O Processo da Sistemática de Vendas contempla apenas o modo web.




Configurações e Parametrizações




 

1 - Em Configuração>Agenda de Processos.

Ativar o processo MbbCrmVendaPerdidaModulo.

Agendar um único horário para este processo.


Este processo é responsável por atualizar as Classificações dos Clientes e gerar os correios para Vendedor, Gerente e Diretor referente ao andamento da Proposta de Venda.



                                                   

Quando o Vendedor atrasar a interação com a proposta em 7 dias, receberá um correio, se após 15 continuar sem interação o Gerente também recebe o correio e por ultimo após 21 dias o Diretor também irá receber o correio.


                                                                                                                                                                   


2 - Em VEICULOS>PARÂMETROS , na aba PROPOSTA.

Marcar a opção "Utiliza Venda Perdida por Inatividade MBB".

Selecionar o motivo venda perdida MBB.


Para que a lista de motivos seja visualizada na seleção deverá vincular os motivos de venda perdida com os motivos de venda perdida da MBB, em:

CONFIGURAÇÃO>CADASTROS>MOTIVOS, selecionar os motivos do Tipo = V e vincular no campo "Motivo MBB"

                                                                                                             

3 - Em FABRICAMBB>PARAMETROS


Para a integração com a Montadora referente aos processos de envio e recebimento de dados, foram inseridas novas abas:

3.1 - "Integração CRM"  -  Nesta aba parametrizar as credenciais  de cada concessão.


                                                                           

Descrição de cada campo:

URL Token de acesso  =  https://login.microsoftonline.com/505cca53-5750-4134-9501-8d52d5df3cd1/oauth2/v2.0/token

Escopo da requisição do Token  =  https://dtagapim.iam.daimlertruck.com/DTAG_API/.default

Identificador do cliente = este código a concessão deve requisitar para a MBB.

Senha do cliente = este código a concessão deve requisitar para a MBB.

GSSN_GC  =  informar o código GC da concessão.


Botão "Validar Token", para certificar que os dados estão corretos ao clicar em "Validar Token" deve retornar a confirmação da Montadora:

                                                                                                                               


Nas abas Cliente Veículos, Cliente Peças e Cliente Oficina, deve ser configurado a quantidade de dias de contato para cada classificação de cliente.

A classificação de cliente é padronizado pela montadora com os seguintes tipos : TOP CLIENTE, CLIENTES ATIVOS e CLIENTES BAIXA ATIVIDADE.

Ao executar o processo da agenda será verificado o valor de cada campo com isso a classificação dos clientes será atualizada.

OBS.: Somente as classificações Clientes Ativos e Clientes Baixa Atividade serão atualizados, para o Top Clientes o vendedor deverá realizar a gestão dos clientes (verificar item 4.3.3)

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.2 -  "Leads API" - Esta aba trata a integração da busca de leads.  para este processo deverá ser inserido um agendamento para buscar leads de 3 em 3 horas.

                                           


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Leads  =  https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/LeadsShowroom

Para este processo deverá ser inserido um agendamento (botão "Agendamento") para buscar leads de 3 em 3 horas (no agendamento utiliza a frequência = Intradiário) 


Para a recuperação de Leads, é possível o usuário recuperar os leads selecionando por período, e clicando no botão "Recuperar Leads"

OBS.: Somente os leads que estão com Status Lead = Aberto serão recuperados.

URL para Endpoint de Recuperação de Leads  =  https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/LeadsShowroom/RetrieveByRange


O botão "Importar Leads" é a forma manual do usuário importar os leads. Será importado somente novos leads.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.3 - "Central de Leads"  -  Nesta aba deve ser parametrizado os dados default para a abertura de atendimento dos leads recebidos.


                                         


Descrição dos campo:

Origem de Tráfego = Selecionar a origem de tráfego para a abertura do atendimento (a origem é cadastrada em CRM PLUS>CADASTROS>ORIGEM DE TRÁFEGO).

Forma Contato = Selecionar a forma de contato para a abertura do atendimento (a forma de contato é cadastrada em CRM PLUS>CADASTROS>FORMAS DE CONTATO).

