Configuração da Integração POS Connect no Linx Big Farma


Para maiores informações acesse o link abaixo:


A partir da versão 3.0.20.0 - 22/12/2023 o Linx Big Farma passou a utilizar o fluxo Listagem de Pedidos à Integração POS Connect (Stone).


Esse artigo tem como finalidade demonstrar o funcionamento do POS Connect no Linx Big Farma.

É possível utilizar essa integração na Tela de Controle de Entregas ou PDV (Tela de Vendas).

Nesse artigo vamos abordar a Listagem de Pedidos (Controle de Entregas).

  • Listagem de Pedidos: Permite a criação de uma lista de pedidos a serem pagas no POS.


O propósito dessa integração é utilizar o fluxo Listagem de Pedidos no módulo de controle de entregas, disponibilizando no POS entregue ao motoqueiro uma listagem de entregas a serem feitas/recebidas em cartão. Dessa forma, o motoqueiro terá a facilidade de recebimento, visto que será necessário apenas selecionar o pedido e realizá-lo. E os recebimentos automáticos no sistema retornarão dados assertivos em valores, parcelas, NSU e bandeiras utilizados, sem a necessidade de inserção manual.


  • Para utilizar a funcionalidade no Linx Big Farma, é necessário entrar em contato com o nosso time comercial.
  • Cada Stonecode/CNPJ pode utilizar apenas um dos fluxos: Listagem de Pedidos ou Pagamento Direto. Essa configuração é realizada no ambiente Stone pela equipe Comercial.

Permissões

Para realizar o cadastro da maquineta do POS, será necessário liberar a permissão no cadastro de grupo de usuários.

Vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários. na aba Módulos. No campo de pesquisa digite POS, e serão localizadas as 2 opções que necessitam ser liberadas, conforme a Figura abaixo:


Figura 01 - Cadastro Grupo de Usuários


Troque o "N" pelo "S" e seta para cima ou para baixo para registrar a alteração.


Cadastros

Com a permissão liberada, vá até o menu Configurações > Cadastro de Maquineta (POS).

Para incluir um novo POS, basta clicar no botão e inserir as informações solicitadas na tela.


Figura 02 - Cadastro de Maquineta POS


  • Número de Série: O número de série é encontrado em uma etiqueta no POS ou em suas configurações;
  • Descrição: Texto livre para identificação da maquineta no módulo de entregas;


O botão seleciona uma cor específica para o cadastro, facilitando assim no momento de seleção da maquineta na tela de controle de entregas.

O campo "Este POS é capaz de se comunicar com o Validador Fiscal é restrito à lojas localizadas na UF do Ceará (CE), para comunicação com o MF-e.

A situação mostra se o cadastro está ativo ou não.


Se houver dúvidas sobre o cadastro de credenciadoras, acesse o artigo Novo Cadastro de Credenciadora de Cartões.


Configurações 

Após realizar o cadastro das maquinetas, e ter o serviço liberado, basta ir ao menu Configurações > Filiais > Integrações na aba POS Connect (Invoice Layer - Stone) para realizar a configuração da integração.


Figura 03 - Configuração Filiais - Integração POS Connect


Dentro dessa aba foram criados os seguintes campos:

  • Habilitar a Integração: Por padrão virá desabilitada e vai ter como funcionalidade habilitar a integração junto ao POS Connect, ativando o serviço;
  • : Interrogação azul para que se acesse essa página de artigo do share referente à integração do POS Connect;
  • Chave Privada: Essa chave privada é passada pela Pagar.me (Stone);
  • URL de Comunicação: Esse campo virá preenchido com o URL padrão que é https://api.pagar.me;
  • ID da Conta: Esse campo tem como funcionalidade fazer a comunicação com o webhook, que é um recebimento automático, tal informação é passada também pelo pagar.me (Stone);
  • Tipo Integração: Virá com as opções de Listagem de Pedido e Venda Direta no PDV, o campo já vai estar pronto para ser selecionado;
  • - Esse botão testa a comunicação com a URL junto ao WS, esse botão só estará disponível após a integração estar habilitada e salva;


Abaixo dessas configurações, foram incluídas três subabas chamadas de Terminais POS, Tipos de Pagamento e Bandeiras .

