Linx DMS
Manual Processo de Industrialização
Data: 01/09/2020
Autor: Distribuição Linx DMS
[email protected]
Área: P&D DMS Porto Alegre Sumário
AUTOPOA-5830
Data: 01/09/2020
Assunto
Abrangência
Aplicação
1.Parâmetros
2.Cadastro dos Custos de Industrialização:
3.Transações
4.Gerando uma Industrialização:
5.Consulta de Industrializações
6.Encerramento Mensal
7.Log de Processamento
8.Gestão
9.Encerramento de Ordens de Produção
Conteúdo do pacote
Dúvidas

AUTOPOA-5830


Data: 01/09/2020


Assunto


Descrição do funcionamento do novo processo de Industrialização

Abrangência


Clientes que necessitam realizar o controle de industrializações realizadas internamente ou externamente.

Aplicação


Introdução:
O processo de Industrialização funciona da seguinte forma:

  • Para gerar uma nova industrialização é necessário selecionar uma transação. Nessa transação está definido o tipo de industrialização e tipo de bem que será industrializado: peça, veículo ou serviço.
  • Os tipos de industrialização são os seguintes:
  • Industrialização Própria: O novo bem é industrializado dentro da própria empresa e o resultado também é comercializado pela própria empresa.
  • Industrialização Efetuada para Terceiros: O novo bem é industrializado dentro da própria empresa, mas o bem pertence a um cliente específico. No final desse processo, o bem é devolvido ao cliente e a empresa fatura somente o serviço de industrialização.
  • Industrialização Efetuada por Terceiros: A empresa envia insumos para um terceiro realizar a industrialização. Ao final desse processo, o bem retorna para a empresa.
  • Ao gerar uma industrialização também é gerada uma Ordem de Serviço, que é chamada de Ordem de Produção. A Ordem de Produção possui o mesmo número da industrialização. Na Ordem de Produção são lançados os custos de industrialização: matéria-prima (peças), mão-de-obra e custos indiretos.
  • Quando a industrialização gera um novo veículo, a partir de um veículo já existente no estoque, o veículo origem é transformado em matéria-prima (peça) e lançado automaticamente na ordem de serviço. Essa operação gera automaticamente nota fiscais de saída e entrada.
  • Se a empresa utilizar estoque separados para matéria-prima e estoque normal existe opção para realizar transferência entre esses estoques. Essa transferência gera automaticamente nota fiscais de saída e entrada.
  • Como uma industrialização pode demorar um período maior que um mês, todo final de mês é realizado o processo de Encerramento Mensal. Esse processo lança automaticamente na O.P. os valores dos custos indiretos mensais e os valores referente a mão-de-obra trabalhada no mês.
  • O valor de cada custo indireto é informado na tela de Encerramento Mensal e divido proporcionalmente entre cada Ordem de Produção com base no número de horas trabalhadas no mês.
  • O número de horas trabalhadas no mês é apurado com base nos apontamentos realizados no CDT. É gerado um lançamento para cada mecânico com o total de horas trabalhadas individualmente no mês, e a valorização desse lançamento é realizada com base no valor da hora informado no cadastro do mecânico.
  • Nas industrializações Efetuadas por Terceiros se for necessário enviar as matérias-primas para o responsável pela industrialização utiliza-se a Nota Fiscal de Remessa de Peças (mesma utilizada no Atendimento de Campo), após a conclusão da industrialização é gerada uma nota fiscal de devolução da matéria-prima enviada e o processo segue normalmente.
  • Para realizar o encerramento de uma Ordem de Produção é executado um processo que realiza os lançamentos dos custos de industrialização, processo semelhante ao executando no Encerramento Mensal. Esses custos são lançados com base no movimento do início do mês até a data que é realizado o encerramento.
  • No processo de Encerramento Mensal e no processo de encerramento da O.P. são gerados lançamentos na contabilidade para cada novo custo lançado na ordem de produção. As contas são definidas no cadastro da transação.
  • O encerramento de uma Ordem de Produção é realizado em duas etapas: primeiro realizando o encerramento da Ordem de Produção e pós realizado o fechamento da Ordem de Serviço vinculada a industrialização.
  • O fechamento da Ordem de Serviço gera três tipos de resultado, conforme o tipo da industrialização:
  • Industrialização Própria: No fechamento da Ordem de Serviço gera a pré-nota de entrada do bem industrializado. No Frente de Caixa gera o Relatório de Ordem de Produção.
  • Industrialização Efetuada para Terceiros: No fechamento da Ordem de Serviço gera a nota de devolução do bem para o cliente e a nota de faturamento para o cliente. No Frente de Caixa gera o Relatório de Ordem de Produção.
  • Industrialização Efetuada por Terceiros: Igual ao processo de Industrialização Própria.
    Foi implementado um menu específico para as opções do processo de industrialização, esse menu está localizado no módulo de oficina.

