Veja nesta página: principais rotinas do processo de movimentações
Objetivo

Movimentações de Recebimento

Movimentações de Expedições

Consulta de Movimentações Realizadas

Objetivo


Este artigo tem como objetivo descrever o processo de movimentações no e-Millennium GO. O recebimento envolve a entrada de materiais ou produtos na empresa, nesse processo, é fundamental realizar a conferência dos itens recebidos, verificando a quantidade, qualidade e integridade das mercadorias.

Por outro lado, a expedição refere-se à saída de produtos ou materiais do estoque para atender às demandas dos clientes, durante o processo de expedição, é necessário preparar os pedidos, embalar os produtos de forma adequada e coordenar o transporte para garantir que os itens cheguem ao destino final dentro do prazo estipulado e em condições ideais.

Movimentações de Recebimento


Uma movimentação de recebimento refere-se ao processo de receber e registrar matéria-prima ou produtos, durante a movimentação de recebimento, os itens são verificados quanto à conformidade com os pedidos, inspecionados quanto à qualidade e, em seguida, registrados nos sistemas de gestão de estoque.

Configurações de Processos do Evento


Geral

Tipo de Produto: Desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.

Tipo de Evento: Permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Entrada".

Tipo de Entrada: Permite descriminar qual tipo de entrada: Compra, Consignação, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "recebimento vindo da Oficina").

Acessos

Código de Barras: Habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto(.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.

Código de Barra na Coluna do Produto: Permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.

Geradores

Cliente/Fornecedor: Tela com parâmetros cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação.

Cliente Padrão: Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.
Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.

Financeiro

Influência do Caixa: Este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi)

Tipo de Desconto: O processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:

  • Desconto sobre Desconto - Desconto adicional sobre um item ou serviço que já está com desconto. Isso pode ocorrer em várias situações, como em promoções especiais, ofertas de fidelidade ou programas de recompensa.
  • Desconto Simples (Soma) - Todo desconto aplicado, seja o desconto na linha do produto da movimentação, quando o desconto sobre o montante da venda, serão aplicados em uma somatória no total geral da venda
  • Cortesia/desconto - Imprime duplicata automaticamente Quando habilitado na finalização da movimentação, o sistema irá emitir automaticamente a duplicata para o tipo de pagamento selecionado no campo "Tipo de Pagamento para Impressão de Duplicata"

Logística

Influência de Estoque: Permite parametrizar o tipo de movimentação que será realizado no estoque quando feito a operação, podendo acrescentar, subtrair, não influenciar (opção valida apenas para movimentações de "Entradas" e "Saídas") ou não movimentar o estoque (Não movimenta mesmo em casos de transferências).

Contábil

Atualiza Custo Médio: Permite parametrizar a forma de atualização do custo médio do produto ( não atualiza, atualiza com quantidade, atualiza só o valor, atualiza só a quantidade).

Como Realizar a Entrada de Produto Acabado (Simples)


  1. Para realizar uma entrada de produto (simples) no estoque, acesse um evento configurado para entrada de produto (simples) através do caminho: Logística > Recebimento > Movimentações > (evento configurado para entrada de produto (simples));
  2. Selecione no cabeçalho do evento: Filial e Data;
  3. Selecione o produto através do seu código no "Grid de Produtos";

  4. Informar a quantidade de produtos por grade.

Como Realizar a Entrada de Matéria Prima (Simples)


  1. Para realizar uma entrada de matéria prima (simples) no estoque, acesse um evento configurado para entrada de matéria prima (simples) através do caminho: Logística > Recebimento > Movimentações > (evento configurado para entrada de matéria prima (simples));
  2. Selecione no cabeçalho do evento: Filial e Data;
  3. Selecione a matéria prima através do seu código no "Grid de Produtos";

  4. Informar a quantidade de matéria prima por grade e clicar em "Ok";
  5. Em seguida clique em "Efetivar" para gravar o recebimento da matéria prima em seu estoque.

Movimentações de Expedição


A movimentação de expedição é uma fase em que os produtos são preparados ou matéria prima são embalados e despachados para seu destino.

Configurações de processos do evento

Geral

Tipo de Produto: Desempenha o papel de organizar e categorizar os produtos listados, ao explorar este campo é possível encontrar variedades de tipos de produto como "Múltiplos" que permite definir dois ou mais tipos de produto no mesmo evento.

Tipo de Evento: Permite indicar qual tipo de evento está sendo usado, como se trata de uma venda, o tipo a ser selecionado é "Saída".

Tipo de Saída: Permite descriminar qual tipo de saída: Vendas, Devolução, Simples (por exemplo "Ajuste de Estoque") e Transformação (por exemplo "Envio para Oficina").

Acessos

Código de Barras: Habilita utilização do leitor de código de barras para a leitura dos produtos como mecanismo de busca destes produtos para realização da venda. Permitirá a leitura de todos os tipos de código de barras definidos no sistema. Caso o produto não tenha um código de barras cadastrado, o usuário poderá digitar um ponto(.) no campo para abrir a tela de geração de código de barras. Para configurar o Código de Barras.

Código de Barra na Coluna do Produto: Permite a visualização do código (do produto ou de barras) na coluna de código do produto disponível na tabela da tela do evento.

