Produto

Linx DMS Apollo

Menu

Apollo > Oficina > Parâmetros > Módulo

Apollo > Oficina > Atendimento.

Data

 

Autor

Criação do Documento

Área

P&D Automotivo


Manual contendo o detalhamento do processo Gestão de Estoque de Peças em  Garantia Recall Nissan.

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias da Rede Nissan.

APLICAÇÃO

Neste documento estão descritos os procedimentos de configuração e utilização do Linx DMS referentes ao processo de Gestão de Estoque de peças em  Garantia Recall Nissan, desde o recebimento destas peças em notas fiscais de simples remessa até a saída das mesmas através da OS, gerando uma nota fiscal Livre de débito.

Neste controle, as peças recebidas em simples remessa terão seu saldo considerado como "Pertence a terceiros" de forma que a saída das mesmas irá sempre ler este saldo para realizar a baixa do estoque. Toda peça enviada para esse tipo de atendimento em garantia, tem o chassi do veículo vinculado a entrada de modo que, a baixa do estoque somente poderá ser efetuada para ele.


NOTA:

A função 869 foi inclusa no Linx DMS. Como padrão, essa função é criada para todos os usuários, isso permite ao usuário realizar o processo de Gestão de Estoque de Garantia Recall.

Configuração do Processo


Pré-requisitos.

  • Menu Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Tipo Transação.

No cadastro de Tipos de Transações, verificar se existem transações para entrada e saída de itens pertencentes a terceiros que poderão ser utilizadas no processo. Senão houver, deverá ser cadastrado uma transação para cada.

Estas transações serão utilizadas  no processo de emissão de nota de entrada e de saída dos itens que forem enviados pela Montadora para atender a esse tipo de garantia.  No cadastro de ambas deve ser indicado no campo Subtipo Transação o campo "Pertence a Terceiros".

Importante: Criar  a "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item. E criar a referência cruzada de Pagamento para a entrada da nota fiscal dos itens.


Transação Entrada.


                                           

                                                                                                  Figura 1: Castro do Tipo de Transação.


Transação Saída.

Figura 2: Castro do Tipo de Transação

                                          

Parâmetros                                                                                               

Menu:  Linx DMS > Oficina > Parâmetros >Módulo

Na aba Garantia, informar os campos na caixa “Emissão de NF de Remessa em Garantia Nissan”.  Deve Configurar o Tipo de Transação de saída Pertencente a Terceiros, Condição de Pagamento e o Cliente que serão utilizados para emissão da nota de Descrição Livre

Importante: Possuir "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item. 

                                       

                                                                                                 Figura 3: Parâmetros de Oficina.



MENU: Linx DMS > Configuração > Cadastros > Código Fiscal

Na aba "Outras opções" foi incluído o parâmetro "CFOP utilizado para Entrada de Itens para Remessa em Garantia Nissan", que serve para o controle de notas fiscais de entrada de Itens pertencentes a terceiros.

É indicado que seja criado um CFOP específico para uso no processo de entrada de peças em garantia, para os seguintes casos:

  •   Quando for recebida uma nota fiscal da Montadora que possua peças em garantia normal e peças que deverão ser incluídas no estoque pertencente a terceiros, o processo de entrada da nota deverá ser normal, considerando a transação de entrada de peças  para o estoque.. Os itens que são estoque normal, recebem o CFOP de entrada, e somente para o item que deverá ser pertencente a terceiros, deverá ser informado nele o CFOP criado e que esteja com o parâmetro citado marcado.  Isso fará com que o item tenha o seu saldo enviado para terceiros.

                                     

                                                                                                  Figura 4:  Manutenção do Código Fiscal de Operação


Utilização do Processo


Linx DMS > Pecas > Transações > Entradas > Notas de entrada.

Para o processo de recebimento de notas fiscais de itens em Garantia Recall Nissan, será sempre considerado o chassi do veículo que deverá ser atendido com o item. Então na importação do arquivo XML, a tag  <infCpl> terá o chassi indicado e que será vinculado de forma automática ao item. Isso será visto no processo de baixa do item na Ordem de Serviço.

 - Selecionar o tipo de transação cadastrado com o SubTipo " Pertence a terceiros" ;

 - Realizar a importação da nota fiscal. 

