ASSUNTO

Integração do Linx DMS com o ID Vida, processo de automatização de apontamento de produtivos na Oficina.

Produto

Linx DMS

Menu

Menu LinxDms > Oficina

Data

Área

P&D DMS


FINALIDADE

Esta documentação tem a finalidade de explicar a Integração do ID Vida com o Linx DMS, e sua aplicação no apontamento de horas do produtivo na Oficina.

ID Vida: Trata-se de uma solução de RFID que tem como objetivo a identificação automática de funcionários e veículos em alguns processos das oficinas nas concessionárias, onde existirão integrações entre o LINX DMS e ID Vida.

A solução prevê a utilização de gateways/leitores para captação das beacons que estarão fixadas nos prismas dos veículos e nos crachás dos colaboradores.  

O trabalho do produtivo será captado a partir de um dispositivo móvel, que após o término do trabalho irá retornar a telemetria para o Linx DMS.

O projeto de Integração do Linx DMS com o ID Vida consiste no consumo de APIs, que fazem parte da automatização dos apontamentos das horas produtivas, improdutivas e ociosas dos mecânicos durante os serviços de oficina da concessionária.

O lançamento do CDT no Linx DMS será feito automaticamente, através do retorno desta telemetria.

Objetivos: 

Viabilizar a automatização dos apontamentos das horas produtivas, improdutivas e ociosas dos mecânicos durante os serviços de oficina da concessionária. Com isso será possível medir os tempos em que o mecânico está presente nos boxes, montagem e desmontagem, boqueta ou até mesmo, quando o mecânico não está presente em algum local considerado de trabalho, podendo evidenciar, por exemplo, um período ocioso durante a execução de um determinado serviço. 

Como o veículo também é monitorado, será possível saber quais foram os horários de entrada e saída de veículo na concessionária e se de fato o mecânico está próximo do veículo no momento do serviço a ser executado no mesmo. 

ABRANGÊNCIA

MBB Caminhões

APLICAÇÃO

Parametrizações no LinxDMS : 

Parâmetros MBB 

Fábrica MBB > Parâmetros 

Na aba Apontamento Automatizado, marcar Utiliza Apontamento Automatizado e informar os dados para a comunicação entre o LinxDMS e o ID Vida. 

O token da Linx será fixo.

A Url de homologação será: https://homologmbb.idsensor.com.br/oficina/ 

A URL de produção será: https://mbb.idsensor.com.br/oficina/  


Mecânico 

Todo produtivo será identificado por um MAC Address do beacon do colaborador. Esse MAC Address estará registrado no crachá de cada produtivo.

Desta forma, se faz necessário termos um campo no cadastro do Produtivo que receba esse MAC Address, permitindo que ele seja identificado nas API´s de integração. 

Linx DMS > Oficina > Cadastros > Mecanico 

Para os Gateways captarem o movimento dos mecânicos, será necessário informar o Beacon de cada um. Para isto, informar no cadastro de Mecânicos, o MAC Adress dos mesmos: 


Prisma 

Cada prisma terá um MAC Address do beacon do veículo. Desta forma, se faz necessário termos um campo no cadastro de Prismas que receba esse MAC Address, permitindo que o veículo seja identificado nas API´s de integração. 

Linx DMS > Oficina > Cadastros > Prisma 

Para os Gateways captarem o movimento do veículo, será necessário informar o Beacon dos Prismas. Para isto, informar no cadastro de Prismas, o MAC Adress dos mesmos.



Abertura/Manutenção de OS: 

Informar qual prisma será utilizado na OS/veículo: 


Funcionamento no LinxDMS


Programação Oficina 

Os apontamentos dos produtivos não mais acontecerão serviço a serviço (por TPR), mas sim por blocos de serviço, passando a ser considerado a soma dos tempos das TPR´s de cada bloco, como o tempo total de reparo sobre a OS.

Poderemos ter mais de um produtivo trabalhando na OS, cada qual em um bloco distinto de trabalho. Exemplo: 

Nro OS 

TPR 

Dt Início Previsto 

Hr Início Previsto 

Dt Fim Previsto 

Hr Fim Previsto 

Tempo de Reparo 

Bloco 

Produtivo 

100 

444 

07/10/2022 

08:30 

07/10/2022 

08:50 

00:20 

1 

654567 

100 

445 

07/10/2022 

08:51 

07/10/2022 

09:15 

00:24 

1 

654567 

100 

300 

07/10/2022 

08:30 

07/10/2022 

09:30 

01:00 

2 

654666 

100 

300 

07/10/2022 

09:31 

07/10/2022 

10:31 

01:00 

2 

654666 

 

 

 

 

 

 

Total Blocos 

1 

00:44 

 

 

 

 

 

 

2 

02:00 

 

 

 

 

 

 

Total OS 

02:44 


Oficina > Programação da Oficina > Agendamento do Mecânico 

Na Programação da Oficina, o responsável pela programação deverá definir os Blocos de Serviço para o mecânico/OS.

