Índice

1. Conceito

Esta documentação tem o objetivo de informar e orientar os clientes sobre a solução POS Connect. O POS Connect, por sua vez, é uma camada de integração entre o sistema do Cliente e/ou Parceiro (podendo ser, por exemplo, uma plataforma de e-commerce ou um PDV) com o POS. E o POS, entretanto, tem o objetivo realizar a automação entre os sistemas (Gerenciamento e Pagamento) e a integração entre canais (Físico e Digital).

Tendo em vista essa integração e a automação entre sistemas, o POS Connect visa melhorar o fluxo de uma venda que seja realizada com o POS — onde, atualmente, o Cliente precisa fazer basicamente dois lançamentos separados, sendo:

  • O primeiro cobrando do Cliente no POS, onde é digitado um valor que, muitas vezes, pode ser errado. Com isso, acontece de ser cobrado do Cliente e, depois, é feita a baixa manual e vinculado o lançamento no PDV com o ID da transação de POS.

Com o POS Connect, o estabelecimento passa a se comunicar diretamente com o POS, ou seja, não precisa digitar manualmente. Além disso, a conciliação e baixa da venda é realizada de forma automática, diminuindo os riscos de lançamentos incorretos e roubo e/ou furto do equipamento.

Veja, na imagem abaixo, como é o fluxo de uso da integração:

Adiante, veja as informações de como habilitar e utilizar o POS Connect.

2. Pré-requisitos do POS Connect

Para que seja possível usar o POS Connect, há alguns pré-requisitos que devem ser atendidos. Sendo eles:

  • Ativar o POS Connect na Stone via OP;
  • Na Intranet, possuir o módulo POS Connect ativo;
  • Ativar o parâmetro Habilitar integração POS Connect no Seller;
  • Credenciais de acesso ao web service de pagamento: para cada produto que se integra ao serviço de pagamento, é necessário ter uma credencial de acesso para que seja possível logar no web service e, então, receber e processar os pagamentos e retornos. Isso se dá através do serviço da intranet.lzt, onde será retornado, junto à chave de ativação e cada consulta, os seguintes dados:
    • Usuário;
    • Senha;
    • Endereço de conexão do web service.

3. Como configurar o POS Connect

Veja mais detalhes sobre como fazer a configuração do POS Connect.

3.1 Ativação do POS Connect

Para dar início à integração do POS Connect, veja as informações:

  1. Antes de mais nada, faça a ativação do POS Connect diretamente na Stone, via OP. Esse é o primeiro passo e é muito importante fazê-lo, pois somente assim será possível dar continuidade é integração;
  2. Assim que a Stone faz essa ativação inicial, são passadas as informações de Account ID e Secret Key. Guarde essas duas informações, pois elas serão usadas mais adiante;
  3. Ative o módulo POS Connect na Intranet (Sandro mandou a imagem via Teams, pegar depois e inserir aqui no manual).

Importante

A ativação do módulo POS Connect na Intranet é feita pelo time de Serviços/PMO.

Depois desses passos, é necessário ativar o parâmetro Habilitar integração POS Connect no sistema de Retaguarda Seller. Para isso:

  1. Acesse o Seller;
  2. Acesse o menu Cadastros > Sistema > Configurações Sistema;
  3. Ao entrar na tela Configurações Sistema, selecione a Empresa desejada (caso queira, pode-se ter mais de uma Empresa para usar o POS Connect. No caso dessa integração, ela é feita por Empresa, ou seja, não é múltipla);
  4. Em seguida, acesse o item Configuração dos parâmetros iniciais;
  5. Ao acessar o item Configuração dos parâmetros iniciais, pesquise pelo número (574) ou pela descrição (Habilitar integração POS Connect) do POS Connect;
  6. Na janela Habilitar integração POS Connect, insira o valor 1 no campo Valor Default;

Observação

Por padrão, o valor do campo Valor Default é definido como 0 (zero).

