Manual do processo Gestão de Estoque de Peças - Livre de Débito Chery.
Produto | Linx DMS |
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Menu | Linx DMS > Oficina > Parâmetros > Módulo Linx DMS > Oficina > Atendimento. |
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Neste documento estão descritos os procedimentos de configuração e utilização do Linx DMS referentes ao processo de Gestão de Estoque de peças - Remessa em Garantia Chery, desde o recebimento de peças em notas fiscais de simples remessa até a saída das mesmas através da OS, gerando uma nota fiscal Livre de débito.
Neste controle, as peças recebidas em simples remessa terão seu saldo considerado como "Pertence a terceiros" de forma que a saída das mesmas irá sempre ler este saldo para realizar a baixa do estoque. Toda peça enviada para esse tipo de atendimento em garantia, tem o chassi do veículo vinculado a entrada de modo que, a baixa do estoque somente poderá ser efetuada para ele.
Este documento aplica-se a todas as concessionárias da Rede CAOA Chery.
Configuração do Processo
A função 869 foi inclusa no Linx DMS.
Como padrão, essa função é criada para todos os usuários, isso permite ao usuário realizar o processo de Gestão de Estoque de Garantia Chery.
Pré-requisitos
Cadastro de Tipos de Transação
Acesse o menu Linx DMS > Faturamento> Cadastro >Tipo Transação.
No cadastro de Tipos de Transações, verificar se existem transações para entrada e saída de itens pertencentes a terceiros que poderão ser utilizadas no processo. Senão houver, deverá ser cadastrado uma transação para cada.
Estas transações serão utilizadas no processo de emissão de nota de entrada e de saída dos itens que forem enviados pela Montadora para atender a esse tipo de garantia. No cadastro de ambas deve ser indicado no campo Subtipo Transação o campo "Pertence a Terceiros".
Importante!
Criar a "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item. E criar a referência cruzada de Pagamento para a entrada da nota fiscal dos itens.
Transação de Entrada
Figura 1: Castro do Tipo de Transação.
Transação Saída
Figura 2: Castro do Tipo de Transação
Cadastro do Módulo
Menu: Linx DMS > Oficina > Parâmetros >Módulo
Na aba Garantia, informar os campos na caixa “Emissão de NF Peças Livre de Débito Chery”. Deve Configurar o Tipo de Transação de saída Pertencente a Terceiros, Condição de Pagamento e o Cliente que serão utilizados para emissão da nota de Descrição Livre.
Importante: Possuir "Referência Cruzada Código Fiscal Operação" cadastrada de acordo com o tipo de transação, categoria/estado do cliente e o código de tributação do item.
Figura 3: Parâmetros de Oficina.
Código Fiscal
Acesse o Menu Linx DMS > Configuração > Cadastros > Código Fiscal
Na aba "Outras opções" foi incluído o parâmetro "CFOP utilizado para Entrada de Itens em Garantia Chery", que serve para o controle de notas fiscais de entrada de Itens pertencentes a terceiros.
É indicado que seja criado um CFOP específico para uso no processo de entrada de peças em garantia, para os seguintes casos:
Quando for recebida uma nota fiscal da Montadora que possua peças em garantia normal e peças que deverão ser incluídas no estoque pertencente a terceiros, o processo de entrada da nota deverá ser normal, considerando a transação de entrada de peças para o estoque.
Os itens que são estoque normal, recebem o CFOP de entrada, e somente para o item que deverá ser pertencente a terceiros, deverá ser informado nele o CFOP criado e que esteja com o parâmetro citado marcado. Isso fará com que o item tenha o seu saldo enviado para terceiros.
Figura 4: Manutenção do Código Fiscal de Operação
Utilização do Processo
Notas de Entrada
Linx DMS > Pecas > Transações > Entradas > Notas de entrada.
Para o processo de recebimento de notas fiscais de itens em Garantia Chery, será sempre considerado o chassi do veículo que deverá ser atendido com o item.
Então na importação do arquivo XML, a tag <infCpl> terá o chassi indicado e que será vinculado de forma automática ao item. Isso será visto no processo de baixa do item na Ordem de Serviço.
- Selecionar o tipo de transação cadastrado com o SubTipo "Pertence a terceiros" ;
- Realizar a importação da nota fiscal.