Terminais POS

Essa aba abriga os POS cadastrados e ativos que podem ser utilizados na integração com o POS Connect.

Pode ser localizado através do filtro na grade por descrição e também através do botão , acessando o cadastro de POS (Maquineta).

Abaixo do filtro e botão, existe a grade que possui três colunas que são elas:

  • Descrição do Terminal POS: Será exibida exatamente a descrição que está no cadastro;
  • Número de Série: Será exibida exatamente o numero de série que está no cadastro;
  • Situação: Será exibido o status de ativo por padrão. Só serão exibidos POS ativos. 


Será permitido marcar mais de um POS a ser utilizado no Controle de entregas através do botão de atalho Ctrl + F5.


É obrigatório marcar pelos menos um registro na grade para salvar as informações de integração.

Tipos de Pagamento


Figura 04 - Aba Tipos de Pagamento


Nessa aba poderão ser configurados os tipos de pagamentos que serão utilizados pelo sistema quando uma entrega for recebida em um meio/modalidade de pagamento diferente daquela que foi informada no momento em que a entrega foi registrada no sistema.


Por Exemplo

Entrega registrada com meio de pagamento em Cartão de Crédito, porém no POS foi recebido como Débito (o valor do pagamento recebido em debito é exatamente o que era para ser recebido em crédito), com isso o ERP vai utilizar automaticamente o tipo de pagamento configurado em Cartão de Débito quando a entrega for finalizada


Os campos dos tipos de pagamento são oriundos do cadastro no Linx Big Farma,

Para maiores informações sobre o cadastro de tipos e formas de pagamento acesse o artigo Tipos e Formas de Pagamento.

Bandeiras


Figura 05 - Aba Bandeiras


Essa aba tem a finalidade de permitir que seja feita a associação de bandeiras que o POS Connect aceita com as bandeiras que estão cadastradas no ERP Linx Big Farma, que já virão pré-cadastradas e prontas para uso de acordo com a tabela a seguir:


Bandeira (POS)Código (Big) Bandeira (BIG)
Alelo 99Outros
AmericanExpress AMEX
AvanCard 99Outros
BanesCard22 BANESCARD
Ben 188 BEN
Biq 123BIQ
Cabal11CABAL
CooperCard 99Outros
DinersClub 4DINERS
Discover 87DISCOVER
Elo3OLE
FortBrasil99Outros
GreenCard 64 GREENCARD
Hipercard 5HIPERCARD
JCB 15JBC
MasterCard 1MASTERCARD
NutriCard 86NUTRICARD
Senff31SENFF
Sodexo99Outros
SoroCred 10SOROCRED
Ticket 19TICKET
UnionPay 99Outros
UpBrasil 99Outros 
ValeCard 34 VALECARD
VerdeCard46VERDE CARD
VeroCard99Outros
Visa 2VISA
VR104VR


Na grade será possível adicionar novas bandeiras através do botão e também excluí-las. 

Não será permitido a inclusão de bandeiras POS com a mesma descrição. 

Após preencher as informações necessárias e obrigatórias, salve as informações dessa aba para que dê início à integração.


A partir dessas configurações as informações capturadas pelo POS (NSU, Bandeira, ID Transação...) poderão visualizadas na Conferência de Lançamento de Cartão ou no Módulo Financeiro, para usuários que utilizam esse recurso.

Para saber mais sobre a conferência de lançamento de cartão, acesse o artigo Credenciadoras de Cartões.

Os terminais homologados são:

  • L3, 
  • Android P2, A8


Alterações no Controle de Entregas

No controle de entregas foram adicionadas novas opções para o envio e gerenciamento de listas de pedidos ao POS.


Figura 06 - Atalhos Controle de Entregas


→ Enviar para POS (Ctrl + J) : Esta opção somente estará habilitada:

  • Se o serviço POS Connect estiver liberado para a Filial Física atualmente configurada;
  • Se a integração estiver habilitada;
  • Se o parâmetro Integração estiver definido como Listagem de pedido;


O sistema verifica se:

  • Há entregas marcadas;
  • Se entre elas existem entregas que não são de comércio eletrônico;
  • Que tenham sido faturadas/iniciadas;
  • Que estão associadas a um tipo de pagamento de cartão e/ou PIX;
  • Que atualmente não estão em nenhum POS;


Para este processo, entende-se como entregas que não são de comércio eletrônico aquelas cuja origem do pedido é a própria farmácia.