Prazo de Atendimento (dias)  = cadastrar o numero de dias para entrar em contato com o cliente do lead, padrão da montadora 2 dias.

Tipo Contato = Selecionar o Tipo de contato para a abertura do atendimento (o tipo de contato é cadastrada em CRM PLUS>CADASTROS>TIPO DE CONTATO).

Sub-tipo Contato = Selecionar o  Sub-tipo de contato para a abertura do atendimento (o sub-tipo de contato é cadastrada em CRM PLUS>CADASTROS>TIPO DE CONTATO).

Departamento = Selecionar o departamento  para a abertura do atendimento (o departamento é cadastrado em CONFIGURAÇÃO>CADASTROS>DEPARTAMENTOS).

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.4 - "Visitas"  -  Esta aba trata o envio das visitas realizadas pela sistemática de vendas.

Quando o vendedor registrar um atendimento ou interesse ou negociação ou proposta, o sistema grava como uma visita registrada.


                           


Descrição dos campos:

Empresa e Revenda = para demonstrar a empresa e revenda.

Os campos de referente ao Período e Cliente, são campos de filtros para ser utilizado no envio de visitas (botão "Enviar Visitas") manualmente pelo usuário.

Inicio do envio dos dados = incluir a data de inicio que o sistema começa a enviar os dados.

URL da API Mercedes Benz da Visitas - Entrega dos dados  =  https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Visitas

A Integração das visitas deve ser enviada diariamente, então parametrizar o botão "Agendamento" para tratar o envio somente para um horário diário, sugestão 19:00.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.5 - "Cadastro Cliente"  -  Esta aba trata a integração dos dados de cadastro de cliente. Todo cadastro de cliente que for alterado, ou um novo cadastro de cliente será enviado para a montadora. Através desta API , após enviar para a montadora, ela retorna com um código IDC do cliente, que é um código de registro na montadora.


                                                                               


Descrição dos campos:

Empresa e Revenda = para demonstrar a empresa e revenda.

O botão "Enviar Clientes", trata o envio manual, para isso pode utilizar os filtros Período  ou selecionar a cehckbox "Envio todos clientes pendentes".

OBS.: Não será necessário o envio de clientes pendentes para uma carga inicial, no processo da sistemática o sistema irá enviar os dados.

O botão "Agendamento", incluir parametrização para enviar os clientes que tiveram alterações ou novos clientes diariamente.

No fluxo da sistemática de vendas os dados dos clientes serão enviados após interação com as propostas de vendas (mais abaixo demonstraremos o fluxo).


Abaixo cada API que envia os cadastros de cada item que compõe o cadastro de cliente:

Cadastro do cliente  =  https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Account

Contatos do cliente = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Contact

Cadastro de dados da receita federal = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/CNPJ_Receita

CNAE secundário = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/CNAE_Secundario

Quadro societário = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/QuadroSocietario

Cadastro do grupo empresarial = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/BusinessGroup

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.6 - "Status Oportunidade"  -Esta aba trata a integração dos status de oportunidade enviados pela montadora que serão utilizados no processo das propostas de vendas com a ação do vendedor. 


                                           


  • Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Status Oportunidade = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/StatusOportunidades  

O botão "Agendamento", incluir parametrização para importar os status de oportunidade diariamente., sugestão 19:30.

O botão "Importar Status"  é a forma manual de importar os status, acionando este botão será atualizada a tabela com os novos status.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.7 - "Envio Oportunidades" - Esta aba trata o envio das oportunidades realizadas com o atendimento ao cliente, o envio será tambem de forma automática após cada interação do vendedor com o contato.


                                                               

Descrição de cada campo:

Empresa e Revenda = para demonstrar a empresa e revenda.

O botão "Enviar Oportunidades" é a forma manual de enviar as oportunidades.

Período = os campos de datas do filtro para envio manual das oportunidades.

Inicio do envio dos dados  =  informar a data de inicio do envio dos dados.

URL para Endpoint de Envio de Oportunidades = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/EvolucaoOportunidades

O botão "Agendamento" incluir parametrização para enviar as oportunidades diariamente., sugestão 19:45.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.8 - "Motivo Venda Perdida" - Esta aba trata a importação dos motivos de venda perdida.


