Apresentar as soluções disponíveis para SITEF – Transferência Eletrônica de Fundos e descrever os procedimentos necessários para a instalação e configuração de cada tipo de TEF.
PRODUTO | Apollo/BRAVOS |
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MENU | Incluído no Manual |
DATA |
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AUTOR | Distribuição Linx DMS |
ÁREA | P&D DMS Porto Alegre |
Este documento tem por finalidade apresentar as soluções disponíveis para SITEF – Transferência Eletrônica de Fundos e descrever os procedimentos necessários para a instalação e configuração de cada tipo de TEF.
Todas as empresas que utilizam o Linx DMS Apollo ou o BRAVOS poderão utilizar as soluções apresentadas neste documento, mediante contrato.
TEF Fiscal (ECF – TEF Dedicado Software Express)
Nota: Antes de iniciar a configuração do TEF Dedicado – Software Express, deverão ser instalados os aplicativos da Software Express que serão utilizados pela empresa. A instalação do Gerenciador Software Express deverá ser feita, obrigatoriamente, no diretório "C:\CLIENT".
Para a configuração do TEF Dedicado – Software Express, execute o programa ConfiguraFrenteCaixa.exe, disponível na pasta onde o Linx DMS Apollo/BRAVOS está instalado, e configure os parâmetros disponíveis na aba "TEF". Neste caso, marque a opção "Dedicado – Software Express" e preencha as informações de acordo com o tipo de TEF que será utilizado, conforme ilustra a figura 1:
Fig. 1: Tela de configuração do TEF Dedicado – Software Express
Observação: Informe a quantidade de cupons TEF no campo Cupons TEF. Para TEF Discado, informe o número 2.
TEF Não Fiscal (Linx DMS TEF)
Requisitos:
- Gerenciador Linx TEF D-TEF (Módulo D-POS) contratado e Instalado;
- Módulo Linx DMS TEF e Gerenciador TEF (SITEF - Software Express), contratados e Instalado;
- CONFIGURAÇÃO DO FRENTE DE CAIXA:
Para configurar o Frente de Caixa para a utilização do Linx DMS TEF, execute os procedimentos descritos a seguir:
Execute o programa ConfiguraFrenteCaixa.exe, disponível na pasta onde o Linx DMS Apollo está instalado;
Acesse a aba "Configuração", marque a opção "Utilizar Impressora Fiscal" e selecione a impressora "NFC-e – Linx MID-e Client", conforme ilustra a figura 2:
Fig. 2: Configurando o módulo Frente de Caixa
- Acesse a aba "TEF", marque a opção "Linx DMS TEF" e informe os dados referentes ao Diretório de Requisições / Retornos, e de instalação do "LinxDMSTef", conforme ilustra a figura 3:
Fig. 3: Configurando o módulo Frente de Caixa
CONFIGURAÇÃO DO APOLLO/BRAVOS:
No caso da Nota Fiscal Eletrônico (NF-e), existe a possibilidade de configurar se a nota fiscal pode ser emitida antes ou depois do TEF. Para isso, acesse o Apollo/BRAVOS, aba "Configuração > NF-e" e marque a opção "Emitir a NF-e depois da transação com o TEF", caso desejar que a nota seja emitida depois do TEF, caso contrário basta deixar o parâmetro desmarcado, conforme ilustra a figura 4:
Fig. 4: Configuração Empresas/Revendas
OPERAÇÃO:
Ao realizar uma venda utilizando uma condição de pagamento do tipo cartão de crédito ou de débito, ao final da emissão da nota fiscal será realizada a integração do "Linx DMS TEF" com o gerenciador de TEF parametrizado, que será responsável pela solicitação de venda e por tratar o retorno da transação TEF processada pela operadora do cartão. A figura 5 (SITEF) ilustra a integração do Linx DMS TEF com o gerenciador padrão:
Fig. 5: Integração Frente de Caixa com o Linx DMS TEF - SITEF
ADMINISTRATIVO TEF:
Através da opção "Administrativo TEF" do Linx DMS TEF é possível fazer a chamada administrativa do gerenciador TEF, possibilitando realizar diversas operações deste: parametrização, reimpressão, cancelamento de comprovantes, entre outras. Para tanto, acesse o módulo Linx DMS TEF, conforme descrito na seção 3 – letra b. (configuração do Linx DMS TEF), e clique na opção "Administrativo TEF". Será apresentado o gerenciador TEF.
- Terminal Service
Atenção! Para a utilização de TEF em qualquer configuração remota, deve ser utilizada a versão 3 camadas do módulo Frente de Caixa do Linx DMS Apollo.
- Versão 3 Camadas
Para a configuração do TEF com acesso remoto, é obrigatório que a versão 3 camadas do Frente de Caixa já esteja instalada e sendo utilizada. Então, basta seguir o mesmo procedimento descrito na configuração padrão da integração, conforme descrito nas seguintes seções deste manual:
1.1. TEF Fiscal (ECF Direção);
1.2. TEF Não Fiscal (Linx DMS TEF).
Observação: Para identificar se o cliente já utiliza a versão 3 camadas, identifique se no servidor o serviço FrenteCaixaServerApp está com status iniciado. No PDV, certifique-se que o executável FrenteCaixaClient.exe está disponível na pasta "C:\Apollo".
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.