Associação Automática é uma funcionalidade projetada para simplificar a identificação e vinculação de produtos provenientes de uma nota fiscal com os produtos já cadastrados no sistema. Com esta ferramenta, você pode facilmente associar produtos da nota fiscal aos produtos existentes no Microvix, garantindo que os dados de estoque e compras sejam atualizados de forma precisa e eficiente.

Ao utilizar a associação automática, você assegura que o processo de vinculação entre produtos da nota fiscal e produtos cadastrados no sistema seja realizado de forma rápida e precisa, minimizando erros e facilitando a gestão do seu estoque.

Sobre Associação Automática

A Associação Automática de produtos é uma funcionalidade que facilita o vínculo automático de novos produtos ao importar uma nota fiscal no formato XML. Esta funcionalidade tem como objetivo oferecer a você uma forma simples de identificar quais produtos da nota fiscal já possuem cadastro no sistema e realizar o vinculo entre o produto que se encontra na nota à um produto já cadastrado. 

Quando um produto da nota fiscal já está registrado no sistema, ele é automaticamente associado ao cadastro existente. Esses produtos vinculados são conhecidos como "produtos associados". A Associação Automática garante que o processo de registro e atualização de produtos seja mais eficiente e menos propenso a erros, permitindo uma gestão mais ágil e precisa do seu estoque. 

Produtos sem vínculo são aqueles que aparecem na nota fiscal, mas que podem não possuir cadastro no sistema ou não possuir vínculo entre o XML e o Microvix. Por exemplo, o produto já possui cadastro com outro fornecedor no Microvix ERP, porém, foi realizada a compra de um mesmo produto com um fornecedor diferente, ao qual a nota fiscal foi gerada, sendo necessário realizar a associação desse produto com esse outro fornecedor. Então, eles são identificados como novos produtos que precisam ser registrados no Microvix e que ainda não têm uma correspondência com um cadastro existente no sistema.

Produtos com vínculo, por outro lado, são produtos que já estão cadastrados no Microvix e possuem uma correspondência direta com o que foi importado na nota fiscal. Esses produtos já têm um cadastro existente no sistema já que estão associados com produtos já cadastrados no Microvix.

Relação com a Associação Automática: A Associação Automática é a funcionalidade que facilita o vínculo entre produtos da nota fiscal e os produtos já cadastrados no sistema. Quando você importa uma nota fiscal, o sistema verifica quais produtos da nota já têm cadastro no Microvix e realiza a associação automática com esses produtos cadastrados. Os produtos identificados e vinculados automaticamente são considerados produtos associados (com vínculo). Produtos que não possuem um cadastro prévio no sistema são classificados como produtos sem vínculo e precisam ser cadastrados/associados.

Para realizar a associação automática, a partir da nova Entrada XML, você deverá acessar a funcionalidade de Entrada XML (NF-e), que se encontra no menu Suprimentos → Estoque → Entrada XML (NF-e). Após acessar essa tela, você deverá selecionar uma nota fiscal eletrônica exibida na tela inicial e em seguida selecionar a opção Finalizar



Em seguida, será verificado se os produtos que se encontram na nota já se encontram cadastrados no sistema, ou seja, se já possuem vínculo. Então, ao selecionar a opção Finalizar, será realizada a comparação dos códigos, códigos de barras, código auxiliar e descrições para verificar se os produtos já estão registrados. Caso seja encontrada uma correspondência, ótimo, os produtos encontrados não precisarão ser cadastrados e apenas será exibida a tela de cadastro e associação de produtos, se existirem produtos que ainda não possuem associação (vínculo) no Microvix.



Lembrando que para ser exibida a nova tela de cadastro e associação de produtos, como acima, você deverá habilitar o parâmetro Ativar nova tela de cadastro de produto nas configurações da Entrada XML.



Pronto! Agora você precisa realizar o cadastro ou a associação dos produtos que ainda não se encontram no Microvix. Uma das possibilidades seria realizar a associação desses produtos com algum produto que já esteja cadastrado no sistema. Para isso, você pode realizar a associação automática ao selecionar a opção chamada Associação Automática.



Será então exibida a tela onde você precisará selecionar as opções nos campos De: Identificador XML e Para: Identificador Microvix. Isso é necessário para que o sistema consiga encontrar qual produto já cadastrado (Identificador Microvix) corresponde ao produto da nota fiscal Identificador (XML).



No campo De: Identificador XML serão exibidas 2 opções para seleção:

  • Código do Produto (tag 'cProd')
  • Código de Barras (tag 'cEAN')

Já no campo Para: Identificador Microvix serão exibidas 4 opções para seleção:

  • Código do Produto
  • Código de Barras
  • Código Auxiliar
  • Referência

Após selecionar as opções desejadas, basta que você selecione a opção Associar automaticamente que o sistema irá realizar uma validação a fim de encontrar essas informações.

Então, por exemplo, se no campo De: Identificador XML você escolher a opção Código do Produto (tag 'cProd') e no campo Para: Identificador Microvix você escolher a opção Referência, o sistema irá procurar se já existe algum produto cadastrado no Microvix que possua na sua referência o mesmo valor que se encontra na tag “cProd” do xml. Caso exista, será realizada a associação automaticamente. Lembrando que produtos desativados, não serão considerados nessa associação.

Se no campo Para: Identificador Microvix você selecionar as opções Código Auxiliar ou Referência para realizar a associação automática, o sistema validará somente produtos que possuam o mesmo código encontrado no XML (cProd ou cEAN) e que possuam vínculo com o fornecedor relacionado à nota fiscal gerada.


Sim! É possível definir os campos que sempre serão selecionados para realizar essa verificação, na associação automática. Para isso, basta que você habilite o parâmetro "Definir um padrão para sugestão de associação de produtos" na tela de configurações da rotina de Entrada XML (menu Suprimentos → Estoque → Entrada XML (NF-e) → opção Configurações, representada pelo ícone ).



