ÍNDICE
Assunto
Este documento contém os detalhes para configuração e utilização do Checkout de Pagamento no Ambiente do Gateway para o Apollo / Bravos.
Abrangência
Todas as revendas que queiram usar o recurso referenciado no item Assunto, acima descrito, devem ler e entender este documento e fazer as configurações conforme instruções abaixo.
Link de Pagamento
O Link de Pagamento é uma solução para pagamento não presencial que possibilita ao estabelecimento fazer o envio de uma URL para o e-mail do cliente através do Gateway de Pagamento da Linx Pay, possibilitando que o mesmo possa fazer o pagamento com seu cartão de crédito mesmo estando à distância. Após a escolha dos produtos (peças) ou serviços (oficina) no sistema, seu cliente será redirecionado para nosso Checkout para concluir o pagamento em um ambiente seguro. O Checkout é o ambiente (página) web onde o cliente irá inserir os dados de pagamento, informando seus dados e os dados do cartão de crédito que realizará o pagamento. Atualmente só é permitido o pagamento por cartão de crédito. Débito e Voucher não são aceitos no momento.
Pré-requisitos
Para a utilização do Linx Pay Hub no Linx DMS é necessário o cadastramento através do setor responsável. Para isso, é necessário entrar em contato com seu gerente comercial da Linx Pay Hub para o segmento automotivo.
Após o cadastramento, a empresa irá receber informações de credenciais para a utilização, que então deverá configurar no Apollo/Bravos conforme configuração neste documento. A versão do Apollo/Bravos deve estar minimamente na 4.01/4.20 e os endereços de internet pertencentes ao domínio "https://gateway.linx.com.br/" e subdomínios devem estar liberados para acesso nas máquinas (clients) que realizarão o processo, assim como no servidor (caso houver).
Configuração
O processo de pagamento on line via Linx Pay Hub funciona com o envio para o Gateway de Pagamento de informações referente a operação que irá ser paga e a forma como o cliente poderá pagar. Este processo é feito automaticamente pelo Apollo / Bravos de acordo com a configuração do sistema. Após o envio dessa informação para o Gateway de Pagamento, o cliente irá receber um e-mail contendo um link que direcionará para uma página do Gateway de Pagamento na internet para efetuar o pagamento.
Para realizar a configuração total do processo, faremos os seguintes passos:
1 – Cadastro da configuração de Pagamento
2 – Configuração do Acesso
3 – Configuração do Serviço do E-mail
4 – Acesso a plataforma de gestão de pagamentos
5 – Configuração do ambiente de checkout
6 – Utilização
Abaixo, passo a passo de detalhado.
Cadastro de Condição de Pagamento
O sistema deverá enviar para o Gateway de Pagamento quais as formas de pagamento disponíveis para a utilização pelo cliente. Para isso, é necessário incluir ou alterar condições de pagamento que utilizam cartão de crédito e indicar que utiliza o Linx Pay Hub. A condição que tem que estar com a referência cruzada mapeada é a que está no cadastro de empresas/revendas, pois ela que será informada na nota fiscal. Obs.: O campo "Nro. Parcelas Cartão" deverá estar preenchido, sendo 1 parcela como o mínimo aceito.
Menu: Faturamento > Cadastros > Condições de Pagamento
Figura 1 – Manutenção de Condições de Pagamento
Configuração de Acesso
Para a integração com o Gateway de Pagamento é necessário informar, no cadastro de Empresa / Revenda, os dados da credencial recebida, os links de acesso e parâmetros de geração dos títulos no sistema para o pagamento do atendimento do cliente. Para isso, acesse o cadastro de Empresa e Revenda e, na aba "Parâmetros > Payhub", informe os dados conforme a tela abaixo:
Figura 2 – Aba PayHub
- Marcar a opção "Utiliza Processo pagamento Payhub"
- Informar os dados de credencial e links
- Usuário (Client ID) – Usuário de acesso
- Senha (API Key) – Senha do usuário
- Secret Key – Chave secreta
- Url Credendial – Informar a URL de uso juntamente com o método de busca de credencial - https://gateway.linx.com.br/uaa/oauth/token
- Url de Envio de Pagamento - Informar a URL de uso juntamente com o método de envio de pagamento – https://gateway.linx.com.br/v3/checkout/pre-checkout
- Url de Busca de Pagamento – Informar a URL de uso juntamente com o método de busca de pagamentos - https://gateway.linx.com.br/v3/orders/checkout
Condição Pagamento Adiantamento – Nesta opção deverá ser informada a condição de pagamento de adiantamento que será gerada automaticamente após o pagamento do cliente no site do Gateway de Pagamento. Quando for realizado o pagamento no Gateway e integrado com o Linx DMS, o sistema irá criar um adiantamento para o cliente do tipo cartão para ser usado no atendimento no momento da emissão da nota. Obs.: Importante observar para que as condições de pagamento habilitadas estejam com referências cruzadas cadastradas corretamente.
