Integração com o IBGE.
Produto | Linx DMS Desktop |
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Menu | SPED Contábil > Geração de Arquivos > Integração com o IBGE |
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Área | Customização |
Descrever o processo de coleta e envio de informações para o IBGE.
Todas as concessionárias.
Anualmente o IBGE seleciona um grupo de empresas para responder questionários de pesquisas relacionadas ao segmento empresarial industrial, de construção civil, comércio e serviços no País.
Os dados solicitados nas pesquisas são:
- Dados cadastrais: razão social, endereço, telefone, principal atividade, regime de tributação;
- Nº de pessoas ocupadas: assalariados, sócios;
- Demonstração de Resultados do Exercício (DRE): receitas, custos e despesas da empresa referentes ao exercício que foi selecionada na pesquisa;
- Imobilizado: aquisições e baixas de imobilizado;
- Estoques: valor dos estoques final e inicial do exercício;
- Dados regionalizados: receita bruta, unidades locais, número de pessoas ocupadas e salários abertos por UF.
O preenchimento e envio desses dados deve ser feito através de aplicativo disponibilizado pelo IBGE no link https://questionarios.ibge.gov.br/downloads-questionarios/pac-pesquisa-anual-de-comercio.html.
Para facilitar o preenchimento desses dados, foi disponibilizado no Linx DMS a opção de exportação de dados em um formato definido pelo aplicativo do IBGE. Entretanto, como o questionário do IBGE possui mais de 300 campos e não existe correspondência direta entre os mesmos e os dados do Linx DMS, serão necessárias algumas parametrizações e configurações para possibilitar obter o máximo possível destas informações.
Instalação do Aplicativo do IBGE
Após realizar o download, execute a instalação do aplicativo do IBGE. Nenhuma parametrização precisará ser feita neste aplicativo.
Execute o aplicativo do IBGE e gere o arquivo PDF do questionário em branco. Para isso, execute em Arquivo, Imprimir a opção "Questionário em Branco".
Guarde o arquivo do questionário em PDF pois ele será utilizado posteriormente na configuração do processo de coleta dos dados do Linx DMS. |
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Integração com IBGE
Executar o módulo SPED Contábil, menu SPED Contábil > Geração de Arquivos > Integração com IBGE.
Se for a primeira execução deste processo, será apresentada a mensagem abaixo informando a necessidade de se criar um relatório contábil que permita a associação dos campos do questionário do IBGE com as informações disponíveis no Linx DMS:
Ao confirmar esta mensagem, o relatório contábil será criado e em seguida será apresentada a mensagem abaixo:
Verificar no tópico Relatório Contábil de Integração (abaixo) a orientação para a parametrização do relacionamento entre campos do questionário e dados disponíveis no Linx DMS. |
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Encerrando a mensagem, a tela do processo de integração será apresentada. Se não for a primeira execução, dados de uma geração anterior serão automaticamente importados e apresentados nos respectivos campos do questionário:
Os seguintes campos e opções estão disponíveis:
- Ano de Referência: Normalmente será sempre o ano anterior ao corrente.
- Outras Revendas a Considerar: Na obtenção dos dados do Linx DMS, pode-se optar pela coleta de dados de mais de uma revenda. Se nada for informado, será considerada a empresa/revenda de login.
- Relatório Contábil: Relatório contábil de integração com o IBGE.
- Quadro de questionário: Apresenta em sequência todos os campos disponíveis no questionário do IBGE. A primeira coluna apresenta a descrição do campo e a segunda o valor coletado ou informado pelo usuário. Mesmo após a coleta automática, qualquer campo pode ser alterado e o seu conteúdo será considerado na geração do arquivo de integração.
- Arquivo a ser gerado: Caminho e nome do arquivo que será criado para a integração com o IBGE. No aplicativo do IBGE, ao selecionar a opção de importação do questionário, será necessário informar este caminho/arquivo.
- Botão "Coletar Dados": Obtém da base de dados do Linx DMS as informações que possuem correspondência com o questionário do IBGE - ex: CNPJ, Razão Social, etc - e, para os demais campos que foram corretamente parametrizados, utiliza o relatório contábil de integração para obtenção dos dados.
- Botão "Gerar Arquivo": Cria o arquivo de integração no leiaute definido pelo aplicativo do IBGE.
Relatório Contábil de Integração
O questionário do IBGE possui mais de 300 campos, sendo que a maioria não possui correspondência direta com dados na base do Linx DMS. A única forma possível no Linx DMS de automatizar a obtenção de algumas destas informações é através da associação de fórmulas contábeis com os respectivos campos do questionário. É um trabalho que não é possível ser automatizado pela Linx pois cada empresa possui um plano de contas distinto. Essa associação das fórmulas contábeis no Linx DMS deve ser feita através da opção Contabilidade > Gerador Relatórios.
Como já informado no tópico anterior, na primeira execução da opção de integração com o IBGE, a estrutura deste relatório contábil será criada e, para que o processo de automatização da coleta dos dados funcione corretamente, este relatório precisará ser revisado.
Para isso, executar Contabilidade > Gerador Relatórios > "Cadastro Relatório". Na aba Filtro, informar "IBGE" no campo "Descrição do Relatório" e clicar em Procurar. Será apresentado o relatório criado automaticamente, conforme citado anteriormente.
Conforme imagem abaixo, para cada campo do questionário do IBGE que possui um código associado - ver imagem abaixo - foi criada uma linha de correspondência no relatório contábil com este mesmo código. E para cada linha no relatório, deve ser associada uma Fórmula contábil. Na criação automática deste relatório, todas as linhas foram associadas a uma mesma fórmula (também criada automaticamente, mas sem qualquer associação a contas contábeis).
O que deve ser feito agora é a revisão de cada linha para a fórmula correta. Para isso, deverão ser identificadas/cadastradas no menu Contabilidade > Gerador Relatórios > Cadastro Fórmula, fórmulas que representem a informação solicitada em cada uma das linhas (códigos) do relatório contábil. Caso alguma linha (código) não possua correspondência, basta mantê-la como está, ou seja, na execução da coleta dos dados nenhuma informação será obtida para este campo do questionário.
Coleta dos Dados
Após concluir a parametrização do relatório contábil de integração, execute a opção "Coletar Dados":
Após a conclusão da coleta, qualquer valor de qualquer campo poderá ser alterado antes da exportação.
Exportação dos dados
A qualquer momento pode-se gerar o arquivo de integração para o IBGE através da opção abaixo:
Ao final da geração pelo Linx DMS, abra o aplicativo do IBGE e selecione no menu "Ferramentas" a opção "Importar Questionário". Na tela apresentada, selecione o arquivo gerado pelo Linx DMS.
Após a importação, verifique as informações coletadas e, caso necessário, complemente o questionário com outras informações que não puderam ser coletadas automaticamente.
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.