Geradores

Cliente/Fornecedor: Tela com parâmetros cliente/Fornecedor disponíveis para indicar quem irá gerar a movimentação. Para conhecer os tipos de geradores Clique Aqui.

Cliente Padrão: Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.
Na tela da movimentação do evento o operador pode identificar o cliente para o qual a venda será realizada, no entanto se não houver a necessidade de identificação do cliente na operação pode-se utilizar o recurso de "Cliente Padrão", pré-existente no cadastro de cliente, a ser configurado no evento utilizado.
Para configuração do cliente padrão, utilize o campo "Cliente Padrão" nas configurações do Evento. Este campo é visível quando o parâmetro "Cliente" é habilitado na aba "Geradores" na tela de configuração de eventos.

Financeiro

Influência do Caixa: Este campo determina se irá gerar um título a Receber (Soma), a Pagar (Subtrai) ou se não será gerado nenhum título (Não Influi)

Tipo de Desconto: O processo de aplicação de descontos pode ser configurado com as opções:

  • Desconto sobre Desconto - Desconto adicional sobre um item ou serviço que já está com desconto. Isso pode ocorrer em várias situações, como em promoções especiais, ofertas de fidelidade ou programas de recompensa.
  • Desconto Simples (Soma) - Todo desconto aplicado, seja o desconto na linha do produto da movimentação, quando o desconto sobre o montante da venda, serão aplicados em uma somatória no total geral da venda
  • Cortesia/desconto - Imprime duplicata automaticamente Quando habilitado na finalização da movimentação, o sistema irá emitir automaticamente a duplicata para o tipo de pagamento selecionado no campo "Tipo de Pagamento para Impressão de Duplicata"

Logística

Influência de Estoque: Permite parametrizar o tipo de movimentação que será realizado no estoque quando feito a operação, podendo acrescentar, subtrair, não influenciar (opção valida apenas para movimentações de "Entradas" e "Saídas") ou não movimentar o estoque (Não movimenta mesmo em casos de transferências).

Permite Estoque Negativo: Processo a ser utilizado para operações em que se permita que a movimentação de venda seja incluída mesmo que, no sistema, o produto informado encontre-se com quantidade insuficiente no estoque, uma vez que, fisicamente, a quantidade exista para que seja disponibilizada ao cliente consumidor.

Contábil

Atualiza Custo Médio: Permite parametrizar a forma de atualização do custo médio do produto ( não atualiza, atualiza com quantidade, atualiza só o valor, atualiza só a quantidade).

Como Realizar a Saída de Produto Acabado (Simples)


  1. Para realizar uma saída de produto (simples) no estoque, acesse um evento configurado para saída de produto (simples) através do caminho: Logística > Expedição > Movimentações > (evento configurado para saída de produto (simples));
  2. Selecione no cabeçalho do evento: Romaneio, Filial e Data;
  3. Selecione o produto através do seu código no "Grid de Produtos";

  4. Informar a quantidade de produtos por grade e clicar em "Ok";
  5. Em seguida clique em "Efetivar" para gravar a saída dos produtos do seu estoque.

Como Realizar a Saída de Matéria Prima (Simples)


  1. Para realizar uma saída de matéria prima (simples) no estoque, acesse um evento configurado para saída de matéria prima (simples) através do caminho: Logística > Expedição > Movimentações > (evento configurado para saída de matéria prima (simples));
  2. Selecione no cabeçalho do evento: Romaneio, Filial e Data;
  3. Selecione a matéria prima através do seu código no "Grid de Produtos";

  4. Informar a quantidade de matéria prima por grade e clicar em "Ok";
  5. Em seguida clique em "Efetivar" para gravar a saída de matéria prima do seu estoque.

Consulta de Movimentações Realizadas


É possível realizar a consulta das movimentações de recebimento e expedição dos produtos acabados e de matéria-prima através do passo a passo abaixo: 

Como Realizar uma Consulta de Recebimento


É possível realizar a consulta das movimentações de recebimento dos produtos acabados e de matéria-prima através do passo a passo abaixo: 

  1. Para realizar uma consulta de movimentação, acesse a tela de consulta através do caminho: Logística > Recebimento > Consulta Movimentações;
  2. Clique em "Procurar";

    Observação

    • Através desta tela será possível consultar as movimentações da saída matéria prima e de produto acabado.
    • Clicando 2x sobre o movimento é possível altera-lo.
    • Ao selecionar a movimentação desejada, no menu "Ações" terá as opções de:
      • Cancelar Movimento
      • Cancelar Nota Fiscal
      • Conferir transferência pendente 
      • Confirmação de entrega
      • Detalhe da movimentação
      • Etiquetas
      • Gera barras

Como Realizar uma Consulta de Expedições


  1. Para realizar uma consulta de movimentação, acesse a tela de consulta através do caminho: Logística > Expedição > Consulta Movimentações;
  2. Clique em "Procurar";

    Observação

    • Através desta tela será possível consultar as movimentações da saída matéria prima e de produto acabado.
    • Clicando 2x sobre o movimento é possível altera-lo.
    • Ao selecionar a movimentação desejada, no menu "Ações" terá as opções de:
      • Cancelar Movimento
      • Cancelar Nota Fiscal
      • Conferir transferência pendente 
      • Confirmação de entrega
      • Detalhe da movimentação
      • Etiquetas
      • Gera barras

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