- Criado por Jaciara Pereira Da Silva em out 03, 2025
Millen-57222 – Recebimento de faturas com valor zerado
Release - 108
Versão - 5
Autor - Jaciara Silva
Caminho:
PDV OMNI
Objetivo
Disponibilizar recurso de pagamento de fatura para que, quando identificado um retorno com valor zero, o PDV OMNI abra normalmente a tela, porém sem os valores (valor da fatura e valor mínimo). Esta situação pode ocorrer nos casos em que o haja algum bloqueio jurídico ou um acordo realizado por sistema externo, por exemplo.
O operador do sistema poderá digitar o valor livremente no campo para pagamento e, ao finalizar a operação, será enviada a informação para a RPE na API do processo tradicional (com fatura), para que a RPE possa realizar os devidos tratamentos.
Quando houver alguma restrição para o recebimento da fatura, PDV OMNI emitirá uma mensagem de alerta, informando o motivo da restrição e não permitirá a efetivação do pagamento.
ATENÇÃO
Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Pré-requisitos
Instalar os módulos millenium_omni.minst, millenium_omni!conductor.minst e millenium!mconductor.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Instalar os executáveis do sistema:
- B5DrvPackRemote.exe
- B5DrvPackRemoteCFe.exe
- MCFeServer.exe
Em Utilitários > Administrador > Configurações Gerais, selecione o link Conductor, para preenchimento dos dados de conexão com a API:
- Ligar o parâmetro Utiliza Integração;
- Preencher os parâmetros:
- URL
- Usuário
- Senha
- Usuário Basic
- Senha Basic
- Chave NSK
- Token de Criação de Pagamento de Fatura
- Tipos de Pagamento Permitidos para Faturas
Estas informações serão fornecidas mediante a contratação do serviço junto à empresa Conductor.
Em Utilitários > Comercial, é necessário ter:
- Tipo de Pagamento cadastrado, tendo selecionado no campo Natureza a opção Cartão Próprio;
- Condição de Pagamento cadastrada, selecionando o Tipo de Pagamento que foi cadastrado com a natureza Cartão Próprio.
Ter instalado o D-TEF, para realizar os recebimentos no PDV OMNI.
Parâmetros
No PDV OMNI > Menu de Módulos > Configurações, preencher os parâmetros:
- Vitrine;
- Filial;
- Contas;
- Tipo de Catálogo (se houver);
- Tipo de Pedido;
- Usa gateway de pagamento - ligar;
- Valida Data de Validade do Lote - (selecionar opção que a empresa utiliza);
- Modo de Exibição de SKU - (selecionar opção que a empresa utiliza);
- Imprime Cupom do Pedido de Venda - ligar quando for o caso;
- Endereço Devices Server - (selecionar opção que a empresa utiliza);
- Impressora para Cupom;
- Impressora para Nota;
- Impressora para Comprovante;
Entradas
No PDV OMNI > Menu de Módulos > Omni Store:
Selecionar o cliente;
No Menu de Caixa, selecionar a opção Pagamento de Fatura;

Pagamento de Fatura com Valor Liberado
Neste caso, o sistema exibirá na tela o valor da parcela e o operador poderá digitar livremente o valor que o consumidor desejar pagar, mesmo que seja menor que o valor mínimo sugerido.
O cliente possui valor de fatura e não possui nenhum tipo de restrição ou bloqueio. A tela de pagamento de fatura será exibida sem o texto "Cliente sem Fatura em Aberto", ou seja, é o funcionamento normal da tela, carregando os campos de valor da fatura, data de vencimento, pagamento mínimo etc.
O operador poderá digitar o valor a ser pago e prosseguir para a finalização do pagamento e baixa do título.

Pagamento de Fatura de Cliente com Bloqueio Jurídico
Ao iniciar a operação de recebimento da fatura, o sistema indica a existência de fatura em aberto e restrição para o cliente, emitindo uma mensagem. O operador do sistema poderá prosseguir com a operação, lançando valor para pagamento e tentando efetivar a baixa do título.

Ao clicar em Baixar Título, será emitida uma mensagem de alerta e a operação será bloqueada. Neste caso, o sistema aguardará que seja lançado o valor correto da fatura, para que o operador possa finalizar a operação de recebimento.

Pagamento de Fatura Zerada com Restrição e sem Acordo
Este caso é parecido com o anterior, porém não houve um acordo referente ao valor atual da fatura a ser paga. Ao tentar baixar o título, perceba que na mensagem, o sistema não exibe o valor atual da parcela e, portanto, não será permitido ao operador dar continuidade à operação de recebimento. Nesta situação, o pagamento da fatura foi recursado pela RPE/TOTE.

Pagamento de Fatura Zerada sem Restrição
Neste caso, a fatura do cliente também está com valor zero, porém não há restrição para pagamento e a RPE/TOTE aprovará o recebimento. Ao tentar baixar o título, perceba que não houve mensagem de alerta para restrição. Nesta situação, o pagamento da fatura será aceito.
Validações e Saídas
O sistema permitirá o recebimento de valores menores que o valor mínimo sugerido na fatura. Nos casos em que houver restrição no recebimento, caberá à RPE/TOTE enviar autorização para efetivação do recebimento ou não.
Índice
- Sem rótulos