Esta página tem por finalidade instruir uma das situações que podem ocorrer quando no envio de OS para o SAGA ocorre instabilidade no envio\retorno por parte da Btac.
Produto | BRAVOS |
---|---|
Menu | Oficina - Ordem de serviço - Manutenção. |
Data |
|
Autor | |
Área | Suporte |
Este documento destinasse a todas as concessionárias de marca VW que utilizam a integração Bravos x Saga.
Ao realizar o envio de uma OS pelo menu Oficina - Ordem de Serviço - Manutenção - Aba Integração VW retorna a mensagem de erro no ID de envio e não recebemos o retorno da Btac onde a OS não aparece no portal do SAGA - Lista de OS.
Assim se formos acessar o portal do SAGA a OS não vai aparecer na Lista de OS: SGs - Lista de OS
Como se trata de uma instabilidade, após uns minutos do primeiro envio com erro pode ocorrer de nos trazer o retorno da Btac com sucesso como ocorreu no exemplo abaixo, mas nessa situação ao realizarem o processo de transformação da OS em SG dentro do SAGA pode ocorrer a perda de comunicação dessa SG com a OS no Bravos, podendo nos trazer outros erros no processo e deixar a OS "presa" no SAGA.
Registro foi pra SAGA.
Neste caso precisamos identificar se no log que gera da Integração VW retorna algum erro que possamos identificar a causa dessa instabilidade, o log onde nos mostra os registros que foram enviados e também o retorno deles é o SrvILS.log. Geralmente esse log se encontra na pasta Temp do cliente C:\Temp.
Onde ao acessarmos o caminho mencionado e aberto o log SrvILS.log encontramos o erro abaixo.
04-07-24 16:11:32.597 - Comando ID [1021529] Processo [WAPPO] 04/07/2024 16:11:32 04-07-24 16:11:34.737 - Preparou Processo: [WAPPO] Registro: [PROCESSORDER] WS: [5] ID Comando: [1021529] 04-07-24 16:11:34.756 - Complemento SQL: [645484] 04-07-24 16:11:34.817 - Erro: [A conexão com o servidor foi reconfigurada - URL:http://IPBATC:81/MSH.bb - SOAPAction:""] 04-07-24 16:11:34.911 - Arquivos XML enviado [C:\temp\trab\Enviado\WAPPO_DN00123C2081_20240704161134766.xml] recebido [C:\temp\trab\Recebido\WAPPO_DN00123C2081_20240704161134766.xml] 04-07-24 16:11:34.937 - Criou XML: [WAPPO] Registro: [PROCESSORDER] PID: [DN00123C2081] PIDComando: [1021529] 04-07-24 16:11:34.956 - Registro: [PROCESSORDER] WS: [5] 04-07-24 16:11:34.969 - Erro ao processar Registro: [PROCESSORDER] WS: [5] 04-07-24 16:11:35.005 - Retorno [1]
Esse retorno aponta a causa da instabilidade da integração VW pois a Btac não esta conseguindo manter a comunicação com o servidor do cliente, após ter feito uma revisão da parametrização seguindo o manual da integração Configuração do Integração VW (ILSVW) e não ter encontrado nenhuma divergência na integração devemos pedir ao cliente para acionar a Disal para que seja verificado o aparelho BTAC deste DN.
Como mencionado acima se trata de uma instabilidade onde a comunicação vem e vai, mas a OS pode ir para o SAGA após outras tentativa de envio como neste caso, onde conseguimos após alguns minutos encaminhar a OS para o SAGA como mostro no log abaixo:
04-07-24 16:24:43.348 - ----------------------------------------------------------------------------------- 04-07-24 16:24:43.376 - Comando ID [1021534] Processo [WAPPO] 04/07/2024 16:24:43 04-07-24 16:24:45.571 - Preparou Processo: [WAPPO] Registro: [PROCESSORDER] WS: [5] ID Comando: [1021534] 04-07-24 16:24:45.598 - Complemento SQL: [645497] 04-07-24 16:24:45.888 - Arquivos XML enviado [C:\temp\trab\Enviado\WAPPO_DN00123C2081_20240704162445607.xml] recebido [C:\temp\trab\Recebido\WAPPO_DN00123C2081_20240704162445607.xml] 04-07-24 16:24:45.910 - Criou XML: [WAPPO] Registro: [PROCESSORDER] PID: [DN00123C2081] PIDComando: [1021534] 04-07-24 16:24:45.930 - Registro: [PROCESSORDER] WS: [5] 04-07-24 16:24:45.964 - Retorno [0]
Mas no momento em que a comunicação cair novamente perderemos a integração dessa SG que se encontra no SAGA, com a OS do sistema BRAVOS e por conta disso que devemos identificar a causa dessa instabilidade verificando sempre o log de envio dos registros.