ASSUNTO

Realizar a análise de crédito do cliente utilizando a ferramenta Smart 2.0 da Deps.

Produto

Linx DMS
LinxDMS

Menu

Menu: Peças > Atendimento Balcão (Web)

Menu: Oficina > Atendimento Oficina 

Data

 

Autor

Wallace Oliveira Silva

Área

Automotivo


FINALIDADE

Este Documento tem a finalidade de explicar o funcionamento da integração LinxDMS com a ferramenta de análise de crédito Smart 2.0 da Deps.

Conforme consta no manual do usuário da plataforma de serviços oferecidos pela Deps (https://docs.deps.com.br/portal/manual-sistema/#sumario-%F0%9F%93%9A):

"a Deps desenvolveu o Deps Smart, uma solução de análise de dados em nuvem, no qual sua empresa pode automatizar processos de análise de seus clientes, além de ter maior segurança na tomada de decisão de crédito. O Deps Smart visa reduzir fraudes e inadimplência da sua empresa.

O algoritmo de análise de dados do Deps Smart é capaz de fazer a leitura de uma série de informações cadastrais e comerciais, utilizando dados de órgãos públicos, big data e provedores (bureau de crédito). Sua empresa também pode enviar dados de contas a receber, para processos de reanálise de cadastro ou revisão de limites.

A exemplo de qualquer consulta realizada no Portal da Deps, o Deps Smart se apresenta com um relatório, porém, acrescenta em seu conteúdo o bloco de diagnóstico de análise".

A integração no LinxDMS com a Deps é realizada no momento de informar a condição de pagamento no atendimento balcão ou atendimento oficina no LinxDMS. Sendo assim, havendo inconsistências de créditos do cliente retornadas pela API da Deps o LinxDMS informará as restrições em tela, objetivando automatizar as consultas que são feitas manualmente em varias plataformas externas (Serasa, Receita, etc...).

Outro ponto que integra com a API da Deps é na tela de Aprovação de Solicitação, uma maneira rápida de validar em tempo real se o cliente do atendimento possui alguma restrição retornada pela API da Deps. 

ABRANGÊNCIA

Todos que utilizam a ferramenta Smart 2.0 da Deps.

APLICAÇÃO

Procedimento de configuração para integrar o Linx DMS à Smart 2.0 da Deps.

Menu: Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas

Criado a Aba "Integração DEPS". Por padrão a integração não consta como Ativo, e os dados de ambiente de homologação já estão gravados. 

Para monitorar os dados enviados ou erros gerados, basta marcar o campo "Grava Log", os dados são gravados no diretório C:\Users\USUARIO_LOGADO\AppData\Local\Temp, sendo necessário trocar "USUARIO_LOGADO" para o login da rede do usuário.

Os Logs terão os seguintes nomes:


Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários e Permissões

Criado a função "937 - VISUALIZAR BOTÃO [ CONSULTAR DEPS] NA TELA DE APROVAÇÃO DE SOLICITAÇÕES", para tornar mais eficiente a verificação da análise de crédito do cliente juntamente à Deps.

Desta forma, caso o usuário possua a função em seu perfil de acesso, consequentemente será possível visualizar e realizar a consulta Smart 2.0 diretamente a partir da tela de Aprovação de Solicitações.

Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários e Permissões

Criado a função "947 - LIBERAR VENDA DEPS", para aprovar os atendimentos que estejam com problema de restrição financeira retornado pela Deps.


Menu: Faturamento > Cadastros > Condição de Pagamento

Criado o campo "Verifica Crédito Deps" na manutenção do cadastro de Condição de pagamento, com a finalidade de estabelecer quais condições de pagamento serão validadas na integração com a Deps.
Contendo valor padrão de "não".

Menu: Configuração > Aprovações

A depender do usuário possuir a função "937 - VISUALIZAR BOTÃO [ CONSULTAR DEPS] NA TELA DE APROVAÇÃO DE SOLICITAÇÕES", será possível consultar na Deps como se encontra o cliente conforme a situação de análise de crédito fornecido pela plataforma.

No primeiro exemplo, o cliente está Ok, sem restrições na Deps.

Outro exemplo abaixo, não foi possível enviar o contas a receber detalhado pelo motivo retornado na API da Deps: "O Usuário precisa estar logado para efetuar essa ação". Porém, foi possível enviar o contas a receber resumido, e o cliente possui as restrições em tela.

Outro exemplo abaixo, o cliente e o contato, não satisfazem os critérios para realização da consulta à Deps.

Menu: Configuração > Consulta Log Web

Criado o processo Integração Deps, para monitoramento de toda a integração com a Deps, contendo os dados enviados e recebidos, com sucessos ou erros. Bastando selecionar o Processo Integração Deps em tela para rastrear toda integração efetuada com as APIs da Deps.



Menu: Peças > Atendimento Balcão (Web)
Menu: Oficina > Atendimento Oficina

Na tela de Forma de Pagamento, a ordem de integração com a Deps primeiro executa a consulta à API da Deps, e depois a verificação de crédito do próprio LinxDMS já existente.

Critérios durante a integração:

1) Empresa e Revenda parametrizada para integrar com a Deps no ambiente de Homologação ou Produção;

2) Cliente do Contato ser Pessoa Jurídica;

3) A Condição de Pagamento estar marcada no cadastro com "Verifica Crédito Deps", ou o Contato ter ao menos uma Condição de Pagamento configurada com "Verifica Crédito Deps";

4) Quando a Deps retornar que não há restrição para o cliente, o sistema exibirá a mensagem "OK CLIENTE [ NOME ] SEM RESTRICOES NA DEPS.";

5) Quando a Deps retornar que há restrição para o cliente, o sistema exibirá a mensagem contendo as restrições, e se o usuário logado não tiver permissão à função "947 - LIBERAR VENDA DEPS" o sistema irá gerar uma Solicitação de Aprovação com os detalhes da restrição no campo de observação de Ida, e o Atendimento ficará bloqueado até ser aprovado. E caso o usuário logado tenha permissão à função "947 - LIBERAR VENDA DEPS" o sistema irá gerar uma Solicitação de Aprovação com os detalhes da restrição no campo de observação de Ida, porém essa solicitação já é gravada como Aprovada.

Obs.: quanto à emissão da NF para exibir as devidas aprovações, e ao Relatório de Solicitações/Aprovações, não houve alteração, seguindo o fluxo já existente.



Exemplo de cliente não possuindo restrição de crédito.


Exemplo de cliente possuindo restrição de crédito



Informações importantes:

  • A Origem dos dados do Contas a Receber, Resumido e Detalhado, enviados para a Deps se encontra na tela "Consulta Histórico do Cliente", em Financeiro > Consultas / Relatórios > Consulta Movimentação Financeira.
  • Para diferenciar o Título entre as revendas no LinxDMS, será enviado para a Deps no campo codigoTitulo (Código do Título) a Empresa/Revenda/Título.


DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.