Visão Geral
A exibição de estoque no e-commerce atrelada à quantidade de transportadoras e abrangência de endereços que uma filial atende, pode aumentar muito o número de pedidos para uma mesma filial. Esse acréscimo no volume de pedidos pode se tornar um problema e sobrecarregar os operadores - principalmente durante campanhas de marketing.
A Capacidade de Atendimento permite controlar quantas entregas uma filial poderá atender de acordo com sua capacidade física e prazo de atendimento.
Benefícios
A Capacidade de Atendimento oferece a possibilidade de controle automático da quantidade de entregas que uma filial pode atender de acordo com os status de cada entrega. Isso evita a sobrecarga de entregas em uma filial e otimiza a sua operação.
Assim que a capacidade máxima é definida e os status para compor a contagem são configurados pelo nosso time interno, o Linx Omni passa a contar a alocação de entregas de acordo com os status para cada uma das filiais parametrizadas.
Configuração de Produto
A lista de status contabilizada é única, configurável e válida para todas as filiais, de acordo com seu modelo de negócio. Esta configuração deverá ser realizada no próprio Cockpit a partir da configuração da tela abaixo.
Já a Capacidade de Atendimento é por filial e parametrizável diretamente no Cockpit.
A contabilização de entregas inicia no momento em que são configurados a lista de status. A partir disto toda entrega ou atualização de status de entrega passa a ser considerada na contagem de capacidade das filiais.
- Exemplo: se uma filial tem 10 pedidos em WAITING e esse status deveria contabilizar para o limite máximo - só iremos contar os pedidos que entraram em WAITING após a habilitação.
Com isso, quando uma filial atinge o limite configurado, o Linx Omni poderá apresentar um de dois comportamentos possíveis, de acordo com as opções abaixo.
a) Deixa inelegível à cotação (padrão). Nesse caso, quando a capacidade ATUAL for igual a capacidade MÁXIMA, a filial ficará inelegível à cotação. Conforme as entregas forem sendo tratadas, a filial voltará automaticamente a participar da cotação de frete, eleita novamente para novas entregas.
b) Manter elegível, cadastrando dias para ser somado ao prazo de manuseio.
- Exemplo: Se a capacidade máxima for igual a 100:
- pedidos entre 100 e 200, será somado UMA vez o tempo cadastrado ao prazo de manuseio.
- pedidos entre 200 e 300, será somado DUAS vezes o tempo cadastrado ao prazo de manuseio.
Novidades a partir de Outubro/24
Ao utilizar a capacidade de atendimento, ficou evidente a necessidade de segmentá-la por tipo de fluxo, especialmente no caso de Retirada em Loja. Mesmo quando a filial não está disponível para cotação e retirada online, algumas marcas ainda recebiam a presença física do consumidor, o que demanda atenção dos operadores de forma similar.
Para segmentar por fluxo, temos dois caminhos, via filial ou via regras de frete.
Configuração por tipo de fluxo via Filial
Na tela de filiais no Cockpit, foi criada a flag " Capacidade por Fluxo", uma vez habilitada possibilitará a configuração da capacidade de atendimento de "Envio pela loja" e "Retira pela Loja" separadamente.
Importante: O uso da Capacidade por Fluxo pode ser utilizado sem a Capacidade de Atendimento genérica, sendo possivel a utilizar um ou outro, ou também ambos.
Quando utilizados ambas as Capacidades existem algumas particularidades, sendo elas:
- Quando NÃO PREENCHIDO a flag "Manter elegivel, somando prazo de manuseio", e na soma dos fluxos "Envio pela loja" e "Retira pela Loja" chegarem a "Máxima" configurada na Capacidade de Atendimento Genérica a filial ficará inelegível à cotação (padrão). Independente se o configurado na Capacidade por Fluxo for maior.
- Quando PREENCHIDO a flag "Manter elegivel, somando prazo de manuseio", é possivel definir um limite para essa "Dilatação de pedidos" somando prazo, sendo esse limite o configurado por fluxo.
Exemplo:
- Máxima da Capacidade de Atendimento Genérica: 100
- Máxima Envio pela Loja: 90
- Máxima Retira em Loja: 50
Quando o Atual da Capacidade de Atendimento Genérica chegar a 100, e entrar pedidos de um dos fluxos ( Envio pela loja" ou Retira pela Loja ), se não houver chegado no valor configurado na Máxima do Fluxo: Envio pela Loja: 90 e Retira em Loja: 50 , o sistemá acrescentará o prazo, conforme definido pela flag.
Quando o Atual da Capacidade por Fluxo chegar a Máxima por fluxo, a filial ficará inelegível para o fluxo topado.
Acompanhamento geral da capacidade via Cockpit
Conforme figura abaixo, onde encontra-se a capacidade de atendimento utilizada de todas as filiais, incluindo a Capacidade de Atendimento genérica e por Fluxo, todo processo ocorre de maneira transparente para que se possa ter visibilidade para otimização da sua operação.
OBSERVAÇÃO: Essa visão via lista de filiais só é atualizada quando utilizada a configuração de Capacidade de Atendimento por fluxo via tela de filiais.
Configuração por tipo de fluxo via Regras de Frete
Para segmenta-la por flux via Regras Inteligentes de Frete, deve utiliza-la através da ação de " Ignorar Filial".
Deve-se configurar a condição Filial e Capacidade por tipo de entrega, onde ao clicar em "editar" possibilitará a segmentação da capacidade por fluxo:
Exemplos de cenários:
Exemplo 1:
Uma vez configurada a Capacidade de Atendimento Genérica da filial, na tela de filiais = 100, e configurada na tela regras inteligentes de frete que para Envio pela loja = 70 e Retira em Loja = 30, o sistema respeitará o configurado por fluxo. Entretanto se ultrapassar a capacidade da filial de 100 pedidos na soma dos fluxos a filial se torna inelegivel a cotação.
Exemplo 2:
Uma vez configurada a Capacidade da filial, na tela de filiais = 100, e utilizada a flag "Manter elegivel, somando o prazo de cotação", o configurado nas regras inteligentes de frete será o valor limite na ampliação máxima.
- Capacidade da filial = 100
- Flag "Manter elegivel, somando o prazo de cotação" = Sim
- Regras Inteligentes de frete: Envio pela loja : 120
- Regras Inteligentes de frete: Retira em loja: 30
Ao alcançar o limitador de 100 pedidos, de 101 a 120 será o maximo de dilatação que a loja poderá oferecer acrescendo prazo de manuseio para Envio pela loja.
IMPORTANTE:
- Para uso da capacidade de Atendimento via Regras de Frete, é imprecindível que utilize somente a configuração da Capacidade de Atendimento GENÉRICA na tela de filiais.
- O uso da Capacidade de Atendimento via Regras Inteligentes de Frete não deixa a filial inelegivel a cotação como no uso da configuração via tela de filais, nesse caso a filial apenas deixa de ser RETORNADA no momento da cotação.
- Não é recomendado o uso do Controle da Capacidade Atendimento por fluxo em conjunto: via filial e via Regras de Frete.