Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

Cadastro manual de redução Z (impressora Matricial)

Para os clientes que ainda possuem modelos de impressoras matriciais, as Reduções Z emitidas diariamente deverão ser cadastradas manualmente, pois, as mesmas não têm memória interna, dificultando o processo de gravação automática dos registros de movimentação, como é feito atualmente com as impressoras de modelos térmicos. 

Para cadastrar as Reduções Z é necessário possuir em mãos cada uma delas, se por algum motivo estiver faltando a movimentação de algum dia, poderá ser consultada pelo menu 990 - Menu Fiscal > Espelho MFD da tela de Vendas, informe o dia que está faltando ou o número de COO, se souber. Será impresso, em formato texto, um arquivo semelhante à Redução Z, na pasta PAF dentro da pasta padrão do Linx Farma Big.

Assim que tiver as movimentações de todos os dias, acesse o menu Cadastros > Fiscais > Redução Z e cadastre as informações.

  

Figura 01 - Cadastro de redução Z
 
 - (Movimento do Dia ou Dia de Movimentação): deve ser informado o Movimento do Dia, que é diferente do dia em que a Redução Z foi emitida como pode ser notado no exemplo da Figura 01 acima;

 - (Contador de Reinício de Operação ou CRO): é um acumulador irreversível, incrementado de uma unidade sempre que o equipamento for recolocado em condições de uso, em função de intervenção técnica que implique em alterações de dados fiscais, ou quando a memória fiscal é reconectada à placa controladora do "software básico". O campo deve ser preenchido conforme impresso em cada cupom.

 - (Contador de Reduções Z ou CRZ): acumula a quantidade de reduções Z efetuadas até o momento da emissão da leitura X. O campo deve ser preenchido conforme impresso em cada cupom.

 - (Contador de Ordem de Operações da Redução Z e Final ou COO): como o próprio nome diz é um contador, um valor acumulativo de operações do emissor de cupons. Os dois campos são equivalentes à mesma informação.

 - (Grande Total (GT) ou Totalizador Geral): acumulador irreversível que mostra o valor bruto de toda movimentação, inclusive acréscimos (arredondamentos) de todos os registros relativos à ICMS ou ISS. O campo deve ser preenchido conforme impresso em cada cupom.

 - (Venda Bruta (VB)): valor bruto acumulado do movimento do dia até o momento da emissão da Leitura X. O campo deve ser preenchido conforme impresso em cada cupom.

 - (Totalizadores Fiscais de ICMS e ISSQN): é uma seção composta por vários valores referentes aos Impostos Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e Impostos Sobre Serviços de Qualquer Natureza que devem ser preenchidos de acordo com o que estiver impresso em cada cupom. Segue abaixo a composição dos valores tanto para ICMS quanto para ISSQN, caso existir:

      • Valores Tributados (TAlíquota% ou SAlíquota%): nos campos que tiverem essa formação, deve-se informar o valor correspondente à coluna, por exemplo, TA, TB etc. (ICMS), que são correspondentes aos valores 17,00% e 05,00%, respectivamente, conforme Redução Z da Figura 01, ou SA, SB etc. (ISSQN);

      • Cancelamento (Can-T ou Can-S): deve-se informar o valor acumulado dos cupons que foram cancelados na impressora fiscal e dos itens que foram retirados da venda tanto para ICMS quanto para ISSQN;

      • Desconto (DT ou DS): deve-se informar o valor acumulado ao realizar um arredondamento para um valor inferior ao valor da venda, tanto para ICMS quanto para ISSQN;

      • Acréscimo (AT ou AS): deve-se informar o valor acumulado ao realizar um arredondamento para um valor acima do valor da venda, tanto para ICMS quanto para ISSQN;

      • Valores Não Tributados (Substituição Tributária (F / F1 ou FS / FS1), Isenção (I / I1 ou IS / IS1) e Não Incidência (N / N1 ou NS / NS1)): deve-se informar os valores acumulados de cada um dos totalizadores não tributados tanto de ICMS quanto de ISSQN.

