O objetivo deste documento é informar sobre a execução do processo de Providência de Compra, atendendo a falta total ou parcial de itens ao estoque. No Atendimento Oficina, quando o vendedor identificar que não tem peças suficientes para efetivar a venda, ele poderá solicitar a compra, desde que tenha permissão para isso.
Produto | Linx Autoshop |
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Menu | Como Acessar: Menu Oficina > Recepção Atendimento |
Data |
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Autor | Anderson R. Manzato |
Área | Automotivo |
Este Documento tem a finalidade de explicar o funcionamento do processo de Providência de Compra, atendendo a falta total ou parcial de itens ao estoque.
Destinado a todos os usuários do Linx AutoShop.
Na execução do processo de atendimento Oficina, no momento de adicionar o item, haverá um campo para informar uma quantidade para realizar uma solicitação de compras do item da venda, se necessário.
Execução do Processo de Providência de Compra
Permissões
Algumas permissões precisam estar habilitadas para utilizar o recurso, sendo elas:
350: PERMITE INCLUIR PROVIDÊNCIA DE COMPRA
946: AUTORIZACAO DE TRANSFERENCIA SIMPLIFICADA DE PECAS
Obs.: As funções são habilitadas no Menu Configuração > Cadastros > Menu/Usuários > Usuários e Permissões > Selecionar Usuário > Aba Funções.
Após parametrizar as configurações de permissão, acessar: Menu Oficina > Recepção Atendimentos.
Realizar os filtros necessários para selecionar o cliente e selecione-o no resultado da busca.
Clicar no botão + a frente do texto “Atendimento” e selecione tipo sendo: Externo, Interno ou Garantia. Em seguida clique em Seguir Atendimento.
Após a abertura do atendimento criado clicar no botão “+” a frente do texto “Peças Selecionadas”.
Utilizar a opção de Busca Rápida, Busca Avançada ou Busca no Catálogo e informar o código ou descrição do item e clicar em Pesquisar.
Verificar o estoque do item e clicar sobre ele para selecioná-lo.
Para realizar o procedimento e solicitação de compras, acesse a aba “Providência”.
Clicar no botão “Solicitação de Compras (350)” e informe a quantidade de itens necessários para o atendimento.
Para seguir a seleção clicar no botão “Selecionar” na parte debaixo do quadro.
O sistema irá direcionar para a aba “Quantidade/Desconto”, nesta aba é possível definir o preço que deverá ser considerado, descontos, mecânico etc.
É possível também verificar a quantidade que deriva de solicitação de compras.
Após concluir a inclusão do item, no atendimento ele ficará com uma legenda na cor azul informando a quantidade pendente de compra.
Com o item pendente de compra, acessar: menu Peças > Gerenciamento de Estoque > Providência Comprador.
O sistema irá chamar a aplicação desktop pelo “Listener”, abrindo direto no “Providências do Comprador”.
Obs.: Para acessar pelo “LinxAutoshop” desktop, acessar: menu Peças > Gerenciamento de Estoque > Providências Comprador.
Na aba “Opção de Filtro”, realizar os filtros necessários e clicar no botão “Filtrar”.
Selecionar o item e clicar no botão “Comprar”.
Obs.: A partir deste momento caso houver uma consulta do atendimento na web, o status do “Item Pendente” de compra, já estará alterado para “Item Requisitado”.
Retornando para providência de compra, clicar no botão “Pedido” e localizar o pedido de compra gerado para o item do atendimento, recomenda-se utilizar o filtro pelo “Contato” do atendimento para facilitar a localização.
Realizar a criação do pedido de compra, com os dados do fornecedor, numero do pedido, via de transporte, condição de pagamento etc.
Com o pedido feito agora é dar entrada na compra do item, através da nota de entrada.
Para realizar o procedimento acessar: menu Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada.
Para este caso será realizado a importação do XML, acessar a aba Manutenção e clicar no botão “Imp. NF-e".
Validar a parametrização, adicionar o arquivo XML e clicar no botão “OK”.
A nota foi gerada automaticamente trazendo os dados do XML, o pedido de compra também será vinculado a esta nota.
Realizar o procedimento de entrada desta nota, clicando no botão “Totaliza”, definindo a condição de pagamento e em seguida no botão “Consolida”.
Após este procedimento o estoque deste item será abastecido e retornando ao atendimento, o item com a compra requisitada mudará o status para “Item Recebido”, com destaque da linha na cor verde.
A partir deste momento, basta apenas seguir com o restante do atendimento.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.