7. Ao fazer a ativação do parâmetro Habilitar integração POS Connect, a guia POS Connect é habilitada na Empresa;
8. Nessa guia, são apresentados
os campos Account ID e Secret Key. Nesses campos, devem ser inseridas as informações passadas pela Stone.

Abaixo, veja algumas imagens de exemplo:

Item Configuração dos parâmetros iniciais


Parâmetro Habilitar integração POS Connect


Janela Habilitar integração POS Connect com o campo Valor Default definido com o valor 1


Guia POS Connect habilitada com os campos Account ID e Secret Key

Importante

Ao fazer a habilitação do POS Connect, a máquina perde a funcionalidade de TEF, bem como outras funcionalidades - funcionando, assim, apenas para o POS Connect.

3.2 Cadastro de equipamentos

Torna-se necessário garantir a sincronia de dados das configurações dos equipamentos de POS. Esses dados são enviados para o PDV e utilizados nas vendas. Tanto no Empório quanto no Seller, os dados de equipamentos ficam disponíveis no menu Cadastros > Estabelecimentos > Periféricos. Nesse menu, acesse a guia Periférico e preencha os seguintes campos:

Importante

Veja quais os equipamentos que estão homologados para o POS Connect:

  • Android L3 (Delivery, Balcão);
  • Android A8 (Delivery, Balcão);
  • Android P2 (apenas Delivery apenas).
  • Tipo de Equipamento: defina este campo como POS;
  • Equipamento: defina este campo como POS;
  • Modelo: insira o modelo do equipamento;
  • Número de Série: insira o número de série do equipamento;
  • CNPJ da Adquirente: neste campo, informe o CNPJ da adquirente.

Os demais campos (como Descrição, Nível de Preço adicional, Empresa e Código do Estabelecimento) devem ser preenchidos conforme as definições/necessidades do estabelecimento.

Importante

Atenção aos campos Tipo de Equipamento e Equipamento, pois eles precisam estar definidos como POS para esta integração (conforme o destaque na imagem de exemplo acima).

Já no menu Cadastros > Estabelecimentos > Máquinas, selecione a máquina que faz a integração com o POS Connect e, na guia Configuração PDV, marque o campo Pagamento Mobile (presente no quadro Mobile Payment).

Veja a imagem de exemplo:

No AutoSystem, os dados ficam no menu Cadastros > Tabelas > Equipamentos > POS:

3.3 No PDV

No PDV, também é necessário fazer uma configuração. Assim que o módulo POS Connect for ativado e a chave desse for baixada para o PDV, o sistema passa a ter uma configuração referente ao Banco de Dados Central.

Acesse o Banco de Dados Central e configure a máquina principal que está rodando o serviço do Mobile. Isso se faz necessário para que todas as movimentações entre os sistemas, bem como os dados, sejam feitos de forma correta.

4. Operações de pagamento

Veja as informações sobre as operações de pagamento.

Importante

Atualmente, o Cliente não possui acesso ao Portal do Pagar.me. Com isso, não é possível para ver as transações do POS Connect.

4.1 Pagamento direto

Informação

A modalidade Pagamento direto se dá quando a venda acontece no PDV e, então, ela é enviada diretamente para o equipamento, onde fica aguardando o pagamento.

Veja mais informações sobre esta modalidade abaixo!

Neste tipo de pagamento, o Operador inicia a venda, lança os itens e chama a forma de pagamento através da tecla Y (ou diretamente na forma de pagamento pelo botão Outras). Com isso, é aberta a tela de POS, onde é possível realizar a escolha do POS que irá realizar o pagamento ou seja, será apresentada uma lista, caso tenha mais de um equipamento configurado. Caso haja somente um, o POS é acionado de forma direta.

Veja a imagem de exemplo:

Quando o Operador vai direto pela forma de pagamento, ao selecionar POS, a tela exibe apenas os campos do equipamento, sendo eles: Valor e Forma de pagamento. O campo Forma de pagamento, por sua vez, já vem preenchido.

Observação

Caso a operação seja executada pela tecla Y, o campo Forma de pagamento fica liberado para seleção.