    Parâmetros


    1. Parâmetros Gerais:


Opção: Oficina > Industrialização > Parâmetros – Aba Geral
Nessa aba estão os parâmetros gerais do processo.

As informações para abertura da O.S. (Ordem de Produção) são utilizadas para abertura automática da Ordem de Serviço no processo de Industrialização Própria e Industrialização Efetuada por Terceiros. No processo de Industrialização Efetuada por Terceiros somente o Cliente Padrão e o Veículo Padrão são utilizados, o Serviço Padrão não é utilizado porque o serviço é realizado pelo responsável pela industrialização. No processo de Industrialização Efetuada para Terceiros a Ordem de Produção é aberta em nome do próprio cliente e deve ser selecionado o veículo que será industrializado.
Existem duas formas para realizar o controle das horas trabalhadas pelo mecânico (custo de mão-de-obra): utilizar um serviço padrão ou utilizar os serviços lançados na O.S. (Ordem de Produção). Na opção do serviço padrão é lançado automaticamente o serviço definido no parâmetro "Serviço Padrão para Apontamento do Mecânico" ao gerar a industrialização. o mecânico deve utilizar sempre esse mesmo serviço para apontamento no CDT. Na opção de utilizar os serviços lançados na O.S. é necessário primeiro lançar os serviços que serão realizados na O.S., no lançamento do CDT o mecânico seleciona o serviço que realmente irá trabalhar, com base nos serviços já lançados.
O parâmetro Usuário para Recebimento de Mensagens no Encerramento/Reabertura de O.P. envia uma mensagem no Linx DMS quando uma Ordem de Produção é encerrada ou reaberta para os usuários informados no campo.
O parâmetro Código de Tributação dos Itens Ref. a Matéria-Prima é utilizado para indicar os itens do estoque que são matéria-prima, com esse parâmetro informado somente é possível lançar um item que possua tributação correspondente em uma Ordem de Produção.
Os Parâmetros para Cálculo dos Custos Indiretos no Encerramento da O.P. são utilizados somente quando é realizado o encerramento de uma Ordem de Produção. Quando uma Ordem de Produção é encerrada durante o mês os custos indiretos são calculados com base no valor informado no último Encerramento Mensal. Para possibilitar uma melhor distribuição dos valores dos custos entre as Ordens de Produção utiliza-se o Total de Horas dos Mecânicos e Percentual do Valor do Custo para reduzir o valor calculado, esses dois parâmetros fazem parte da fórmula utilizada no cálculo do valor do custo.

    1. Parâmetros do Novo Produto:


Opção: Oficina > Industrialização > Parâmetros – Aba Novo Produto
Nessa aba estão os parâmetros utilizados para geração de um novo veículo.

Esses parâmetros são utilizados quando o bem produzido é um novo veículo. Esse veículo é cadastrado automaticamente quando uma nova Ordem de Produção é criada, e o veículo fica com a situação definida nesse parâmetro. Para que esse veículo não seja comercializado antes do encerramento da industrialização, a situação do veículo deve ser marcada como não disponível para venda.

    1. Parâmetros para Transferência:


Opção: Oficina > Industrialização > Parâmetros – Aba Transferência
Nessa aba estão os parâmetros utilizados para transferência de veículo para matéria-prima.

Esse parâmetro é utilizado quando é necessário utilizar um ou mais veículos existentes no estoque na composição de um novo bem. É necessário o veículo ser transformado em peça para possibilitar inclusão dele em uma Ordem de Produção. Quando é realizado esse procedimento é cadastrada uma nova peça no estoque utilizando essas informações, e o veículo fica com a situação definida nesse parâmetro.

