Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Abrangência

Ferramenta CROSS responsável pelo visual WEB a ser utilizado na geração da obrigação fiscal EFD-Reinf.

Esta integração destina-se a todos os clientes do segmento Automotivo dos produtos Linx DMS/ BRAVOS.



Aplicação

Consiste em gerar as informações relacionadas às retenções ocorridas mensalmente, a partir das notas fiscais de tomadores e prestadores, disponibilizando-as à SEFAZ através de serviços WebService. 



Restrição

Não será possível utilizar a ferramenta Cross do LinxEFDReinf para mais de um contribuinte do mesmo produto que esteja em bases diferentes (Bancos de dados em servidores distintos). Se isto ocorrer, será necessário a instalação da ferramenta Cross em cada um dos servidores. Agora, se o cliente da Linx possuir mais de um contribuinte em produtos diferentes, poderá utilizar a mesma instalação da ferramenta Cross, ou seja, por exemplo, se o cliente da Linx possuir o produto Spress e Sisdia, poderá utilizar somente uma instalação. 
Apesar da nova obrigação fiscal permitir aos clientes utilizarem certificados da série A e tipo A1 e A3, a solução implementada somente permitirá aos clientes utilizarem o certificado do tipo A1. 



Instalador EFD-REINF Windows para Linx DMS/ BRAVOS - Versão 1.11.14

Arquivos de download para instalação


Faça DOWNLOAD dos arquivos de instalação.




Instalando o Linx EFDReinf WEB em Ambiente Windows.

Requisitos

  • Ter instalado o TOMCAT. Se não possuir, utilizar o "MANUAL DE INSTALAÇÃO DO TOMCAT" (Clique AQUI para acessar o manual) para a sua instalação.
  • Possuir os arquivos de instalação disponibilizados pela Linx no item "Instalador EFD-REINF Windows". 
  • Estar atualizado na versão mais recente dos produtos que contemplam a criação das tabelas necessárias ao LinxEFDReinf.
    • Linx DMS/ BRAVOS - 3.04U02 ou superior.

Instalando o LinxEFDReinf WEB

A instalação completa do LinxEFDReinf ocorrerá em duas etapas como descrito abaixo: 

  • A 1ª Etapa contempla a instalação da ferramenta Cross, a parte visual do produto desenvolvido em formato (Web). O executável chama-se "Instalar LinxEFDReinf vXX.XX.exe", onde "xx.xx" se refere à versão do instalador
  • A 2ª Etapa contempla o acesso aos bancos de dados, desenvolvido no formato de serviços (WebApis). Estes Webapis devem ser liberados com o seguinte nome "LinxEFDReinfWS????.war", variando somente o seu nome em função do produto, que pode ser SPRESS, SISDIA ou APOLLO. A responsabilidade pelo desenvolvimento destes Webapis ficou a cargo das fábricas de cada produto, por se tratar de acesso a banco de dados. E dependerá de regras de negócio específicas e inerentes a cada produto. Para que o Webapi seja instalado no mesmo momento da instalação da ferramenta Cross (1ª Etapa), é necessário que ele esteja na mesma pasta do instalador. 

A versão do instalador constará no próprio nome do executável "Instalar LinxEFDReinf vXX.XX.exe", onde "xx.xx" se refere à versão do instalador e será sempre atualizada a cada alteração/liberação.

Passo a passo

Se a sua máquina for 64 bits, alterar o caminho sugerido na tela abaixo para "C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps", pois o tomcat será instalado em 32 bits.



Figura: 1.0 – Clicar no botão Avançar


Caso a pasta Webapps do TOMCAT já exista, será apresentada a seguinte tela. Se isto ocorrer, basta confirmar a instalação.



Figura: 2.0 – Clicar no botão Sim


Em seguida será exibido a seguinte tela:



Figura: 3.0 – Clicar no botão Avançar


Será permitido a instalação do (Webapi) (2ª Etapa) a partir do instalador, bastando para isto copiar o (Webapi) para a pasta "C:\Program Files (x86\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\LinxEFDReinfWS????war", como demonstrado na figura abaixo:



Figura: 4.0 – Neste exemplo estamos instalando Web e Webapi do produto Spress.


Ao clicar em Avançar da figura 3.0, será exibido a seguinte tela:

Figura: 5.0 – Clicar no botão Instalar.


Se foi feito a opção pela instalação do (Webapi) a partir do instalador e não foi feito a cópia como descrito acima, será exibido a tela abaixo. Nesta tela será possível cancelar a execução do instalador clicando no botão <Anular>, ignorar o erro e prosseguir com a instalação (Web) (1ª Etapa), clicando no botão <Ignorar> ou prosseguir com a instalação clicando no botão <Repetir>, desde que o arquivo tenha o seu nome renomeado, como descrito no passo anterior.

