ASSUNTO

Implementação do Painel de Gestão de Serviço Digital - PGS

Produto

LinxDMS

Menu

LinxDMS Desktop - Oficina - Torre de Controle

Data

 


FINALIDADE

Esse projeto consiste em disponibilizar um Painel de Gestão de Serviço Digital (PGS) para a montadora HPE . Em uma tela de monitoramento apresentaremos o status atual dos atendimentos da oficina, e poderá ser visualizado tanto na tela do Tablet (HPE Mobile), no Desktop (Torre de Controle) quanto em uma TV.

ABRANGÊNCIA

Este documento aplica-se a todas as concessionárias HPE.

Pré-Requisito

Antes de iniciar a parametrização é necessário verificar as configurações e funcionalidades do HPE Mobile , através do link: Manual de Utilização | HPE Mobile#PGS-PaineldeGest%C3%A3odeServi%C3%A7os na Seção 'PGS - Painel de Gestão de Serviços'.

Após validar as funcionalidades: 

  1. Acessar o menu 'Configuração > Mobile > Gerenciador de Licenças';
  2. Realizar a sincronização dos dados, deverá constar a função 17 - Painel de Gestão de Serviços.
  3. Realizar o 'De-Para Modelos', indicando para os modelos do Linx DMS qual modelo da HPE.
  4. Liberar para o Usuário o acesso ao menu Configurações > Cadastros > Menu / Usuários >  Usuários e Permissões > ( Selecione o Usuário) >  Acesso ao Menu > Configuração >Mobile > Painel de Gestão de Serviço Digital.

Obrigatoriamente a concessionária deve utilizar o Mobile.

  • O atendimento precisa ser da empresa e revenda logada.
  • A situação do agendamento não pode estar como 'Excluído' ou 'Cancelado'. Ele pode estar vazio também;
  • Se o atendimento estiver na situação cancelada, a situação do agendamento precisa estar como 'Não compareceu';
  • Origem do atendimento como 'Oficina';
  • Se existir nota fiscal de serviço emitida, a data do documento precisa ser do dia;
  • Se o modelo do veículo estiver configurado com um modelo da HPE, é necessário existir a visão do veículo 'PGS'. ( sincronização realizada com gerenciador HPE).
  • A situação da OS precisa estar em 'Aberto' ou 'Andamento';
  • A OS precisa ser do tipo 'Externa' ou 'Revisão', sendo a situação destes tipos de serviço em 'Aberto', 'Possui tipo de serviço' e 'Faturada';

Importante!

Caso algum veículo esteja sem a imagem , entre em contato com a HPE.

Será disponibilizado por eles , através do  Gerenciador os itens de checklist, imagens, etc.

A HPE precisa disponibilizar as imagens dos veículos, depois a revenda realiza a sincronização dos dados pelo gerenciador de licenças do mobile.

APLICAÇÃO

Parametrização:

Acesse o LinxDMS Desktop> Oficina > Torre de Controle > Aba Parâmetros 

No campo Intervalo Apresentação PGS : Definir o intervalo (em segundos) no qual será atualizado o status do veículo dentro do Painel de Gestão de Serviços.

Exemplo, se o veículo estiver em Aguardando Serviço e o serviço for iniciado , ocorrerá a mudança do status do veículo para 'Em Serviço'. (Figura 3).


Importante!

  • A transição de tela onde os veículos são exibidos no Painel de Gestão de Serviço , tem um tempo fixo definido pela montadora de 1 minuto.
  • A cada 1 minuto é realizada a transição de tela, totalizando 5 veículos por exibição.
  • Todos os veículos com check-in realizado são exibidos no Painel de Gestão de Serviço.
  • A partir do momento do check-in realizado pelo Mobile, o veículo passa a ser exibido com status de Aguardando Serviço.
  • Quando é realizado a entrega do veículo, o status muda para  'Veículo Entregue', permanecendo no painel de gestão de serviço somente na dia da entrega. 
  • O tempo para atualização do status do veículo exibido em tela foi sugerido pela HPE em 15 segundos. (Figura 1).


Figura 1 : Tela Torre de Controle - Parâmetros


Funcionamento:

Acesse o LinxDMS Desktop > Oficina > Torre de Controle >botão Gestão de Serviço (PGS)


Figura 2 : Tela Torre de Controle - Botão Gestão de Serviço (PGS)


Será exibido o Painel de Gestão de Serviços, com os veículos que estão na oficina e seus respectivos status.

Os status são utilizados para acompanhar e controlar o progresso dos veículos na oficina. Eles indicam em que etapa do processo cada veículo se encontra, desde o início do serviço até a entrega final.

Alguns status são gerenciados automaticamente pelo sistema, enquanto outros são movimentados manualmente pelos consultores de serviço através do tablet.


Figura 3 : Painel Gestão de Serviço (PGS) Web



O veículo será apresentado neste painel assim que for feito um Agendamento na Oficina, ficando com o status de 'Aguardando Serviço'.

E mudará de status conforme for dando andamento nos serviços da Oficina.

As informações do painel serão atualizadas de tempos em tempos, dependendo do valor (em segundos) informado na aba de Parâmetros da Torre de Controle.

Será  demonstrado também o tempo que o veículo está na Oficina, desde a abertura da OS. Esta informação será atualizada de tempos em tempos, conforme intervalo de tempo parametrizado.


Abaixo situações onde o veículo muda o Status no Painel de Gestão de Serviços:


  • Ao abrir uma OS para o veículo e realizar o Check-in Oficina (Mobile) ==> o veículo ficará com o status 'Em Serviço'. 

  • Ao incluir uma peça sem saldo disponível e realizar a providência de compra e a inclusão de um pedido para esta providência ==> o veículo ficará com o status 'Peças'.
  • Ao dar entrada na nota de peças para o item do pedido (vinculando o pedido a nota), o veículo voltará para o status 'Em Serviço'.
  • Ao realizar um Orçamento sem comprometer as peças e serviços na OS  ==> o veículo ficará com o status 'Orçamento'.
  • Ao comprometer as peças e serviços do Orçamento na OS, o veículo voltará para o status 'Em Serviço'.
  • Ao encaminhar a OS para o Frente de Caixa e emitir a Nota Fiscal ==> o veículo ficará com o status 'Veículo Entregue'. 
  • No dia após a emissão da Nota Fiscal, o veículo não será mais apresentado no Painel.
  • Os demais Status abaixo serão informados no HPE Mobile:


    • Outros Serviços
    • Auditoria de Qualidade
    • Limpeza
    • Pré Entrega




DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.