 - (Operações Não Fiscais): deve-se informar o valor cumulativo de todas as operações não fiscais como: Sangrias, Suprimentos, Recargas de Celular etc.

 - (Contador de Ordem de Operações Inicial (COO)): este valor não é indicado na impressão do cupom da Redução Z, mas para informar seu valor basta pegar o valor do COO da última Redução Z e somar mais 1, por exemplo, seguindo a Figura 01, o COO da última Redução Z foi 238 + 1 = COO Inicial 239. O COO do dia seguinte será 244, pois, o COO da Redução Z é 243, e assim sucessivamente.

 - (Contador de Ordem de Operações Final (COO)): este valor também não é informado na impressão do cupom da Redução Z, mas para informar seu valor basta subtrair 1 do total do campo COO Redução Z.

 - (Filial): este campo normalmente já aparece preenchido automaticamente, mas, se estiver errado, poderá ser alterado.

 - (Impressora): é um campo composto das informações: Código da Filial, Nº do Caixa e Nº de Série. Selecione qual for correspondente. 
 
Salve o cadastro e repita a operação até que todas as reduções diárias estejam registradas. Lembrando que para as impressoras de modelos térmicos esse procedimento não é necessário, pois, as reduções são cadastradas automaticamente pelo sistema, após cada emissão de Redução Z. 

Geração do arquivo principal

Para a geração do arquivo Sintegra à ser enviado ao Governo, vá ao menu Fiscal > Geração do Arquivo Sintegra.

  

Figura 02 - Geração do arquivo Sintegra

  

A filial já aparecerá selecionada automaticamente, não podendo ser alterada, a menos que, a geração do arquivo esteja sendo feita pelo Escritório. Se for necessário editar alguma informação da filial,  clique no botão .

Na aba Parâmetros para a geração do Arquivo selecione os registros necessários para a geração.


Importante


Para cada Estado são exigidos registros diferentes, logo, deve-se consultar o contador para que este informe quais registros serão necessários.


Nota


Quando o Registro 74 - Inventário for marcado será habilitada a seção Data da Posição de Estoque - Registro 74 em que será possível verificar em que situação se encontra o estoque na data selecionada. Juntamente à essa seção também será habilitada a seção Tipo de preço que poderá ser escolhida entre: Custo médio (PMC) ou Compra unitário (Preço de Cadastro)


Essas duas seções deverão ser utilizadas conforme determinação de cada Estado. 

 

A seção Gerar arquivo com produtos por:  Código Barras ou Código Interno deverá ser marcada de acordo com determinação de cada Estado.

Para atender os requisitos dos clientes que geram o arquivo do Sintegra semanalmente ou quinzenalmente, a geração desse arquivo poderá ser feita por intervalos de data conforme necessário. Se escolher a opção Mês Fechado funcionará como antes, informe apenas o mês e ano correspondente que deseja gerar o arquivo.

Se escolher a opção Período de à informe os dias do mês que deseja gerar o arquivo.

 

Nota


Os dias informados tanto na data inicial quanto na final devem estar dentro do mesmo mês, pois, o Sintegra é validado mensalmente.

Não se pode, por exemplo, informar data inicial 15/01/2011 e final 10/02/2011. A data final, no caso de ser a última semana do mês, sempre deve conter o último dia do mês selecionado na data inicial. 

 
Note que ao selecionar o período desejado para geração, o nome do arquivo será alterado automaticamente, a fim de evitar a substituição do arquivo gerado anteriormente como havia sendo feito até o momento.

A Finalidade do Arquivo dependerá da necessidade e poderá ser escolhida entre:

  • Normal: Opção mais comumente utilizada, serve para gerar o arquivo de maneira completa.

  • Retificação total de Arquivo: Caso tenha gerado e enviado o arquivo com alguma informação errada, gera-se e envia-se novamente com a informação correta. Essa opção efetua a substituição total de informações prestadas pelo contribuinte referentes ao período estipulado.