                                                                   

                                                                     


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Motivo de Venda Perdida  = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleMarketingLostSalesReasons


O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar os motivos de venda perdida.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar os motivos diariamente, sugestão 20:00.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.9 - "Situação da Proposta"  -  Esta aba trata a API que importa as situações da proposta, a situação é um padrão da montadora e o vendedor a cada ação na proposta deverá informar qual a situação da proposta.


                                                                 

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Situação da Proposta = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/SituacaoProposta

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar a situação da proposta.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar as situações diariamente, sugestão 20:15.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.10 - "Segmento"  -  Esta aba trata a API que importa os segmentos do veiculo, o segmento deverá ser utilizado no processo do CIG.


                                                               

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Segmento de Mercado = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/SegmentoDeMercado

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar o segmento.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar o segmento, sugestão 20:30.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.11 - "Severidade" - Esta aba trata a API de severidade do veiculo, a severidade deverá ser utilizado no processo do CIG.


                                                         

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Severidade = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Severidade

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar  a severidade.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar a severidade, sugestão 20:40.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.12 - "Tipo de Uso"  -  Esta aba trata a API Tipo de Uso do veiculo, o tipo de uso deverá ser utilizado no processo do CIG.

 

                                                     



Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Tipo de Uso = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/TipoDeUso

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar  o tipo de uso.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar o tipo de uso, sugestão 20:45.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.13 - "Implemento"  -  Esta aba trata a API Implemento do veiculo, o implemento deverá ser utilizado no processo do CIG.


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Implemento = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Implemento

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar  o implemento.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar o implemento, sugestão 20:50.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.14 - "Produtos e Serviços"  -  Esta aba trata a API produtos e serviços.


                                                               


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Produtos e Serviços = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Product

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar  os produtos e serviços.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar o produtos e serviços, sugestão 20:55.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.15 - "Veiculo Cliente"  - Esta aba trata a API Veiculo Cliente


                                                           


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Veículo Cliente = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ClientVehicle

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar  o cliente veiculo.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar o cliente veiculo, sugestão 21:00.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.16 - "Área Oper. Ônibus"  - Esta aba trata a API Área oper. ônibus.

  •                                


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Área Operacional Ônibus = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/AreaOperacionalOnibus

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar   a área oper. ônibus.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar a área oper. ônibus, sugestão 21:10.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.17 - "Alteração Veicular"  -  Esta aba trata a API alteração veicular.


                                                                 

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Alteração Veicular = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleMarketingCampaignsPeopleCTT

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar   a alteração veicular.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar a alteração veicular, sugestão 21:15.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.18 - "Aplicação"  -  Esta aba trata a API aplicação do veiculo, a aplicação deverá ser utilizado no processo do CIG.


                                                       

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Aplicação = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleMarketingSalesProfileSegment

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar  a aplicação.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar a aplicação, sugestão 21:20.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.19 - "Família/Série/Modelo Veiculo" -  Esta aba trata a API que importa a família, série, modelo e cores do veículo.


                                                 

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint da Família da Série = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleproductsAutomotiveFamilies

URL para Endpoint da Série Veículo = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleproductsAutomotiveSeries

URL para Endpoint do Modelo da Veículo = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleproductsAutomotiveModels

URL para Endpoint das Cores do Veículo = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ModuleproductsAutomotiveColors

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar família, série, modelo e cor do veículo.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar família, série, modelo e cor do veículo, sugestão 18:30.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


Os dados importados da montadora deverão ser gravados na Ficha de Segmento do veiculo na aba "Integrações MBB"


                                                                   


3.20 - "Funções de Contato" - Esta aba trata a API que importa as funções de contato referente ao contato do cliente.


                                                                       

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de Função de Contato = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/ContactJobTitle

O botão "Importar" aciona a API manualmente, onde deve importar as funções e contato.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar as funções e contato, sugestão 21:30.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.21 - "Venda Perdida"  -  Esta aba trata a API Venda Perdida, que deve enviar as vendas perdidas que o vendedor registrou, o processo de envio também será pelo fluxo no atendimento do cliente. 


