Caso o cliente entre em contato para saber pelo que está pagando, quanto está pagando, quais serviços/licenças possui ativos, podemos ajudá-lo consultando os dados no CRM. 

Levantando os dados do cliente

  1. Acesse o CRM através do link https://www2.linx.com.br/Intranet/Home.aspx;
  2. Vá em 'Painel de Clientes' e 'Painel Financeiro (Faturas/NF-e)';
  3. Informe o CNPJ da loja;
  4. Com os dados do cliente na tela, clique na aba 'Contratos/Itens';
    1. Note que na coluna da esquerda, há as opções 'Ativos', 'Programados', 'Aguardando Ativação', 'Inativos' e 'Todos'.
  5. Na coluna 'Descrição' serão exibidos os contratos ativos do cliente (considerando que você esteja com a opção 'Ativos' selecionada);
    1. Pode haver vários contratos para uma mesma loja.
    2. Ao expandi-los, você verá a ID do Contrato, Emissão, Grupo e Valor;
    3. Ao expandir cada ID (do Contrato), você verá quais itens o compõe, assim como o status atual do item e outras informações.


Consultando a Nota Fiscal do cliente

Consultar a NF do cliente também é uma ótima maneira de ajudá-lo(a) a entender pelo que ele está pagando. No campo 'Descrição Detalhada', pode haver informações como:

  • Competência: Mês ao qual a fatura se refere;
  • Produto/Serviço: Geralmente descrito como uma série de siglas (exemplo: 'LICENCA MENSAL MENEW TEF FIXO LICENÇA MENSAL ESTOQUE COMPLETO...') apesar de estar tudo junto é possível entender quais os itens contratados pelo cliente e cruzar com os dados lá do 'Contrato/Item' no CRM.
  • Obs: Observações gerais ou relevantes sobre a referida fatura.
  • Período Pró-Rata: Em termos práticos, é usado para discriminar quando um cliente não pagará o valor total contratado, mas sim o proporcional pelo tempo utilizado. Ou seja, se o cliente usou o sistema por apenas 10 dias em um determinado mês, apenas esses 10 dias proporcionais lhe serão cobrados. Isso é pró-rata.


Informando o cliente

Agora com os dados na tela, você conseguirá informar ao cliente o que ele está pagando, o quanto está pagando por cada item e quais serviços/licenças possui ativas.

Caso o cliente esteja com alguma pendência e deseje a segunda via de boleto, Nota Fiscal e/ou Fatura detalhada, você pode conferir AQUI como orientá-lo.

É a sua primeira vez? Em caso de dúvidas, acione o time de ADM/FIN via Teams para acompanhá-lo no processo.