Figura: 6.0 – Clicar em Anular, Repetir ou Ignorar.


Quando solicitado a instalação do (Webapi) (2ª Etapa) a partir do instalador, será exibido a tela a seguir solicitando os dados de configuração do ambiente. Através desta tela será possível a configuração de mais de um produto da Linx, bastando preencher todos os parâmetros e clicar no botão Confirma. Feito isto, será possível configurar um novo produto.



Figura: 7.0 – Preencher os dados solicitados


A tela é aberta sendo solicitado ao usuário em primeiro lugar o 'PRODUTO'. Após essa seleção os campos desabilitados ficam habilitados para ser realizada a configuração.

Figura: 7.0 – Preencher os dados solicitados


Uma vez preenchidos os parâmetros, é possível validar os locais de armazenamento de arquivos. Se clicar no botão Verificar Pasta WEB API (CONTEXT) e for apresentado a tela a seguir, significa que o serviço Webapi não foi instalado.



Figura: 8.0 – Verificando pasta WebApi


Se for apresentado a tela a seguir, significa que o serviço Webapi foi bem sucedido a sua instalação.


Figura: 9.0 – Verificando pasta WebApi


Se clicar no botão Verificar Pasta servidor Tomcat (Nome da Aplicação) e for apresentado a tela a seguir, significa que o serviço Tomcat não foi iniciado.



Figura: 10.0 – Verificando pasta servidor Tomcat


Se for apresentado a tela a seguir, significa que o serviço Tomcat foi iniciado.

Figura: 11.0 – Verificando pasta servidor Tomcat


Se clicar no botão Confirma da figura 7.0 e for apresentado a seguinte tela, significa que o serviço Tomcat não foi iniciado. Para isto, basta clicar no botão Iniciar desta mesma tela.

Figura: 12.0 – Validando serviço Tomcat


Se for apresentado a seguinte tela, significa que as configurações de bases de dados foi bem sucedida.

Figura: 13.0 – Configuração bem sucedida






Se clicar no botão Iniciar do serviço do Windows Tomcat, em seguida poderá utilizar o botão Testar URL. Ao fazer isto será apresentado a tela a seguir demonstrando que o serviço e a instalação foram bem sucedidos.

Figura: 14.0 – Testando a instalação


Se clicar no botão 'Testar URL' e apresentar a seguinte tela, significa que o (Webapi) (2ª Etapa) ainda não foi instalado. Não há o que se preocupar.

Figura: 15.0 – Testando a instalação


Após o preenchimento das telas de configuração, ao clicar no botão Fechar, será apresentado a seguinte tela informando a conclusão da instalação.

Figura: 16.0 – Finalizando processo de instalação


Quando não for optado pela instalação do (Webapi) (2ª Etapa) a partir do instalador do (Web), será apresentado a seguinte tela.

Figura: 17.0 – Finalizando processo de instalação


Ao final do processo de instalação, se foi optado pela instalação do (Webapi) (2ª Etapa), a pasta de instalação do 'LinxEFDReinf' deverá estar como a imagem abaixo.

Figura: 18.0 – Finalizando processo de instalação



Quando não for instalado o (Webapi) (2ª Etapa) a partir do instalador, deve-se copiar o (Webapi) para a pasta "C:\Program Files (x86\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\LinxEFDReinfWS????war" e em seguida executar o programa 'C:\Program Files (x86)\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\LinxEFDReinfconfigura.exe' como administrador. Preencher parâmetros necessários e iniciar o Tomcat através do botão Iniciar.



Figura: 7.0 – Preencher os dados solicitados


O processo de configuração vai gerar um log na pasta "C:\Program Files (x86\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\LinxEFDReinf\CONFIG.log".
A ferramenta Cross ao fazer comunicação com a SEFAZ, também vai gerar um log destas operações na pasta "C:\Program Files (x86\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\LinxEFDReinfComWS\LinxEFDReinfComWS.log".
Também será criado log da execução dos Webapis que ficará na pasta "C:\Program Files (x86\Apache Software Foundation\Tomcat 6.0\webapps\LinxEFDReinfWS_SPRESS".

Para verificar a instalação da Web (1º Etapa), executar o seguinte comando "http://localhost:8080/LinxEFDReinf" no browser (Recomendamos o Google Chrome ou Mozilla Firefox), onde deve ser retornado a seguinte tela:



Figura: 19.0 – Tela principal de acesso ao sistema 


Atualizações

Toda vez que a ferramenta Cross sofrer atualizações, é necessário limpar o cache da máquina em execução e executar um refresh da tela, como exemplificado na tela abaixo. Também será necessário parar o serviço Tomcat (Container Servlets) ao atualizar os Webapis. 


 
Figura: 20.0 – Tela principal de acesso ao sistema


Write a comment…