    1. Parâmetros para Emissão N.F. Devolução para Terceiros


Opção: Oficina > Industrialização > Parâmetros – Aba N.F. Devolução para Terceiros
Nesta aba estão os parâmetros utilizados na geração das notas fiscais de devolução de bens enviados pelos clientes para industrialização.

Esses parâmetros são utilizados para gerar automaticamente a nota fiscal de devolução do bem enviado pelo cliente na Industrialização para Terceiros. Essa nota fiscal de devolução é gerada no encerramento da ordem de serviço utilizando esses parâmetros e algumas informações da nota fiscal de remessa do cliente, que é vinculada a industrialização quando esta é criada.

Cadastro dos Custos de Industrialização:


Para cadastrar um Custo Indireto de Industrialização é necessário primeiro cadastrar um serviço para cada custo.
Opção: Oficina > Cadastros > Serviço

Faça o cadastro do serviço marcando o campo Tipo de Requisição como: Custo de Industrialização.

Opção: Oficina > Cadastros > Industrialização > Custo de Industrialização
Na tela de Manutenção do Custo de Industrialização para cadastrar um custo informe o código, descrição e selecione o serviço. Informe zeros no percentual e o campo Tipo de Industrialização não é necessário informar.



Transações


Opção: Oficina > Industrialização > Transações
As Transações são utilizadas para configurar o tipo de industrialização, realizar o mapeamento contábil e configurar as notas fiscais geradas durante o processo. Dessa forma é possível contabilizar cada industrialização de uma forma diferente. Pode-se utilizar as mesmas transações criadas para o Processo de Industrialização no Cadastro de Tipos de Transação, a transação selecionada será utilizada na Ordem de Serviço.

    1. Parâmetro Geral:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba Geral
Nesta aba estão os parâmetros gerais da transação.

Nessa aba é definido o Tipo de Industrialização, como descrito na introdução, cada tipo possui uma rotina de trabalho diferente. Também são definidos o Tipo de Produto e o Tipo do Veículo, esses parâmetros são utilizados na abertura da Industrialização, a tela e as validações na abertura da Industrialização são configuradas com base nessas informações.
Para agilizar a abertura e o fechamento da Ordem de Serviço utilizada no processo de Industrialização, é utilizada a categoria informada nesse parâmetro para abertura Ordem de Serviço, e no fechamento da Ordem de Serviço é utilizada a Forma de Pagamento definida aqui também.
Os lançamentos contábeis do processo de industrialização são realizados de três formas: um lançamento de débito e crédito para cada custo (matéria-prima, mão-de-obra, serviço de terceiro e custo indireto) lançando na Ordem de Produção, um lançamento de débito e crédito com o total por tipo de custo e um lançamento de débito e crédito com o total da Ordem de Produção. Esses lançamentos são realizados no processo de Encerramento Mensal, para todas as Ordens de Produção abertas, e quando ocorre o encerramento de um determinada Ordem de Produção.
Na aba Geral estão as contas e o histórico para realizar os lançamentos referente ao total de Ordem de Produção.

    1. Parâmetros do Custo de Matéria-Prima:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba Custo de Matéria-Prima
Nesta aba são definidos os parâmetros para contabilização da matéria-prima.

No campo Contas de Lançamento devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar cada lançamento de matéria-prima da Ordem de Produção, também deve ser informado o histórico padrão.
No campo Contas de Encerramento Mensal devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar o valor total da matéria-prima por Ordem de Produção.

    1. Parâmetros do Custo de Mão-de-Obra:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba Custo de Mão-de-Obra
Nessa aba são definidos os parâmetros para contabilização da mão-de-obra.


No campo Contas de Lançamento devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar cada lançamento de mão-de-obra da Ordem de Produção, também deve ser informado o histórico padrão.
No campo Contas de Encerramento Mensal devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar o valor total da mão-de-obra por Ordem de Produção.
O parâmetro Serviço para Lançamento do Custo de Mão-de-Obra por Mecânico é o serviço que será lançado na Ordem de Produção com o total de horas trabalhadas pelo mecânico no mês, pelo processo de encerramento mensal. Esse parâmetro somente é utilizado quando o serviço padrão para lançamento é utilizado, caso contrário as horas trabalhadas por mecânico são totalizadas pelo serviço lançado no CDT.