                                                                                                                                                                                   Figura 5:  Entrada de peças


Para os casos onde a nota fiscal recebida, tiver itens de garantia normal e garantia Recall Nissan, observar a explicação indicada no tópico acima para efetuar a entrada de forma correta. Somente o item que deverá pertencer a terceiros, terá o chassi vinculado a entrada do item no estoque.

Com a Nota efetivada, o valor  de entrada do item é armazenado e será o mesmo valor que será aplicado na requisição do item.

Figura 6:  NF de Entrada de peças

Após a Efetivação da Nota fiscal de entrada, o saldo da mercadoria será apresentado no no campo Pertence a Terc. O valor do item apresentado nessa tela, segue sendo o que está no cadastro do item.


 Figura 7: Consulta gerencial dos itens


Aplicação:

  • No atendimento da Oficina/agendamento, na inclusão da solicitação, quando a solicitação for do tipo Garantia, clicar com o botão direito do mouse, em cima do grid onde localizam-se as solicitações. 

           Serão listadas as opções do menu, selecione a opção "Criar Solicitação de Remessa em Garantia"

                                   

                                                                          Figura 8: Abertura do atendimento, criar solicitação do tipo Remssa em Garantia

                                                                                                                                                                                                                                                 

A solicitação de Remessa em Garantia será destacada na cor cinza.

                                 

                                                                         Figura 9: Inclusão da solicitação de Remessa em Garantia.

Nota: O sistema não permite alterar o "Tipo do serviço do serviço" quando a solicitação for referente uma Remessa de Garantia.

O item de Remessa em Garantia Nissan que está alocado no estoque de Terceiros, deverá ser incluído nessa Solicitação de Garantia Recall.


Requisição de peças em solicitações de Remessa em Garantia

Ao efetuar a requisição de itens em solicitações de Remessa em Garantia será considerada como disponível a quantidade do campo "Pertence a Terceiros" no estoque, e não a quantidade do campo "Contábil". 

Na imagem abaixo é possível verificar a quantidade "Pertencente a Terc". O valor do item apresentado nessa tela, segue sendo o que está no cadastro do item.

                                 

                                                                                  Figura 10. Consulta Gerencial de Peças (Aba "Estoque")


Na tela de Seleção do Item dentro da Solicitação de garantia, será exibido somente o saldo disponível do item que está alocado em Terceiros (não será exibido o saldo contábil disponível do item). O valor do item que será apresentado nessa tela, será exatamente igual ao valor da Nota fiscal de entrada. Como regra da Montadora, o valor do item na nota de saída tem que ser o mesmo valor do item que veio na nota fiscal de remessa.


Figura 11. Seleção do Item


Após o item ser adicionado a solicitação, o processo de trabalho na OS pode ser continuado, podem ser incluídos outros itens que sejam de garantia normal na solicitação que não pertence a Garantia Recall.


Figura 12. Requisição de itens na OS


Dica: Considerando que o saldo da peça fica associado a um Chassi em específico, caso o item selecionado na solicitação do tipo Remessa Garantia, que  não estiver associado ao chassis do cliente, o sistema apresenta a mensagem informando que não há a quantidade do item em garantia para respectivo chassis. Então não será possível baixar  o estoque de terceiros através de outros chassi,

Figura 13. Seleção do Item- Item indisponível.


Processo automático de seleção de peças Remessa em Garantia

Para acessar o processo automático de requisição de itens, na tela de "Seleção de Peças"  dentro da Solicitação Garantia RecalL, acessar o botão "Notas Fiscais Garantia Nissan(869)". 

                                 

                                                             Figura 14. Seleção de peças - Botão Notas Fiscais Garantia Nissan (869)


Na tela de seleção, realize um dos filtros disponíveis e para selecionar a nota na aba Resultado com duplo clique ou clicando no botão na parte inferior esquerda da tela.

                                                                                                       Figura 15: Seleção de notas de Remessa em Garantia


Para o processo automático, somente é permitido selecionar 1 nota fiscal de entrada por vez.

O sistema irá importar para a tela de seleção de peças, os itens da nota fiscal de entrada que foram realizados com uma CFOP Remessa em Garantia, desconsiderando outros itens de CFOP normal.

Nessa importação automática o Linx DMS também irá trazer, dentro da quantidade que foi dado entrada na nota fiscal, a quantidade disponível na sessão de estoque de "terceiros", ou seja, se na nota fiscal de entrada selecionada, um determinado item foi realizado a entrada de 5 unidades e no estoque de terceiros somente há disponível 3, o Linx DMS considerará somente os 3, bem como caso haja uma quantidade maior ou igual a constante na nota fiscal de entrada selecionada a operação será executada com a quantidade total ao qual foi realizado o item na nota.