                                                                           

Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de envio de Venda Perdida = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/VendaPerdida

O botão "Enviar" aciona a API manualmente, onde deve enviar as vendas perdidas que foram registradas e que ainda não foram enviadas.

Para o envio manual, deve utilizar os filtros de Período de Fechamento e/ou pelo número da proposta

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para enviar as  vendas perdidas, sugestão 19:00.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.22 - "Aplicação CIG" - Esta aba trata a API aplicação CIG, que será utilizado no processo do CIG



Descrição de cada campo:                                                        

URL para Endpoint da Aplicação CIG = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Aplicacao

O botão "Importar CIG" aciona a API manualmente, onde deve importar as aplicações do CIG.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para importar as aplicações do CIG, sugestão 21:30.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.23 - "Enviar GIC" - Esta aba trata a API do envio de CIGs para a montadora.


                                       


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint CIG = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/CIG

O botão "Enviar CIG" aciona a API manualmente, onde deve enviar os CIGs que foram gerados.

Para o envio manual, deve informar um intervalo de datas no filtro ou informar o chassi do veículo.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para enviar os CIGs, sugestão 20:00.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.24 - "API Propostas"  -  Esta aba trata a API do envio das propostas para a montadora. O processo de envio é executado também na interação com a Proposta.


                                                                                         

Descrição de cada campo:

O botão "Enviar Propostas" aciona a API manualmente, onde deve enviar a(s) propostas para a montadora.

Para enviar manualmente deve informar um período de datas ou informar o número da proposta nos filtros.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para enviar as propostas, sugestão 20:00.

URL da API Mercedes Benz para envio das propostas  =  https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/Quote

URL da API Mercedes Benz para envio dos status das propostas = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/StatusProposta

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar")


3.25 - "Veículo da Proposta" - Esta aba trata a API de envio dos veículos de cada proposta, caso na proposta o vendedor altere o veículo, será enviado uma atualização.


                                                    


Descrição de cada campo:

URL para Endpoint de envio dos Veículos da Proposta = https://eu.api.daimlertruck.com/crmbrasil/1/QuoteDetail

O botão "Enviar" aciona a API manualmente, onde deve enviar as propostas que tiveram alteração de veículos.

Para o envio manual, deve informar um intervalo de datas no filtro ou informar o numero da proposta.

O botão "Agendamento"  incluir parametrização para enviar as propostas, sugestão 20:30.

(Após incluir os parâmetros, clicar em "Salvar").



4 - Fluxo Operacional da Sistemática de vendas

4.1 - Recebimento de leads e encaminhamento para o vendedor.


A montadora envia diariamente os leads para concessionária, ao receber os leads um responsável deve dar andamento ao processo, entrar em contato com cliente e direcionar para o vendedor.

Na tela do Gestão ShowRoom, na opção Gestão.

                                                                                                 

Na aba "Central de Leads MBB"

 

                                                                       

Através dos filtros o responsável pelo contato com cliente poderá listar os leads recebidos.


                                                                                


Na figura acima demonstra a relação de leads recebidos.

Na coluna Status demonstra o prazo para contato com o cliente  (conforme parâmetro item 3.3 do manual).

Para a montadora o padrão é de dois dias para contato com o cliente, a coluna status demonstra se está "Em Dia" ou "Atrasado". 

A coluna categoria, demonstra qual a origem do lead.

A coluna Status Lead, demonstra as opções : "Aberto", "Atribuído ao Vendedor", "Encerrado sem enviar" e "Em Andamento"

As demais colunas são informações do cliente, da concessionaria e datas.


Ao selecionar um cliente para dar andamento ao contato com o cliente, deve selecionar a linha do cliente e clicar no botão "Ações" e Contato com o Cliente.

                                                                                                                   


Ao clicar em Contato com o cliente, uma nova tela deve para seguir com o atendimento.


                                                                             

Na tela de contato com o cliente, temos os status do contato:

Conseguiu Contato

Não conseguiu contato

Informações Inválidas


4.1.1 - Ao selecionar a opção Conseguiu contato, irá expandir a tela com a pergunta se "Deseja enviar para o vendedor?"