  • Retificação aditiva de Arquivo: Caso tenha faltado algum registro no arquivo, gera-se e envia-se novamente com o registro adicionado.

  • Desfazimento: Neste arquivo de informação referente a operações/prestações não efetivadas (neste caso, o arquivo deve conter, além dos registros tipo 10 e tipo 90, apenas os registros referentes às operações/prestações não efetivadas).

 
O campo Layout PR deverá ser utilizado apenas por este Estado, pois, o processo de geração do arquivo é diferente dos outros Estados.
Após selecionar todos os dados necessários e o período  clique no botão  ou atalho F3, então será exibida a seguinte tela com as movimentações referentes aos dias em que não houve Redução Z cadastrada.

  

Figura 03 - Dias sem redução Z cadastrada

  

Se houver algum dia pendente,  clique duas vezes sobre o mesmo e cadastre-o conforme explicado acima.

Em seguida  clique no botão  ou atalho F3 e se houver algum registro com inconsistência será aberta a tela abaixo:

  

Figura 04 - Erros encontrados no arquivo principal

  

Poderá haver muitos tipos de inconsistências encontradas pelo Sintegra.exe. Essas inconsistências poderão ser visualizadas na parte inferior da tela em Detalhes do erro, e dependendo do erro, será mostrada a solução do mesmo.

Para corrigir a inconsistência  clique no botão  ou atalho F2 e então será direcionado ao módulo/operação em questão.

As validações que serão feitas são as seguintes:

  • - Se existem Reduções Z duplicadas (60M);
  • - Se a soma dos totalizadores (60A) bate com o bruto da Redução Z (60M);
  • - Se existe algum totalizador inválido (00T0, 0000) nos registros (60D, 60I e 60R); 
  • - Se o COO Inicial e COO Final estão em branco (60M);
  • - Se o COO do cupom está em branco (60I);
  • - Se existe algum totalizador utilizado nos produtos (60I) que não foi discriminado na Redução Z (60A);
  • - Se os Registros 60D que possuem percentual de ICMS possuem base de cálculo de ICMS e valor de ICMS;
  • - Se existe algum produto no Registro 75 que não consta em nenhum registro 60D, 60I, 60R, 54, 74 e 61R;
  • - Se existem código de barras duplicados no Registro 75;
  • - Se os Registros 54 tem cabeçalho no Registro 50;
  • - Se o CFOP do cabeçalho da Nota Fiscal está em pelo menos um item;
  • - Se o CNPJ e a IE informados na Nota Fiscal de entrada são iguais aos do Cadastro de Fornecedores.

 
A cada registro corrigido, a grade de dados será atualizada, como a maioria dos registros são dependentes, não será necessária a correção de muitos deles, pois, a correção de uma inconsistência pode acarretar na correção de outras. Ao terminar as correções  clique no botão   ou atalho F3.
 

Nota


Não é obrigatório efetuar a correção dos registros, entretanto, não é garantido que o arquivo esteja com informações corretas, por isso, é aconselhável que seja feito o maior número de correções possível. 

 

Em seguida será exibida uma tela com várias abas separadas, correspondentes aos registros marcados na tela principal.

  

Figura 05 - Validação do arquivo Sintegra

  

Se houver algum registro que não passou pela validação da tela anterior, este será mostrado em sua aba correspondente como Inválido e deverá ser corrigido em seu devido módulo.
  

Nota


Se desejar visualizar apenas os registros inválidos marque a opção "Exibir apenas os registros com erro". 


 
Em seguida clique em  ou F3 para gerar o arquivo definitivamente. Após concluir todo processo, será necessário enviar o arquivo para a SEFAZ do Estado em que o estabelecimento está localizado.

  

Nota


Para verificar os passos para o envio, siga os processos do artigo Validador Sintegra e TED.... Acesse o artigo Validador Sintegra e TED.

  • Sem rótulos