NFC-e - Resolução de Possíveis Erros no Processo
Assunto
Resolução de possíveis erros comuns no processo de NFC-e
Produto | Mid/Linx DMS/Bravos |
Menu | Instalador |
Data | 08/06/2018 |
Autor | @Wellington Silveira Palma |
Área | Serviços – Segmento Automotivo |
Finalidade
Esta página tem como objetivo a solução de possíveis ocorrências no processo de configuração de NFC-e.
Procedimentos
Após finalizada instalação do MID-e como administrador, poderão ocorrer alguns erros tanto no instalador quanto no ERP. Portanto serão propostas formas de resolução daqueles demonstrados.
Aplicação
- Após Clicar em Terminar conforme tela abaixo, deverá abrir o configurador do MID-e Client.
- Caso a aplicação não abra automaticamente, poderá procurar no menu iniciar por "Configurações" e executá-la. Caso a aplicação não abra automaticamente e manualmente provavelmente um dos requisitos não tenha sido cumprido e é muito comum ocorrer a mensagem abaixo:
- Acesse o Painel de Controle > Desinstalar um Programa > No menu à esquerda selecione Ativar ou Desativar Recursos do Windows > Garanta que o Net Framework 3.5 esteja instalado conforme abaixo.
Caso não esteja selecionados, favor seleciona-los conforme imagem acima e conclua a instalação retornando ao passo 2. Na hipótese de ocorrer a mesma mensagem veja se o Net Framework 4.5 também está instalado no Menu Painel de Controle > Desinstalar um Programa conforme abaixo:
No caso de não estar instalado, acesse o site da Microsoft e faça o download bem como a instalação do mesmo pelo link: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=30653.
- Após estas ações o Programa para Configurar o MID-e Client deverá abrir com exito:
- Na configuração de NFC-e para Linx DMS/Bravos é necessário configurar o ConfiguraFrenteCaixa ou ConfiguraFrenteCaixaClient na aba Configuração e colocar o Modelo Impressora como: "NFC-e – Linx MID-e Client". Por vezes ela fica bloqueada e não há possibilidade de alterar conforme abaixo:
- A opção Utilizar Impressora Fiscal fica fisponível somente se no Cadastro de Empreas e Revendas > Parâmetros > PAF-ECF > Campo "Utiliza PAF-ECF" esteja desabilitado.
- Ao desmarcado é necessário reabrir ConfiguraFrenteCaixa ou ConfiguraFrenteCaixaClient > Configurações > Habilitar Utilizar Impressora Fiscal > Selecionar Modelo Impressora como: "NFC-e – Linx MID-e Client".
- Para efetivação da emissão de NFC-e, o ícone NFC-e deverá estar ativo no Frente de Caixa:
Para que esteja visível esta opção deverá ser seguida as instruções do passo 5, e analisar algumas outras parametrizações conforme abaixo:
- Opção de utilização de NFC-e habilitada:
- Formulário Preenchido:
- Além do cliente com a opção de emissão de Cupom Fiscal ativo:
Obs: Poderá ocorrer de mesmo seguindo todas as instruções acima a opção de NFC-e não fique ativa no Frente de Caixa, nestes casos deverá ser verificada se o cadastro do cliente está adequado para as regras deste tipo de envio. Por exemplo: existem as seguintes regras: para consumidor final: pessoa física, dentro do estado, que não seja produtor rural, sem inscrição estadual, e com CFOP´s específicos. Estas regras poderão ser distintas para cada UF, portanto verifique esses requisitos e ajuste para a possibilidade de utilizar esta opção de envio.