- Origem Cartão de Crédito – A origem de pagamento que será usada na criação do lançamento de cartão de crédito.
- Banco Cartão de Crédito – Informar nesta opção o código de uma operadora (Banco) de cartão de crédito que será usado na criação do lançamento de cartão de crédito.
Configuração de Envio de E-mail
Para a integração com o Gateway de Pagamento é necessário que o sistema envie um E-mail para o cliente com o link de pagamento, dessa forma é preciso que os parâmetros do envio de E-mail estejam configurado no cadastro de "Empresa e Revenda", na aba "Agenda de Processos":
Figura 3 – Aba Agenda de Processos
Plataforma para gestão dos pagamentos
Acesso a Plataforma
A Linx proporciona uma plataforma para gestão dos pagamentos que são realizados via Link de Pagamento no Gateway da Linx, assim como demais configurações e parametrizações do ambiente do Checkout.
A plataforma está disponível em https://gateway.linx.com.br/ . Os dados de acesso (usuário e senha) são encaminhados pela a Linx para o usuário administrador que foi informado no momento da contratação.
Figura 4 – Login da Plataforma
Configuração do Ambiente do Checkout
O ambiente de Checkout é o site web onde o cliente informará seus dados para realizar o pagamento (vide figura 10). Esta página possui algumas parametrizações que deverão ser configuradas para caracterizar o estabelecimento, como título da página, logotipo, site e demais configurações.
Para configuração, acesse no menu lateral esquerdo: Parametrizações > Fornecedores. Na linha "CHECK", clicar em "Ações" ao lado direito da página.
Figura 5 – Acesso as configurações do ambiente
Após acessar as configurações, parametrizar na seguinte ordem:
- Nome da Empresa
- Site da Empresa
- Logotipo da empresa
- Tempo de expiração da url de pagamento (em minutos): Refere-se ao tempo em que o link ficará disponível para ser acessado. Sugerimos por padrão 240 minutos.
- Tempo para finalizar o pagamento (em minutos): Refere-se ao tempo que o usuário terá para informar seus dados no checkout e concluir o pagamento. Sugerimos por padrão 15 minutos.
- Forma de Pagamento aceita: Atualmente só temos disponível a opção Crédito
- Permitir retorno para carrinho de compra: Configuração para ambientes de e-commerce (fora do contexto de ERP). Deixar como padrão "Não" (não alterar)
- Cor da fonte: Refere-se a cor da fonte do site do Checkout
- Cor do fundo: Refere-se a cor do fundo do site do Checkout
- Cor as linhas: Refere-se a cor das linhas do site do Checkout
Sugerimos a utilização do Plugin ColorZilla do Chrome para captação das cores atuais de seu site.
- Terminal ID: Refere-se ao número do terminal para o Gateway. Deixar como padrão "123" (não alterar)
- CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do estabelecimento. (não alterar)
- Mensagem de quando finalizar o pagamento: Refere-se a mensagem que será apresentada para o usuário no momento em que ele submeter os dados para aprovação da transação. Recomendamos a mensagem:"Seu pedido foi realizado com sucesso! O pagamento está em processamento, aguarde o contato."
- Prioridade de processamento: Deixar como padrão "Prioridade muito alta".
Após realizar as configurações, clicar em Salvar.
Utilização
Atendimento de Balcão
Ao realizar um atendimento de balcão, no final do processo, poderá ser gerado um link de pagamento para o cliente conforme a tela abaixo:
Figura 6 – Atendimento Balcão
Nesta opção, serão mostradas as formas de pagamento a serem utilizadas (aquelas devidamente habilitadas como Envia PayHub no passo anterior) também o e-mail do cliente, neste caso podendo ser alterado antes do envio.
