O objetivo deste documento é informar como realizar a customização de modelos de formulários de impressão de Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiquetas pelo ambiente web e seu uso para impressão com dados.
Produto | Linx Autoshop |
---|---|
Menu | Como Acessar: Acesso rápido > Configuração > Customização de Impressão |
Data |
|
Autor | |
Área | Automotivo |
Este documento tem a finalidade de explicar como customizar modelos de formulários de impressão de Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiquetas e seu uso para impressão no ambiente web.
Destinado a todos os usuários do Linx AutoShop.
Inclusão e edição do modelo de formulário
Para acessar a customização o usuário deve acessar o Autoshop e fazer login com usuário e senha válidos.
Ir no menu lateral em Configuração > Cadastros > Customização de Impressão
Para criar um novo modelo de formulário é necessário clicar no botão + (incluir) conforme indicado na imagem abaixo.
Irá abrir a aba para informar os dados do novo formulário, insira um nome no máximo de 30 caracteres e informe o tipo do formulário, os tipos disponíveis são: Ordem de Serviço, Romaneio de Peças e Etiqueta.
Clique em Salvar Modelo para criar o novo modelo ou clique em Voltar para fechar a aba.
Exemplo de notificação que será exibida quando criar novo modelo de formulário.
Após criação do novo modelo é possível fazer a customização do mesmo.
Clique no modelo de formulário desejado, será aberta uma nova aba e clique no botão Editar Modelo de Formulário.
Uma nova aba no navegador irá se abrir, nessa janela o usuário deve fazer a customização do modelo da maneira que desejar.
Obs.: No menu lateral à direita na opção Lista de Campos estão todos os campos disponíveis para inclusão no formulário.
Após a customização deve-se clicar no menu lateral à esquerda e clicar em Salvar.
Notificação que será exibida quando salvar o fomulário e houve sucesso.
Editar nome do modelo do formulário
Caso seja necessário a alteração do nome do modelo de formulário, clique no modelo que deseja alterar para abrir a aba de detalhes do formulário.
Obs.: O botão Salvar Alterações fica desabilitado e só habilita quando altera o campo Nome do Modelo.
Clique no botão Salvar Alterações para atualizar o registro.
Na figura abaixo um exemplo de sucesso após salvar alterações.
Duplicar Modelo
Ao clicar no modelo de formulário, irá abrir a aba de detalhes do modelo e terá um botão para Duplicar Modelo.
Clicando no botão Duplicar Modelo o sistema irá pergunta se deseja duplicar o referido modelo selecionado.
Se sim, o sistema criará uma cópia do modelo selecionado e no final do nome incluirá a palavra COPIA.
Se não, fecha a aba e não executa nenhuma função.
Na figura abaixo um exemplo de notificação de sucesso da duplicação do modelo.
Excluir Modelo
Ao clicar no modelo de formulário, irá abrir a aba de detalhes do modelo e terá um botão para Excluir Modelo.
Clicando no botão Excluir Modelo o sistema irá perguntar se deseja excluir o referido modelo selecionado.
Se sim, o sistema deletará o modelo selecionado.
Se não, fecha a aba e não executa nenhuma função.
Na figura abaixo um exemplo de notificação de sucesso da exclusão do modelo.
Vincular modelos de formulário com usuário para impressão
Para utilizar o modelo de formulário customizado é necessário fazer a vinculação do formulário com usuário.
O usuário pode ter vários formulários vinculados e disponíveis para impressão.
Para isso acesse Linx DMS Principal.
Menu: Configuração > Cadastros > Menus / Usuários > Usuários e Permissões
Aba: Acesso Menus > Layouts Customizados
No menu ações pode incluir ou excluir o modelo de formulário customizado.
Ao clicar em Incluir o usuário deve selecionar um registro e clicar no botão Salvar e o modelo ficará vinculado e pronto para impressão.
Para excluir basta selecionar o item na linha desenha e clicar no menu Ações > Excluir e o modelo será desvinculado.
Impressão do modelo e Formulário Ordem de Serviço
A impressão do modelo de formulário do tipo Ordem de Serviço é feita pelo acesso rápido > Oficina > Atendimento.
Pesquise pelo atendimento e acesse o mesmo.
No menu localizado no cabeçalho do atendimento clique na opção Imprimir(927).
Na janela OPÇÕES DE IMPRESSÃO clique em Impressão de Ordem de Serviço.
Obs.: Neste momento o sistema verifica se existe modelo de formulário vinculado.
Se não houve modelo vinculado então o sistema irá seguir a impressão padrão.
Se houve um modelo de formulário, uma nova aba será aberta exibindo o formulário que foi customizado com os dados do Atendimento.
Se existe dois ou mais formulário vinculados, ao lado da janela de OPÇÃO DE IMPRESSÃO o sistema pedirá para selecionar o modelo de formulário desejado.
Após selecionar o modelo clique em Imprimir e uma nova aba será aberta exibindo o formulário customizado.
Impressão do modelo de formulário de Romaneio
A impressão do modelo de formulário do tipo Romaneio de Peças é feita pelo acesso rápido > Oficina > Atendimento.
Pesquise pelo atendimento e acesse o mesmo.
No menu localizado no cabeçalho do atendimento clique na opção Imprimir(927).
Na janela OPÇÕES DE IMPRESSÃO clique em Impressão de Romaneio.
Obs.: Neste momento o sistema verifica se existe modelo de formulário vinculado.
Se não houve modelo vinculado então o sistema irá seguir a impressão padrão.
Se houve um modelo de formulário, uma nova aba será aberta exibindo o formulário que foi customizado com os dados do Atendimento.
Se existe dois ou mais formulário vinculados, ao lado da janela de OPÇÃO DE IMPRESSÃO o sistema pedirá para selecionar o modelo de formulário desejado.
Após selecionar o modelo clique em Imprimir e uma nova aba será aberta exibindo o formulário customizado.
Se for um Romaneio de Devolução, o sistema abrirá a tela de Impressão de Romaneio para selecionar a quantidade que deseja devolver.
Clicando em Imprimir o sistema abrirá em uma nova guia o Relatório Customizado do Romaneio de devolução.
Impressão do modelo de formulário de Etiqueta de Nota de Entrada
A impressão do modelo de formulário do tipo Romaneio de Etiquetas é necessário acessar Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada.
Obs.: Esta etiqueta só é impressa na Manutenção Notas de Entrada na versão Web, o acesso a Manutenção de Notas de Entrada Desktop não contempla este recurso.
Crie uma nota de Entrada ou acesse uma já existente para ter acesso a aba Manutenção.
Haverá um botão Etiqueta no canto direito da tela
Será aberta a tela Etiquetas para Prateleira de Peças, no campo tipo de etiqueta selecione a opção "Impressão Customizada".
Adicione itens para a sair na impressão da etiqueta.
Após retornar para a tela Etiqueta para Prateleira de Peças, clique no botão Visualizar para acessar o relatório personalizado.
Se houver mais de um relatório é necessário selecionar um modelo de relatório.
Documentação DevExpress para usuário
Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.