Na aba Backup e Restauração, você pode visualizar todas as listas já processadas e seus respectivos preços. Caso seja necessário, é possível restaurar os valores anteriores ao cadastro dos produtos ao processar uma lista de backup. Essa função é útil em casos de erro ou arrependimento na última lista processada, garantindo mais segurança e controle sobre os preços cadastrados.


Importante!

Disponibilizamos duas formas para fazer o Backup/Restauração, através da aba Processamento ou Backup/Restauração. Abaixo vamos explicar como funciona a aba Backup/Restauração.


1. Para acessar os Backups/Restauração, acesse o Plugpharma e realize o login, clique no menu para expandir > clique em Cadastros > Importa Preços.


Figura - Acesso ao Importa Preços


2. Na tela de Importa Preços, clique na aba Backups/Restauração e abrirá os filtros:

  • Texto de busca: informe o nome da importação.

  • Layout: permite selecionar entre Guia Farmácias, Padrão CSV, Santa Cruz e Todos.

  • Período de criação: informe uma data inicial e uma data final.

  • Período de processamento: informe a data inicial e final do processamento.


3. Se desejar, configure os filtros. Caso contrário, clique em Pesquisar, e serão apresentados todos os Backups/Restaurações realizadas.


4. O resultado da pesquisa será exibido em um grid com as seguintes colunas:

  • Código da importação
  • Descrição da importação.
  • Layout selecionado no momento da importação.
  • Tributação informada.
  • Criação exibe a data e hora da que foi criado a importação.
  • Processamento exibe a data e hora que ocorreu o processamento da lista.


Figura - Pesquisa de Backup/Restauração.


7. Clique em Visualizar e irá abrir a tela de importação de produtos. Realize os filtros ou clique em Pesquisar para fazer a consulta de todos os produtos da lista. E irá apresentar com as seguintes colunas:


Nota:

  • Caso a importação da lista que deseja visualizar já esteja processada (verifique se a coluna Processamento está preenchida) irá abrir as colunas Atualizar desabilitado. Já as demais colunas vão apresentar as mesmas informações de uma lista não processada. 
  • As ações apresentadas em uma lista já processada são: Backup, Colunas, Exportar e Voltar.
  • As ações apresentadas em uma lista que não foi processada são: Marcar/Desmarcar todos os produtos, Colunas, Exportar, Processar e Voltar.


  • Atualizar, nessa coluna é possível Marcar/Desmarcar os produtos específicos conforme deseja.
  • Info, ao clicar irá abrir para visualizar o cadastro do produto.
  • Código, apresenta o código do produto cadastrado.
  • Cód. Barras, apresenta o EAN do produto.
  • Nome produto, apresenta o nome do produto.
  • Fabricante, apresenta o nome do fabricante do produto.
  • Fração, do produto.
  • Preço, poderá apresentar alguns ícones:


Nota:

Só irá ocorrer de ter 2 preços para o mesmo produto quando estiver cadastrado dois produtos um em unidade e outro um caixa, exemplo. Neste caso é necessário optar por um para atualizar.

    • Quando tiver o ícone de alerta, quer dizer que o Produto está com mais de um preço vinculado.
    • Quando tiver o ícone de check, quer dizer que o preço foi revisado.
    •  Clique no ícone de Alerta ou de Check e abrirá a tela de Seleção de preços, com as informações do produto como Código, Nome, Apresentação, Fabricante e Fração. Logo abaixo apresentará as Tributação separadas caso a mesma varie e as informações do produto nas colunas:
      • Utilizar que pode ser marcada e desmarcadas;
      • Cód. Barras do produto;
      • PF Atual (Preço de Fabrica atual);
      • PF Lista (Preço Fabrica da Lista);
      • Variação % do valor em porcentagem;
      • PMC Atual (Preço Máximo de Comercialização Atual);
      • PMC Lista (Preço Máximo de Comercialização da Lista);
      • Variação %, variação do preço.


  • Após a coluna Preço, irá apresentar as informações de preço, variação com porcentagem separadas por tributações:
    • PF Atual + (valor da tributação), apresentará o valor do Preço de Fabrica Atual com a tributação específica do produto;
    • PF Lista +  (valor da tributação), apresentará o valor do Preço de Fabrica da Lista importada com a tributação específica do produto;
    • PF Variação + (valor da tributação), apresentará a porcentagem do Preço de Fabrica Variação com a tributação específica do produto;
    • PMC Atual + (valor da tributação), apresentará o valor do Preço Médio de Comercialização com a tributação específica do produto;
    • PMC Lista + (valor da tributação), apresentará o valor do Preço Médio de Comercialização da Lista com a tributação específica do produto;
    • PMC Variação + (valor da tributação), apresentará a porcentagem do Preço Médio Variação com a tributação específica do produto.


Importante!

Veja abaixo a diferença entre as colunas de preços na lista backup:

  • PF Atual: é o preço de fábrica que está cadastrado atualmente, após processamento da lista.
  • PF Lista: é o preço de fábrica que estava cadastrado antes do processamento da lista e que passará a ser o preço do cadastro, caso o backup seja processado.
  • PF Variação: é a informação do preço de fabricação com a porcentagem de variação entre o PF Atual e o PF Lista.
  • PMC Atual:  o preço máximo de venda que está cadastrado atualmente, após processamento da lista.
  • PMC Lista: é o preço máximo de comercialização (venda) que está na lista importada e que passará a ser o preço do cadastro, caso o backup seja processado.
  • PMC Variação: é a informação do preço máximo de comercialização (venda) com a porcentagem de variação entre o PMC Atual e o PMC Lista.


Figura - Visualizando os produtos.


Nota:

  • Após realizar o Backup irá abrir as ações de Lista original, Marcar/Desmarcar, Colunas, Exportar e Processar.
  • A opção de Backup só irá aparecer quando a lista já foi clicado em Processar.


  • Após o backup, estarão disponíveis as seguintes opções:
    • Voltar, ao clicar irá para retornar a lista de importação.
    • Lista original, ao clicar irá exibir a mensagem de "Confirmação: Deseja abrir a lista original?". Clique em Não para retornar a tela e em Sim irá retornar a lista original.
    • Marcar/Desmarcar, ao clicar irá exibir a mensagem de Marcar/Desmarcar "No campo de atualizar item deseja? Marcar Todos ou Desmarcar Todos. Selecione uma opção e clique em Processar.  
    • Colunas, ao clicar e irá abrir as colunas que estão sendo apresentadas na pesquisa. É possível Marcar e Desmarcar as colunas conforme a necessidade após alterar, clique em Salvar e Fechar.
    • Exportar, ao clicar irá exibir a tela de Relatórios podendo, selecionar o Modelo do relatório como Com Preços e Sem preços. Clique em Exportar e fará o download do arquivo em formato CSV da lista de produtos.
    • Processar, ao clicar irá exibir a mensagem "A lista será processada agora para todos os itens marcados para atualizar, continuar?". Clique em Sim para seguir com a lista processada a lista com os valores do backup.


Figura - Ações após realizar o Backup.




  • Sem rótulos