda do BRAVOS, os agendamentos que foram originados no BRAVOS deverão ser alocados para outro horário ou outro consultor.

Qualquer inclusão ou alteração de agendamento realizada no BRAVOS, irá disparar um envio do registro para o site da montadora. Caso ocorra algum problema na transmissão do registro, será exibida mensagem informativa em tela explicando o motivo

Figura 7: Erro de transmissão de agendamento do BRAVOS

Caso a mensagem seja apresentada, identifica que o agendamento não foi transmitido ao site da montadora. Deverá ser realizado a alteração necessária e realizado o envio novamente, entrando no agendamento e clicando no botão "Salvar". Esse processo deverá ser realizado até que não seja apresentada mensagem de erro.

Importação dos agendamentos realizados no site da montadora

O processo de agendamento VW permite que os clientes, que utilizam a rede, realizem o agendamento do serviço no site disponibilizado pela montadora, esses agendamentos serão importados do site e serão exibidos na tela da agenda da oficina no BRAVOS.

A seguir estão alguns exemplos do funcionamento da tela com esta nova funcionalidade.

  • Abra o programa "FluxoOficina.exe", aba "Agenda (365)", ao clicar no botão "Atualizar Agenda", os dados de agendamentos existentes no site da montadora serão incluídos no BRAVOS e apresentados em tela. A agenda também pode ser acessada pelo programa "BRAVOS.exe" no menu "Oficina > Agendamento de Oficina".
Figura 8: Agendamento importado do site para o BRAVOS
  • O campo observação dos agendamentos provenientes do site irão apresentar o texto indicativo "Agendamento importado do site SOB da VW", para que o concessionário possa diferenciar esses agendamentos dos demais. Caso o agendamento proveniente do site não seja de algum cliente previamente cadastado na base da concessionária, o sistema fará automaticamente o cadastro simplificado do cliente, que deverá ser devidamente preenchido e finalizado posteriormente.
  • A partir da inclusão no BRAVOS do agendamento realizado no site, ele passa a comunicar com a montadora normalmente então, qualquer alteração de agendamento realizada no BRAVOS, irá disparar um envio do registro para o site da montadora. Caso ocorra algum problema na transmissão do registro, será exibida uma mensagem informativa em tela explicando o motivo
Figura 9: Erro de transmissão de agendamento do BRAVOS

Caso a mensagem seja apresentada, identifica que a atualização do agendamento não foi transmitida ao site da montadora. Deverá ser realizado a alteração necessária e realizado o envio novamente, entrando no agendamento e clicando no botão "Salvar". Esse processo deverá ser realizado até que não seja apresentada a mensagem de erro.

  • Tanto os bloqueios quanto os desbloqueios de horários realizados através da tela de agenda de oficina do BRAVOS (botão direito na agenda, opção "Bloquear Tempo/Excluir Tempo Bloqueado"), serão transmitidos para o site da montadora, afim de manter as agendas sincronizadas.
Figura 10: Bloqueio da agenda do BRAVOS

Dicas

Logs: O processo de integração dos Agendamentos gera alguns logs. Caso ocorra erro ao incluir ou alterar um agendamento, ele será gravado no diretório padrão de arquivos do Linx Bravos (Campo “diretório arquivos” da aba Arquivos do cadastro de empresas e revendas) com o nome 
“LogLinxSOBVWaaaa_mm_dd.txt”, onde aaaa=ano, mm=mês e dd=dia. Exemplo de nome do arquivo de log de 01 de janeiro de 2019: LogLinxSOBVW2019_01_01.txt

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos