ASSUNTO

Manual de configuração e utilização do Linx DMS com a Integração com CRM da GM

Produto

LinxDMS

Menu

Incluso no Manual

Data

10/08/2025

Autor

Davi Mesquita Generoso

Área

P&D Montadoras


FINALIDADE

Este documento tem a finalidade de explicar a configuração e a utilização do Linx DMS com a Integração com CRM Salesforce.

ABRANGÊNCIA

Esta atualização destina-se a todas as concessionárias GM que utilizam o CRM Plus do Linx DMS e utilizam a Integração com CRM Salesforce

APLICAÇÃO


A Integração com CRM Salesforce trata-se de um processo de integração de Leads da GM. Tal integração efetua a importação automática de contatos de clientes (Leads) no Linx DMS e envia posteriores ações realizadas com o cliente, atualizando no CRM a situação do Lead.

Processos:

  1. Importação de Leads novos do CRM da GM, incluindo os contatos automaticamente no Linx DMS com as informações vindas do CRM de acordo com o tipo de Lead (Veículos Novos, Veículos Usados, After Sales, Serviços e Peças).
  2. Importação de Leads abertos.
  3. Envio de atualizações, retornando ao CRM da GM as ações efetuadas em cada contato de acordo com a sua origem, como os contatos efetuados, vendas realizadas ou perdidas, test-drives, agendamento de serviços, etc.
  4. Comunicação: O processo de comunicação é realizado pelo LINX DMS Web, seguindo a devida parametrização conforme será detalhado abaixo.
  5. Leads gerados diretamente na concessionária não serão comunicados neste processo, somente são tratados os Leads que chegam da GM, ou seja, somente contatos criados pela integração e que tem um Lead ID associado.

Importante:  É indicado que seja utilizado o Gestão Avançado de Show room para atendimento dos Leads de Vendas de veículos novos e usados e After Sales.  E que seja utilizado o Gestão  de Pós vendas ou Central de agendamento para atendimento aos leads de origem da Oficina. Os leads de peças devem ser  distribuídos  para atendimento  exclusivamente pelo processo de distribuição da tela  da Manutenção de contatos  conforme fluxo que será detalhado abaixo.


Configuração de parâmetros no programa Fábrica GM

Abrir o programa FabricaGM e acessar o menu:

Fábrica GM > Parâmetros > Gerais > Aba Integração CRM



Figura – Manutenção de parâmetros GM - Integração CRM


Informe os parâmetros conforme a seguir:

  • Utiliza Integração CRM  : Marque este campo para ativar a integração nesta empresa.
  • Encaminhamento dos Leads: Utilize a opção Distribuição de Contatos para os Leads serem gerados e depois serem encaminhados para os vendedores, ou utilize a opção Direto para o Vendedor para os Leads serem encaminhados diretamente para a fila do vendedor especificado, conforme abaixo:
    • Usuário para encaminhamento dos Leads (Oficina): Informe o usuário para receber os Leads referentes a Oficina.
    • Usuário para encaminhamento dos Leads (Peças): Informe o usuário para receber os Leads referentes a Peças.
    • Usuário para encaminhamento dos Leads (Veículos): Informe o usuário para receber os Leads referentes a Veículos.
    • Usuário para encaminhamento dos (After Sales): Informe o usuário para receber os Leads referentes a After Sales.
  • Origem de Tráfego para contatos de Leads: Informe a origem a ser considerada para o registro do contato dos Leads.
  • Data da Última Integração: Data atualizada automaticamente.

Configuração do Linx DMS

Manutenção de parâmetros do CRM Plus


Acesse o programa Apollo, e em seguida o menu:

CRM Plus > Parâmetros > Módulos > Aba Geral > Subaba After Sales

Informe os dados  conforme a figura a seguir:



Figura - Manutenção de parâmetros CRM Plus > Geral > After Sales



Manutenção de Motivos

No programa Apollo, acesse o menu: Configuração > Cadastros > Motivos


O campo “Motivo no CRM” aparecerá na parte inferior da tela para alguns dos "Tipos de Motivos" existentes e os valores listados neste campo são fixos conforme definições da montadora.

Quando exibido, este campo deve ser informado obrigatoriamente, pois ele faz a ligação apropriada dos dados no envio à montadora.

Importante: caso não seja  mapeado todos os tipos de venda perdida da GM, no envio dos dados de venda perdida de qualquer tipo de lead, será apresentado erro de comunicação, os motivos de venda perdida cadastrados no Linx DMS não são enviados.

