O lançamento de NF-e de Venda poderá ser lançada tanto para venda de itens de estoque quanto para venda de produtos.
Para realizar o lançamento de NF-e de Devolução ou Transferência, siga a orientação abaixo:
Acessar o módulo "Nota Fiscal de Saída" (Estoque >>> Nota Fiscal de Saída).
Clicar em "Incluir" para iniciar o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Venda.
O lançamento de nota fiscal é dividido em tres partes:
|
|
|
Lançamento de Totais da NF-e
Nesse bloco são incluídas as informações gerais (cabeçalho) da NF-e.
Para iniciar o lançamento da nota fiscal eletrônica, deverão ser preenchidos o Destinatário, Fornecedor, Data Saída, Modelo, Emitente, Data de Emissão, Finalidade de Emissão, Tipo de Venda, Código da Situação do Documento e Tipo de Pagamento.
O Modelo para lançamento de NF-e deve ser igual a 55 - NOTA FISCAL ELETRÔNICA.
Observação
Quando é efetuado um lançamento de NF-e de Venda de Produto de Venda, onde não exista referência de uma venda realizada no sistema Linx Degust PDV, é necessário que a opção "Baixa de Estoque" fique selecionada.
Continue o lançamento dos totais da NF-e como: BC ICMS, Valor ICMS, BC ICMS ST, Valor ICMS ST, etc.
Após o lançamento do "Corpo Geral da Nota Fiscal Eletrônica", clicar em Salvar para iniciar os lançamento dos itens de estoque ou produtos de venda.
Lançamento de Itens de Estoque / Produtos de Venda
Nesse bloco serão realizados os lançamentos dos ítens de estoque ou produtos de vendas.
Para iniciar o lançamento, deverá ser informado o item de estoque ou produto de venda, UN NF, Qtde., Valor Unitario, Total Desconto, Total Frete, Total Seguro, Total Outras Despesas.
Continuar o lançamento informado o CFOP e após o CST/ICMS.
Observação para ICMS
Para cada tipo de CST/ICMS serão abertos campos específicos para a apuração do ICMS do lançamento do Item de Estoque ou Produto de Venda.
Agora é preciso realizar os lançamentos referente ao IPI.
Observações para IPI e valores referente a Importação e IOF
- Para cada tipo de CST/IPI serão abertos campos específicos para a apuração do IPI do lançamento do Item de Estoque ou Produto de Venda.
- Os campos Valor BC Imp. de Import., Valor BC Imp. de Import., Valor Desp. Aduaneiras, Valor Imp. de Import. e Valor do IOF são referente a valores de importação de produtos. Dificilmente lojas realizam lançamentos sobre importação, aduaneiras e IOF, porém, caso exista, orienta-se verificar junto com o responsável fiscal/contábil da loja.
Realizar o lançamento referente a PIS e COFINS
Observações sobre PIS e COFINS
Para cada tipo de CST/PIS e CST/COFINS serão abertos campos específicos para a apuração do lançamento do Item de Estoque ou Produto de Venda.
Ao final de todos os lançamentos dos itens de estoque, e com todos os campos conferidos, deve-se "Salvar e Efetivar" a nota fiscal para realizar o lançamento de Parcelas para o Financeiro.
Lançamento de Parcelas
O lançamento de parcelas é realizado após Salvar e Efetivar. Nessa tela é necessário o preenchimento de um Grupo de Receita Operacional, o número de parcelas que será dividido o pagamento para o cliente.
Também é possível realizar a baixa antecipada das parcelas e onde é necessária a inserção da data da efetivação do pagamento, o Tipo de Receita / Destino (Cofre ou Depósito) e a Conta Destino.
Após o preenchimento dos campos e ao pressionando o botão Salvar Parcelas, o sistema realizará um lançamento no módulo Receita Extra Venda (Financeiro >>> Receita Extra Venda).