Auxilia na criação de monitoramento de tabelas no tabelas no banco de dados.
Produto | LinxDMS |
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Menu | Configuração |
Data |
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Autor | |
Área | Automotivo |
Instruira incluir trigger para tabelas pelo LinxDMS
Todos os clientes que utilizam o LinxDMS
Clientes Oracle
Para clientes Oracle é necessário que o usuário utilizado no sistema (Ex: CNP, LINX...) consiga fazer tenha permissão para acessar a view v$session. Isso pode ser feito logando no banco de dados como SYSDBA e executando o comando abaixo:
grant select on v_$session to cnp;
Se não for executado o comando acima, será apresentado erro no momento de criar uma trigger (ORA-24344) e poderá causar travamento no banco do cliente.
Este processo se divide em duas etapas. A primeira etapa, que é onde definimos as opções de monitoramento, está disponível menu do Linx DMS Desktop, em Configuração > Configura Log do Sistema.
Nesta tela, o campo Processo é preenchido automaticamente pelo sistema, após informar os campos Tabela e Tipo. O programa permite alterar o campo Processo caso o usuário optar por outro nome. Recomendamos preencher primeiramente o campo Tabela e em seguida o campo Tipo. Caso o tipo selecionado for Alteração, também será necessário selecionar os campos a serem monitorados.
Selecionamos a tabela GER_DEPARTAMENTO e optamos por monitorar as alterações realizadas nesta tabela, porém, somente quando os campos NOME e IDENTIFICACAO forem alterados. Repare que caso for excluído, incluído ou até alterado algum outro campo desta tabela, não será gravado log algum por este processo.
Após preencher os campos acima, basta clicar sobre o botão de salvar alteração. Ao clicar neste botão, se você deseja ativar o monitoramento neste instante, basta clicar em Yes. Caso contrário, se clicar em No, apenas as opções de monitoramento serão gravadas, porém o monitoramento mesmo, não ficará ativo.
Na tela de configuração de logs de sistema ainda existem outros botões, que estão explicados abaixo:.
Inclui um novo processo de log; | |
Exclui um processo de log já existente; | |
Cancela os dados de um processo de log que ainda não foi gravado; | |
Grava (caso não tenha sido gravado ainda) e habilita um processo de log; | |
Reabilita (recriando) todos os processos de log do sistema. Essa opção pode ser utilizada para os casos onde alguma alteração no banco de dados deixou um ou mais gatilhos inconsistentes. |
Após concluir o cadastro do processo de log, vamos realizar uma alteração na tabela selecionada para monitoramento. No caso do exemplo acima, como selecionamos a tabela GER_DEPARTAMENTO, monitorando os campos NOME e IDENTIFICACAO, é esta a tabela que deveremos alterar. Então para testar a gravação do log, podemos entrar no cadastro de departamentos e alterar o nome e a identificação de um ou mais departamentos. Esta alteração irá gravar um log. Também podemos incluir e excluir algum departamento para verificar que isso não irá gravar log algum, já que não foi criado nenhum processo de log para isso. Outra opção é alterar algum outro campo, o que também não deverá gravar log algum.
Depois de ter feito as alterações que devem ter gravado os logs, vamos verificar essa gravação na segunda etapa deste processo. A segunda etapa, que é onde consultamos os logs gravados, está disponível menu do Linx DMS Desktop/Bravos, em Configuração > Consulta Log do Sistema.
O primeiro campo a ser preenchido é o Tabela. Ao preencher este campo, automaticamente serão criados na mesma tela, novos campos de filtro. Estes campos são os da chave primária da tabela selecionada. Após informar os filtros desejados, basta clicar no botão Procurar. Será exibido o log da alteração realizada no cadastro de departamentos.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.