Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Atual »

ASSUNTO

O objetivo deste documento é informar como realizar a customização de modelos de formulários de impressão de Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiquetas pelo ambiente web e seu uso para impressão com dados.

Produto

Linx Autoshop

Menu

Como Acessar: Acesso rápido > Configuração > Customização de Impressão

Data

  

Autor

Área

Automotivo

FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de explicar como customizar modelos de formulários de impressão de Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiquetas e seu uso para impressão no ambiente web. 

ABRANGÊNCIA

Destinado a todos os usuários do Linx AutoShop.

APLICAÇÃO

Inclusão e edição do modelo de formulário 

Para acessar a customização o usuário deve acessar o Autoshop e fazer login com usuário e senha válidos.

Ir no menu lateral em Configuração > Cadastros > Customização de Impressão

Para criar um novo modelo de formulário é necessário clicar no botão + (incluir) conforme indicado na imagem abaixo.

Irá abrir a aba para informar os dados do novo formulário, insira um nome no máximo de 30 caracteres e informe o tipo do formulário, os tipos disponíveis são: Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiqueta.

Clique em Salvar Modelo para criar o novo modelo ou clique em Voltar para fechar a aba.

Exemplo de notificação que será exibida quando criar novo modelo de formulário.

Após criação do novo modelo é possível fazer a customização do mesmo.

Clique no modelo de formulário desejado, será aberta uma nova aba e clique no botão Editar Modelo de Formulário.

Uma nova aba no navegador irá se abrir, nessa janela o usuário deve fazer a customização do modelo da maneira que desejar.

Obs.: No menu lateral à direita na opção Lista de Campos estão todos os campos disponíveis para inclusão no formulário.

Após a customização deve-se clicar no menu lateral à esquerda e clicar em Salvar.


Notificação que será exibida quando salvar o fomulário e houve sucesso.

Editar nome do modelo do formulário

Caso seja necessário a alteração do nome do modelo de formulário, clique no modelo que deseja alterar para abrir a aba de detalhes do formulário.

Obs.: O botão Salvar Alterações fica desabilitado e só habilita quando altera o campo Nome do Modelo.

Clique no botão Salvar Alterações para atualizar o registro.

Na figura abaixo um exemplo de sucesso após salvar alterações.

Duplicar Modelo

Ao clicar no modelo de formulário, irá abrir a aba de detalhes do modelo e terá um botão para Duplicar Modelo.

Clicando no botão Duplicar Modelo o sistema irá pergunta se deseja duplicar o referido modelo selecionado.

Se sim, o sistema criará uma cópia do modelo selecionado e no final do nome incluirá a palavra COPIA.

Se não, fecha a aba e não executa nenhuma função.

Na figura abaixo um exemplo de notificação de sucesso da duplicação do modelo.

Excluir Modelo

Ao clicar no modelo de formulário, irá abrir a aba de detalhes do modelo e terá um botão para Excluir Modelo.

Clicando no botão Excluir Modelo o sistema irá perguntar se deseja excluir o referido modelo selecionado.

Se sim, o sistema deletará o modelo selecionado.

Se não, fecha a aba e não executa nenhuma função.

Na figura abaixo um exemplo de notificação de sucesso da exclusão do modelo.

Vincular modelos de formulário com usuário para impressão

Para utilizar o modelo de formulário customizado é necessário fazer a vinculação do formulário com usuário.

O usuário pode ter vários formulários vinculados e disponíveis para impressão.

Para isso acesse Linx DMS Principal.

Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Usuários e Permissões

Aba: Acesso Menus > Layouts Customizados


No menu ações pode incluir ou excluir o modelo de formulário customizado.

Ao clicar em Incluir o usuário deve selecionar um registro e clicar no botão Salvar e o modelo ficará vinculado e pronto para impressão.

Para excluir basta selecionar o item na linha desenha e clicar no menu Ações > Excluir e o modelo será desvinculado.

Impressão do modelo e Formulário Ordem de Serviço

A impressão do modelo de formulário do tipo Ordem de Serviço é feita pelo acesso rápido > Oficina > Atendimento.

Pesquise pelo atendimento e acesse o mesmo.

No menu localizado no cabeçalho do atendimento clique na opção Imprimir(927).

Na janela OPÇÕES DE IMPRESSÃO clique em Impressão de Ordem de Serviço.

Obs.: Neste momento o sistema verifica se existe modelo de formulário vinculado.

Se não houve modelo vinculado então o sistema irá seguir a impressão padrão.

Se houve um modelo de formulário, uma nova aba será aberta exibindo o formulário que foi customizado com os dados do Atendimento.

Se existe dois ou mais formulário vinculados, ao lado da janela de OPÇÃO DE IMPRESSÃO o sistema pedirá para selecionar o modelo de formulário desejado.

Após selecionar o modelo clique em Imprimir e uma nova aba será aberta exibindo o formulário customizado.

Impressão do modelo de formulário de Romaneio

A impressão do modelo de formulário do tipo Romaneio de Peças é feita pelo acesso rápido > Oficina > Atendimento.

Pesquise pelo atendimento e acesse o mesmo.

No menu localizado no cabeçalho do atendimento clique na opção Imprimir(927).

Na janela OPÇÕES DE IMPRESSÃO clique em Impressão de Romaneio.

Obs.: Neste momento o sistema verifica se existe modelo de formulário vinculado.

Se não houve modelo vinculado então o sistema irá seguir a impressão padrão.

Se houve um modelo de formulário, uma nova aba será aberta exibindo o formulário que foi customizado com os dados do Atendimento.

Se existe dois ou mais formulário vinculados, ao lado da janela de OPÇÃO DE IMPRESSÃO o sistema pedirá para selecionar o modelo de formulário desejado.

Após selecionar o modelo clique em Imprimir e uma nova aba será aberta exibindo o formulário customizado.

Se for um Romaneio de Devolução, o sistema abrirá a tela de Impressão de Romaneio para selecionar a quantidade que deseja devolver.

Clicando em Imprimir o sistema abrirá em uma nova guia o Relatório Customizado do Romaneio de devolução.

Impressão do modelo de formulário de Etiqueta de Nota de Entrada

A impressão do modelo de formulário do tipo Romaneio de Etiquetas é necessário acessar Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada.

Obs.: Esta etiqueta só é impressa na Manutenção Notas de Entrada na versão Web, o acesso a Manutenção de Notas de Entrada Desktop não contempla este recurso.


Crie uma nota de Entrada ou acesse uma já existente para ter acesso a aba Manutenção.

Haverá um botão Etiqueta no canto direito da tela

Será aberta a tela Etiquetas para Prateleira de Peças, no campo tipo de etiqueta selecione a opção "Impressão Customizada".

Adicione itens para a sair na impressão da etiqueta.

Após retornar para a tela Etiqueta para Prateleira de Peças, clique no botão Visualizar para acessar o relatório personalizado.

Se houver mais de um relatório é necessário selecionar um modelo de relatório.

Documentação DevExpress para usuário

Report Designer | DevExpress End-User Documentation

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

  • Sem rótulos