O trocopay trata-se do troco digital gerado pela API Rodobank, onde o posto pode transferir os valores para uma conta específica que será usada para que a API faça as transferências dos trocos para o motorista ou contratado. O sistema comporta as implementações necessárias para tratar as vendas com trocopay que foram realizadas no PDV. Quando o usuário fazer uma venda com trocopay, vai popular as novas colunas criadas no banco e gerar a despesa no momento da confirmação do caixa.
Pré - Requisitos
1) Solicitar à Rodobank/Troco Pay os dados: ID Cliente e Token para a integração.
2) Utilizar a versão do TAC igual ou superior a 3.1.0.420 e versão do EMSys 3.5.22.25.
Configurações no EMSys
Siga os procedimentos abaixo para a configurar a Integração com Troco Pay.
Parâmetros Empresa
Acesse o Parâmetros Empresa no EMSys:
EMSys3 > Sistema > Parâmetros Empresa > Troco Pay.
- Clique na opção Troco Pay no menu esquerdo da tela.
- Marque a opção: "Ativar a Integração com Troco Pay."
- Informe o código ID Cliente Integração repassado pela Rodobank.
- Informe o Token de Integração repassado pela Rodobank
- Clique no botão Confirmar para salvar as configurações.
Cadastro Forma de Pagamento
Acesse o cadastro de Forma de Pagamento através da tela:
EMSys3 > Gerencial > PDV > Forma de Pagamento > Cadastro Forma de Pagamento.
Pesquise a forma de pagamento que será utilizada na integração Troco Pay. Marque a opção Troco Pay conforme destacado na imagem abaixo:
Cadastro de Pessoas
É possível parametrizar o cliente para receber somete um tipo de troco e para agendar o pagamento caso seja um contratado.
Para isso é preciso informar no cadastro de Pessoas (Cliente) a opção do troco no momento da venda, o código do contratado e a quantidade de Dias de Depósito.
Acesse a tela Gerencial > Pessoas > Pessoa > Pessoas > Outros > Troco Pay:
- Selecione uma das opções de troco para ser realizado a baixa corretamente no momento da venda no PDV:
- Troco para o Contratado;
- Troco para o Contratado com repasse ao Motorista;
- Troco para o Motorista;
- Definido no momento da venda;
2. Se optar por opção de troco para o Contratado é necessário selecionar o cadastro de pessoa do Contratado através desta opção.
3. É necessário informar o campo Quantidade de Dias de Depósito.
Exportação de Dados
TAC Online: Ao salvar os registros, os parâmetros são enviados automaticamente para o TAC via Web Service.
TAC Offline: Realizar a exportação de dados através do menu:
Gerencial > PDV > Exportação de Dados
TAC - Consulta Cadastro Troco Pay
No TAC possui uma tela para realizar consultas de Motorista, Contratado e transações realizadas. O acesso a cada tela é feita através dos menus abaixo:
- TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Motorista;
- TAC -> Administração -> Troco Pay -> Consultar Contratado;
Basta informar o CPF ou CNPJ do cliente/contratado/motorista no campo Identificação e clicar no botão pesquisar:
TAC - Jornada de Venda
Ao realizar uma venda com troco, será exibido uma tela perguntando se deseja utilizar o Troco Pay:
- Se o usuário clicar em "Não", o sistema segue a venda normal e o operador deve efetuar o troco em dinheiro.
- Se o usuário clicar em "Sim", o sistema segue para uma nova tela onde é possível dividir o troco entre Dinheiro e Troco Pay (caso deseje dividir o valor do troco em dinheiro e troco pay):
No campo Espécie informe o valor que será repassado ao cliente em espécie. Se o valor total do troco for repassado à Troco Pay deixe esse campo com valor 0.
No campo Valor Troco Pay informe o valor que será repassado à Troco Pay.
Clique no botão OK. Uma nova tela onde será inserido o cpf/cnpj de quem irá receber o trocopay:
No campo Identificação informe o CPF/CNPJ do motorista/contratado e clique no botão pesquisar.
Após a pesquisa o sistema vai exibir uma tela com os dados completos do motorista/Contratado:
Observação: Caso seja uma nova ativação é necessário preencher os dados.
Após preencher e seguir com a venda, o trocopay será realizado e a venda finalizada.
Será emitido o comprovante do troco enviado à Troco Pay:
TAC - Consulta transações
É possível consultar todas as transações realizadas com Troco Pay diretamente no PDV. Basta acessar o menu:
TAC > Administração > TrocoPay > Transações.
Opção de filtros por Status, Perído das transações ou selecionando um turno específico. Clique no botão pesquisar para exibir os dados na tela:
TAC - Cancelamento Troco Pay
Hoje o Cancelamento de um Troco Pay é vinculado ao cancelamento do documento fiscal, basta realizar o cancelamento da nota que o troco pay será cancelado automaticamente.
Para realizar o cancelamento é necessário ter um operador com um usuário troco pay que tenha permissão para realizar o cancelamento.
Abra o aplicativo TG3Config na pasta padrão do TAC e acesse a opção:
TG3Config > Seleciona Operador > Troco Pay:
O cancelamento é possível ser feito completo e parcial:
- Completo: é feito o estorno total do valor trocopay;
- Parcial: é feito o estorno parcial do valor de acordo com o que tem disponível na conta do cliente (necessário acesso de supervisor);
Informações Técnicas
- Ao realizar a exportação de dados para o PDV TAC, o indicativo que a forma de pagamento está habilitada para TrocoPay é armazenado na coluna ind_trocopay na tab_forma_pagto. Recebe valores 'S' para Sim está habilitado e 'N' para Não está habilitado.
- Informação é exportada para o TAC na tab_cliente, colunas ind_destino_trocopay e dta_pagto_trocopay;