Figura 7 – Envio Pagamento Payhub
Após o envio do link de pagamento, o sistema irá habilitar botão de consulta do pagamento na tela do atendimento conforme a figura abaixo. Caso o usuário tenha que trocar de atendimento, ao retornar para o atendimento que foi enviado link anteriormente, o sistema irá automaticamente consultar se já houve pagamento.
Figura 8 – Atendimento Balcão
Caso o pagamento já tenha sido realizado pelo cliente, então, o sistema irá automaticamente gravar a condição de pagamento "Adiantamento" com cartão de crédito para o atendimento, gerando também o lançamento do título de adiantamento e de cartão de crédito no financeiro. Permitindo, assim, encaminhar o atendimento para o frente de caixa para emissão da nota fiscal.
Ordem de Serviço
No momento de encerrar a O.S., poderá ser gerado um link de pagamento para o cliente conforme a tela abaixo:
Figura 9 – Encerramento da Ordem de Serviço
Ao clicar nesta opção, irá abrir tela para que o usuário selecione ou informe o e-mail para o envio do link de pagamento e selecione qual condição de pagamento poderá ser usado pelo cliente ao fazer o pagamento no link recebido:
Figura 10 – Envio Pagamento Payhub
Após a informação dos dados na tela e clicar na opção <Enviar>, será enviado ao e-mail selecionado o link para o pagamento do atendimento.
Figura 11 – E-mail
Ao acessar o link, o cliente será direcionado a uma página contendo o detalhe do atendimento e, então, ele poderá realizar o pagamento selecionando a forma de pagamento que aparece na parte inferior.
Figura 12 – Payhub
Quando o cliente realizar o pagamento, ele ficará disponível para o sistema consultar e, logo, finalizar o atendimento para que seja enviado para o Frente de Caixa, para a emissão da nota fiscal.
Análise das Transações
Após efetuar o login na plataforma, a primeira visão apresentada é a de listagem de transações realizadas pelo Link de Pagamento, também presentes no menu lateral: Transacional > Cartões.
Figura 13 – Gestão das Transações
Ao lado esquerdo da tela, teremos a listagem de todas as transações efetuadas através do Link de Pagamento, com as seguintes colunas:
- Número do pedido: Composto por um número sequencial + número da OS/atendimento do cliente
- Pan: Primeiros 6 e últimos 4 dígitos do cartão que o cliente utilizou para realizar o pagamento
- Valor: Valor total da transação
- Data: Data do pagamento
- Última Situação: Situação da transação. Vide figura 14 abaixo.
- Status do Pedido: Status do pedido. Vide figura 14 abaixo.
- NSU: Código de autorização da adquirente do cartão de crédito
- Valor cancelado: Em caso de cancelamento, valor total cancelado
Figura 14 – Status de Transações
Detalhamento da Transação
Figura 15 – Acesso ao detalhamento de transações
Para detalhar determinada transação, clique no botão "Ações" no lado direto da tela na linha da transação desejada.Será aberto os detalhes da transação, contendo todas as informações citadas anteriormente, acrescentando a data da criação do pedido, data da última atualização da transação e o motivo da Não Autorização, caso o pagamento tenha sido recusado pela adquirente.
Figura 16– Detalhamento de transações
Cancelamento de Transação
O cancelamento de uma transação de crédito pode ser realizado até 90 dias após a data de autorização.
Para realizar o cancelamento de uma transação, entre novamente nos detalhes da transação (vide figura 15) e clique em "Cancelar Pedido".
Figura 17 - Cancelamento de transações
Após clicar em "Cancelar Pedido", informe o valor a ser cancelado. O sistema trará automaticamente o valor total da transação. É possível realizar o cancelamento parcial da transação (com valores à menor), por quantas vezes forem necessárias. O cancelamento parcial é permitido 1 dia após a data da autorização da transação.
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Figura 18 – Efetivar cancelamento de transação
Obs.: Após o cancelamento na plataforma, o pedido ou OS deverá ser cancelado manualmente no Linx DMS.