Uma vez que você marque esse parâmetro e selecione as opções que serão exibidas nos campos "De" e "Para", automaticamente quando você estiver na tela de associação automática, essas opções ficarão selecionadas como uma sugestão. E caso deseje, você poderá selecionar outras opções nos campos "De: Identificador XML" e "Para: Identificador Microvix" na tela de associação automática. 

Mas se mesmo assim, você não quiser ficar alterando as opções nos campos "De: Identificador XML"  e "Para: Identificador Microvix" na tela de associação automática, você pode habilitar outro parâmetro chamado "Bloquear a alteração de sugestão de produtos 'De/Para'", que também se encontra na tela de configurações da rotina de Entrada XML (menu Suprimentos → Estoque → Entrada XML (NF-e) → opção Configurações, representada pelo ícone ).



Sim! É possível realizar a associação de um mesmo produto com fornecedores diferentes. Para isso, basta que você habilite o parâmetro "Associar um Produto com Fornecedores Diferentes" na tela de configurações da rotina de Entrada XML (menu Suprimentos → Estoque → Entrada XML (NF-e) → opção Configurações representada pelo ícone ).



Ao habilitar esse parâmetro, mesmo que você selecione a opção "Referência" ou "Código Auxiliar" no campo "Para: Identificador Microvix"na tela de associação automática, serão identificados os produtos já cadastrados no ERP que possuam o mesmo código encontrado no XML mesmo que o fornecedor principal do produto seja diferente do fornecedor que se encontra na nota, sendo possível então, realizar essa associação. Então, mesmo se o produto estiver cadastrado com um fornecedor diferente do da nota, essa associação será permitida pois é o mesmo produto, com o mesmo código de barras/código do produto e não deverá existir essa diferenciação.

Sendo assim, a associação realizada com o mesmo produto de fornecedores diferentes, serão alteradas no relacionamento Produto x Fornecedor. Se já existir uma associação com o mesmo produto, com o mesmo fornecedor, porém, com outro código auxiliar, será criado um relacionamento Produto x Fornecedor com o código auxiliar que consta na nota e o fator de conversão deverá ser o mesmo já cadastrado no relacionamento.


No Microvix, é possível realizar o cadastro de um mesmo produto com diferentes fornecedores. Isso permite uma gestão mais flexível e eficiente das suas compras e estoque. Aqui está o que pode estar acontecendo:

  1. Cadastro Inicial do Produto: Quando você compra um produto de um fornecedor e esse produto não está previamente cadastrado no sistema, o produto será registrado automaticamente com esse fornecedor na nota fiscal (XML) correspondente.

  2. Compra de Novo Fornecedor: Se você comprar o mesmo produto de um fornecedor diferente em um momento posterior, o sistema identificará que o produto já está cadastrado, mas não automaticamente vinculado ao novo fornecedor.

  3. Necessidade de Associação: Para que o sistema reconheça o produto como pertencente também ao novo fornecedor, é necessário realizar uma associação adicional. Isso garante que todos os fornecedores do produto sejam registrados corretamente e que você tenha uma visão completa das suas relações comerciais. A partir dessa associação, será realizada uma atualização no relacionamento Produto x Fornecedor.

Resumo: O produto está aparecendo como não cadastrado porque, embora já esteja registrado com um fornecedor, a associação com o novo fornecedor ainda não foi realizada. Para resolver isso, basta que você realize a associação do produto com esse outro fornecedor.

Atualmente, na nova tela reformulada para a associação automática, não é possível visualizar diretamente os produtos que foram associados. A funcionalidade de associação automática realiza o processo de vinculação dos produtos de forma automática, sem fornecer uma visualização detalhada dos produtos relacionados.

Se você precisar revisar ou confirmar os produtos que foram associados, desmarque o parâmetro Ativar nova tela de cadastro de produto nas configurações da Entrada XML, para visualizar a tela de cadastro e associação de produtos com o antigo layout.



Se você realizou a associação de um produto novo por engano, durante o cadastro e a associação de produtos a partir da Entrada XML, pode facilmente desfazer a associação nessa tela. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Localize o produto: Na aba de Produtos Cadastrados/Associados, encontre o produto que deseja desassociar.
  2. Desassociar: Clique no ícone de Desassociar Produto () localizado ao lado do produto. Essa opção apenas estará disponível para produtos novos que foram associados durante essa importação.



Porém, se o produto já estava cadastrado no sistema antes de você realizar a entrada de compra dos produtos que se encontram nessa nota fiscal, o botão de desassociação não será exibido. Nesse caso, para desassociar o produto, você deverá utilizar a funcionalidade de Produtos Vinculados. Para acessá-la:

  1. No Microvix ERP, acesse o menu Suprimentos → Estoque → Opções dos Produtos e clique na opção Produtos Vinculados (Entrada NF-e).
  2. Na tela de Produtos Vinculados, realize a pesquisa pelo fornecedor da nota e localize os produtos que foram associados incorretamente. Em seguida, selecione os produtos que deseja desassociar e clique na opção Desvincular.
  3. Após realizar a desassociação dos produtos desejados, você precisará realizar o cancelamento da nota de entrada. Para isso, deverá acessar a funcionalidade Cancelar Nota de Entrada (menu Suprimentos → Estoque → Entrada de Compras → Cancelar Nota de Entrada).
  4. Após realizar o cancelamento da nota, você poderá prosseguir novamente para a funcionalidade de Entrada XML (NF-e) (menu Suprimentos → Estoque → Entrada XML (NF-e)), realizar a entrada da nota de compra novamente e finalmente realizar a associação do produto corretamente.

  • Sem rótulos