Atualmente é necessário informar o "Motivo no CRM" para a montadora para os "Tipos de Motivos" que seguem:

  • Venda perdida de veículos (V)
  • Venda perdida de peças (P)
  • Venda perdida de oficina / serviços (W)
  • Venda Perdida CAA
  • Descarte de Clientes CAA/GAS
  • Inativação de Clientes CAA/GAS
  • Vendas perdidas de After Sales

Observação: Os "Motivos no CRM" são fixos, pré-definidos pela montadora GM.

                                                                      Figura  - Tela do Cadastro / Manutenção de Motivos


Manutenção na Forma de Contato

Acesse o programa Apollo, e em seguida o menu:CRM Plus > Cadastros > Formas de Contato

Confirmar que existem 3 tipos de formas de  contatos parametrizada para uso, considerando três tipos que são utilizados para enviar a montadora, o registro de contato com o cliente.

São considerados 3 tipos de formas de contato para a montadora como registros enviados do tipo Experiencing , que são conforme exemplo abaixo:

Email:  In Progress Email;

Fluxo de Loja: In Progress- In Person;

Telefone: In Progress- Phone

Estes três tipos de forma de contato sempre que usados, geram o envio dos gatilhos conforme descrito á frente de cada um, portanto, precisam existir no cadastra da loja.

Importante: Para considerar o envio, consideramos a forma de contato que tem no seu registro o campo "tipo" marcado.  Todas as demais formas de contato que não tem o campo Tipo especificado, quando utilizadas, enviam o gatilho "In Progress- In Person".

Exemplo de cadastro de uma forma de contato "presencial", o campo tipo está marcado como Pessoal (Show Room) e o indicador de presença como 1-Operação presencial


Figura  - Tela do Cadastro / Formas de Contato


Exemplo de cadastro de uma forma de contato "Telefone", o campo tipo está marcado como Telefone e o indicador de presença como 3-Operação não presencial, Teleatendimento.

Figura  - Tela do Cadastro / Formas de Contato


Exemplo de cadastro de uma forma de contato "Email", o campo tipo está marcado como E-mail e o indicador de presença como 2-Operação não presencial, pela internet.






















Figura  - Tela do Cadastro / Formas de Contato

Manutenção de modelos

Para a GM, no processo de envio dos dados dos veículos que são vendidos ou entram como parte de pagamento ( Trad-in), o campo da versão do veículo é enviado de forma separada em  um campo determinado como TRIN.  Como forma de identificação correta dos modelos de veículos, foi incluído um campo no cadastro do modelo, para que essa informação seja preenchida.

No exemplo abaixo, a descrição do modelo contém somente  o modelo do veículo e o campo Versão Veículo, contém a descrição do que seria a versão do mesmo.

Figura  - Tela do Cadastro / Manutenção Modelos

Integração dos Dados

Ao parametrizar o uso da integração CRM GM com o Salesforce da montadora, conforme orientações deste manual, o Linx DMS irá automaticamente integrar os dados, sem necessidade de configurações adicionais.


Consulta de Logs

Todo processo de comunicação realizado com a integração com o Salesforce, será apresentado na  Consulta de Logs do Processo.

Utilizando  o processo Integração  CRM Leads GM  e utilizando  os filtros disponíveis na tela, como data e  o campo Descrição, onde pode ser informado o número do Lead ID do contato gerado pelo Lead integrado, será exibida toda a comunicação dos gatilhos gerados, através das ações de atendimento adotadas para o Lead  em questão.


Figura : Tela de Consulta de Logs


Resultado

No campo Descrição  exibido na parte do "Resultado", apresenta o detalhamento do Gatilho. O processo exibe um " Evento criado" relativo ao Gatilho que será enviado, e posteriormente realiza o envio do Gatilho, e esse contém o detalhamento do estágio em que está.

No exemplo abaixo, vemos que para o lead id 006WD00000H4eBaYAJ, foi gerado o Evento relacionado ao  Contato Realizado-CRE, e posteriormente  o envio do Gatilho CRE, indicando  Stage: Experiencing  e o Substage: InProgressPhone .

Figura : Tela de Consulta de Logs



Detalhes Json:

Clicando sobre o Gatilho a ser consultado, no caso do exemplo acima do envio do Gatilho CRE, clicando sobre no campo Resultado,  será exibido no Detalhes Json, os dados enviados, no campo RequestBody, e o resultado da integração no campo StatusCode, no exemplo abaixo está 200, o que indica envio com sucesso.