Nesta tela temos o campo Status Oportunidade, é um campo obrigatório, o status deve ser selecionado.

O status da oportunidade é enviado pela montadora (conforme parâmetro item 3.6) 


                                                                                               


Se marcar a opção Não na pergunta "Deseja enviar para o vendedor?", informar o status da oportunidade e clicar em salvar, será enviado para a montadora, com o seguinte resultado.

                                                                                                                                       

Se marcar a opção Sim na pergunta "Deseja enviar para o vendedor?", informar o status da oportunidade, irá expandir a tela.

No campo Cliente, o usuário poderá selecionar um cliente já cadastrado, ou incluir um cadastro de cliente novo clicando no botão "Cadastro do Cliente", e após cadastrar incluir no campo Cliente, e após inserir os dados clicar em Incluir Contato.


                                                                                             


Ao clicar em Incluir Contato, será direcionado para a tela de "Inclusão  Novo Contato", onde deverá:

Preencher o campo Descrição, esta campo é para a descrição do contato, um campo de texto livre.

Selecionar o Vendedor (Para que os vendedores aparecem na listagem de vendedores disponíveis, acessar menu Configurações, na aba Vendedores, selecionar os vendedores e informar um numero de Mesa)

Após estes campos preenchidos clicar em OK, e com isso será enviado para o vendedor selecionado um novo contato, onde o vendedor seguirá com o atendimento (os campos Forma Contato e Origem de Tráfego

já devem estar preenchidos conforme parâmetro, item 3.3)


                                                                                                   


1.2 - Ao selecionar a opção "Não conseguiu contato", deve informar o Status Oportunidade e motivo, clicar em Salvar para enfiar par a montadora. 


                                                                               


1.3 - Ao selecionar a opção "Informações Inválidas", deve informar o Status Oportunidade e motivo, clicar em Salvar para enfiar par a montadora.


                                                                           


4.2 - Cadastro rápido de Clientes


No Gestão ShowRoom, no menu Clientes, ao incluir um novo cliente ou consultar um cliente já cadastrado é possível criar um novo contato e encaminhar para a agenda do vendedor.

                                                                                                                                                     

Na tela de filtros para pesquisar um ciente, clicar na opção Pesquisar.

 

                                                                                     


Com o botão direito do mouse, clicar na linha do nome do cliente, onde irá aparecer a opção "Inclusão Contato" .



                                                           


Ao clicar na opção "Inclusão Contato", irá abrir a tela de Inclusão Novo Contato, onde deverá informar os campos:

Descrição :  Informação texto livre.

Selecionar o Vendedor (Para que os vendedores aparecem na listagem de vendedores disponíveis, acessar menu Configurações, na aba Vendedores, selecionar os vendedores e informar um numero de Mesa)

Selecionar a Forma de Contato (Cadastrar em CRM PLUS>CADASTROS>FORMA DE CONTATO)

Selecionar a Origem de Tráfego (Cadastrar em CRM PLUS>CADASTROS>ORIGEM DE TRÁFEGO)


                                                                                         


4.3 - Agenda.


No menu Agenda, é a tela principal de acesso quando o vendedor realiza o login no sistema. 


                                                                                                                                                 

A tela da Agenda é onde o vendedor irá realizar toda operação da Sistemática de Vendas.

O Grid referente as colunas pode ser customizada pelo pelo usuário clicando na opção filtro  , onde irá abrir a tela para selecionar as colunas que devem aparecer na tela:

                                                                                                                                                 

Cada coluna tem seu próprio filtro de pesquisa, para isso digite nos campo em branco um texto de referência.

                        


No quadro da Agenda é possível visualizar o cadastro do cliente, para isso, selecionar a linha do cliente e teclar no lado direito da tela na seta para abrir a tela ref. aos dados de cadastro do cliente.

                                                                             

Onde abrirá a tela de cadastro para consulta e alterações:


                                                                               


Na aba Complementar no botão "Pessoas de Contato", no campo Cargo é onde deve ser cadastrado as funções de contato recebidos na integração "Funções de Contato" (item 3.20).