Figura 5: Entrada de peças
- Para os casos onde a nota fiscal recebida, tiver itens de garantia normal e garantia Chery, observar a explicação indicada no tópico acima para efetuar a entrada de forma correta. Somente o item que deverá pertencer a terceiros, terá o chassi vinculado a entrada do item no estoque.
- Com a Nota efetivada, o valor de entrada do item é armazenado e será o mesmo valor que será aplicado na requisição do item.
Figura 6: NF de Entrada de peças
Após a Efetivação da Nota fiscal de entrada, o saldo da mercadoria será apresentado no campo Pertence a Terc.
O valor do item apresentado nessa tela, segue sendo o que está no cadastro do item.
Figura 7: Consulta gerencial dos itens
Aplicação
- No atendimento da Oficina/agendamento, na inclusão da solicitação, quando a solicitação for do tipo Garantia, clicar com o botão direito do mouse, em cima do grid onde localizam-se as solicitações.
Serão listadas as opções do menu, selecione a opção "Criar Solicitação Livre de Bébito".
Figura 8: Abertura do atendimento, criar solicitação do tipo Remessa em Garantia
A solicitação de Remessa em Garantia será destacada na cor cinza.
O sistema não permite alterar o "Tipo do serviço do serviço" quando a solicitação for referente uma Remessa de Garantia.
O item de Remessa em Garantia que está alocado no estoque de Terceiros, deverá ser incluído nessa Solicitação de Garantia.
Requisição de Peças
Solicitações de Remessa em Garantia
Ao efetuar a requisição de item na solicitação Livre de Débito será considerada como disponível a quantidade do campo "Pertence a Terceiros" no estoque, e não a quantidade do campo "Contábil".
Na imagem abaixo é possível verificar a quantidade "Pertencente a Terc". O valor do item apresentado nessa tela, segue sendo o que está no cadastro do item.
Figura 9: Consulta Gerencial de Peças
Na tela de Seleção do Item dentro da Solicitação de garantia, será exibido somente o saldo disponível do item que está alocado em Terceiros (não será exibido o saldo contábil disponível do item).
O valor do item que será apresentado nessa tela, será exatamente igual ao valor da Nota fiscal de entrada.
Como regra da Montadora, o valor do item na nota de saída tem que ser o mesmo valor do item que veio na nota fiscal de remessa.
Figura 10. Seleção do Item
Após o item ser adicionado a solicitação, o processo de trabalho na O.S. pode ser continuado, podem ser incluídos outros itens que sejam de garantia normal na solicitação que não pertence a Garantia.
Figura 11. Requisição de itens na OS
Considerando que o saldo da peça fica associado a um Chassi em específico, caso o item selecionado na solicitação do tipo Remessa Garantia não estiver associado ao chassis do cliente, o sistema apresenta a mensagem informando que não há a quantidade do item em garantia para respectivo chassi.
Logo não será possível baixar o estoque de terceiros através de outros chassi.
Figura 12. Seleção do Item- Item indisponível.
Processo automático de seleção de peças Remessa em Garantia.
Para acessar o processo automático de requisição de itens, na tela de "Seleção de Peças" dentro da Solicitação Garantia, acessar o botão "Notas Fiscais Livre de Débito(869)".
Figura 13. Seleção de peças - Botão Notas Fiscais Garantia (869)
Na tela de seleção, realize um dos filtros disponíveis e para selecionar a nota na aba Resultado com duplo clique ou clicando no botão na parte inferior esquerda da tela.
Figura 14: Selecionar Notas Fiscais Livre de Débito
Para o processo automático, somente é permitido selecionar 1 nota fiscal de entrada por vez.
O sistema irá importar para a tela de seleção de peças, os itens da nota fiscal de entrada que foram realizados com uma CFOP Remessa em Garantia, desconsiderando outros itens de CFOP normal.
Nessa importação automática o Linx DMS também irá trazer, dentro da quantidade que foi dado entrada na nota fiscal, a quantidade disponível na sessão de estoque de "terceiros", ou seja, se na nota fiscal de entrada selecionada, um determinado item foi realizado a entrada de 5 unidades e no estoque de terceiros somente há disponível 3, o Linx DMS considerará somente os 3, bem como caso haja uma quantidade maior ou igual a constante na nota fiscal de entrada selecionada a operação será executada com a quantidade total ao qual foi realizado o item na nota.