Figura : Tela de Consulta de Logs

Utilização do Processo

A seguir, serão descritos os principais pontos de atendimento dos contatos de Leads pelo Linx DMS, destacando em quais momentos e quais as atualizações de status que são transmitidas para a montadora.


Importação e atualização de Leads

Todas as comunicações referente á obtenção dos lead e atualizações dos mesmos com o Salesforce, serão realizadas através do Linx DMS Web.

A partir da ativação do parâmetro do fábrica "Utiliza Integração CRM",  o processo de comunicação é iniciado e á medida que o Salesforce disponibiliza os leads, serão automaticamente importados e disponibilizado no Linx DMS para atendimento. A comunicação entre Linx DMS e o Salesforce ocorre a cada 5 minutos, tanto para recebimento como para o envio das atualizações.

Os contatos serão gerados de forma automática. O cadastro do cliente será  feito de forma automática caso já não haja na base da concessionária, esse cadastro será realizado da forma básica, com os dados fornecidos no lead e deverá ser completado posteriormente.

Os contatos gerados irão apresentar os dados de acordo com o Tipo de Lead disponibilizado, portanto:

Para Leads de Veículos

Novos:

Figura  - Manutenção de Contatos

  • O Departamento será apresentado de acordo com departamento associado ao usuário que recebeu o Lead;
  •  Tipo do Contato será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros de Veículos- aba Geral;
  •  Tipo do Contato será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros de Veículos- aba Geral 

Importante:  Para  o envio da Proposta de venda de veículo, há um gatilho que será enviado quando a proposta for gravada usando a Forma de Contato do tipo Presencial Pessoal Show Room. Considerando que  toda proposta criada, leva como default o valor do campo da Forma de contato  que está no contato ao qual ele pertence, pode ser uma opção, alterar os parâmetros de veículos para manter sempre essa  forma de contato.

  • O subtipo Contato  será apresentado de acordo com departamento indicado nos parâmetros de Veículos- aba Geral;
  • A descrição  apresentará os detalhes relevantes dos Leads: "Contato de Vendas criado a partir do Lead CRM " e contendo algum comentário relevante sobre o produto de Interesse do cliente.

Usados


Figura  - Manutenção de Contatos


  • O Departamento será apresentado de acordo com departamento indicado nso parâmetros de veículos, aba "Veículos Usados";
  •  Tipo do Contato será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros de Veículos- aba Geral;
  • O subtipo Contato  será apresentado de acordo com departamento indicado nos parâmetros de Veículos- aba Geral;
  • A descrição  apresentará os detalhes relevantes dos Leads: "Contato de Vendas criado a partir do Lead CRM " e contendo algum comentário relevante sobre o produto de Interesse d



Para Leads de Peças

Figura - Manutenção de Contatos


  • O Departamento será apresentado de acordo com departamento associado ao usuário que recebeu o Lead;
  • O Tipo do Contato será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros de Peças- aba CAC;
  • O subtipo Contato  será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros de Peças- aba CAC;
  • A descrição  apresentará os detalhes relevantes dos Leads "Contato de Peças criado a partir do Lead GM  " e contendo algum comentário relevante sobre o produto de Interesse do cliente.



Para Leads de Oficina

Figura  - Manutenção de Contatos


  • O Departamento será apresentado de  acordo com departamento associado ao usuário que recebeu o Lead;
  • O Tipo do Contato será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros da Oficina- aba Contato;
  • O subtipo Contato  será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros da Oficina- aba Contato;
  • A descrição  apresentará os detalhes relevantes dos Leads "Contato de Peças criado a partir do Lead GM  " e contendo algum comentário relevante sobre o produto de Interesse do cliente


Para Leads de After Sales

Figura  - Manutenção de Contatos


  • O Departamento será apresentado de  acordo com departamento associado ao usuário que recebeu o Lead;
  • O Tipo do Contato será apresentado de acordo com o  indicado nos parâmetros do CRM Plus > Parâmetros > Módulos > Aba Geral > Subaba After Sales ;
  • O subtipo Contato  será apresentado de acordo com o   indicado nos parâmetros do CRM Plus > Parâmetros > Módulos > Aba Geral > Subaba After Sales ;
  • A descrição  apresentará os detalhes relevantes dos Leads "Contato de After Sales criado a partir do Lead GM "  e contendo algum comentário relevante sobre o possível interesse do cliente.


Na aba de Resultados, os contatos podem ser identificados pelo Tipo de Lead.

Figura  - Manutenção de Contatos

Lead ID

Na aba "CRM GM"  será  apresentado o número do Lead ID- código que identifica o Lead na GM

Figura  - Manutenção de Contatos

Pesquisa Leads

Na tela principal da Manutenção de Contatos, é apresentada a aba "CRM GM", 

Figura  - Manutenção de Contatos


Nesta aba são apresentados as seguintes opções:

Figura  - Manutenção de Contatos

Distribuir Contatos de Leads de Peças- opção que deverá ser utilizada para a distribuição dos contatos de origem Peças- que são destinados ao atendimento Balcão;

Selecionar somente contatos de Leads GM-  quando marcado essa opção, somente serão exibidos na tela principal  do "resultado" os contatos criados a partir dos Leads GM;

Lead ID- Pode ser usada para filtrar o contato através do número do Lead ID.

Distribuição de novos Leads recebidos

Os Leads podem ser encaminhados para o atendimento pelo vendedor de duas maneiras: Direto Para o Vendedor, e por Distribuição de Contatos. Esta configuração é realizada no programa Fábrica GM, no menu Fábrica GM > Parâmetros > Gerais > Aba Integração CRM. Os detalhes referentes a esta configuração podem ser vistos no tópico Configuração de Parâmetros no Programa Fábrica GM, no início deste manual.

Tipo de encaminhamento de Leads "Direto Para o vendedor"

Quando o parâmetro "Encaminhamento de Leads" nos parâmetros do Fábrica GM estiver selecionado a opção "Direto Para o Vendedor", os Leads são adicionados diretamente na fila do vendedor indicado para atendimento.

Tipo de encaminhamento de Leads "Distribuição de Contatos"

Quando o parâmetro "Encaminhamento de Leads" nos parâmetros do Fábrica GM estiver selecionado a opção "Distribuição de Contatos", os Leads são adicionados na gestão de leads para distribuição do usuário indicado, conforme descrito a seguir.


Leads de Veículos After Sales

Os Leads podem ser distribuídos a partir do programa Gestão Avançada de ShowRoom, acessando a aba Acompanhamento, e a subaba Gestão de Leads. Selecione, no campo Filtro de Revendas, quais as revendas deseja listar os Leads, e clique no botão Pesquisar.

Nesta aba também pode ser efetuada a consulta por um Lead específico através do campo Lead ID GM.

Figura -Distribuição de Leads de Veículos, Consórcios e Seguros


Para distribuir os contatos, selecione um ou mais registros e clique no botão “Distribuir Contatos”. Para a seleção de mais de um Lead, mantenha pressionada a tecla CTRL ou Shift e clique sobre o Lead.


Figura - Distribuição de contatos


Em seguida, selecione os usuários que receberão os contatos e clique em “Ok”. Os usuários podem ser filtrados conforme a “Origem do Vendedor” ou “Time de Vendas”. O restante do processo com o contato segue como um contato normal do Linx DMS.


Leads de Serviços:

Os Leads podem ser distribuídos a partir do programa Gestão Pós Vendas, acessando a aba Agendamento, subaba Acompanhamento, e a subaba Gestão de Leads. Selecione, no campo Filtro de Revendas, quais as revendas deseja listar os Leads, e clique no botão Pesquisar.

Nesta aba também pode ser efetuada a consulta por um Lead específico através do campo Lead ID GM.

Figura - Distribuição de Leads de Serviços


Para distribuir os contatos, selecione um ou mais registros e clique no botão “Distribuir Contatos”. Para a seleção de mais de um Lead, mantenha pressionada a tecla CTRL ou Shift e clique sobre o Lead.


Figura  - Distribuição de contatos


Em seguida, selecione os usuários que receberão os contatos e clique em “Ok”. Os usuários podem ser filtrados conforme a “Origem do Vendedor” ou “Time de Vendas”. O restante do processo com o contato segue como um contato normal do Linx DMS.


Leads de Peças:

Leads de Peças são distribuídos a partir do programa Linx DMS Apollo, acessando o menu CRM Plus > Contatos e Interesses,  aba  "CRM GM".