Frisamos que: esses tratamentos e comportamentos são realizados apenas com o módulo POS Connect ativo. Caso contrário, o sistema permanece com a funcionalidade atual.

Veja uma imagem de exemplo de como funciona o fluxo da modalidade Pagamento direto:

A transação irá aparecer diretamente no POS com todas as informações de pagamento (Crédito, Débito, Voucher etc.). Nesse modelo, um pedido gera apenas uma cobrança de pagamento

4.2 Pagamento listado

Informação

A modalidade Pagamento listado é destinada apenas para deliveries, onde o pagamento é listado pode-se escolher qual máquina quer pagar.

Veja mais informações sobre esta modalidade abaixo!

Neste tipo de pagamento, caso o pagamento ainda não tenha sido feito na máquina, não é permitido fazer a baixa no PDV.

O pagamento listado é utilizado quando o Operador vai pela tecla Y e não seleciona um equipamento listado e nem uma forma de pagamento especifica. Sendo assim, ao mandar a Ordem de Pagamento para um POS, ou seja, se o estabelecimento tem dois equipamentos de POS, a Ordem de Pagamento irá aparecer nos dois — porém, só pode ser finalizado em um deles.

O Operador irá pegar um POS e, então, irá selecionar em uma lista de pagamentos qual o pagamento que ele deseja baixar, selecionando de forma manual o meio de pagamento (como, por exemplo: Crédito, Débito, Voucher etc.).

Importante

A lista com as formas de pagamento é enviada pela própria Stone, conforme o contrato do estabelecimento com a Stone.

Ao finalizar, o serviço do POS Connect envia os dados de pagamento ao PD para que a venda seja finalizada automaticamente.

Veja uma imagem de exemplo de como funciona o fluxo da modalidade Pagamento listado:

Pode ter mais de uma transação sendo listada no POS para ser finalizada. Nesse modelo, o método de pagamento será selecionado apenas no momento da finalização da transação 

4.3 Pagamento listado parcial

Na modalidade Pagamento listado, é possível fazer um split (divisão) de pagamento (ou seja, é possível pagar R$ 50,00 em crédito e R$ 50,00 em débito em uma mesma venda, por exemplo). Esse split, por sua vez, é feito diretamente no POS.

Cada pagamento realizado de forma parcial gera uma notificação de pagamento no PDV. Sendo assim, os primeiros R$ 50,00 foram pagos no POS. Ao confirmar o pagamento, o PDV é notificado (via serviço de comunicação mobilepayment.exe) que o primeiro pagamento foi realizado. Porém, não é apresentado nada em tela. Somente com o total pago é que a venda é finalizada no PDV.

4.4 Estorno de Ordem de Pagamento

Há dois momentos para que um estorno seja tratado:

  1. Com a venda já finalizada:
    • Ao finalizar uma venda e tentar realizar o cancelamento dela, é possível cancelar normalmente desde que: o tempo fiscal permita. Já para fazer o estorno do pagamento, o Operador precisa cancelar a venda e ir até o equipamento cujo pagamento foi feito e, com isso, realizar o estorno por lá.
  2. Antes de realizar o pagamento:
    • Antes de realizar o pagamento, o estorno é feito pela rotina de fechamento de Ordem, ou seja: quando uma venda está em andamento, a Ordem de Pagamento é criada quando o Operador aciona a tecla Y; ou lança uma forma de pagamento POS direto. Então, cancelando essa operação e voltando para a tela principal da venda, será enviado o comando de estorno da Ordem.

4.5 Tratamentos de delivery

Para melhor atender os Clientes que possuem delivery, há disponível o botão de pagamento POS, onde:

  • O Operador pode fazer um novo pedido; ou
  • Quando um novo pedido cai na guia Delivery, o Operador pode editá-lo e selecionar esta nova função de pagamento.

Observação

O botão POS é apresentado somente quando o módulo POS Connect está ativo.