Figura 15: Seleção de pelas pertencentes a terceiros.
Finalização de Ordem de Serviço
Enviar a Ordem de Serviço para o Frende de Caixa
Menu Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção
Para o processo de fechamento da O.S. e emissão da Nota fiscal Livre de débito. No botão "Valorização", teremos a visão da Ordem de Serviço. Este relatório exibe as peças normais e Remessa em Garantia, pode ser observado que o valor total da Valorização da O.S., não tem somado o valor da peça de Remessa em Garantia.
Figura 17: Valorização da O.S.
Ao clicar no botão Encerrar Ordem de Serviço , será exibido os dados para conferência.
Clicar no botão "Nota Fiscal" para que o Linx DMS envie os dados para o Frente de Caixa.
Figura 18: Encerramento de ordem de serviço.
Importante!
Caso a Ordem de Serviço contenha Solicitações de Garantia e Solicitações Normais o processamento será dividido em 2 partes:
O Linx DMS irá processar e gerar a nota fiscal para as peças pertencentes a terceiros exibindo a tela de dados da Emissão de NF de Remessa em Garantia.
A Nota é emitida em nome do cliente, mas com faturamento para a Montadora.
Figura 19: Encerramento da solicitação de Remessa em Garantia.
Clicando ok, o DMS irá exibir a mensagem "NF Descr. Livre de Débito enviada ao Frente de Caixa.", finalizando o envio da NF de Garantia.
Figura 20: Nota de descrição livre de Remessa em Garantia enviada para o frente caixa.
Caso na mesma O.S. haja peças normais e peças Remessa Garantia, o processo irá prosseguir e em seguida serão processados as peças normais.
Após concluído irá exibir a mensagem "Ordem de Serviço enviada para o frente de caixa"
Figura 21: Encerramento da Ordem de Serviço.
Manutenção de Notas Fiscais
Menu Linx DMS > Faturamento > Notas Fiscais > Manutenção.
Incluído a opção "NF. Livre Débito" possibilitando filtrar o contato referente a solicitação Remessa Garantia vinculado a Ordem de Serviço.
Figura 22: Manutenção de Notas Fiscais.
O resultado da consulta apresenta todos os contatos vinculados a Ordem de Serviço informada, inclusive o contato referente a Remessa Livre de Bébito.
Figura 23: Resultado da consulta de Notas Fiscais.
Figura 24: Resultado da consulta de Notas Fiscais.
Manutenção de Ordem de Serviço
Menu Linx DMS > Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção > aba Dados Gerais
- Incluído o campo "Contato Livre de Débito" destacando a informação do contato referente a Remessa em Garantia. Este campo será apresentado somente após o contato Remessa em Garantia for criado e refere-se ao contato do Frente de caixa, que localiza a nota.
Figura 25: Manutenção da Ordem de Serviço.
Cancelamento de Nota Fiscal
Menu Linx DMS > Faturamento > Consulta / Relatórios > Operações Fiscais
- Iniciando o cancelamento através da nota referente ao contato Remessa Livre de Débito o sistema automaticamente irá cancelar o contato vinculado a solicitação de Remessa em Garantia.
Figura 26: Cancelamento de Notas Fiscais.
Relatórios de Ordem de Serviço
Menu Relatórios > Oficina > Relatório Ordem de Serviço.
No relatório de Ordem de serviço, para as O.S.'s que tem o processo de Remessa Livre de Débito, no valor total da O.S., não será considerado o valor das peças que tiveram a Nota Fiscal Livre de débito emitida. Para identificar as peças, é indicado marcar a opção 'Imprimir Lançamentos de Peças e Serviços.
O campo "Incluir Solicitações Livre de Débito" foi adicionado a este processo como um parâmetro de seleção. Ele permite exibir no relatório as Ordens de Serviço (O.S.) que utilizaram peças em Remessa Livre de Débito. Este campo já vem marcado por padrão.
Figura 27: Relatório de Ordem de serviço- filtro
Exemplo de relatório gerado com o parâmetro "Incluir Solicitações Livre de Débito" marcado.
Figura 28: Relatório de Ordem de serviço- resultado
Figura 29: Relatório de Ordem de Serviço- Impresso
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.