Cada bloco poderá conter um ou mais serviços que o mecânico irá trabalhar. 




Um serviço poderá também ser dividido para mais de um mecânico trabalhar (MBB Caminhões).

Para isto, selecionar o horário na agenda do mecânico, e na tela de Programação do Mecânico, selecionar o outro mecânico que irá trabalhar no mesmo serviço através da opção ‘Incluir Mecânico’: 


Ao selecionar outro mecânico e clicar em ‘Programar’.

O mecânico selecionado será apresentado no grid: 


Após finalizar (Ok), o tempo será dividido entre os mecânicos selecionados: 


O processo então deverá seguir, gerando Bloco de Serviços para o serviço/mecânico. 

Neste caso será gerado um bloco diferente para cada mecânico, para que o serviço seja diferenciado no ID Vida: 


Após a definição dos Blocos de Serviço na programação, o mecânico poderá iniciar o serviço. 

No Quadro do Mecânico será disponibilizada opção para o responsável pela Programação da Oficina ou o Mecânico Iniciar/Finalizar/Paralisar o trabalho  na opção 'Auto Apontamento'.


O Auto Apontamento poderá ser acessado também no menu Oficina > Controles da Oficina > Apontamento Automatizado > Auto Apontamento. 

OBS: Esta opção só estará disponível se nos Parâmetros MBB o campo ‘Utiliza Apontamento Automatizado’ estiver marcado. 

 

Nesta opção que será feita a integração com o ID Vida.

  • Quando for aberta a OS e o mecânico for iniciar o trabalho da OS/Bloco de Serviços, deve-se enviar a informação do Início do Serviço, clicando na opção ‘Iniciar Serviço’. 


Se for o primeiro serviço do mecânico, neste momento será também iniciado o dia do mecânico, indicando aos gateways que o(s) mecânico(s) podem começar a ser monitorados.

Na Agenda do Mecânico será apresentada uma identificação que o dia do mesmo foi iniciado. 

 

Neste momento, o(s) serviço(s) serão apresentados como ‘Executando’ na Agenda do Mecânico e será gerado o início do apontamento do(s) serviço(s) no CDT. 

Para o ID Vida será enviada a informação de Início do Serviço. 

OBS: Só será permitido Iniciar o Serviço para os serviços que estão em Aberto ou Parados. 

Poderão ser apresentadas algumas mensagens de consistência como: 

  • “Serviço já foi iniciado no ID Vida” 
  • Se existe serviço em aberto em data anterior a data atual: 

             "O processo de encerramento automático do CDT ainda não foi executado. 

              Efetue o encerramento automático em: [Oficina - Controles da Oficina -         

              Encerramento Automático do CDT] 

  • “Não é permitido abrir CDT para mecânico improdutivo." 
  • Se já existem serviços em andamento para o mecânico:  

             "Mecânico já possui serviço aberto". 

  • Se selecionar um serviço com data/hora posterior ao primeiro em aberto: 

          “Existe um serviço anterior agendado. Aponte o primeiro serviço pendente, ou altere o agendamento.”

-> Deve ser iniciado o serviço/lançamento com a menor data de programação primeiro. 

  • Se tentar iniciar um serviço que não esteja em aberto ou parado: 

        “Serviço com situação diferente de Aberto, Agendado ou Parado.” 

  • Se iniciar serviço com data de programação diferente da data atual ou se o serviço já estiver em andamento (não está com situação ‘Agendado’ na programação da oficina): 

         “Lançamento [x] da OS xxx não está programado. 

 

 

 

  • Ao terminar o trabalho do Bloco de Serviços, o mecânico/responsável pela programação deverá enviar a informação da finalização do Serviço, clicando na opção ‘Finalizar Serviço’. 

Neste momento, o(s) serviço(s) serão apresentados como ‘Fechados' na Agenda do Mecânico e será gerado o fim do apontamento do(s) serviço(s) no CDT. 

Para o ID Vida será enviada a informação de Fim do Serviço. 