        

                               

                                                                         Figura 16: Seleção de pelas pertencentes a terceiros.

Finalização de OS (Enviar Ordem de Serviço para o Caixa)

MENU: Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção

Para o processo de fechamento da OS e emissão da Nota fiscal Livre de débito.   No botão "Valorização", teremos a visão da Ordem de Serviço. Este relatório exibe as peças normais e Remessa em Garantia, pode ser observado que  o valor total da Valorização da OS, não tem somado o valor da peça de Remessa em Garantia.


Figura 17: Valorização da OS

                                                                                

Ao clicar no botão Encerrar Ordem de Serviço , será exibido os dados para conferência.

     Clicar no botão "Nota Fiscal" para que o Linx DMS envie os dados para o Frente de Caixa

                               

                                                                       Figura 18: Encerramento de ordem de serviço.

 Caso a Ordem de Serviço contenha solicitações de Garantia Nissan e Solicitações normais o processamento será dividido em 2 partes:

        - O Linx DMS irá processar e gerar a nota fiscal para as peças pertencentes a terceiros exibindo a tela de dados da Emissão de NF de Garantia Nissan.  Nota é emitida em nome do cliente, mas com faturamento para a Montadora.

                             

                                                           Figura 19: Encerramento da solicitação de Remessa em Garantia.


   Clicando ok, o DMS irá exibir a mensagem "NF Descr. Livre de Remessa Garantia Nissan de Itens de Terceiros enviado ao Frente de Caixa", finalizando o envio da NF de Garantia Nissan.

                           

                                       Figura 20: Nota de descrição livre de Remessa em Garantia enviada para o frente caixa.


Caso na mesma O.S. haja peças normais e peças Remessa Garantia, o processo irá prosseguir e em seguida serão processados as peças normais 

  Após concluído irá exibir a mensagem "Ordem de Serviço enviada para o frente de caixa"

                           

                                                           Figura 21: Encerramento da Ordem de Serviço


Menu Linx DMS > Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção

- Incluído a opção "NF. Remessa Garantia" possibilitando filtrar o contato referente a solicitação Remessa Garantia vinculado a Ordem de Serviço.

                           

                                                                         Figura 22: Manutenção de Notas Fiscais.


O resultado da consulta apresenta todos os contatos vinculados a Ordem de Serviço informada, inclusive o contato referente a Remessa de Garantia. 

                         

                                                            Figura 23: Resultado da consulta de Notas Fiscais.


 Figura 24: Resultado da consulta de Notas Fiscais.



Menu Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção > aba Dados Gerais

  • Incluído o campo "Cont. Remessa em Gar. Nissan" destacando a informação do contato referente a Remessa em Garantia. Este campo será apresentado somente após o contato Remessa em Garantia for criado e refere-se ao contato do Frente de caixa, que localiza a nota.

                       

                                                                 Figura 25: Manutenção da Ordem de Serviço


Menu Linx DMS > Faturamento > Consulta / Relatórios > Operações Fiscais

  • Iniciando o cancelamento através da nota referente ao contato Remessa em Garantia o sistema automaticamente irá cancelar o contato vinculado a solicitação de Remessa em Garantia Nissan.

                     

                                                        Figura 26: Cancelamento de Notas Fiscais.


Menu Relatórios > Oficina > Relatório Ordem de Serviço.

No relatório de Ordem de serviço, para as OS's que tem o processo de Remessa em Garantia Nissan, no valor total da OS,  não será considerado o  valor das peças que tiveram a Nota Fiscal Livre de débito emitida. Para identificar as peças, é indicado marcar a opção 'Imprimir Lançamentos de Peças e Serviços.

O  campo Incluir Solicitações RECALL., esse  parâmetro de seleção foi incluído com esse processo para mostrar no relatório de a OS com as peças que foram utilizadas em  Remessa de Garantia Nissan, e  vem marcado com default.

 

Figura 27: Relatório de Ordem de serviço- filtro


Exemplo de relatório gerado com o parâmetro Incluir Solicitações RECALL marcado

Figura 28: Relatório de Ordem de serviço- resultado


Figura 29: Relatório de Ordem de Serviço- Impresso



DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.