ASSUNTO

Opção para a automatização do CT-e (Conhecimentos de Transportes Eletrônicos Destinados).

Produto

Fiscal

Menu

Menu Faturamento > Notas Fiscais >Conhec. de Transp. Eletrônico Destinado

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected]

Área

P&D DMS


Nova opção para fazer a consulta no SEFAZ para receber os XMLs de CTe onde a revenda é o tomador.

ABRANGÊNCIA

Todos os contribuintes 

APLICAÇÃO



Na AUTO-13924, foi criada uma nova opção no menu do Linx DMS, é a opção 56901 que fica em Faturamento > Notas Fiscais > Conhec. de Transp. Eletrônico Destinados, como pode ser visto na imagem abaixo:


A utilidade desta nova opção é semelhante a tela que já existia na opção Notas Fiscais Eletrônicas Destinadas.

Ou seja, esta opção nova serve para fazer downloads de XML emitidos por transportadoras contra o CNPJ da Revenda. Isso é feito clicando no botão assinalado na imagem abaixo:


Quando o usuário clica no botão Download de CT-e o Linx DMS vai ao Ambiente Nacional e traz automaticamente os XMLs dos CT-e que ainda não foram baixados. Note-se que o downloads do CT-e acontece já no primeiro momento, diferente do XML de NF-e onde o sistema necessita fazer o envio do evento de ciência da operação.

O usuário não tem que fazer nenhuma ação quanto ao endereço a ser usado pois vamos criar o campo já com o endereço que será usado que é o endereço assinalado na imagem abaixo. Mas caso este endereço venha a sofrer alteração futuramente, o mesmo estará disponível para manutenção em "Configuração" → "Cadastros" → "Manutenção de Webservice" opções de  "Produção" ou "Homologação" campo  "Distribuição de Documento Fiscal Eletrônico (CTeDistribuicaoDFe)"

(Obs: Quando configurado para o ambiente de homologação o endereço é outro e o LinxDMS já esta preparado para os dois ambientes conforme imagem acima)  


 


Depois de efetuar o download o Linx DMS vai exibir os CTe semelhante a imagem abaixo:


Quando na coluna ESCRITURADO estiver escrito NÃO, indica que o CTé ainda não existe no Linx DMS, então o usuário vai poder usar esta tela para fazer a escrituração.

Para fazer a entrada do CT-e no Linx DMS usando a tela de download o usuário tem duas opções, ele deve usar a opção que se refere ao processo que ele já usa hoje.

Sendo assim, quem faz a importação do XML pela opção abaixo:


Poderá clicar com o botão direito do mouse no CT-e que deseja importar e escolher esta opção:



Já para quem usa a Importação de CT-e por lote...



Poderá selecionar vários CT-e na lista da tela abaixo e usar o botão assinalado:



No campo assinalado abaixo o usuário pode informar o tipo de transação que deverá será usado na importação dos CT-e, isso vai agilizar o processo de importação:



A parte inferior da tela serve para aplicar filtros na lista de CT-e, para usá-la basta informar o filtro que deseja aplicar e clicar em PROCURAR:



Caso o usuário necessite exportar as informações da lista poderá usar os botões assinalados abaixo:



Clicando com o botão direito do mouse sobre um CT-e da lista o usuário pode usar a opção Visualizar XML...



Com isso o Linx DMS vai mostrar em uma nova tela o conteúdo do XML e , se o usuário necessitar poderá salvar uma cópia deste XML em qualquer pasta. Um exemplo da utilidade de salvar o XML é poder visualizar o CTe pelo programa “Visualizador de DF-e” disponibilizado pela SEFAZ.



Se o usuário necessitar da chave de qualquer CT-e que esteja na lista, ele pode clicar com o botão direito do mouse sobre ele e usar a opção abaixo:



Com isso o Linx DMS vai fazer um CTRL+C da Chave e o usuario vai poder fazer um CTRL+V em qualquer local onde ele necessite.

Um exemplo de uso é para o caso de precisar consultar o CT-e no SEFAZ, veja:



Ou então se precisar registrar o Evento de CT-e em desacordo no site https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/CteSSL/PrestacaoServicoDesacordo





DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.