Bem- vindo ao Tac Auto, o sistema de Autoatendimento que redefine a eficiência e conveniência no atendimento, transformando a experiência de pagamento em um processo rápido, intuitivo e autônomo. Com uma interface moderna e de fácil navegação, o Tac Auto permite que os usuários realizem pagamentos de forma independente, otimizando o fluxo de atendimento, eliminando filas e melhorando a satisfação do cliente.
1. Requisitos:
Monitor Touch: Deve ser um monitor sensível ao toque para facilitar a interação.
Compatibilidade: Funciona exclusivamente em sistemas Windows. Inicialmente, compatível apenas com o SITEF; o suporte para DTef será implementado posteriormente.
Impressoras Suportadas:
- Sweda (SI300)
- Epson (TMT-20, TMT-20x)
2. Instalação:
O instalador do TAC Auto é independente do instalador/atualizador do TAC, garantindo uma configuração específica e eficiente. Basta realizar realizar o download para instalar o TAC Auto.
3. Licenciamento:
Necessária liberação de licença para utilizar a funcionalidade SMART TAC.
4. Acesso ao Sistema
O acesso ao sistema pode ser realizado de duas maneiras: Acesso via senha do dia e Login Operador.
Acesso via senha do dia
Utilizada quando o serviço não está conectado. O usuário deve inserir uma senha gerada com base na data atual, clicando três vezes no quadro de identificação do sistema para realizar o acesso, isso ativará as operações administrativas, clique em OK.
- Para habilitar a senha do dia clique no botão Acesso via senha do dia e insira a senha calculada de acordo com a data e confirme e aguarde a autenticação.
Operações Administrativas
A tela de Operações Administrativas será exibida, neste caso o serviço ainda não esta conectado, apenas os menus de Configurações e Aparência se tornam disponíveis.
Menu Configurações:
- No menu Configurações, é possível ajustar e personalizar o sistema de acordo com as necessidades do negócio, como por exemplo: Razão Social e CNPJ, configurações da Balança, Impressora Fiscal e Terminal de Atendimento.
Menu Aparência
- Customização da Aparência, nesta tela existem opções para alterar cores e temas do sistema, tornando-o mais agradável e adaptável ao estilo da empresa. Clique me voltar para acessar a tela de login da Área Administrava.
Acesso com conexão ao serviço
- Caso alguma configuração tenha sido realizada enquanto o serviço ainda não estava conectado, será necessário recarregar as configurações. Para isso clique três vezes no botão oculto acima da Situação de Conexão, conforme indicado pela flecha em verde.
- Clique no botão Recarregar as configurações, e em seguida sistema irá perguntar quais configurações clique Todas configurações, aguarde e clique me ok.
- Com a situação de conexão totalmente carregada, insira usuário e senha do operador.
- Ainda na Área administrativa, mas agora com o serviço conectado, após um novo acesso, na tela de Operações Administrativas, podemos observar que foram exibidos os Menus adicionais de Operações e Vendas.
Menu Operações
- É possível gerenciar ações nas seções Abrir Caixa, Fechar Caixa e TEF Administrativo onde é possível verificar integrações de pagamentos.
Menu Vendas
- Nas seções disponíveis é Permitido que os usuários filtrem as vendas por categoria e realizem ações como cancelar vendas ou reimprimir comprovantes.
Todas
- Relação de todas as vendas Processadas e Canceladas.
Processadas
- Relação apenas das vendas processadas. Ao clicar no card da venda e selecionar Opções da Venda e realizar cancelamento ou reimpressão de comprovante, de acordo com a imagem demonstrada.
Cancelamentos de Venda com Forma de Pagamento Cartão de Débito
- No menu de vendas, ainda na seção de Processadas selecione card da transação desejada.
- Clique em Opções da Venda e escolha Cancelar Documento Fiscal e Pagamento.
- O sistema mostrará uma mensagem informando que, após o cancelamento, o valor pago será estornado, e uma nova venda precisará ser realizada. Esta ação requer autenticação de usuário e autorização do supervisor.
- A inclusão do motivo para o cancelamento é opcional. Confirme a operação.
- O sistema solicitará novamente autenticação, insira o código do supervisor.
- Após as ações realizadas, o sistema solicitará que aproxime ou insira o cartão na leitora para concluir o cancelamento.
- Aguarde a conclusão e a emissão do comprovante de cancelamento.
Cancelamento com Forma de Pagamento Pix
- Acesse a tela de operações administrativas e selecione TEF Administrativo.
- No menu seguinte, escolha Cancelamento de Transação.
- O sistema pedirá o código do supervisor. Selecione Cancelamento Carteira Digital e depois Pix.
- Informe o valor da transação original, o número do documento e a data.
- Aguarde a conclusão e a emissão do comprovante de cancelamento.
- Canceladas: Relação de vendas realizadas. Ao clicar no card da venda e selecionar Opções da Venda, estará disponível a funcionalidade de Reimprimir Comprovante.
Pendentes
- Relação de vendas que não foram concluídas ou autorizadas, permitindo que os operadores façam a gestão adequada dessas transações. Ao clicar no card da venda e selecionar Opções da Venda, estará disponível a funcionalidade de Reenviar Venda para Autorização e Excluir Venda (não possui Documento Fiscal).
Login do Operador
- Para desativar o acesso administrativo, clique na opção Cancelar e em seguida Desativar Operações Administrativas e Confirmar a ação. Isso garante que as operações administrativas não estejam acessíveis até que uma nova autenticação seja realizada.
- A tela de Acesso ao Sistema será exibida, insira os dados do operador, desta forma o sistema reconhecerá que o turno esta aberto.
5. Operações de Venda
1. Início da Operação: O cliente pode iniciar o processo de venda simplesmente clicando em qualquer parte da tela, facilitando o acesso e a navegação.
2. Registro do Cliente: Ao acessar a área de vendas, o sistema solicita a inserção do CPF ou CNPJ do cliente, o que ajuda na personalização do atendimento.
3. Registro e exclusão de Itens: Os produtos podem ser adicionados de duas maneiras:
- Registro através do Leitor de Código de Barras: Para uma inserção rápida e precisa.
- Registro Manual: O usuário pode digitar o código do produto na tela ou teclado.
- Exclusão de Itens: Para remover um item da venda, basta clicar na lixeira, neste caso é necessário que o operador insira sua senha do para confirmar, a ação é irreversível.
4. Códigos de Desconto: Na parte inferior da tela, há um botão específico para a inserção de códigos de desconto, proporcionando flexibilidade nas promoções. Para prosseguir, clique no botão pagamento.
5. Finalização do Pagamento: Se os dados do cliente estiverem cadastrados serão apresentados na tela.
- Escolha a forma de pagamento demonstrada na tela abaixo, após isso o sistema exibirá o valor final da compra, incluindo descontos e acréscimos.
- Se optar pelo Pix, clique em QR, o menu carteira digital será exibido, clique em Pix,
- Para pagamentos com cartão, selecione a opção da tela dela, insira ou aproxime o cartão e digite a senha.
6. Impressão do Cupom: Após a conclusão do pagamento, a opção de imprimir o cupom fiscal é disponibilizada. Se não houver interação, a operação é finalizada automaticamente.
- Uma mensagem de confirmação é exibida, garantindo que o cliente saiba que a operação foi bem-sucedida.