Figura  Contatos e Interesses


Na aba Consulta, subaba Filtro, subaba CRM GM, marque a opção "Distribuir Contatos de Leads de Peças", selecione as revendas que deseja filtras, e clique no botão 1 - Procurar.


Figura  - Distribuição de Leads de Peças


Serão listados os Leads de Peças que estão na fila de distribuição. Para distribuir os contatos, selecione um ou mais registros e clique no botão “Distribuir Contatos”. Para a seleção de mais de um Lead, mantenha pressionada a tecla CTRL e clique sobre o Lead.


Figura  - Distribuição de contatos


Em seguida, selecione o usuário que receberá os contatos e clique em “Ok”. A partir desse momento, será gerado um atendimento para o cliente na fila do Vendedor indicado, também será enviado um Correio interno para o mesmo, informando a criação, desta forma o vendedor poderá dar início ao atendimento ao cliente.

Figura  - Distribuição de contatos



Trabalhando o Lead e Envio de atualizações a Montadora


Para todos os tipos de Leads

Durante o atendimento de um Lead, até seu fechamento, algumas atualizações de status são transmitidas a montadora, algumas ações dependem do tipo de lead trabalhado, geram gatilhos específicos  e serão detalhados abaixo, mas  alguns são gerais para todos:

Para todos os tipos de Lead, assim que são importados no Linx DMS, o  primeiro envio de atualização ocorre na criação do contato,  onde é enviado  a montadora  o  status "Stage:New" indicando que o Lead foi importado na concessionária. Na sequência é enviado o "Stage:Assigned".

O contato realizado com o cliente, para todos os tipos de leads pode ser registrado diretamente via Manutenção do contato através de uma providência. Esta ação considera as seguintes informações:

Ao incluir uma providência de contato, deve-se informar um tipo  de forma de contato.

Figura  - Manutenção Providência


Nesta  forma de contato, 3 são considerados para a montadora como registros enviados o  gatilho do "CRE" com o  tipo Experiencing , que são conforme exemplo abaixo:

Gatilho CRE-CONTATO_REALIZADO|CRE-  que representa o Stage:Experiencing Substage:InProgressInPerson ( ou de acordo com a tabela abaixo)

Email: In Progress Email;

Fluxo de Loja: In Progress- In Person;

Telefone: In Progress- Phone

Estes três tipos de forma de contato sempre que usados, geram o envio dos gatilhos conforme descrito á frente de cada um.

Importante: Para considerar o envio, consideramos a forma de contato que tem no seu registro o campo "tipo" marcado.  Todas as demais formas de contato que não tem o campo Tipo especificado, quando utilizadas, enviam o gatilho "In Progress- In Person".

Figura  - Registrar Atendimento

Fechamento do Lead

  Todo Lead pode ser convertido em uma "Venda" mas caso isso não ocorra, precisa se "fechado" o lead e isso não pode ser feito sem indicar uma Venda perdida, justificando com algum dos valores de não conversão de venda, que são os motivos de Venda perdida indicamos pela Montadora. Cada motivo indica uma justificativa que deve ser analisada para indicar o real motivo do fechamento do  lead.

 Portanto, não será possível fechar um Lead de Vendas de Veículos, Oficina ou Peças sem indicar uma venda perdida , isso para evitar que o o Lead  seja encerrado no Linx  DMS mas permaneça em aberto no Salesforce.  Considerando que não existe um motivo de fechamento sem que ele seja uma venda perdida, ao tentar encerrar um contato usando as opções de situação "Fechamento" e Resultado da Venda "Fechada", será exibida a  mensagem abaixo, indicando que não poderá ser realizada essa ação.

Figura  - Registar Fechamento


Somente leads de After Sales poderão usar essa opção, já que isso irá caracterizar a "Venda" do que foi ofertado de produto ou serviço que o cliente solicitou. isso será melhor detalhado abaixo no tópico específico do tipo de lead.

Caso o usuário deseje encerrar o lead, deve utilizar a opção  de situação Fechamento e resultado da Venda Perdido e obrigatoriamente indicar um motivo na aba Venda Perdida, caso contrário, será exibida a  mensagem abaixo, indicando que não poderá ser realizada essa ação.

Figura  - Registar venda perdida

Leads de Veículos Novos e Usados

Leads de Veículos podem ser atendidos pelo programa Gestão Avançada de Showroom.