Também como dica deverá marcar a opção "Contato Veículos" se o contato for de veículo.


                                                                   




As principais colunas do quadro Agenda para o processo da Sistemática são:



4.3.1 - Contato =  A coluna contato, é o código do contato gerado para a agenda do vendedor, a inclusão do contato pode ser realizada pela distribuição dos leads (tem 1 do fluxo operacional), pela inclusão de um novo cadastro de cliente ou um cliente já cadastrado (item 2 Cadastro de Cliente) ou através da seleção de cliente pelo CRM PLUS (para esta rotina verificar o manual do CRM PLUS)


4.3.2 - Cliente = A coluna cliente demonstra o nome do cliente da carteira do vendedor.


4.3.3 - Classificação Cliente =A coluna demonstra a classificação de cada cliente, com os tipos de classificação padrão da montadora (TOP CLIENTES, CLIENTES ATIVOS e  CLIENTE DE BAIXA ATIVIDADE)

OBS.: Para a classificação TOP CLIENTES, o vendedor é responsável por selecionar os clientes como TOP, para isso, clicar com o botão direito do mouse na linha do clientes  e clicar na opção "Marcar/Des.Top Clientes", clicando nessa opção a classificação do cliente irá alterar para TOP CLIENTES. 


                                                                     

                                                                             

Para voltar o cliente para a classificação anterior, clicar novamente com o botão direito do mouse e selecionar novamente a opção "Marcar/Des. Top Clientes", com isso o cliente retorna para a classificação de origem.


4.3.4 - Dias Ultimo Contato = esta coluna informa a quantidade de dias referente ao ultimo contato realizado com o cliente, para cada classificação de clientes o prazo de dias para contato deve ser cadastrada nos parâmetros conforme item 3.5.

Se não for parametrizado os prazos de contato no parâmetro (item 3.5) o sistema irá utilizar como padrão default os valores da montadora que são:

TOP CLIENTES = 90 dias

CLIENTES ATIVOS = 180 dias

CLIENTES DE BAIXA ATIVIDADE = 365 DIAS


4.3.5 - Status = A coluna Status demonstra se o prazo para os contatos com o cliente conforme sua classificação está em dia ou atrasado (conforme parâmetro item 3.5 ou padrão montadora)


4.3.6 - Proposta = A coluna proposta demonstra o numero da proposta para o contato/cliente.


4.3.7 - Qtd.Veículos = Esta coluna informa a quantidade de veículos que compõe a proposta.


4.3.8 - Data do Contato = Esta coluna demonstra a data do contato realizado com o cliente.


4.3.9 - Próximo Contato = Esta coluna demonstra a data do próximo contato agendado pelo cliente.    


Na tela da Agenda no quadro referente ao Histórico do cliente, quando o cliente selecionado no quadro da Agenda, as abas abaixo demonstram para o vendedor a consulta da movimentação realizada para da cliente, neste quadro temos as seguinte abas:

                                                       


4.3.10 - Histórico = Esta aba demonstra toda movimentação que o cliente realizou na concessionária, as informações listam o histórico de peças, oficina, veículos.


4.3.11 - Interesse = Esta aba demonstra o interesse do cliente no modelo de veiculo, para o processo da Sistemática de Vendas o registro do interesse deve ser informado.

Para inserir um interesse, o vendedor deverá primeiro clicar no botão "Atendimento" para iniciar o atendimento com o cliente, ao clicar no "Atendimento" os botões Inserir, Alterar e Excluir serão liberados.

Ao clicar em "Atendimento" o vendedor deverá selecionar a  forma de contato, a forma de contato deve ser cadastrada em CRM PLUX>CADASTROS>FORMA DE CONTATO

                                                                             


4.3.12 - Questionário = Esta coluna não é obrigatória para a sistemática de vendas, mas a concessionária poderá utiliza, para isso, deve cadastrar um questionário para selecionar.


4.3.13 - Test-Drive/Demonstração = Esta coluna é para agendar/registrar um test-drive.