Para delivery, sempre deve ser utilizado o modelo Pagamento listado. Ou seja, esse é o modelo onde será criada a Ordem de Pagamento e, então, ela será enviada para o POS onde, por exemplo: um motoboy pode levar o equipamento com a Ordem de Pagamento já vinculada nele e, chegando até o cliente, o motoboy pode simplesmente clicar no pagamento e selecionar qual o tipo de pagamento que será utilizado (podendo ser, por exemplo: Débito, Crédito, Voucher etc.).

Ao confirmar o pagamento, o PDV será notificado automaticamente, mesmo que o motoboy não esteja no local ainda. Sendo assim, a venda será finalizada normalmente, mesmo que tenha uma venda em andamento no PDV local.

4.6 Configuração para realizar baixa automática no PDV

Tendo em vista que o sistema possui a modalidade de Pagamento listado e pode atuar com entregas/delivery, onde o motoboy vai fazer a cobrança do cliente e o PDV vai seguir as vendas normais, há uma configuração de emissão de venda automática no cadastro da Empresa. Com essa configuração Ativa, ao receber um Pagamento listado, a venda será finalizada de forma automática e não irá imprimir o Documento Fiscal. Caso seja necessário fazer a impressão, basta o Operador acessar o menu de vendas realizadas e solicitar uma reimpressão do Comprovante.

Caso a configuração esteja definida como Desativada, a venda fica pendente na guia Delivery para que o Operador execute a baixa de forma manual, onde o pagamento já está vinculado automaticamente. Com isso, obrigatoriamente, o cliente deve ter algum módulo de Delivery ativo no PDV.

4.7 Impressão de Comprovante Fiscal pelo POS Connect

Com a configuração de emissão automática de venda, é possível fazer a impressão do Comprovante Fiscal NFC-e/CF-e diretamente na máquina de POS. Para isso, ao finalizar a venda, o serviço de integração mobile_payment.exe envia uma imagem base64 via integração para a máquina POS e o Operador/motoboy pode, ou não, fazer a impressão da venda no ato da baixa.

Importante

Este processo pode sofrer algum impacto de tempo, tendo em vista que a venda será processada localmente no PDV e enviada para o POS, tendo um delay (atraso) para impressão.

4.8 Fechamento de turno com pagamento pendente

Para o fechamento de turno com pagamento pendente, o PDV permanece com o comportamento atual de delivery em aberto. Além disso, também leva em consideração as permissões de usuários já criadas. Caso haja permissão para fechar com pendências, o PDV segue para o produto turno e a movimentação fica no turno em que a baixa for realizada, como já ocorre atualmente no sistema.

5. Como usar o POS Connect

Para usar o POS Connect, veja as informações abaixo:

  1. Acesse o PDV;
  2. Selecione o produto desejado para a venda;
  3. Clique no botão Adicionar Pgto;
  4. Selecione a maquininha desejada;
  5. Clique em Confirmar;
  6. A mensagem Informação! Ordem de Pagamento criada com sucesso. Realize o pagamento no equipamento será apresentada.

Após esses passos, o pagamento pode ser feito na maquininha e o pedido já terá baixa no PDV.

Esta é uma explicação de forma mais geral sobre o fluxo de pagamento integrado ao POS. Para mais detalhes sobre todas as operações de pagamento, acesse a documentação 4. Operações de pagamento, onde há informações sobre:

  • Pagamento direto;
  • Pagamento listado;
  • Pagamento listado parcial; e
  • Tratamentos de delivery.

Observação

  • Caso haja mais de uma maquininha cadastrada e não seja selecionada uma para o pagamento, o envio será enviado para todas;
  • Ao selecionar uma forma de pagamento no PDV, na maquininha será obrigatório fazer o pagamento com a forma selecionada/definida no PDV.

6. Monitoramento de serviço mobile payment

Quando o PDV for executado e possuir o módulo POS Connect com as devidas configurações, o serviço de integração do mobilepayment.exe irá subir de forma automática. Além disso, o serviço também é apresentado dentro do PDV para que o Operador possa monitorar.

7. Cadastro de máquina para monitoramento do serviço

No AutoSystem, há a configuração de servidor que irá rodar o serviço mobilepayment.exe:

  • Sem rótulos