    1. Parâmetros do Custo de Serviço de Terceiros:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba Custo de Serviço de Terceiros
Nessa aba são definidos os parâmetros para contabilização dos serviços realizados por terceiros.

No campo Contas de Lançamento devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar cada lançamento de serviços de terceiros da Ordem de Produção, também deve ser informado o histórico padrão.
No campo Contas de Encerramento Mensal devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar o valor total de serviços de terceiros por Ordem de Produção.

    1. Parâmetros dos Custos Indiretos:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba Custos Indiretos
Nessa aba são definidos os parâmetros para contabilização dos custos indiretos. Como cada tipo de industrialização pode ter custos indiretos diferentes é necessário cadastrar o custo que será considerado e os parâmetro para contabilização.

Nessa aba são listados os custos indiretos já cadastrados e suas respectivas contas, para adicionar um novo custo, editar ou excluir, utilize o menu aberto com o click no botão direto do mouse.

No campo Custo é informado o custo indireto que incidirá no tipo de industrialização, esse custo deve estar previamente cadastrado na Manutenção do Custo de Industrialização (ver item 2).
No campo Contas de Lançamento devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar o lançamento do custo indireto na Ordem de Produção, também deve ser informado o histórico padrão.
No campo Contas de Encerramento Mensal devem ser informadas as contas de débito e crédito utilizadas para contabilizar o valor do custo indireto por Ordem de Produção.
A opção Calcular Somente Fechamento Mensal indica que o o custo deve ser calculado somente quando o processo de encerramento mensal é executado. Se essa opção não é marcada, ao encerrar uma Ordem de Produção (encerramento da Ordem de Serviço) o custo indireto tambem calculado.

    1. Parâmetros para Emissão da Nota de Entrada e Venda:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba Nota de Entrada/Venda
Nessa aba são definidos os parâmetros para emissão da nota fiscal de entrada ou venda no enceramento da industrialização. A industrialização própria e a industrialização efetuada por terceiros geram nota fiscal de entrada do produto industrializado (peça ou veículo), a industrialização efetuada para terceiros gera nota fiscal de venda para o cliente.

Os parâmetros informados nessa aba são utilizados para gerar automaticamente a nota fiscal conforme o tipo de industrialização.

    1. Parâmetros para Geração da Nota Fiscal de Transferência:


Opção: Oficina > Industrialização > Transações – Aba N.F. Saída/Entrada de Transferência
Nessa aba são definidos os parâmetros para emissão das notas fiscais utilizadas para transferência de itens do estoque para matéria-prima. Para inserir, editar ou excluir um tipo de nota fiscal utilize o menu aberto com o click no botão direito do mouse.

Informe os parâmetros para geração de pelo menos uma nota fiscal de saída e uma nota fiscal de entrada. As transações aqui informadas são requisitadas ao realizar a transferência. Essas informações são utilizadas para geração automática das notas de saída e entrada.



Gerando uma Industrialização:


Opção: Oficina > Industrialização > Industrialização – Aba Nova Industrialização
Para gerar uma Industrialização utiliza-se a aba Nova Industrialização da tela de Industrialização.

Primeiro seleciona-se a Transação, se tipo de industrialização definido na transação for Industrialização Própria ou Industrialização Efetuada por Terceiros os campos Cliente e Veículo do Cliente são preenchidos automaticamente, com as informações definidas na tela de Parâmetros (item 1), quando for Industrialização Efetuada para Terceiros deve-se informar o cliente o veículo.
Os campos Departamento e Vendedor são preenchidos automaticamente, com base no cadastro do vendedor vinculado ao usuário. Todo usuário responsável por gerar industrializações deve possuir um vendedor e um mecânico vinculado.
O Valor Previsto é informado para realizar o controle dos custos de industrialização, indicando se a operação está gerando lucro ou prejuízo.
Conforme o Tipo de Produto definido na transação o programa posiciona automaticamente na aba Peça ou Veículo.
Quando o Tipo de Produto a ser industrializado é uma peça, essa deve estar previamente cadastrada para ser possível selecionar.
Quando o Tipo de Produto for veículo, se o Tipo do Veículo definido na transação for usado, é necessário selecionar o veículo, quando o veículo for novo não é necessário informar esse campo.
Os campos Código do Novo Veículo e Chassi do Novo Veículo são utilizados somente quando é necessário gerar um novo código e chassi para o veículo
Na Industrialização Efetuada para Terceiros é necessário informar a nota de entrada enviada pelo cliente. Para selecionar essa nota fiscal, utiliza-se as abas Matéria-Prima Enviada pelo Cliente e N.F. de Entrada Selecionada.
A aba Matéria-Prima Enviada pelo Cliente lista todas as notas fiscais de entrada cadastradas para o cliente informado na industrialização. Se for necessário restringir as notas fiscais listadas pode-se utilizar a opção de filtro.
Para selecionar a nota fiscal desejada, utiliza-se o botão "Seleciona NF de Entrada".