OBS: Só será permitido Finalizar o Serviço para os serviços que estão em Execução. 

Poderão ser apresentadas algumas mensagens de consistência como: 

  • "Início do serviço não foi enviado para o ID Vida." 
  • Se existe serviço em aberto em data anterior a data atual: 

            "O processo de encerramento automático do CDT ainda não foi executado. 

            Efetue o encerramento automático em: [Oficina - Controles da Oficina -         

            Encerramento Automático do CDT]” 

  • “Não é permitido abrir CDT para mecânico improdutivo.” 
  • Se o serviço no CDT não estiver em andamento: 

         "Serviço não está em andamento". 

  • Se a situação do serviço estiver diferente de 'Em Serviço': 

          “Mecânico não possui serviço em andamento”. 

 

O ID Vida vai retornar todos os movimentos do mecânico (telemetria), com o tempo que ele ficou em cada local: Boxes, Boqueta, Montagem/Desmontagem ou que ele ficou fora (ausente). 

A telemetria recebida possuirá duas informações que permitirão o correto registro dos apontamentos considerando horas produtivas, horas improdutivas e ociosidade.

Status dos colaboradores retornados na telemetria:

0 - Início do dia 

1 - Início do próximo serviço 

2 - Boxes/Oficina 

3 – Pausa 

4 – Boqueta 

5 - Montagem/Desmontagem 


As horas a serem consideradas como produtivas estarão indicadas com o status: 1, 2, 4 e 5. O status 3: ociosidade. O estado 0, nunca será retornado. 

  

O tempo produtivo do mecânico será rateado proporcionalmente entre os serviços do bloco, atualizando a Hora Real de trabalho no CDT: 

  • Para status = 2 (Boxes/Oficina), 4 (Boqueta) ou 5 (Montagem/Desmontagem) retornados na Telemetria : será somado o total de horas (horas produtivas) e feito o rateio entre os serviços do bloco, conforme regra abaixo: 

   

          %serviço = T.P.R serviço / Total TPR dos serviços do bloco * 100  

          hora real = horas produtivas retornadas na telemetria * %serviço

  • Para status 3 (Pausa/Ausência), será gerado registro no CDT com TIPO_SERVICO = 'O2' (AUSENCIA)

-> Tipo de serviço parametrizado nos Parâmetros do CDT:

 

 

 

  • Serviço Paralisado 

Caso seja necessário paralisar o serviço devido a algum motivo, o mecânico/responsável pela programação deverá enviar a informação da paralização do Serviço, clicando na opção ‘Pausar Serviço’. 

Será solicitado o Motivo da Paralização. 

Neste momento, o(s) serviço(s) serão apresentados como ‘Parados’ na Agenda do Mecânico e será gerado o fim do apontamento do(s) serviço(s) no CDT. 

Para o ID Vida será enviada a informação de Fim do Serviço. 

OBS: Só será permitido Paralisar o Serviço para os serviços que estão em Execução. 

O processo restante será o mesmo feito na opção de Finalizar Serviço. 

 

ATENÇÃO: Quando o mecânico for retomar o serviço, deverá gerar uma nova Programação, gerar novo Bloco e Iniciar o serviço novamente no Auto Apontamento. 

 

 

Consulta Telemetria 

Oficina > Controles da Oficina  > Apontamento Automatizado > Consulta Telemetria

 Nesta consulta será apresentada a Telemetria retornada pelo ID Vida para determinada OS/Mecânico/Bloco ou no intervalo de datas informados no filtro de pesquisa.

No primeiro grid é demonstrada a Programação da Oficina para a OS.

No segundo grid é apresentada a Telemetria desta OS/Bloco, demonstrando o status e o local onde o mecânico estava, com a data de inicio e data final do mecânico no local e o tempo que permaneceu no status/loca.

No terceiro grid é apresentado o CDT do mecânico para o serviço da OS.

DashBoards 

Oficina > Controles da Oficina  > Apontamento Automatizado > DashBoards

Nesta opção é possível consultar diversos gráficos para gerenciamento do trabalho da Oficina



Consulta Logs

No LinxDMS Web será possível verificar a comunicação com o ID Vida, através do log gerado na opção


Configuração > Consulta Log Web

Selecionar a empresa, revenda, usuário e o processo ‘Integração DMS- MBB – ID Vida:

Selecionar a operação que deseja consultar: 

Ao pesquisar será apresentada a comunicação com os detalhes: 

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.