Isso exclui as entregas que foram geradas a partir de pedidos feitos através do Linx Commerce, Farmácias App, iFood e etc.


→ Atualizar situação POS (Ctrl + L) : Nessa opção o sistema verifica:

  • Se entre os marcados há registros com Situação POS igual a Pendente, Recebido ou Recebido com divergências;


A situação atualizada será exibida na coluna Situação POS da grade principal do Controle de entregas.

Nessa coluna serão apresentados os valores: Pendente, RecebidoRecebido com divergências.

E também foi adicionado o filtro de Situação POS no botão .


→ Gerenciador POS (Ctrl + M) : Esta opção será habilitada apenas:

  • Se o serviço POS Connect estiver liberado para a Filial Física atualmente configurada;
  • Se a integração estiver habilitada;
  • Se o parâmetro Integração estiver definido como Listagem de pedido;


Ao ser acionada, o Linx Big Farma vai apresentar a tela manutenção Gerenciador POS Connect que também poderá ser acessada através do menu Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone).

Fluxo das Entregas

Marque as entregas com as teclas de seleção padrão do sistema e selecione a opção Enviar para POS (Ctrl + J) (destaque da Figura 06 acima).

O sistema filtra somente as entregas que estão associadas a um Tipo de pagamento cartão ou PIX.

Se não existir registros que atendam as condições de filtro, o sistema notificará o usuário com a mensagem abaixo, e abortará a operação.


Figura 07 - Mensagem POS


Cada POS armazena até 30 pedidos no modo lista. 


O sistema vai solicitar qual o POS que receberá as entregas.

Apenas estarão aptos para receber as entregas os POS que estão configurados e ativos na configuração da integração como definido na Figura 03 acima.


Figura 08 - Seleção de POS


Se houver apenas um POS configuração e ativo para uso, será esse o POS que vai receber as entregas.


No Controle de Entregas

Ao ser realizado o pagamento através da maquineta POS no cliente, a entrega será identificada como Pago (na maquineta) e na tela do Controle de Entregas a coluna Status POS (destaque na Figura 06 acima) será identificado como Recebido ou Recebido com Divergências.

É necessário que a entrega seja finalizada no controle de entregas como já é feita atualmente, ou seja, através da opção Finalizar entrega (F3).

Ao finalizar uma entrega, o sistema poderá identificar eventuais diferenças entre os tipos/modalidades/valores de pagamento existentes na entrega e os tipos/modalidades/valores de recebimento registrados no POS.


Deve-se considerar que há diferenças quando:

O tipo e/ou a modalidade do recebimento for diferente daqueles existentes na entrega;

→ Quando houver dois ou mais tipos de pagamento na entrega, e a soma do valor recebido no POS for diferente da soma do valor dos tipos de pagamento da entrega;


A identificação dessas diferenças é essencial, pois ela dará origem a redefinição dos tipos de pagamento da entrega.

Exemplo de Divergências no Pagamento e da Redefinição

Exemplo de Tipos de pagamento usados nas entregas:
IdDescrição
1Débito A
2Crédito B
3Crédito C
4Perguntar D
5Perguntar E
6Pix F
Tipos de Pagamento Configurados para Lidar com Diferenças nos Recebimentos Realizados no POS:
IdDescrição
7Débito X
8Crédito Y
9Pix Z

.
.

.

.

Figura 09 - Exemplo de Divergências


No exemplo da imagem acima, as colunas:

  • Pagamento entrega - Refere-se ao tipo de pagamento original da entrega;
  • Recebimento POS - Refere-se ao tipo de pagamento efetivamente registrado no POS;
  • Fechamento entrega - Refere-se ao que deve ser registrado na finalização da entrega no controle de entregas de acordo com a associação realizada na Figura 04 (Tipos de pagamento) acima;


Os Tipos de pagamento que aparecem na coluna Fechamento entrega são aqueles que terão um valor associado na tela de Pagamento da venda que é exibida no momento do fechamento da entrega.


Figura 10 - Tipo de Pagamento na Finalização da Entrega


Ao clicar no botão , o sistema verifica se o pagamento é igual a soma dos valores recebidos no POS também agrupada por tipo e modalidade de pagamento.