Após selecionar a nota fiscal de entrada desejada, esta é visualizada na aba N.F. de Entrada Selecionada. Se por acaso for selecionada a nota fiscal errada pode-se excluir utilizando a opção do menu aberto com o click no botão direito do mouse em cima da grade.

Após preencher as informações da tela, para gerar a Industrialização utiliza-se o botão "Gerar Industrialização". Essa opção gera automaticamente a Ordem de Serviço Interna que será utilizada para realizar o processo de industrialização.
Se ocorrer algum problema ao gerar a industrialização, a mensagem detalhada é apresentada na aba Log de Processamento.

Consulta de Industrializações


Opção: Oficina > Industrialização > Industrialização – Aba Consulta
Para consultar as industrializações geradas, utiliza-se a aba Consulta da tela de Industrialização. Na aba Filtro há diversas opções de pesquisa.

Após executar a Pesquisa, as industrializações selecionadas são visualizadas na aba Resultado, agrupadas pelo tipo da Industrialização.

Para visualizar uma determinada industrialização, dê um duplo click na linha da industrialização desejada. As informações da industrialização são visualizadas na aba Detalhe.
A aba Detalhe é dividida em várias abas detalhadas no texto abaixo.

  • Transferências: Relação de transferências para matéria-prima realizadas na industrialização.
  • Matéria-Prima: Lista de matérias-Primas lançadas na industrialização.
  • Mão-de-Obra: Lista de serviços lançados na industrialização.
  • CDT: Relação das horas trabalhadas por período/mecânico na industrialização com base no CDT.
  • Custos Indiretos: Lista dos custos indiretos lançados na industrialização.
  • Lançamentos Contábeis: Lista dos lançamentos contábeis realizados na industrialização.

    1. Aba Dados da Industrialização:


Nessa aba são visualizadas as informações gerais da industrialização e as opções para encerramento e cancelamento da industrialização.

A aba Dados das Industrialização possui as seguintes opções:

  • No campo Código do Novo Item opção para consultar o cadastro do item, quando o tipo de produto industrializado é veículo, consulta o cadastro do veículo, quando o tipo de produto é peças, consulta o cadastro do item.
  • No campo O.P. opção para consultar a Ordem de Serviço utilizada para industrialização.
  • No campo Valor Previsto opção para alterar o valor previsto da industrialização.
  • O botão Cancelar O.P. é utilizado para cancelar uma Ordem de Produção, essa opção também cancela automaticamente a ordem de serviço utilizada para industrialização. Se a ordem de serviço possuir lançamento de matéria-prima é necessário realizar a devolução primeiro.
  • O botão Encerrar O.P. é utilizado para encerrar uma industrialização. Essa opção realiza o lançamento dos custos indiretos e custos de mão-de-obra referente ao período do início do mês até a data do encerramento. Para a base de cálculo dos custos indiretos são utilizados os valores do mês anterior. Após executar essa opção, a ordem de serviço é fechada para lançamento.
  • O botão Reabrir O.P. reabre uma industrialização já encerrada. Essa opção somente pode ser utilizada enquanto a ordem de serviço não for encerrada. A reabertura da ordem de produção consiste em excluir os lançamentos dos custos indiretos e mão-de-obra lançados pelo processo de encerramento, também abre a ordem de serviço para lançamento.

    1. Aba Transferências:


Nessa aba são visualizadas as transferências para matéria-prima realizadas e as opções para realizar novas transferências ou cancelar uma transferência.

