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Sumário

O trocopay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça as transferências dos trocos para o motorista ou contratado. O sistema comporta as implementações necessárias para tratar as vendas com trocopay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer uma venda com trocopay, vai popular as novas colunas criadas no banco e gerar a despesa no momento da confirmação do caixa.

Pré - Requisitos


1) Solicitar à Rodobank/Troco Pay os dados: ID Cliente e Token para a integração.

2) Utilizar a versão do TAC igual ou superior a 3.1.0.420 e versão do EMSys 3.5.22.25.


Configurações no EMSys

Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.

Parâmetros Empresa

Acesse o Parâmetros Empresa no EMSys:

EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa > Troco Pay.


  1. Clique na opção Troco Pay no menu esquerdo da tela.
  2. Marque a opção: "Ativar a Integração com Troco Pay."
  3. Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
  4. Informe o Token de Integração repassado pela Rodobank
  5. Clique no botão Confirmar para salvar as configurações.


Cadastro Forma de Pagamento


Acesse o cadastro de Forma de Pagamento através da tela:

EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro Forma de Pagamento.

Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay. Marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:



Cadastro de Pessoas

É possível parametrizar o cliente para receber somete um tipo de troco e para agendar o pagamento caso seja um contratado.

Para isso é preciso informar no cadastro de Pessoas (Cliente) a opção do troco no momento da venda, o código do contratado e a quantidade de Dias de Depósito. 

Acesse a tela Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas > Outros > Troco Pay:


  1.  Selecione uma das opções de troco para ser realizado a baixa corretamente no momento da venda no PDV: 
  • Troco para o Contratado;
  • Troco para o Contratado com repasse ao Motorista;
  • Troco para o Motorista;
  • Definido no momento da venda;


2. Se optar por opção de troco para o Contratado é necessário selecionar o cadastro de pessoa do Contratado através desta opção.

3. É necessário informar o campo Quantidade de Dias de Depósito.


Exportação de Dados


TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros são enviados automaticamente para o TAC via Web Service.

TAC Offline: Realizar a exportação de dados através do menu:

Gerencial > PDV > Exportação de Dados


TAC - Consulta Cadastro Troco Pay


No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:

  • TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Motorista;
  • TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Contratado;


Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:



TAC - Jornada de Venda


Ao realizar uma venda com troco, será exibido uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay:


  • Se o usuário clicar em "Não", o sistema segue a venda normal e o operador deve efetuar o troco em dinheiro.
  • Se o usuário clicar em "Sim", o sistema segue para uma nova tela onde é possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay (caso deseje dividir o valor do troco em dinheiro e troco pay):

No campo Espécie informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay deixe esse campo com valor 0.

No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado à Troco Pay.

Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj de quem irá receber o trocopay:

No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.

Após a pesquisa o sistema vai exibir uma tela com os dados completos do motorista/Contratado:

Observação: Caso seja uma nova ativação é necessário preencher os dados.


Após preencher e seguir com a venda, o trocopay será realizado e a venda finalizada.


Será emitido o comprovante do troco enviado à Troco Pay:

TAC - Consulta transações


É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:

TAC > Administração > TrocoPay > Transações.

Opção de filtros por Status, Perído das transações ou selecionando um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:


TAC - Cancelamento Troco Pay 

Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o troco pay será cancelado automaticamente.

Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário troco pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.

Abra o aplicativo TG3Config na pasta padrão do TAC e acesse a opção:

TG3Config > Seleciona Operador > Troco Pay:



O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:

  • Completo: é feito o estorno total do valor trocopay;
  • Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que tem disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor);



Informações Técnicas

  • Ao realizar a exportação de dados para o PDV TAC, o indicativo que a forma de pagamento está habilitada para TrocoPay é armazenado na coluna ind_trocopay na tab_forma_pagto. Recebe valores 'S' para Sim está habilitado e 'N' para Não está habilitado.
  • Informação é exportada para o TAC na tab_cliente, colunas ind_destino_trocopay e dta_pagto_trocopay;




  • Sem rótulos