Figura  - Registrar Atendimento

Contato

Quando registrado um contato ao atendimento do Lead, utilizando a opção  "Registrar Atendimento" opção Registrar- Contato", será enviado o gatilho "CRE" a montadora considerando a forma de contato indicada pelo usuário e respeitando á regra acima citada.

Quando registrado  a opção "Sem Contato", também é enviado o status , porém informando que o Lead não foi contatado. 


No início do atendimento do Lead é indicado também a forma de contato que está sendo utilizada com o  cliente, nesse momento também será considerado o envio do gatilho CRE, considerando as mesmas regras descritas para as formas de contato.

Figura  - Registrar Atendimento


Quando registrado  a opção "Sem Contato", também é enviado o status , porém informando que o Lead não foi contatado. Quando registrado esta opção, independente do Motivo do CRM GM, será enviado  o Gatilho:

CNR-CONTATO_NAO_REALIZADO|CNR que representa o Stage:Experiencing Substage:InProgressUnresponsive  CONTATO_NAO_REALIZADO|CNR

Figura  - Registrar Atendimento-Sem contato

Teste Drive

 Se durante o processo de atendimento  do Lead, antes do seu encerramento for registrado um Test Drive, será transmitido os seguintes gatilhos de acordo com cada ação:

Ao gerar um agendamento de Test Drive na Agenda  e usar o botão "fechar" a agenda, será enviado o gatilho:

TDA -Teste Drive Agendando  que representa o  Stage:Deciding Substage:TestDriveScheduled

Ao "gravar" a operação  nesta tela , será enviado o gatilho:

TDR- Teste drive realizado que representa o  Stage:Deciding Substage:TestDriveShowed

Se o agendamento for excluído da agenda usando o botão "-Excluir" será enviado o gatilho

TDE-TEST_DRIVE_EXCLUIDO|TDE que representa o  que representa Stage:Deciding Substage:Test Drive-Showed


Figura - Registrar Test Drive

Negociação- Proposta

Quando for incluída uma nova negociação de venda e dela originar uma Proposta de venda , a partir da geração da proposta passam a ser enviados os seguintes gatilhos:

Importante:  Para  o envio da Proposta de venda de veículo, é considerado  o preenchimento do campo da Forma de Contato, se for  do tipo Presencial Pessoal Show Room, será enviado o gatilhoStage:Deciding Substage:ShowroomVisit. Atenção que a proposta sempre será criada com a Forma de contato original que está no contato, portanto, se a proposta está sendo realizada presencialmente com o cliente, deve-se sempre usar a forma de contato do tipo Presencial Show Room.

Ao gravar a Proposta será  enviado o gatilho PROPOSTA_ABERTA|PAB que  representa o Stage:Deciding Substage:OfferPresented  

Ao enviar a proposta para aprovação gerencial será enviado o gatilho- PROPOSTA_ENVIADA_APROVACAO|PEA que representa  o Stage:Deciding Substage:OfferPresented

Ao aprovar a proposta será enviado o gatilho PROPOSTA_APROVADA|PAP   que representa o Stage:Converted Substage:New 


Figura - Registrar Negociação


Troca do Veículo da Proposta de Venda

Caso ocorra uma troca do veículo  ofertado ao cliente  na proposta de venda, será enviado um gatilho :

Gatilho:IMA - que representa o  Stage:WithoutStage Substage:WithoutSubstage Comunicação:CREATE_MODEL_OF_INTEREST


Figura - Proposta com troca do veículo


Veículo na troca Trad-in

Caso seja  associado uma avaliação de usados á proposta, como forma de pagamento do veículo, ao incluir a avaliação e gravar a proposta, será enviado o gatilho :

Gatilho:VTA - que representa o  Stage:WithoutStage Substage:WithoutSubstage Comunicação:CREATE_TRADE_IN_DETAILS


Figura - Proposta com trad-in

Venda do veículo

Na confirmação da Venda do Veículo, após o  processo de  aprovações da Proposta, no processo de  envio da Nota para o frente de caixa, será enviado o gatilho

Gatilho:PAP   que representa o Stage:Converted Substage:New Comunicação:DISPOSITION_UPDATE


Figura - Venda do Veículo

No processo de emissão da nota  de venda, no frente de caixa, será enviado o gatilho :

Gatilho:NFF -NF_FATURADA|NFF que representa o Stage:Delivered Substage:New Comunicação:DISPOSITION_UPDATE

Leads de veículos que não originam venda

Ao ser registrado uma Venda Perdida ou um Descarte (578), usando qualquer das opções de cancelamento de venda, seja via Proposta, via tela de Aprovação da Proposta rejeitando a venda, ou via Gestão avançado de Showroom, será enviado  o gatilho:

Gatilho:VPE-VENDA_PERDIDA|VPE   que representa o Stage:NotConverted Substage:BoughtElsewhere

O campo Substage  irá enviar o motivo da GM que corresponde ao motivo  usado para registrar á venda perdida, será levado em consideração o campo "Motivo no CRM" que foi informado no de-para realizado na tela de Motivos.