      1. Realizando uma Transferência de Peça:


Ao selecionar a opção Transferência de Peça é aberta a tela abaixo.

Deve ser selecionado o item origem, item destino (esse deve estar cadastrado previamente) e informar a quantidade.
A seleção da nota fiscal de entrada também é realizada pois essa informação é enviada no SPED Fiscal para indicar a origem da matéria-prima. Deve-se selecionar uma ou mais notas para que a quantidade seja igual ou superior a quantidade que deseja-se transferir. É possível selecionar a mesma nota para transferências diferentes, desde que a quantidade do item na nota não tenha sido utilizada toltamente. Esse controle é realizado pelo Qtde. Utilizada, cada vez que a nota é utilizada em uma transferência a quantidade transferida é adicionada nesse campo.
Após seleciona-se as transações para emissão da nota fiscal de saída e entrada, essas transações devem estar previamente cadastrada na tela do Cadastro de Transações (item 3.7).
Ao confirmar a transferência serão geradas as notas fiscais de entrada e saída, será realizada a movimentação no estoque e o lançamento automático do item na ordem de serviço, se ocorrer algum erro no processo as mensagens serão apresentadas na aba Log de Processamento.

      1. Realizando uma Transferência de Veículo para Peça:


O processo de industrialização permite que um ou mais veículos seja utilizados em uma industrialização, como a industrialização utiliza a estrutura da ordem de serviço é necessário que o veículo seja convertido em uma peça. Esse procedimento é realizado na tela abaixo.

Deve ser selecionado o veículo que deseja-se incluir no processo de industrialização. Após informa-se o código do item que será gerado e a descrição. Na transferência de veículo para peça a inclusão do item no estoque é realizada automaticamente.
Após seleciona-se as transações para emissão da nota fiscal de saída e entrada, essas transações devem estar previamente cadastrada na tela do Cadastro de Transações (item 3.7).
Ao confirmar a transferência serão geradas as notas fiscais de entrada e saída, será realizada a alteração da situação do veículo utilizado (situação informada na tela de Parâmetros, aba Transferência), a movimentação no estoque e o lançamento automático do item na ordem de serviço, se ocorrer algum erro no processo as mensagens serão apresentadas na aba Log de Processamento.

      1. Realizando a Exclusão de Transferência:


Para realizar a exclusão de uma transferência seleciona-se a transferência desejada na lista e utiliza-se a opção Exclusão de Transferência do menu da grade de transferências. Essa opção cancela as nota fiscais emitidas, acerta o estoque, excluí o item da ordem de serviço e no caso de veículos torna o veículo disponível no estoque novamente.

    1. Aba Matéria-Prima:


Nessa aba são visualizadas as matérias-primas lançadas na industrialização.

    1. Aba Mão-de-Obra:


Nessa aba são visualizadas as mãos-de-obra lançadas na industrialização.

    1. Aba CDT:


Nessa aba são visualizados os lançamentos do CDT totalizados por período e mecânico.

    1. Aba Custos Indiretos:


Nessa aba são visualizados os lançamentos de custo indiretos lançados na industrialização.

    1. Aba Lançamentos Contábeis:


Nessa aba são visualizados os lançamentos contábeis gerados a cada encerramento mensal e no fechamento da industrialização.

Encerramento Mensal


Opção: Oficina > Industrialização > Industrialização – Aba Encerramento Mensal
O processo de Encerramento Mensal é realizado com as seguintes finalidades:

  • Totalizar o número de horas trabalhadas por mecânico (custo de mão-de-obra) em cada industrialização e realizar o lançamento.
  • Realizar o rateio e o lançamento dos custos indiretos por industrialização.
  • Selecionar os lançamentos de matéria-prima, mão-de-obra, serviços de terceiros e custos indiretos do período e realizar os lançamentos contábeis correspondentes, conforme configuração da transação utilizada na industrialização.

