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Orientações gerais para utilização de metas na farmácia:

Para a utilização do programa de Metas, uma das orientações a farmácia é a utilização do Controle de Filial por Senha ou Biometria de Colaborador. (Parâmetros > Parâmetros > Controle de Filial > Controle de Liberação )

Também recomenda-se configurar a exigência de senha do colaborador na hora da venda, para evitar parcerias no cumprimento das metas. 

 - Para isso, acesse o programa Parâmetros > Parâmetros > Vendas : Pedir senha do vendedor ao iniciar venda? e marque esta opção.




No primeiro acesso ao programa de metas, o sistema realiza o processamento do histórico de dados dos últimos 02 anos, para comparativos  e formação das metas, este processo pode demorar dependendo do volume de dados a processar.

Para compreender o funcionamento do programa de metas no sistema, se faz necessario entender o cadastro de metas e a analise destas. Para isso foram criadas duas outras paginas no Share.

A primeira pagina apresenta o funcionamento do programa MTA001 - Cadastro de Metas, nela constam informações de como cadastrar metas para a farmácia, podendo esta ser divida por grupos principais, laboratórios, tipos de produto entre outros, o cadastro de metas no Softpharma é de múltipla escolha, onde a farmácia pode trabalhar com metas para filial, vendedor, por grupo/tipo/laboratório, conforme desejar.

Para conhecer os detalhes deste programa acesse esta pagina:  Cadastro de Metas – MTA001


Após o cadastramento das metas é possível acompanhar seus resultados através do programa MTA002 - Análise de Metas.

Para conhecer os detalhes deste programa acesse esta pagina:  Análise de Metas – MTA002


Neste programa MTA002,  temos uma configuração importante a ser orientada para o responsável da farmácia, que é a visualização a somente da sua meta para vendedores. Para isso a guia 01 deste programa deve ser desmarcada.


Outras informações importantes para a utilização de Metas:

Quando configurada metas para Gerentes, é extremamente importante a realização de troca de turno (PAR109), para que as vendas sejam contabilizadas corretamente.

Outra configuração importante para o adequado gerenciamento de metas, se refere a configuração de feriados (PAR117), para que o rateio de valores a serem atingidos diarimente sejam calculados de forma correta.

Alguns outros relatorios podem ser utilizados para obter informações de historico de vendas para o cadastro das metas. Dentre eles:

  • Vendas Tipo de Produto: apresenta informaçoes como descontos/ ticket medio/clientes atendido;
  • Lucratividade: apresenta informaçoes como venda liquida / venda bruta /  desconstos / CMV;
  • Movimento de Produtos:  apresenta informaçoes como vendas por grupo principal / tipo de produto / laboratorio / produto.


  • Sem rótulos