Via CRM PLUS, ao registrar uma providência de Venda perdida, sempre informar o motivo que foi relacionado ao motivo GM:

Figura - Manutenção Contato

Via aprovação de proposta

Figura - Aprovação gerencial


Via GAS

Figura - Registrar Venda perdida



Leads de Serviços

Leads de Serviços podem ser atendidos pelo programa Gestão de Pós Venda ou vai Central de agendamentos (CAA).

Após a distribuição para a fila do vendedor, o contato estará disponível para atendimento na aba Ativo (390)- Leads de Oficina são gerados para que o atendimento ao cliente seja executado, porém não é cadastrado nenhum veículo de forma automática a partir da integração.

As informações  que serão enviadas á GM para o atendimento ao Lead são, se ele foi contatado e se foi originado um agendamento de serviços ao cliente, e  no caso de agendamentos realizados e atendimento ao cliente até a finalização do processo de atendimento, até a emissão da Nota de venda, também serão comunicados  á GM.

O  registro dos contatos com o cliente podem ser registrados via CRM Plus ou via Gestão de Pós vendas ou CAA.

Conforme detalhado acima , o contato realizado com o cliente, para todos os tipos de leads pode ser registrado diretamente via Manutenção do contato através de uma providência.

Via Gestão de Pós Vendas e CAA. todo contato registrado a partir do botão "Registrar"


Contato:

Figura - Registrar contato oficina


Agendamento:

Caso o atendimento seja bem sucedido e seja realizado o Agendamento do serviço para o cliente,    ao  Salvar o agendamento, 

Figura - Registrar agendamento


Será considerado para o envio do gatilho somente os agendamentos do tipo "AE-Agendamento Efetivo",  ao clicar no botão  "Salvar229" , será enviado o  gatilho:

ACO-AGENDAMENTO_SERVICO_CONFIRMADO|ACO  que representa o Stage:Converted Substage:ServiceScheduled

2-Deciding que representa o  Stage:Deciding Substage:Contacted


Figura - Salvar agendamento

Emissão da Nota  

O próximo gatilho a ser enviado será somente com o processo de emissão da Nota  de venda dos serviços e peças que foram ofertados ao cliente. Portanto, o processo de atendimento ao agendamento segue normalmente com a emissão da Ordem de serviço, inclusão de peças e serviços, mas somente quando a OS for fechada e enviada ao frente de caixa e gerado a nota, será gerado o gatilho :

NFF - NF_FATURADA|NFF que representa o Stage:Delivered Substage:ServiceComplete

Figura - Envio gatilho Nota Fiscal


Leads de serviços que não originam venda

Ao ser registrado uma Venda Perdida ou um Descarte (578), usando uma das opções disponíveis para isso, seja diretamente no contato vai CRM PLUS ou usando o Gestão avançado de Pós vendas ou o CAA,  será enviado  o gatilho:

Gatilho:VPE-VENDA_PERDIDA|VPE   que representa o Stage:NotConverted Substage:BoughtElsewhere

O campo Substage  irá enviar o motivo da GM que corresponde ao motivo  usado para registrar á venda perdida, será levado em consideração o campo "Motivo no CRM" que foi informado no de-para realizado na tela de Motivos.

Via CRM PLUS, ao registrar uma providência de Venda perdida, sempre informar o motivo que foi relacionado ao motivo GM:

Figura - Registro Venda Perdida


Figura - Registro Venda Perdida 


Leads de Peças

Os Leads de Peças são atendidos através do programa Linx DMS , após a distribuição do contato, na fila do vendedor indicado será gerado um atendimento ao cliente  e um aviso de contato  informará  ao Vendedor sobre essa criação



Figura - Correio 


Através do menu do atendimento Peças> Atendimento Balcão, o vendedor deverá localizar o atendimento do cliente preferencialmente chamando pelo número do contato para garantir que estará atendendo  de fato o contato gerado via Lead GM. 


