A funcionalidade de Autosserviço está disponível a partir da versão 3.33.0.0.
O Linx Big conta com integração ao Linx Portal LGPData, permitindo a consulta do status do titular conforme os termos de aceite da LGPD.
Com a utilização do novo método de Autosserviço – Direito dos Titulares, os clientes podem acessar uma plataforma para consultar seus dados registrados nos ERP's, sem a necessidade de comparecer presencialmente ao estabelecimento. Essa funcionalidade assegura maior transparência e conformidade com a LGPD, prevenindo possíveis autuações.
Além disso, o Portal LGPData disponibiliza métodos para o tratamento das manifestações dos titulares, permitindo que o ERP consulte e responda às solicitações de acesso aos dados. A integração é composta por dois métodos principais: um para buscar as solicitações dos titulares e outro para responder e enviar os dados. Dessa forma, qualquer atualização realizada no ERP reflete diretamente no Portal LGPData, garantindo a consistência e segurança das informações.
Configuração
Para habilitar a integração Direitos dos Titulares - Autosserviço, vá até o menu Configuração > Filiais > Integrações > Portal LGPD.
Figura 01 - Configuração Portal LGPData Autosserviço
A integração Portal LGPD e Direito dos Titulares - Autosserviço é apresentada separadamente na tela de Configuração.
O checkbox "Habilitar Integração" só pode ser marcado se o produto estiver liberado para a filial.
Ao ativar essa opção, os seguintes campos serão exibidos:
- CNPJ: CNPJ utilizado para consulta de solicitações realizadas;
- Bandeira: Por padrão, o valor será 0 (zero), mas o campo é editável;
- URL Autosserviço: Fornecida pela equipe do Linx Conecta;
- Nome da Rota: Complemento da URL, também informado pela equipe do Linx Conecta;
- Login: Código de usuário fornecido pela equipe do Linx Conecta, utilizado para autenticação e geração de token;
- API Key: Senha fornecida pela equipe do Linx Conecta, utilizada para autenticação e geração de token;
Abaixo dos campos, será exibido um informativo sobre a Última Comunicação registrada, para permitir verificar se o sistema está se comunicando corretamente, mesmo na ausência de novas solicitações nos logs.
O serviço automático irá realizar a busca por solicitações de informações na base de dados do Big a cada 30 minutos.
É possível visualizar todas as solicitações recebidas de titulares/clientes para o CNPJ configurado através do botão .
Figura 02 - Visualização de Logs
Por meio da coluna Status, é possível verificar se o envio dos dados foi bem-sucedido ou se ocorreu algum erro.
Se houver algum erro durante a comunicação automática, ele não será exibido em tela para o usuário, ficando disponível apenas na tela de Logs.
Informações Adicionais
A cada 30 minutos, o Sistema Big irá comunicar com o portal LGPData Direito dos Titulares e validar se há novas solicitações de dados realizadas pelos titulares/clientes para o CNPJ configurado.
Figura 03 - Portal Linx LGPData
- Caso haja solicitações em que o titular tenha informado o CPF, o sistema validará e enviará os dados de todos os cadastros encontrados com o CPF recebido.
- Caso o titular não tenha informado o CPF na solicitação, mas tenha informado o RG ou o Doc. Estrangeiro, o sistema buscará cadastros que contenham essa informação no Cadastro de Clientes e enviará os dados dos cadastros encontrados.
- Quando não houver cadastros no sistema com os dados de CPF, RG ou Doc. Estrangeiro dos titulares solicitantes, o sistema enviará o retorno em branco para sinalizar que a solicitação foi recebida, mas não há dados cadastrados para o titular/cliente solicitante.