Veja nesta página: principais rotinas do processo de conferência.
Objetivo

Conferência de pré-faturamento

Expedição

Ações sobre divergência

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de conferência no e-Millennium GO. A conferência é o processo onde a empresa revisa e confere se os itens que estão sendo separados para expedição são os mesmos que constam no pedido e se as quantidades estão corretas.

Conferência de Pré-Faturamento


Uma conferência de Pré-faturamento é um processo no qual a empresa revisa e verifica as informações relacionadas a venda antes da emissão da fatura, para garantir a precisão e integridade dos dados antes que a fatura seja enviada ao cliente.

Ao iniciar a conferência dos itens com o leitor de códigos de barras, o sistema listará os itens na tela efetuando a contagem automaticamente. No final da conferência, se houver divergência entre o pré-faturamento e a separação, o item de quantidade diferente fica assinalado na tela.

No caso de interrupção da conferência, é possível salvar as informações referentes aos itens conferidos até o momento, marcando o campo Conferindo (Salva Parcial) e clicando em Efetivar. O item conferido parcialmente permanecerá na parte inferior da tela até que toda a quantidade seja conferida.

Para disponibilizar este recurso, o usuário terá que configurar os utilitários do sistema através do caminho: Administrador > Configurações Gerais > grupo "Pré-faturamento" e marcar o campo Mostra Saldo na Conferência. 

Como Realizar a Conferencia de um Pré-Faturamento


  1. Para realizar a conferência Pré-faturamento, acesse a tela de conferência através do caminho: Logística > Expedição > Pré-Faturamento de Saída;
  2. Realize na tela de listagem a busca do Pré-faturamento desejado;
  3. No menu Ações, clique em Conferir Pré-Faturamento;

  4. A tela de conferência é dividida em duas partes. À medida que o usuário faz a leitura dos itens pelo código de barras, o sistema lança a quantidade na parte superior e subtrai da inferior. 
  5. Após encerrar a conferência de todos os itens, clique em Efetivar

Observação

No rodapé da tela, temos o campo Volume. Este campo não é preenchido pelo sistema durante a conferência e sim pelo próprio conferente ao final do trabalho.

A informação desse campo será impressa automaticamente no documento do faturamento, geralmente uma nota fiscal ou romaneio. 

Atenção!

Se vários pré-faturamentos forem incluídos em um mesmo faturamento, o sistema somará todos os volumes para imprimir no documento. 

Expedição


A expedição envolve a preparação e o envio de produtos para os destinos finais, garantindo que os itens corretos sejam entregues no prazo correto e em condições adequadas. Isso inclui atividades como seleção de pedidos, embalagem, rotulagem, carregamento em veículos de transporte e coordenação das operações de transporte.

Como Realizar a Conferencia de um Pré-Faturamento


  1. Para realizar um pedido de Expedição, acesse a tela de expedição através do caminho: Logística > Expedição > Pré-Faturamento de Saída;
  2. Realize na tela de listagem a busca do pré-faturamento desejado;
  3. No menu Ações, clique em Expedição;

  4. Caso deseje separar os Itens que estão classificados por "Kits" acionar o parâmetro Separa Itens de Kits;
  5. Clique em Executar.

Ações Sobre Divergência 


No pré-faturamento, geralmente, as ações sobre divergências referem-se a lidar com diferenças que podem surgir entre as informações registradas e a realidade observada durante o processo de preparação para a fatura, como:

  • Divergências de Quantidade.
  • Divergências de Preço ou Valor.
  • Erros de Codificação ou Descrição.

As ações sobre divergências no pré-faturamento visam garantir que as informações registradas estejam corretas antes da emissão da fatura final.

Como Realizar uma Ação de Divergência


  1. Para realizar uma ação em um Pré-faturamento por conta de uma divergência , acesse um evento configurado através do caminho: Logística > Expedição > Pré-Faturamento de Saída, menu Ações > opção Ações Sobre Divergência;
  2. Realize na tela de listagem a busca do Pré-faturamento desejado;
  3. No menu Ações, clique em Ações Sobre Divergência;

  4. No campo Ação você poderá definir qual ação tomar (Cancelar o pedido inteiro, Cancelar a Divergência no Pré-Faturamento e no Pedido, Cancelar a Divergência Somente no Pré-Faturamento, Substituir Produtos Divergentes);

    Observação

    Caso a opção seja Substituir Produtos Divergentes, aparecerá as tabelas Produtos Divergentes e Produtos Substituídos, nelas iremos substituir os produtos desejados para seguir com o Pré-faturamento.
  5. Clique em Efetivar.

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Lotes de Separação

Pré-Faturamento Avulso

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 Pré-Faturamento Avulso

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