Assunto

Manual do processo completo do atendimento de campo/atendimento externo


Produto

Linx DMS/Bravos

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Oficina > Atendimento Oficina

Data

Autor

Área

RC Automotivo

Finalidade

Esta página é destinada a todos os clientes Linx DMS/Bravos/Linx DMS Toyota/Linx DMS HPE

Abrangência

Esta página tem por finalidade apresentar o processo completo do atendimento de campo/atendimento externo

Sumário

Aplicação

Cadastro de transações

Para realizarmos o processo, primeiramente precisamos parametrizar as transações, tanto de saída, como de entrada.

Portanto, dentro do menu: Faturamento > Cadastros > Tipos de Transação, vamos parametrizar a transação de saída, que será utilizada na nota fiscal de remessa de peças, a transação precisa estar com o Tipo igual a Saída e o Subtipo Transação igual a Terceiros.

Já a transação de entrada, que será utilizada na devolução da nota fiscal de remessa, ou seja, as peças estarão retornando para o sistema, essa transação deverá estar com o Tipo igual a Entrada e o Subtipo Transação igual a Devolução.

Referências cruzadas

Após a parametrização das transações, faça a criação das referencias cruzadas, tanto para nota de saída de remessa, tanto para nota de entrada de devolução da nota de remessa. Para fazer esse cadastro acesse o menu: Faturamento > Cadastros > Referência Código Fiscal Operação.

Além da referencia cruzada do código fiscal, precisamos também fazer a referencia cruzada de pagamento, que é feito através do menu: Faturamento > Cadastros > Referência Cruzada Pagamento. Caso tenha alguma dúvida ou precise do processo completo, segue Share sobre o processo: Condição de pagamento não aparece para seleção em um atendimento. Geralmente a condição de pagamento é simples remessa(livre de débito) tanto saída quanto entrada.

Esse processo não precisa ser necessariamente após a parametrização das transações, mas precisa existir o cadastro da referência cruzada de pagamento e do código fiscal antes de fazer o processo de emissão da notas fiscais, se não o sistema irá acusar mensagens informando a falta desse processo ou não apresentará nenhuma condição de pagamento e não conseguirá seguir com o processo.

Parametrização do atendimento de campo/atendimento externo

Para realizar o processo de atendimento de campo/atendimento externo, será necessário ter uma Transação Padrão para as notas de remessa. Acesse o menu: Oficina > Parâmetros > Módulo>Aba Atendimento, preencha o campo Atendimento de CampoTipo de Transação p/Remessa de Peças com a transação de saída configurada no passo anterior.

Abertura da ordem de serviço

Após realizar todas as parametrizações acima, abra um atendimento pelo menu: Oficina > Atendimento Oficina.

Com a tela do atendimento em aberto, para realizarmos o processo de atendimento de campo/atendimento externo, dentro da aba Informações Gerais precisa ser ativado a opção Externo.

Opção Externo sempre preenchida

Caso o processo sempre seja feita por um usuário específico, ou caso queira que sempre o campo venha preenchido, acesse o menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Usuários e Permissões, selecione o usuário desejado, na aba Usuário, sub aba Configuração, sub aba Oficina, ative a opção Marcar automaticamente a opção <Externo> ao abrir um atendimento na oficina.

Após marcação da opção Externo, continuar com a abertura da ordem de serviço normalmente.

Inclusão de itens na ordem de serviço

Após a abertura da ordem de serviço conforme passos anteriores, precisa ser incluso algumas peças, para que seja realizado o serviço externo. O passo a passo para incluir as peças, segue o mesmo padrão de qualquer outra ordem de serviço, porém a situação da peça fica diferente do habitual, quando a peça é incluída na O.S a quantidade informada fica como Orçada na consulta do item, em seguida da inclusão das peças quando for requisitar, normalmente o situação da peça fica R. Já no processo de atendimento de campo/atendimento externo, a situação da peça fica como T e dentro da consulta do item a quantidade de Orçada vai para o campo Terceiro. Segue abaixo passo a passo para inclusão de peças.

Na tela da Manutenção da OS, clicar no botão +Peças/Serviços (671) e inserir o item na Ordem de Serviço.

Conforme descrito anteriormente, após a requisição das peças, a situação da peça fica como T(Terceiros).

Com esse processo feito, antes de emitir a nota fiscal de remessa, na tela de consulta de itens menu: Peças > Consultas > Itens do Estoque.

A peça já requisitada com romaneio emitido fica com a quantidade dentro do campo Terceiros.

Dentro da aba Detalhes, sub aba Terceiros, apresenta algumas informações, como exemplo, o número da ordem de serviço, quantidade e o cliente da ordem de serviço.

Após emitir a nota fiscal de remessa, os campos que estão faltando na tela acima, serão preenchidos.

Nota fiscal de Remessa para Atendimento de Campo

Para fazermos a nota fiscal de remessa, acesse o seguinte menu: Oficina > Atendimento de Campo > Nota Fiscal de Remessa de Peças.