Se as somas forem iguais, o sistema grava automaticamente as transações de cartão, independentemente da existência de configurações para que sejam informados tais dados, preenchendo automaticamente dados como NSU, Bandeira, etc.

Agora, se as somas forem diferentes, o sistema descarta os dados das transações e, obedecendo as configurações vigentes, exige ou não a entrada manual dessas informações por parte do usuário.

Por fim, sempre que uma entrega que está associada a um POS for finalizada, o sistema fechará o pedido referente a ela para que este pedido seja retirado do POS.


Pagamento Avulso

É possível receber pagamentos não associados a uma entrega na maquineta POS, essa situação será representada no gerenciador POS na coluna "Rec. Avulso".

Gerenciador POS Connect

O gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone), foi criado para ser acessado em 2 lugares.

Tanto pelo retaguarda através do atalho Utilitários > Integrações > Gerenciador POS Connect (Invoice Layer - Stone), quanto pela Tela de vendas no controle de entregas através do atalho Gerenciador POS (Ctrl+M) (Figura 06 acima). 


Figura 11 - Gerenciador POS Connect


Na parte superior dessa tela existem três campos mostrando as informações de:

  • Total a receber: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
  • Total recebido: Exibe a totalização da coluna de mesmo nome, de transações que estão sendo exibidas na grade;
  • Marcado (Registros selecionados): Exibe a totalização dos registros marcados em grade;

Opções de Pesquisa


Por padrão pode ser pesquisado o registro da transação pelo numero da nota.

Ao lado da barra de pesquisa também existe o botão que vai permitir fazer a pesquisa por Situação, Terminal POS vinculado, Data de Envio, Cliente e Filial.


O filtro de Filial não vai aparecer quando o Gerenciador POS for aberto diretamente pela loja, esse filtro vai aparecer somente quando o usuário estiver utilizando o retaguarda no ambiente do Escritório. 


O botão é para configurar o período de análise. Virá como padrão configurado para 7 dias e tem como funcionalidade minimizar o número de registros em tela.

Legendas


Nesse informativo de legendas aparecem os atalhos para fazer marcações na grade, que são:

  • (F5) Marcar;
  • (F6) Marcar todos;
  • (F7) Desmarcar todos;


Também é exibida a legenda com os ícones da situação, sendo elas:

  • - Pendente;
  • - Recebido;
  • - Cancelado;
  • - Recebido com Divergência;
  • - Baixado;
  • - Entrega Vinculada;

Grades de Visualização

Transação

O gerenciador POS conta com duas grades. A primeira grade com o nome de Transação possui 16 colunas, que são elas:

  • Situação: Será exibida a situação de acordo com a transação: Pendente, Recebido, Baixado, Cancelado e Recebido com divergência;
  • Terminal POS: Exibe a descrição do terminal POS que está vinculado à transação, essa descrição será a mesma existente no cadastro de POS;
  • Data Envio: Exibe a data que foi efetuado o envio da entrega para o POS;
  • Cliente: Exibe as informações de código do cliente junto ao nome do cliente em seu cadastro;
  • Nº Nota: Exibe o número da nota (cupom fiscal);
  • Num. Lançamento: Exibe o número de lançamento presente para controle interno de transações do Big;
  • Data Emissão: Data de emissão da nota (cupom fiscal);
  • Total nota: Exibe o valor total da nota (cupom fiscal);
  • Total receber: Exibe o valor total a receber na entrega;
  • Total recebido: Exibe o valor total recebido na entrega. Se a transação estiver com a situação Pendente, exibirá a coluna sem nenhum valor;
  • Rec. avulso: Exibe Sim se o lançamento for referente a um recebimento avulso do POS, ou exibe Não caso o contrário;
  • ID: Exibe o ID (código interno) retornado pela integração;
  • Observação: Exibe a observação associada à transação;
  • Data/Hora Última Atualização: Data e hora da última atualização/alteração que o registro presente na tela gerenciador de POS sofreu;
  • Usuário Última Atualização: Código e nome do usuário que efetuou a última atualizações/alteração no registro selecionado;
  • Filial: Exibe a filial ID juntamente com o nome da filial.   