    Para executar o processo de encerramento, informe o ano e selecione o mês. Ao executar a consulta, é visualizado se o período selecionado está Aberto ou Fechado. Na grade de Custos Indiretos são listados todos os custos cadastrados na opção: Oficina > Cadastros > Industrialização > Custo de Industrialização.
    Na coluna Vlr. Desconto é apresentado o valor já desconto do custo na industrialização que foram encerradas durante o mês. Informe o valor de cada custo (esse valor a empresa deve definir o critério), o valor do custo não pode ser inferior o valor já descontado, após salve os valores informados (botão Grava Custos Indiretos).
    O botão Encerrar realiza o processo de encerramento, realizado da seguinte forma por Ordem de Produção:
    Mão-de-Obra:
  • Com base nos apontamentos do CDT são totalizas as horas trabalhadas por serviço para cada mecânico no período.
  • Para cada mecânico é realizado um lançamento na Ordem de Produção com o total de horas trabalhas e o valor da hora informado no cadastro do mecânico. Esse lançamento fica com a data do último dia do mês processado.
  • Para cada lançamento de custo de mão-de-obra no período é realizado um lançamento contábil, utilizando as contas de lançamento informadas no cadastro da transação, aba Custo de Mão-de-Obra. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
  • Para o total do custo de mão-de-obra do período é realizado um lançamento contábil, utilizando as contas de encerramento mensal informadas no cadastro da transação, aba Custo de Mão-de-Obra. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
    Matéria-Prima:
  • São selecionados todos lançamentos de itens (requisições e devoluções) realizados dentro do período.
  • Para cada lançamento de requisição é realizado um lançamento contábil, utilizando as contas informadas no cadastrado da transação, aba Custo de Matéria-Prima. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
  • Para cada lançamento de devolução é realizado um lançamento contábil, utilizando as contas informadas no cadastrado da transação, aba Custo de Matéria-Prima, invertendo a conta de débito e crédito. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
  • Para o total do custo de matéria-prima do período é realizado um lançamento contábi,l utilizando as contas de encerramento mensal informadas no cadastro da transação, aba Custo de Matéria-Prima. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
    Serviços de Terceiros:
  • Para cada lançamento de serviços de terceiros no período é realizado um lançamento contábil utilizando as contas de lançamento informadas no cadastro da transação, aba Custo de Serviços de Terceiros. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
  • Para o total do custo de serviços de terceiros do período é realizado um lançamento contábil utilizando as contas de encerramento mensal informadas no cadastro da transação, aba Custo de Serviços de Terceiros. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.

    Custos Indiretos:
  • Seleciona todos os custos indiretos que possuem valor informado na tela de Encerramento.
  • O saldo do custo (valor do custo – valor descontado) é rateado entre todas as ordens de produção abertas.
  • Para apurar o valor do custo que deve ser lançado na ordem de produção é realizado o cálculo a seguir. Primeiro é calculado o valor do custo por hora, com base no total de horas trabalhadas em industrialização no período, e após é calculado o valor do custo individual com base no total de horas trabalhadas na ordem de produção.
    Total Horas = Total de horas trabalhadas em todas ordens de produção processadas.
    Valor do Custo Hora = (Valor do Custo Indireto – Valor já descontado) / Total Horas
    Valor do Custo = Valor do Custo Hora * Total Hora da O.P.
  • Para cada custo indireto é realizado um lançamento de serviço na Ordem de Produção com o valor do custo. Esse lançamento fica com a data do último dia do mês processado.
  • Para cada lançamento de custo indireto é realizado um lançamento contábil utilizando as contas de lançamento informadas no cadastro da transação, aba Custos Indiretos. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
  • Para o total do custo indireto do período é realizado um lançamento contábil utilizando as contas de encerramento mensal informadas no cadastro da transação, aba Custos Indiretos. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.
    Geral:
  • Para cada ordem de produção é realizado um lançamento contábil com o valor total dos custos utilizando as contas de encerramento mensal de produto em elaboração informadas no cadastro da transação, aba Geral. A data desse lançamento é o último dia do mês processado.

    A opção Cancela Último Processamento é utilizada para cancelar o encerramento realizado, São excluídos todos os lançamentos realizados pelo processo de encerramento mensal.
    Se ocorrer algum erro na execução do encerramento mensal ou no cancelamento as mensagens são visualizadas na aba Log de Processamento.

    Log de Processamento


Opção: Oficina > Industrialização > Industrialização – Aba Log de Processamento
Nessa aba são visualizadas todas as mensagens de processamento da tela de Industrialização.



