Caso o cliente entre em contato para saber pelo que está pagando, quanto está pagando, quais serviços/licenças possui ativos, podemos ajudá-lo consultando os dados no CRM.
Levantando os dados do cliente
- Acesse o CRM através do link https://www2.linx.com.br/Intranet/Home.aspx;
- Vá em 'Painel de Clientes' e 'Painel Financeiro (Faturas/NF-e)';
- Informe o CNPJ da loja;
- Com os dados do cliente na tela, clique na aba 'Contratos/Itens';
- Note que na coluna da esquerda, há as opções 'Ativos', 'Programados', 'Aguardando Ativação', 'Inativos' e 'Todos'.
- Na coluna 'Descrição' serão exibidos os contratos ativos do cliente (considerando que você esteja com a opção 'Ativos' selecionada);
- Pode haver vários contratos para uma mesma loja.
- Ao expandi-los, você verá a ID do Contrato, Emissão, Grupo e Valor;
- Ao expandir cada ID (do Contrato), você verá quais itens o compõe, assim como o status atual do item e outras informações.
Consultando a Nota Fiscal do cliente
Consultar a NF do cliente também é uma ótima maneira de ajudá-lo(a) a entender pelo que ele está pagando. No campo 'Descrição Detalhada', pode haver informações como:
- Competência: Mês ao qual a fatura se refere;
- Produto/Serviço: Geralmente descrito como uma série de siglas (exemplo: 'LICENCA MENSAL MENEW TEF FIXO LICENÇA MENSAL ESTOQUE COMPLETO...') apesar de estar tudo junto é possível entender quais os itens contratados pelo cliente e cruzar com os dados lá do 'Contrato/Item' no CRM.
- Obs: Observações gerais ou relevantes sobre a referida fatura.
- Período Pró-Rata: Em termos práticos, é usado para discriminar quando um cliente não pagará o valor total contratado, mas sim o proporcional pelo tempo utilizado. Ou seja, se o cliente usou o sistema por apenas 10 dias em um determinado mês, apenas esses 10 dias proporcionais lhe serão cobrados. Isso é pró-rata.
Informando o cliente
Agora com os dados na tela, você conseguirá informar ao cliente o que ele está pagando, o quanto está pagando por cada item e quais serviços/licenças possui ativas.
Caso o cliente esteja com alguma pendência e deseje a segunda via de boleto, Nota Fiscal e/ou Fatura detalhada, você pode conferir AQUI como orientá-lo.
É a sua primeira vez? Em caso de dúvidas, acione o time de ADM/FIN via Teams para acompanhá-lo no processo.