4.3.14 - Registrar = Esta aba trata o registro do contato, apenas para o vendedor registrar um contato incluindo o texto com a verbalização do cliente.

Para iniciar o registro,  o vendedor deverá primeiro clicar no botão "Atendimento" para iniciar o atendimento com o cliente, desta forma poderá incluir o Registro:

                                                                               

No  campo  "Providencia", deve registrar a verbalização com o cliente.

No campo  "Agendar Horário" a data e horário sugerido tem relação com a classificação do cliente, onde conforme o parâmetro (item 3.5) ou o padrão da montadora o sistema irá sugerir o ultimo dia para garantir o prazo de contato conforme a classificação do cliente e com isso o vendedor poderá alterar uma data anterior a sugerida.

No campo "Status Oportunidade" deverá ser informado, este campo lista os dados enviados pela montador (item 3.7 do parâmetro).

Após salvar o registro será enviada para a montadora o status de oportunidade.


4.3.15 - Negociação = Esta aba, o vendedor irá iniciar a negociação com o cliente no sistema, para isso acessar a aba Negociações.

Para iniciar a negociação,  o vendedor deverá primeiro clicar no botão "Atendimento" para iniciar o atendimento com o cliente, ao clicar no "Atendimento" os botões "Incluir Negociação", "Editar Negociação", "Atualizar Dados" e "Duplicar Atendimento".

                         

Ao clicar na opção "Incluir Negociação" será direcionado para a Tela de Negociação.


                                                                           

Quando uma negociação é realizada com veiculo em estoque, o vendedor deve selecionar o veiculo através do botão "Estoque", clicando nesse botão irá abrir a tela de filtro para a consulta/busca de veículos no estoque:


                                                                         

Utilizar os filtros para a busca de veículos.

                                                                       

Selecionando o veiculo, voltará para a tela de negociação, com o veiculo selecionado (Quadro Dados Veículo), e deverá informar os demais dados da negociação.

No quadro Preço do Veículo informar o valor Base (o valor já deverá estar inserido se os valores cadastrados estiverem corretos) mas é possível inserir manualmente.

                                                                         

No quadro Pagamento à Vista, desmembrar a forma de pagamento e informar as condições de pagamento.


                                                 


Caso haja financiamento, informar os dados no quadro Financiamento.

Após inserir os dados, clicar na opção Gravar Negociação:

                                                                                                 

Após gravar a negociação ela estará salva, o vendedor poderá retornar para a tela de consulta da agenda, ou poderá neste momento gerar a Proposta de Venda, clicando na opção "Gerar Proposta".

Ao clicar em Gerar Proposta, será gerada a proposta de venda, e direcionado para a tela da Proposta.

                                                                                                         


                                                     

Na tela de Proposta de Compra de Veículo, é onde as próximas integrações com a montadora serão geradas.

Para isso, quando clicar em Gravar Proposta, irá aparecer a tela para a seleção da Situação da Proposta (item 3.9 os parametros de integração)


                                                   


Após selecionar a situação e confirmar será enviado para a montadora:

Os dados de cadastro do cliente.

Os dados da proposta.

A situação da proposta

                                                                                                                         



Para a geração de proposta sem veículo, é possível com a Sistemática de Vendas incluir mais de um veículo na Proposta, para isso:

Na aba Negociação, aba Negociações, incluir  uma  nova negociação, e marcar a opção "Proposta Sem Veículo".

                                                                     


Após, seguir com o preenchimento da negociação inserindo apenas o modelo do veículo e preenchendo os demais campos (seguir conforme item 3.15).

Após preencher a negociação, clicar em Gravar Negociação.

Neste momento já é possível gerar  uma proposta de venda clicando em "Gerar Proposta", ao clicar nessa opção irá abrir a tela para preencher os dados faltante quando é uma proposta sem veículo.


                                                                         

Após preencher, clicar em "Salvar", irá gerar uma nova proposta de venda:


                                                                                                                 

Com a nova proposta gerada temos as opções abaixo e a opção de "Duplicar Proposta", onde esta opção define a quantidade de veículos para o modelo selecionado, enviando para a montadora uma proposta com a quantidade de veículos.