Detalhes

A segunda grade chamada de Detalhes é uma grade reativa à informação selecionada na grade de transações, isso é, ao selecionar um registro de transação na primeira grade, a segunda grade exibe os detalhes envolvendo essa transação. Tal grade possui 6 colunas, que são elas:

  • Modalidade de Pagamento: Exibe o tipo de pagamento utilizado na transação: Crédito, Débito ou Pix;
  • Data/Hora Recebimento: Data de hora que foi feito o recebimento dessa transação, caso o registro estiver com a situação Pendente, não exibirá nenhuma informação nessa coluna;
  • Valor: Exibe o valor da parcela dessa transação;
  • Bandeira: Exibe a bandeira utilizada para essa transação;
  • NSU: Exibe o número da NSU da transação;
  • Nº Parcela: Exibe o número total de parcelas que foi utilizada para essa transação;


Caso o recebimento for feito com tipos de pagamento diferentes, por exemplo, crédito e débito, aparecerá uma linha para cada tipo de pagamento. 


Abaixo da grade de detalhes, existem os botões:

  • : O botão só tem funcionalidade quando o registro estiver com a situação Pendente. Ao selecionar esse botão será feito a atualização da situação das transações;
  • : O botão tem funcionalidade para transações que estão com a situação Pendentes, Recebidos e Recebido com divergência;
  • : O botão tem a funcionalidade de vincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect para uma transação de entrega existente na tela do controle de entregas; 
  • : O botão tem a funcionalidade de desvincular um lançamento registrado no Gerenciador POS Connect de uma transação de entregas existentes na tela do controle de entregas;
  • : O botão tem a funcionalidade de fazer a troca do Terminal POS, que está sendo exibido no registro de transação na nova tela do gerenciador POS;


As informações exibidas nessa tela não são necessariamente uma entrega, e sim, registros de transações que vem através da API Pagar.me, isto é, vão aparecer registros de transações que passaram pelo POS. Quando esse registro estiver atrelado a uma entrega, essa questão ficará visível para o usuário.

Porém, pode acontecer de serem realizadas transações avulsas, isso é, quando aparece um registro na tela de Gerenciador que não está atrelado a nenhuma entrega.


Por Exemplo

Entregador está em rota e surge um recebimento para que ele faça no meio do seu percurso, porém esse recebimento não está relacionado a nenhuma das entregas que ele está transportando. Ao fazer esse recebimento, essa transação gerada no POS Connect é tratada como uma transação avulsa e ela vai aparecer na tela do gerenciador sem uma entrega associada.

Quando o registro não tem uma entrega associada ele tem particularidades em sua exibição na tela do gerenciador, isso é, algumas colunas vão ficar sem nenhuma informação, sendo exibidas em branco, as colunas são: data envio, cliente, nº nota, num. lanc e data emissão

Baixa e Cancelamento no Gerenciador POS 

Para realizar a baixa dessa entrega foi incluída a opção Baixar / Cancelar ao Gerenciador POS Connect.

Quando acionada, o sistema verifica:

  1. Se há registros marcados;

  2. Se, entre os marcados, há registros com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a Entregas.
    1. Se não houver registros marcados, o Linx Big deverá notificar o usuário com a mensagem a seguir e então abortar a operação.

"Marque os registros das transações cujo POS deseja baixar e/ou cancelar".


Na sequência, o Linx Big verifica se entre os registros marcados há transações cuja Situação POS esteja definida como Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas à Entregas.

Se não houver, o sistema notificará o usuário com a mensagem a seguir e então abortará a operação.

"Esta operação apenas pode ser realizada para transações com Situação POS igual a Pendente, ou igual a Recebido e que não estejam vinculadas a uma Entrega".


E, se dentre os registros marcados, houver transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou igual a Recebido e que estejam vinculadas a uma Entrega, o Linx Big vai desmarcar os registros que estão nesta condição e notificar o usuário com esta mensagem:

"Foram selecionadas transações com Situação POS diferente de Pendente e de Recebido, ou que estão na Situação de Recebido mas estão vinculadas a uma Entrega.

Elas não suportam a baixa ou cancelamento e, portanto, serão desmarcadas".

As transações com Situação POS igual a Recebido ou Recebido com divergências e que estão vinculadas a uma entrega podem ser baixadas pela opção Finalizar entregas do próprio Controle de entregas.