Figura - Atendimento Balcão 

Atendimento:

O Atendimento  para o contato já estará criado, pois, isso foi realizado no momento em que o contato foi passado para o vendedor. Ao iniciar o atendimento e incluir algum item, será considerado que foi realizado um contato com o cliente, levando em consideração o campo da Forma de contato que foi usada para isso, irá gerar o envio do gatilho:

4-Contato-  que representa o Stage:Experiencing Substage:InProgressPhone


Figura - Atendimento Balcão


No caso da venda se concretizar, o próximo gatilho a ser enviado será gerado quando realizar o passo de enviar a Nota para o frente de caixa, realizando isso será gerado o gatilho:

PVR - PECA_VENDA_REALIZADA|PVR que representa o Stage:Converted Substage:PartsAndAccessoriesOrdered 

Figura - Atendimento Balcão

Nota fiscal:


Somente com o processo de emissão da Nota  de venda das peças que foram ofertados ao cliente. Quando o atendimento for encerrado e enviado ao Frente de caixa

e gerado a nota, será gerado o gatilho :

NFF - NF_FATURADA|NFF que representa o Stage:Delivered Substage:PartsAndAccessories


Figura - Envio gatilho Nota Fiscal


Leads de peças que não originam venda

Ao ser registrado uma Venda Perdida  usando uma das opções disponíveis para isso, seja diretamente no contato vai CRM PLUS ou diretamente no Atendimento de peças, será gerado o gatilho :

Gatilho:VPE-VENDA_PERDIDA|VPE   que representa o Stage:NotConverted Substage:BoughtElsewhere

O campo Substage  irá enviar o motivo da GM que corresponde ao motivo  usado para registrar á venda perdida, será levado em consideração o campo "Motivo no CRM" que foi informado no de-para realizado na tela de Motivos.

Via CRM PLUS, ao registrar uma providência de Venda perdida, sempre informar o motivo que foi relacionado ao motivo GM:

Figura - Registro Venda Perdida


No atendimento, ao usar a opção "Cancelar (230)" e informar o motivo , será enviado o gatilho.


Figura - Registro Venda Perdida


Leads de After Sales

Os Leads de After Sales são considerados um pós vendas e por isso ele é genérico, pode representar que o cliente  deseja um peça ou atendimento, o  atendimento deste tipo de lead pode ser realizado usando o Gestão Avançado de Show room para a distribuição, mas seu atendimento  para registro de Venda ou Venda perdida deverá ser realizado diretamente no contato, via tela da Manutenção do contato.

Vai Gestão de Showroom, na fila do vendedor o usuário poderá localizar o contato e dar um duplo clique sobre o contato para abrir a tela da Manutenção de Contatos, ou pode  registrar toso atendimento diretamente  pelo Linx DMS através do  menu CRM PLUS > Contatos e Interesse.


Figura - Gestão Show room-atendimento contato


Contato

Deve ser realizado conforme as indicações descritas no tópico acima "Para todos os tipo de leads" para envio dos gatilhos Gatilho CRE-CONTATO_REALIZADO|CRE-  que representa o Stage:Experiencing Substage:InProgressInPerson.


Figura: Contato via providência

Atendimento

Ao registrar um contato com o cliente de  Forma presencial, indica que o cliente está presencialmente na loja e  será gerado o gatilho

Gatilho:VRE Tipo:POSVENDA Stage:Deciding Substage:ShowroomVisit

Figura: Contato via providência


Nota fiscal:

Para os leads de After Sales, o que caracteriza uma venda é o registro de uma providência usando a Situação " Fechamento" e Resultado da Venda "Fechado". realizando esse processo, será gerado o gatilho indicando que a venda foi realizada.

Gatilho:NFF Tipo:POSVENDA Stage:Converted Substage:AfterSales

Figura: Fechamento via providência

Leads de After Sales que não originam venda

Via CRM PLUS, ao registrar uma providência de Venda perdida, sempre informar o motivo que foi relacionado ao motivo GM, quando realizada essa ação  será gerado o gatilho :

Gatilho:VPE Tipo:POSVENDA Stage:NotConverted Substage:CustomerNoshow

O campo Substage  irá enviar o motivo da GM que corresponde ao motivo  usado para registrar á venda perdida, será levado em consideração o campo "Motivo no CRM" que foi informado no de-para realizado na tela de Motivos.


Figura: Venda perdida via providência



DÚVIDAS

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