                                                                                                                                                                       

                                                                                                                                                                           


                                                                                                                    


OBS.: Para o Sistema Linx, será gerada uma proposta para cada uma das propostas conforme a quantidade. Para a MBB será enviado a proposta Original (proposta que deu origem as demais proposta), contendo a quantidade total e o valor total de venda referente a quantidade total de veículos.

Ao clicar no botão "Gravar Proposta" irá abrir a tela para o usuário selecionar a situação da proposta (conforme importação das situações item 3.9)


                                                                           

Após selecionar será enviado para a montadora os dados do clientes, a proposta e a situação da proposta.


Para a impressão da proposta a montadora padronizou o formulário de impressão, para isso:

Na aba Negociação, aba Dados da Proposta,  temos os seguintes botões que foram implementados para o processo da Sistemática de Vendas.


                                                                       

Imprimir Proposta MBB = este botão também está na tela da Edição da Proposta.

Acionando esta opção irá abrir uma tela para o vendedor/responsável selecionar qual o tipo de relatório que  ele deseja imprimir para o cliente assinar:

                                                                                 


Existem dois tipos, Simplificado e Detalhado, os demais campos são dados adicionais, conforme  o modelo do veículo.

Exemplo de impressão simplificada.

                                                                                                                           


O botão "Incluir Veículo/Editar" (aba Negociação, aba "Dados da Proposta"), ao acionar este botão se para a proposta original foram criadas mais propostas, abrir uma tela para que o usuário selecione qual a proposta para editar.

Na edição ele poderá inclui o veículo para o faturamento.


                                                                                                                                   

OBS.: o Envio da proposta para a aprovação gerencial, quando for mais de um veículo, será enviada para o Gerente todas as propostas.


4.3.16 - Venda Perdida.

O registro da venda perdida também será enviado para a montadora.

O registro da venda perdida poderá ser executado direto no registro do contato como também pelo andamento da proposta.

No registro do contato, no Quadro Agenda, selecionar um cliente e clicar em "Atendimento" e  selecionar a forma de contato para abrir o atendimento do cliente.

Na aba "Registrar", aba "Venda Perdida" um novo campo foi inserido para o processo da sistemática de vendas, campo "Motivo de Venda Perdida MBB" (item 3.8 da parametrização).

Este campo o vendedor/usuário deverá selecionar os tipos de venda perdida padrões da montadora, e após clicar em Salvar, a venda perdida será enviada para a montadora.


                                                                                                 


Na aba "Negociação", aba "Dados da Proposta", ao acessar uma proposta pelo campo "Incluir Veículo/Editar", na opção "Cancelar Proposta" também deverá ser informado o motivo da venda perdida MBB.


                                                                                                           


5 - CIG


Para o processo do CIG a montadora também modificou alguns itens do processo, o processo da inclusão dos chassis no sistema e envio para a montara será o seguinte:

Acessar FABRICAMBB>CIG>MANUTENÇÃO, na tela temos a aba "Consulta" e a aba "Manutenção":

Aba "Consulta" = contém os filtros para pesquisa da consulta do CIG.

Aba "Manutenção" = onde será realizado o processo da inclusão, alteração do CIG

                                                                                                          


Na aba "Manutenção",  para inserir um novo CIG, clicar na opção "Inserir", irá abrir a tela para seleção do chassi (utilizar os filtros para busca do chassi)

                                                                                                   


Ao selecionar o chassi, clicar em "Salvar",  será direcionado para a tela de inclusão do CIG, onde os campos deverão ser preenchidos.

Alguns campos continuam sem modificações, mas novos campos devem ser preenchidos com as informações que serão recebidas da integração, esses novos campos estão no quadro "Integração MBB"


                                               

Os campos do quadro "Integração MBB", fazem parte dos itens 3.10, 3.11, 3.12, 3.13 e 3.18 da parametrização.


Após preencher os dados, marcar Transmitir e clicar em salvar o CIG será gerado com sucesso.


                                                     


O envio do CIG será realizado pelo agendamento de envio (item 3.23 da parametrização) ou o envio manual, acessando conforme item 3.23 da parametrização.