Gestão


Opção: Oficina > Industrialização > Industrialização – Aba Gestão
Nesta aba estão disponíveis opções para consulta dos lançamentos contábeis realizados e reprocessamento dos lançamentos contábeis.
8.1Aba Consulta de Lançamento:
Devido ao grande volume de lançamentos contábeis que são gerados por ordem de produção foi implementada essa consulta para facilitar a rastreabilidade e a conferência dos lançamentos por ordem de produção.


8.2.Aba Manutenção dos Lançamentos:
Essa opção excluí os lançamentos contábeis do período selecionado e gera novos lançamentos com base nos lançamentos de custos já existentes. Essa opção não apura custo indireto e mão-de-obra, somente utiliza os valores já gerados pelo processo de encerramento mensal.

Encerramento de Ordens de Produção


Para realizar o encerramento de uma Ordem de Produção primeiro é necessário consultar a Ordem de Produção na tela de Industrialização e na aba Detalhe executar a opção "Encerrar O.P.". Essa opção realiza o procedimento igual ao realizado no encerramento mensal, mas considera somente os lançamentos realizados do início do mês até a data do encerramento. Para calcular os custos indiretos são utilizados os valores do mês anterior.
Após a ordem de produção encerrada deve-se realizar o encerramento da Ordem de Serviço. Ao enviar a ordem de serviço para o Frente de Caixa conforme o tipo de industrialização ocorrem as seguintes situações:


Tipo de Industrialização


Encerramento da O.S.


Frente de Caixa

Própria

Gera pré-nota para realizar a entrada do item industrializado (peça ou veículo) no estoque da revenda.

Gera Relatório de Ordem de Produção

Efetuada para Terceiros

Gera nota descrição livre para faturamento do serviço realizado.

Gera Relatório de Ordem de Produção

 

Gera nota de devolução do produto enviado pelo cliente

 

Efetuada por Terceiros

Gera pré-nota para realizar a entrada do item industrializado (peça ou veículo) no estoque da revenda.

Gera Relatório de Ordem de Produção



    1. Industrialização Própria:


Ao encerrar uma ordem de serviço de industrialização própria é visualizada a tela de Nota Fiscal de Entrada de Item Industrializado.

Os campos dessa tela são preenchidos automaticamente com os dados do item industrializado, informados na abertura da industrialização, e os parâmetros informados na aba "Nota de Entrada/Venda", do cadastro da transação utilizado na industrialização.
O campo NCM é preenchido com a informação do cadastro do novo item.
As informações dessa tela podem ser alteradas e a pré-nota fiscal de entrada de veículo ou de entrada de peça será gerada com base nas informações preenchidas nessa tela.
Ao confirmar a tela as informações são enviadas para o Frente de Caixa onde deve ser realizada emissão da nota, esse procedimento realiza a baixa no estoque e demais integrações. No Frente de Caixa esse procedimento gera o Relatório de Ordem de Produção.

Para pré-nota de entrada gerada deve-se realizar a entrada de peça ou recebimento de veículo pelo processo normal, conforme o tipo de item industrializado. Na tela de tela de entrada correspondente pesquisa-se a pré-nota gerada e após confirma-se a entrada sem necessitar alterar as informações. Dessa forma o item industrializado entra no estoque e fica disponível para comercialização.

    1. Industrialização Efetuada para Terceiros:


Ao encerrar uma ordem de serviço de industrialização efetuada para terceiros é visualizada a tela de Nota Fiscal de Venda para emissão da nota fiscal de faturamento referente ao serviço de industrialização.

Alguns campos dessa tela são preenchidos automaticamente com base nos parâmetros da aba "Nota de Entrada/Venda", do cadastro da transação utilizado na industrialização. Os demais campos devem ser preenchidos manualmente conforme a política de comercialização da empresa.
Após o preencher os campos da tela e confirmar, são geradas três notas no Frente de Caixa:

  • Uma para fechamento da industrialização e emissão do Relatório de Ordem de Produção.
  • Uma para faturamento do serviço para o cliente.
  • Uma para devolução da matéria-prima enviada pelo cliente.
    A processo de industrialização é encerrado nesse momento.
    1. Industrialização Efetuada por Terceiros:


Segue o mesmo processo da Industrialização Própria.




Conteúdo do pacote


#

Nome do arquivo

Comentário

1

Manual Processo de Industrialização.pdf

Este documento.



Dúvidas


Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos