A guia Informações Adicionais agrupa as informações extras para o cadastro do cliente e dados que auxiliarão no processo de validação de crédito, pós vendas e fidelidade.
As informações solicitadas são: estado civil, nome e nascimento do cônjuge, nome dos pais, renda familiar, tempo de residência, se a casa é própria.
O parâmetro Não ligar em Pós Vendas é utilizado pelas farmácias que utilizam o pós vendas, ao marcar esta opção o cliente sinaliza que não quer o sistema realize o controle de pós vendas de suas compras.
O parâmetro SPC é utilizado para sinalizar os clientes que estão com o nome no sistema de proteção de crédito (SPC), ao marcar, o sistema exibirá uma mensagem informativa durante a venda, permitindo ao usuário decidir se venderá em condições à prazo ou somente à vista, lembrando que esse parâmetro é configurado manualmente.
Quando a farmácia utiliza o sistema de Fidelidade Softpharma, é através do campo pontuação fidelidade que o usuário consegue visualizar a quantidade de pontos acumulados para o cliente consultado, o cálculo de pontos é realizado de acordo com os parâmetros configurados.
Observações
Através da guia 2, deste programa, é possível controlar o acesso dos usuários à este campo.
Através do campo Benefício Aposentado, é possível salvar o número do cartão de benefício dos clientes aposentados (se o mesmo desejar).
Para as farmácias que possuem o controle de cadastro por vendedor, deverá informar um código de até quatro dígitos no campo Controle Vendedor que identifique a loja que o cliente compra e o colaborador que efetuou o cadastro.
Quando a farmácia trabalha com a liberação de cliente por senha:
- Senha atual: Senha única e pessoal do cliente. Ou seja, se o cliente estiver vinculado a convênios parametrizados para exigir autorização na venda, quando o cliente realizar compras em quaisquer um destes convênios, deverá informar esta mesma senha. Ao pressionar o botão apresenta as seguintes opções:
Gerar Senha Padrão: Ao escolher essa opção, será solicitado a identificação do colaborador e na sequência o sistema gerará uma senha de até 06 dígitos e a mesma já ficará salva para o cliente, sendo possível visualizá-la apenas através da "Ficha de Cliente" (botão Ficha, F5 ou ALT + I). Essa ficha deverá ser enviada ao cliente para que o mesmo faça a alteração de senha na primeira venda.
Caso já possua uma senha cadastrada, o sistema apresentará a seguinte mensagem: "A senha atual será deletada e uma nova senha padrão será cadastrada. Deseja continuar?". Pressionando em [Sim], será solicitado a confirmação do colaborador, que deverá estar devidamente permitido à realizar tal procedimento.
Alterar Biometria/Senha do cliente: Ao selecionar esta opção abrirá o programa "Alteração da Senha", para que o cliente digite a senha atual e a nova senha. Caso deseje cadastrar a biometria do cliente, solicite ao mesmo que insira sua senha e então pressione sobre o botãopara capturar a digital do cliente, em seguida o sistema informará que a biometria foi cadastrada e questionará se deseja cadastrar outras biometrias. Se desejar, pressione em [Sim] e o sistema permitirá o cadastro de até mais 05 (cinco) biometrias.
A informação selecionada no campo Tipo de Contribuinte, fará a correlação entre o cliente que está sendo cadastrado e o seu tipo de contribuinte, sendo as opções: Contribuinte ICMS, Não Contribuinte ICMS/Pessoa Física ou Órgão Público. No campo IE poderá informar a Inscrição Estadual quando houver. O campo SUFRAMA fica habilitado apenas quando o tipo de contribuinte selecionado for: "Contribuinte ICMS" ou "Órgãos Públicos", para cadastrar informação/identificação referente ao cadastro do cliente na SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus), podendo ser até 09 caracteres. A informação mencionada neste campo será utilizada na exportação dos registros SPED (Sistema Público de Escrituração Digital). Além disso, caso possua integração com algum sistema de contabilidade, informe sua conta contábil de acordo com a contabilidade, podendo ser até 9 caracteres.
E nos campos Referências poderá cadastrar até quatro referências do cliente, para possível validação de seu perfil (pessoal ou devedor/cliente). Estas informações não aparecerão no momento da venda.