Irá abrir uma tela, onde é preciso informar no campo Nro. Romaneio, na qual deve ser preenchido com o número do romaneio conforme gerado ao requisitar as peças, feito isso, clique no botão Enter no teclado, após esse processo clique na tecla Tab do seu teclado, assim o campo Cliente P/Emissão da N.F. será preenchido automaticamente com o código e nome do cliente da ordem de serviço.

Após clicar em OK, abrirá a tela da condição de pagamento que será utilizada.

No exemplo, informei a transação L18 e condição de pagamento 902 - LIVRE DE DÉBITO.

Após informar a condição de pagamento, os itens foram enviados ao Frente de Caixa.

Dentro do Frente de Caixa, agora basta só emitir a nota fiscal, feito isso a peça continuará como Terceiros, e dentro da aba Terceiros na consulta de itens, irá trazer as informações da nota fiscal de remessa.

Nota de devolução do atendimento de campo

Feito o processo de saída da nota fiscal de remessa de peças, após o mecânico terminar o serviço e ter retornado para a revenda, precisamos fazer a entrada dessas peças e requisitá-las na ordem de serviço para posteriormente ser faturado.

Para fazer o retorno dessas peças, precisa ser feito a entrada delas, então acesse o menu: Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada.

Clique no botão Incluir registro-F3(símbolo de +, ou clique na tecla atalho do seu teclado F3), irá abrir uma mensagem perguntando se deseja emitir(imprimir) a nota fiscal, nesse caso vamos selecionar a opção Yes.

Logo em seguida selecione a transação de entrada com o subtipo devolução que fizemos a parametrização no início desse manual, feito a seleção da transação, clique no botão Importar.

Será aberto uma nova tela, para ser informado a nota fiscal que deseja importar, nesse processo vamos informar os dados da nota fiscal de remessa que fizemos a saída anteriormente. Após completar todos os campos com as informações, clique no botão Ok.

O sistema irá identificar essa nota, e trazer em tela os itens da nota fiscal de remessa, selecione os itens, considerando todos os itens, os aplicados no veículo e também os que não foram utilizados no serviço.

Feito isso, continue o processo normal de entrada de peças, informando os dados solicitados em tela conforme necessidade. Totalize a nota, informe uma condição de pagamento e consolide a mesma, assim a nota irá para o frente de caixa para emissão.

Com a entrada feita, os itens irão sair do campo Terceiros e irão para o campo Alocada, na aba Movimentação(15) mostra as transações feitas, a nota fiscal de saída de remessa e o retorno da mesma. Na aba Alocações(16) é informado a ordem de serviço que a peça está alocada, e na aba Terceiros as informações que estavam contidas anteriormente não irão mais aparecer.

Finalizando a ordem de serviço

Com a nota fiscal de entrada finalizada, as peças voltam para a ordem de serviço, dentro da aba Peças a situação das peças ficam como R(requisitada), além disso os campos RequisiçãoNF RemessaData RemessaNF DevoluçãoData Devolução são preenchidos.

Caso alguma peça não tenha sido utilizada no atendimento de campo/atendimento externo, ou por algum outro motivo precise ser devolvida ao estoque, com os itens requisitados dentro da O.S, temos a opção de fazer a devolução simplesmente clicando com o botão direito do mouse em cima da peça requerida e selecionar a opção Devolver Peça(444), após isso seguir o processo normal de devolução de peças dentro da O.S.

Com a O.S finalizada, constando todas as informações corretamente, agora basta fazer o encerramento e o faturamento, esse processo segue o mesmo padrão de qualquer outra O.S, clicar no botão Encerrar O.S selecionar uma forma de pagamento, enviar ao frente de caixa e emitir a nota fiscal.

Após a emissão da nota fiscal, dentro das movimentações dos itens faturados, ficará a informação da emissão da ordem de serviço.

Cancelamento da nota fiscal de remessa

Caso por algum motivo precise cancelar a nota fiscal de remessa, dentro da O.S temos a informação da nota fiscal contida dentro do registro da peça.

Acesse o menu: Faturamento > Consultas / Relatórios > Operações Fiscais, busque pela nota fiscal em questão, clique no botão Inutilizar Número(59), ao aparecer a mensagem se confirma a inutilização, clique no botão Yes.

Dentro da ordem de serviço em questão, as informações da nota fiscal de remessa e a data da remessa, irão ficar em branco. Além disso, a peça continua com a situação T(Terceiros) mesmo com a nota cancelada. Portanto para conseguirmos dar andamento no processo, precisamos clicar com o botão direito na peça e selecionar a opção Transfere de Terceiros para Alocado.

Feito o processo, a peça ficará com a situação R(Requisitada), portanto, agora vamos fazer o processo da emissão do romaneio de devolução, para retornar essa peça ao estoque.

Assim a peça ficará devolvida dentro da ordem de serviço, e para fazer uma nova nota de remessa, precisará ser incluída novamente, iniciando o processo a partir da parte de inclusão de itens na ordem de serviço.