ASSUNTO

Geração do arquivo para envio ao COAF

Produto

Linx DMS

Menu

Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros

Data

 

Autor

Distribuição Linx DMS
[email protected] 

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Possibilitar a geração do arquivo para envio no portal SISCOAF

ABRANGÊNCIA

Todos os clientes.

APLICAÇÃO

Conceito

O COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras foi criado em 1988, pela Lei 9.613.

O objetivo era criar um órgão que fiscalizasse o sistema financeiro para que este não fosse usado com fins ilícitos. Em outras palavras, o Coaf é a entidade responsável por fiscalizar as transações financeiras no país, coibindo a lavagem de dinheiro e a ocultação de bens.


Desenvolvimento

O sistema possibilita ao usuário a coleta de informações financeiras pertinentes ao envio para o sistema SISCOAF, permitindo a geração de arquivo no formato XML para posterior envio ao portal.

Importante: Não há comunicação via webservice, somente a geração do arquivo para importação manual no portal SISCOAF.

O contribuinte deverá informar a Resolução a qual esta enquadrado sua operação, podendo ser mais de 1 enquadramento.



1. Parametrização

Acessar o (Menu 60901) Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros

     

Imagem 1 - Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros


Preenchimento obrigatório dos campos:

  1. CNPJ do comunicante: Informar o CNPJ cadastrado para acesso e envio ao Portal SISCOAF
  2. Diretório para Integração: Informar o diretório que deseja salvar os arquivos gerados        
  3. Enquadramento: Selecionar o código de enquadramento cadastrado no portal do SISCOAF


          

Imagem 2 - Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros



Preenchimento opcional dos campos de Critérios para pesquisa  

   

1.Empresa/Revenda: Selecione a empresa/revenda para geração dos Dados de Consulta

2.Período: Informe o número de meses para consulta, exemplo, 6 meses

3.Tratamento de valor: Informe se quer considerar a consulta por Valor mínimo ou Valor Mínimo totalizado

4.Tipo de lançamento: Informe o Tipo de lançamento a ser considerado: caixa, Banco ou ambos

5.MEI, PEP, ME, Pessoa Obrigada, EIRELI e Servidor Público: Como padrão, o sistema assume TODOS, porém,

se desejar considerar na consulta somente com estas categorias de clientes, pode selecionar e deixa-las pré-selecionadas.



Imagem 3 - Financeiro => Integração => Coaf => Parâmetros => Critérios de Pesquisa




2. Gerar Dados para o Coaf



Acessar (Menu 60915) Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio

Imagem 4 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação



     

Havendo informado “Critérios de Consulta” no Menu Parâmetros, o sistema irá trazer automaticamente os Dados pré-definidos,

caso não tenha sido, preencher os dados na tela de Consulta

Imagem 5 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Consulta


Clicar na opção “Pesquisar”

     Imagem 6 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Consulta


O resultado da consulta, será apresentado na aba Resultado

       Imagem 7 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado


3. Preparo/Geração do arquivo  XML


Ao clicar no Cliente será aberto a tela de "Ocorrências do cliente" 

           Imagem 8 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado => Ocorrências do cliente



 Informar o detalhe da ocorrência no Campo “Edição de Detalhamento”

     

   Imagem 9 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado => Ocorrências do cliente


Clicar em Salvar

     

   Imagem 10 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado => Ocorrências do cliente



Realizar a etapa anterior para cada cliente apresentado na tela de Resultado

       Imagem 11 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado



Após finalizar clicar em “Gerar XML”

     

       Imagem 12 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado



   

Irá apresentar mensagem informando o diretório onde foi salvo o arquivo XML gerado

     


 Imagem 13 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Envio de comunicação => Resultado



4. Importação do XML


Acessar o portal do SISCOAF

     

 Imagem 14 - Portal SISCOAF


 Informar o diretório e selecionar o arquivo XML e importar

Imagem 15 - Diretório 



5. Histórico

É possível consultar o Histórico dos arquivos gerados através 

Acessar o (Menu 60902) Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Histórico

 Imagem 16 - Financeiro => Integração => Coaf => Comunicação => Histórico




6. PEP (Pessoa Politicamente Exposta)

Para atualizar o campo PEP do cadastro do cliente,  necessário exportar o arquivo PEP disponibilizado no Portal SISCOAF

Imagem 17 - Portal SISCOAF => Relação PEP


Acessar o (Menu 60902) Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP

 Imagem 18 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP



Selecionar o arquivo gerado no portal SISCOAF


 Imagem 19 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP



Clicar em "Importar"

 Imagem 20 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP


Irá apresentar mensagem de importação


 Imagem 21 - Financeiro => Integração => Coaf => Atualiza PEP







 REFERENCIAS:

      



DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.